Hélio Schwartsman > O racismo contribuiu para derrubar Carlos Alberto Decotelli? Voltar

Comente este texto

Leia Mais

1 2 Próximas

  1. DANIEL PLECH

    'Também seria possível argumentar que o que atrapalhou Decotelli, mais do que o fato de ser negro, é o fato de ser bolsonarista'. Evidente que a razão pelo maior rigor da sociedade (leia-se academia e mídia) aos exageros do quase minitro foi esse. Não tem absolutamente nada a ver com o racismo..

    Responda
  2. marcos frezza

    Uma correção, Hélio: inserir informação false no Curriculo lattes não configura crime de falsidade ideológica, segundo decidiu o STJ no RHC 81.451-rj

    Responda
  3. Dea maria Kowalski

    Deve ter mais a ver com a licitacão fraudulenta. É impressionante o fato de que apenas o jornalista Elio Gaspari denunciou o fato.

    Responda
  4. ANDERSON CORREA TEIXEIRA

    Óbvio que o fato de ser negro pesou negativamente. No entanto, o que mais me pareceu controverso em relação ao Decotelli, muito além da fantasia curricular, foi a participação na fantástica licitação de 3 bilhões em notebooks desprovida de qualquer senso de responsabilidade e adequação - e que ainda está pendente de apuração. Será mais um trambique grave de corrupção ignorado pelo honestíssimo governo do imprestável que eu colaborei para eleger. Sabia que era imprestável, mas superou-se.

    Responda
  5. Galdino Formiga

    Óbvio ululante.

    Responda
  6. Alfredo dos Santos Junior Não possuo

    Damares é irrelevante e Salles está por um fio. O problema de mentir sobre a vida acadêmica é sério, mas, para um Ministro da EDUCAÇÃO é demais. É mais ou menos, o que aconteceu com o semi analfabetismo do antecessor. Em alguns casos, passa, mas para o Ministro, não dá.

    Responda
  7. João Georgens Vitoriano de Queiroz

    Poxa vida, é muita maldade levantar essa suspeita. Ou o Sr Hélio está com falta de assunto ou está querendo aparecer. Os reais motivos já foram amplamente debatidos e bem convincentes. Esse tipo de questionamento enfraquece a luta contra o racismo.

    Responda
  8. Marcelo Lucas Braga

    E o que derrubou Decotelli foi sua aproximação com o Bolsonaro isso foi fatal no mundo acadêmico onde a maioria são anti-bolsonarista e pesou muito pra sua saída.

    Responda
  9. Jahy Carvalho

    Tava mesmo faltando o oportunismo da confusão de temas.

    Responda
  10. Marly Pigaiani Leite

    Decotelli pisou na bola feio ao seguir os mesmos rastros de Salles, Velásquez, Weintraub, Damares, que ficaram ministros e está Damares ainda, sem Bolsonaro ter se preocupado com as mentiras curriculares. Graças ao viés ideológico das Universidades, contrárias à política de Bolsonaro, Decotelli sofreu sim discriminação por parte desta. No governo, se fosse branco e de olhos azuis como Salles, Decotelli tinha ficado, mas...

    Responda
  11. Arnaldo Vianna de Azevedo Marques

    Enquanto isso. Estudo aponta que 30% de brasileiros pensam em não voltar à escola quando a pandemia passar. Pesquisa foi feita com 33 mil brasileiros entre 15 e 29 anos. Mônica Bérgamo. Essa é a Pandemia Brasil - burrice crescendo. Livrarias fechando. E La Nave Va. Fellini retratou em seu filme uma sociedade em decadência.

    Responda
  12. Jose Paschoal Pimenta

    Quem achar que o cidadão em questão foi perseguido ou algo assim, dá uma olhadinha nas redes sociais e veja a "civilizada" conversa que ele teve com Bruno Glagliasso e Miriam Leitão. Se você não olhar com cuidado acha que é o próprio Bolsonaro que está escrevendo, tamanha a baixaria.

