Ruy Castro > Ditadura privou uma geração inteira de educação política Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Uma correção: a eleição foi em 1974, e a maioria de parlamentares eleitos pela oposição foi de senadores e não de deputados. Diante desse resultado, a ditadura criou os senadores biônicos (com mandato de 1978 a 1982, nome recebido por causa de um enlatado norte-americano) e a lei Falcão (de propaganda eleitoral somente com o currÃculo dos candidatos, sem apresentar suas ideias.
Nasci na década de 50, e sei como os esquerdistas de hoje mentem sobre os anos 60. A esquerda e guerrilheiros foram treinados em Cuba, URSS e China. Tinham como objetivo implementar regime Comunista, a exemplo de Cuba. Felizmente, graças ao Exército não conseguiram. Todos sabem que em Cuba de Fidel, URSS de Stalin e na China e todos os paÃses comunistas mataram milhões de opositores e outros milhões de fome. É triste ver a esquerda contar uma história mentirosa.
vc está perdendo tempo neste espaço Se dedique a estudar Historia brasileira que revela seu enorme gap e constrangimento boa sorte ...
O comentário é mentiroso. Há dezenas de livros, textos e autores publicados abordando a realidade dos fatos passados desde o golpe de 1964. A Folha acaba de lançar um projeto de esclarecimento das gerações mais novas sobre o perÃodo de terror de estado. A verdade está ao alcance de todos na internet. Houve treinamento de militantes em Cuba, houve cobertura do socialismo internacional para a formação de uma resistência. Tudo em uma desproporção absurda em relação ao aparelho repressor do estado.
Tentaram implantar o Comunismo. A "Ditadura" impediu. Nenhum presidente militar morreu rico. Muito pelo contrário. Com o fim da "Ditadura" houve um processo de doutrinação nas escolas aà sim que desaprenderam a votar.
Sr Romulo, não é estando vivo em determinada época que determina se sabemos a verdade sobre ela. o senhor pode ter vivido com sua esposa ou esposo e não saber se foi traÃdo, ou seja , não saber a verdade. Hoje temos a certeza de que o golpe de 64 foi arquitetado e financiado pelos Estados Unidos, mas naquela época não havia a certeza.
Serio? Nossa como voce é sabido reacinha?
A geração que entrou na escola a partir de 71 não tinha no currÃculo história e geografia, exitiam estudos sociais, ospb e educação moral e cÃvica. Estudos sociais era uma disciplina que não ensinava nem história e nem geografia talvez por isso muitas pessoas desse desgoverno não saibam nada de geografia.
E a nova democracia cagou nos brasileiros de bem, principalmente com vocês falando groselhas
Pobre Rua, estava afastado do paÃs??? O governo militar encerrou há 35 anos... essa geração não sabe pelo descalabro que é o ensino nacional durante esse perÃodo... vai culpar quem? Por favor. Matemática elementar.
Boa tarde Ruy. nossa idade é quase a mesma visto que tinha 16 anos à essa época. só para lembrar que os militares levaram uma "tunda" foi na eleição de 1974 quando o MDB ganhou em todas as capitais. Aqui em Minas foi eleito Senador Itamar Franco, que anos depois se tornaria presidente e quem lançou o Plano Real. Jovens de hoje não se interessam por polÃtica. Corrupção sempre houve e continuará.
Só pra lembrar, a "Oposição" que falei, com alguns no antigo MR8, que rotularam de "Guerrilha", assaltavam Bancos á Mão Armada e nessas duas últimas décadas Assaltaram a Petrobrás e outras, a diferença é que os Bancos sempre foram o Poder Real e a Petrobrás não, por isso e por trás disso é que houve a Ditadura Militar de 64, o resto é blá blá blá, tanto que os PolÃticos na farsa da Constituinte deram Direitos perenes aos Militares e a eles e ao Povo o de sempre.
Faria muito você estudar mais, há publicações de sobra. A obra do Gaspari é excelente, trata-se de autor conservador; Dreyfus que retrata toda a corrupção que inflou os golpistas; Aarão Reis, etc. etc. etc e para aqueles que admiram a ditadura e torturadores há Memórias de uma guerra suja. Aproveita o reclusão social e procure se instruir... Assaltaram banco sim, mas não trabalhadores. A Petrobrás não foi assaltada por guerrilheiros, nem ex, mas por tecnocratas sem qualquer cor ideológica.