    Responda
  13. Cloves Oliveira

    Racismo é uma daquelas palavras que significa tudo e ao mesmo tempo, nada. Em vez de racismo deveríamos nos referir a preconceito e discriminação. O preconceito não pode ser evitado ou legislado porque a pessoa tem o livre arbítrio para pensar o que quiser. A discriminação é o preconceito mais poder e acontece quando alguém usa a cor da pele ou outros traços para agredir os direitos dos outros com o seu poder. Como dizia o Socrates, falsas palavras infectam a alma com o mal.

    Responda
  14. josé sales

    Há muitos anos, Jece Valadão, "eterno cafajeste" do cinema brasileiro, afirmou numa entrevista que, jovem e sem experiência, preencheu um questionário para seleção de atores. Respondeu falsamente "sim" a centenas de perguntas sobre seus conhecimentos e competências. Domínio de vários idiomas, se possuía carteira CNH, se sabia equitação, nadar, se fizera curso superior. Ainda segundo Valadão, ele foi aprovado no teste e nunca lhe exigiram tais habilidades...

    Responda
  15. Jove Bernardes

    O racismo pode ter contribuído, mas não foi determinante. Dentre as variáveis do caso, além das próprias falsificações, eu aponto a notoriedade que o pôs sob os holofotes e o fato de ser bolsonarista. Não dá para, em notando a nódoa, fazer vista grossa para quem adere alegremente a um governo desses. Verdade seja dita: nesse clima, todos terão seus defeitos expostos e por vezes ampliados, e aos sem defeitos serão acrescidos os possíveis. É do jogo.

    Responda
  16. Sebastião Corrêa

    Parafraseando Samuel Johnson: o vitimismo racista é o último refúgio do khanalha

    Responda
  17. Elizabeth Wiese

    Convenhamos q turbinar curriculum vitae e’ uma falta etica grave para qualquer cidadao, mas um candidato a ministro da educacao, q estaria a frente das universidades, cursos de pos-graduacao, Capes e Cnpq, nao pode inventar um doutorado falso, ou informar q trabalhou como docente e pesquisador na FGV quando foi colaborador sem contrato permanente na instituicao. É vergonhoso e ele nao merece credibilidade ou posicao de destaque em nenhuma instituicao oficial.

    Responda
  18. filipe moura lima

    Tersio Gorrasi, que comentou aí em baixo, deveria ser responsabilizado pelo que escreveu, porque faltou com respeito ao povo negro.

    Responda
  19. filipe moura lima

    O leitor Tersio Gorrasi, que comentou aí embaixo, deveria ser responsabilizado pelo que escreveu. Os negros não merecem mais esse insulto.

    Responda
  20. MARCOS FERNANDO DAUNER

    o que as loiras b----- podem dizer acerca disso ? Elas também sofrem ...

    Responda
  21. filipe moura lima

    Nesse caso, penso não haver racismo. O MEC está na berlinda há tempos e seu pretenso titular revelou-se um fal-sá-rio.

    Responda
  22. MARCOS FERNANDO DAUNER

    Não ! Foi o doutorado na Argentina e o pos doc na Alemanha !

    Responda
  23. Amarildo Caetano

    Tem racismo sim, porém ele não teria condições de comandar o ministério da educação com as inverdades no currículo.

    Responda
  24. Amarildo Caetano

    Tem racismo sim, porém ele não teria condições de comandar o ministério da educação com as inverdades no currículo.

    Responda
  25. Tersio Gorrasi

    É racismo, porque negros estão sempre acima de qualquer suspeita. São honestíssimos, trabalhadores, sinceros, cumpridores de seus deveres, competentes, a ponto de Deus ser representado Morgan Freeman e o anjo Amenadiel por DB Woodside. O que querem mais?

    Responda
    1. Tersio Gorrasi

      Felipe, se vc discorda do que falei então o racista é vc e Alexandre, tenho o mesmo direito que vc à liberdade de expressão, goste ou não. Se não gosta, não precisa procurar por bizarrices neste jornal, fique à vontade para estar junto seus pares

    2. filipe moura lima

      Tersio Gorrasi, o senhor deveria ser responsabilizado pelo que escreveu, porque está subjugando a inteligência da população negra.

    3. Alexandre Silva

      Sempre procuro os comentários mais estapafúrdios aqui na Folha e os seus Tersio sempre são em todos os contextos. Não cansou não?

    4. marilza abrahão

      A cor da pele, o gênero, as preferencias de relacionamentos, o tamanho e o peso não importam, o que importou, no caso, foi a falsidade ideológica! Racistas são todos aqueles que avaliam o outro por sua origem e cor é assim proferem juízos nem sempre condizentes com a Verdade do outro!

  26. andreia silva

    A academia sempre se indignou profundamente com as mentiras nos currículos dos todos citados aí. A diferença com o caso Decotelli foi na mídia (que cobriu o caso desproporcionalmente nessas comparações aí que você quer fazer) e o próprio Bolsonaro, que pra uns ficou isento, mas não para o Decotelli. Veja lá....

    Responda
  27. Sergio Siqueira

    Sim, a Foice e parte da imprensa ,fizeram o colorido ser maior que seus atributos e qualificações . Pobre Decotelli.

    Responda
  28. Peter Janos Wechsler

    Que ninguém ouse duvidar dos 33 doutorados do Lils.

    Responda
  29. Herculano JR 70

    Concordo com Lula, o sem escola:*A sabedoria de um homem não está na quantidade de anos que ele passou na escola, mas na sua formação de berço, no caráter e no compromisso com sua família, sua cidade, seu Estado, seu país*. Discurso de acordo com o Relatorio Coleman. Corrupção dele ñ tira seus meritos pessoais. Alias, o poder corrompe, e culpa nossa da-lo. Por isso, Bnaro deveria jogar as favas os titulos cademicos d Decorelli e mante-lo no posto. Academia na Universidade produz papel

    Responda
    1. marilza abrahão

      O que produz papel são as árvores que o atual ministro salles odeia ( aliás foi o conhecimento científico que permitiu ao homem produzir papel a partir da celulose produzida pelas árvores). A Universidade produz Ciência e conhecimento, prepara profissionais para as varias áreas da sociedade! Leia o artigo da Claudia Costin nesta msm FSP e deixe de ser tão preconceituoso!!!!

  30. José Oliveira

    É, mas a culpa de César, não pode ser imputada Calpurnia e nem aos seus algozes. E nem Incitatus de ser nomeado senador. Que coisa, hein? como disse não sei quem, capitular com cidadão desonesto, seja lá qual seja a sua origem étnica, é no mínimo seu cúmplice.

    Responda
  31. Romero Lima

    A marca desse governo é o preconceito e a intolerância isso sem falar na incompetência. O primeiro ministro da saúde foi defenestrado pela sua competência e dedicação. O antecessor do Prof. Decoletti , embora douto, foi mantido até o limite do tolerável, por alinhar-se com o chefe. Prof.Decotelli teve sorte de sair antes de entrar. Vem por aí um periodo de turbulência ( fake news, Queiroz, sua esposa que não apareceu etc ) e ninguém sabe onde isso pode acabar.

    Responda
  32. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    Hélio distraído. (?!) Lembrou da Dilma mas....Esqueceu do Alexandre de morais . Para um jornalista antenado, isto eh tão fofo!!!

    Responda
    1. Tiago Oliveira

      A coluna foi escrita para ele falar da Dilma e para sugerir que os acadêmicos só se importam com os negros de esquerda, o resto é perfumaria.

  33. antonio requiao de almeida

    Acredito que a provocação do articulista se concentre em dois fatores, aqui deixados de lado nos comentários exacerbados. O primeiro é que não parece haver sinal de uma ação orquestrada entre três renomadas instituições de ensino, em três países, visando derrubar alguém... e o outro, é que cabe ao chefe do executivo escolher o ocupante do cargo, e cabe a ele decidir se mantém ou não o ocupante, ao saber das incongruências curriculares...que em alguns outros casos decidiu manter.