Não sei como foi a sua adolescência, a minha foi maravilhosa, anos 60 onde tudo marcou, a dita Ditadura foi uma das marcas só isso, a geração perdida não foi perdida, ela é perdida e até hoje pois, a grande Ilusão é a existência de "Esquerda e Direita" por aqui, nunca existiu, o que sempre existiu e de fato é "Situação e Oposição", ambas sempre manipuladas pelo Setor Financeiro do momento, isso desde Getúlio, quem manda é o Dinheiro e interessa ao Dinheiro a falta Educação e Moradia descente.
Não Minassian, com todo respeito, são todos do perÃodo e honrados combatentes da ditadura militar e havia muito mais e os lÃderes do Congresso de hoje não têm a mesma estatura!
E o governo Bolsonaro fez renascer os apoiadores do governo militar com Bolsonaro no poder. AÃ que ia feder me*** mesmo.
A esquerda nunca foi tão forte no Brasil quanto hoje. Como explicar o fato, considerando-se que a "Ditadura privou uma geração inteira de educação polÃtica". Curioso ou contraditório?
"militares na ativa e de qualquer patente evitavam andar fardados na rua, para não se exporem a uma hostilidade muda. ".
A contradição nesta avaliação eh que na ditadura tivemos opositores como Ulisses, Montoro, Covas Velho, Richa Velho, Brossard, etc... e hoje a gente olha para as nossas lideranças que poderiam fazer frente ao autoritarismo atual e dá tristeza!!!
... são pré 1964.
Esqueceu de falar do medo que tÃnhamos de ler alguma coisa censurada, de nos reunirmos para conversas de jovens, de estar sem documentos caso houvesse um comando, que era bem normal. Enfim, medo de falar, de pensar de agir.... uma privada cheia!!
Sempre achei que a privação do exercÃcio pleno da cidadania nos relegou à ignorância polÃtica. Depois disso elegemos Collor, Dilma e esta coisa tosca, q.e.d.
O perÃodo da ditadura provocou o desaparecimento de lideres verdadeiros. Foi um branco na polÃtica. Surgiram falsos lÃderes e, com adventos das mÃdias, "lideres" ocultos. O atraso na ciência foi monumental. O mais interessante que cientistas famosos vieram para a UnB e depois foram embora (considerados comunistas) para paÃses como Itália, França, EUA, Inglaterra, etc. Fui aluno de vários deles como Roberto Salmeron, Jaime Tiomno e vários outros.
Eu me lembro que os milicos eram mal vistos, sempre carrancudos e raros nas ruas. Ninguém que eu conheci queria seguir carreira militar. Agora eu já deduzo porque Bolsonaro passou na AMAM, é porque havia déficit de procura, então a mesma baixou o nÃvel para a admissão . Sempre estranhei o fato de tal estúpido ter passado por lá, creio que a mesma coisa deve ter havido com Mourão e Heleno . Perdi um ano e dois meses no serviço militar obrigatório. Saà na última baixa por ter aprontado lá.
Privou não Ruy! Foi a época que mais estudamos e fizemos polÃtica. O problema veio depois. Como as faculdades tinham viés esquerdista elas serviam de base estratégica para todas as discussões. Quando a esquerda assumiu o governo o PaÃs foi aparelhado. As faculdades viraram guetos esquerdistas, o ensino virou viés partidário o as discussões foram cessando por inação. Daà a pouca criatividade cultural pós "ditadura".
‘“Foi a época que mais estudamos e fizemos polÃtica”’. Achar que se faz polÃtica sem voto é o mesmo que assistir um jogo de futebol pela TV e achar que isso te faz um esportista.
''... discussões. Quando a esquerda assumiu o...''FMI sumiu. Lembra-se dele e das bancarrotas financeiras provocadas pela ditadura?
Ê muita desfaça. Tez de sua parte falar em aparelhamento. Se houve aparelhamento em governos passados, nada se compara ao atual; isto sem falar na profunda incompetência e despreparo dos alunos de oráculo de cava. Lo e dos milicos que integram este desgoverno. Que as universidades continuem a exercer seu papel e forme pessoas com pensamento crÃtico, insubmissas a projetos visivelmente autoritários e fas. Cistoides como o que atualmente se vê
Eis que agora surge a luz divina. Para nós conduzir no processo da destruição do posicionamento do qual nos opomos, o Messias ditador. Se acha que fez polÃtica em época de repressão, lamento informar que não o fez, foi meramente um subserviente, um lambe botas que tem horror e inapetencia para vida democrática.
Discursinho bovino todo montado. Só faltou tocar no globalismo e ditadura do STF.
Entendo a educação polÃtica segundo a narrativa dos fatos históricos, com análises de erros e acertos e com a perspectiva do aperfeiçoamento da evolução cultural. Culpar instituições pelo desvio de minorias, que houve e sempre haverá, equivale à generalização do ser humano e estes são essencialmente diferentes.
O maior crime da ditadura foi acabar com o pouco que havia de ensino público de qualidade. Depois disto, só vimos piora no cenário polÃtico, econômico, social, artÃstico, e demais áreas.
Quem nasceu em 1980 por exemplo, quando deu por si aos 5 anos de idade já não havia regime militar. São todos os que tem menos de 40 anos hoje. Esse pessoal deve então ser altamente consciente e politizado por ter tido educação polÃtica. Mas então porque o Bolsonaro ganhou?
Pobre Brasil. Onde o desleixo sobre a Educação levou este Brasil por vários governos inclusive os ideológicos. “O Hino Nacional não emociona mais. Porque não há mais transmissão dos valores pátrios nas escolas. Poucos sabem o que é republica, nem sabem discernir sobre o que é Governo e o que é Estado”. Baladas agora são escolas e celular é sala de aula
Livrarias fechando. “Os livros não mudam o mundo, quem muda o mundo são as pessoa. Os livros só mudam as pessoas” Mário Quintana.
Crônica direta, certeira. Boa, Ruy!!
Faltou dizer que os inteligentes politicamente aderiram à solução de golpes sobre golpes so longo do tempo. Até chegar onde chegamos. Faltou dizer que esta Folha, que apoiou todos os golpes recentes, agora se apresenta como lÃder de uma campanha redentora, que em última análise seria outro golpe. Acho que a falta de educação polÃtica chegou e parou por aÃ.
Pra mim ia tudo bem mesmo quando você disse "apoio a todos os golpes recentes", ainda que a custo de alargar bem os conceitos de apoio e de golpe, mas quando você diz que a campanha redentora liderada pela Folha é outro golpe... mmm.
Faltou dizer que os inteligentes politicamente aderiram à solução de golpes sobre golpes so longo do tempo. Até chegar onde chegamos. Faltou dizer que esta Folha, que apoiou todos os golpes recentes, agora se apresenta como lÃder de uma campanha redentora, que em última análise seria outro golpe. Acho que a falta de educação polÃtica chegou e parou ppr aÃ.
Além de imobilizar a população e causar desinformação, teve a inflação que remarcava preços e mudava de moedas diariamente. Esse governo atual só provou que os militares no poder só servem para atrapalhar e dar aumento de soldo e privilégios para eles mesmos, nun caso vergonhoso de benefÃcios em causa própria.
Sergio, pela incompetência na gestão, pela violência e desigualdade social e pela sabotagem do desenvolvimento educacional, cientÃfico e tecnológico, esses presidentes foram 100% responsáveis. Quanto a corrupção e enriquecimento indevido, se não foram cúmplices, foram omissos. Não sei se você poderia dizer o mesmo de certas figuras de alto escalão do governo e estatais da época.
Nenhuma dos cinco Presidentes morreu milionário. Todos tiveram que vender seus parcos patrimônios para custear despesas hospitalares no fim da vida. Roubalheira no andar inferior , o Brasil teve desde que cortaram a primeira árvore de pau-brasil.
Faltou citar a herança do milagre econômico: a hiperinflação e o mega endividamento externo. A falácia de que eram bons administradores e não eram corruptos não se sustentam se olharmos um pouco mais de perto. Saudosismo equivocado, baseado em fantasias.
bolsonavÃrus comanda a volta ao passado amparado por alguns (muitos?) milicos.
As viúvas da ditadura estão pondo em prática as técnicas de desinformação que já utilizaram no passado, agora, usando ferramentas mais sofisticadas, disseminam notÃcias falsas e reeditam as lições que aprenderam com o ministro da propaganda de Hitler, como não se pode enganar todos, durante todo trmpo, seus dias de glória estão contados!
Mortes. GenocÃdio. Incompetência. Corrupção correndo solta em BrasÃlia. Bolsonero é a Crise. Sua atuação está retardando a retomada da economia. Quando o Empresariado descobrir isto, Bolsonero Cai. A subnotificação do Covid-19 é Intencional e Criminosa. Os nuéros de Mortos por S.R.A.G. estão Explodindo. Frente Ampla Já. Impeachment Já.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ruy Castro > Ditadura privou uma geração inteira de educação política Voltar
Comente este texto