    Responda
  34. MARCIO OLIVEIRA

    Conclusao obvia, meus amigos podem mentir a vontade, mas meus inimigos não. Dito desta forma parece obvio e até esperado, mas é revelador de como o mundo "academico" opera.

    Responda
  35. Fabricio Souza

    O racismo aí preponderou! Qual ignóbil tem dúvida? Basta dar uma olhadela nos tribunais superiores! Quantos se dizem com doutorado na Alemanha? Ou vocês acham que alemão é língua tupã? Como ali os brancos são maioria esmagadora, ninguém tem interesse em apurar! E assim, passeiam os brancos tupiniquins nos dourados salões da impunidade.

    Responda
  36. romulo paiva

    Não foi por racismo. Foi pelo ódio da esquerda e da imprensa que perdeu benesses e vantagens financeiras e pior, não aceitaram o voto do povo Brasileiro.

    Responda
    1. ANA MARIA FALCAO DE ARAGAO

      Que inversão de valores! A culpa não foi do cara que mentiu, mas de quem criticou a mentira?

  37. MARCOS FERNANDO DAUNER

    Toda mentira tem perna curta . Ninguém consegue enganar todos, ao mesmo tempo, por muito tempo !

    Responda
  38. Roberto Xavier de Castro

    Tanto Patrik, amigo de Bob Sponja, quanto Bolsonaro, ambos com mesmo QI, sabem perfeitamente que ninguém suportaria um outro ministro com problemas que se somariam à péssima imagem deixada pelo tal Weintraub (o "esperto pra burro"). A credibilidade do chefinho já tá bem ruím, precisa alguém que ajude a recuperar um pouco...já sentiu a água batendo no "sovaco".kkkkk.

    Responda
  39. fabio de roesler

    Definitivamente, não. Não há dúvidas do racismo estrutural do Brasil, não há dúvidas do processo diferenciado que o negro sofre no país mas certamente não foi a questão racista que adulterou o lattes, não foi ela que plagiou o mestrado. Se, por um lado, temos que considerar essas questões, por outro, ela não pode suavizar a mentira e a falta de escrúpulos desse senhor que, por pcos dias, foi ministro da educação.

    Responda
    1. fabio de roesler

      Para aqueles que perguntaram pq Salles não foi massacrado pela imprensa, a resposta é a diferença entre alguém que mentiu "apenas" sobre seu mestrado e foi ser o desministro do meio ambiente, enquanto o outro plagiou o mestrado, mentiu ter feito um doutorado, diz ter feito um pós-doc que não fez, afirmou ter sido professor da GV e não foi e seria o ministro da educação.

    2. Paulo Brito

      Então porque o Salles não recebeu o mesmo massacre midiático que o Decotelli?

  40. Alberto A Neto

    Millôr publicou 'Crítica da razão impura ou O primado da ignorância', em que analisa as obras “Brejal dos Guajas e outras histórias”, de Sarney, e 'Dependência e desenvolvimento na América Latina', de FHC. Imagine só o que publicaria a respeito do 'acadêmico' da Marinha do Brasil e do padrão universitário da outrora reconhecida FGV. Quanto ao suposto racismo, Decotelli é quem deve sabê-lo, melhor que ninguém. Se é o caso, já deveria ter acionado o Poder Judiciário.Por danos morais e materiais.

    Responda
  41. Alberto A Neto

    Millôr publicou “Crítica da razão impura ou O primado da ignorância”, em que analisa as obras “Brejal dos Guajas e outras histórias”, de Sarney, e “Dependência e desenvolvimento na América Latina, de FHC. Imagine só, o que publicaria a respeito do 'acadêmico' da Marinha do Brasil e do padrão acadêmico da outrora reconhecida FGV. Quanto ao suposto racismo, Decotelli é quem deve sabê-lo melhor que ninguém. Se é o caso, já deveria ter acionado o Poder Judiciário Por danos morais e materiais.

    Responda
  42. Angelo Santana

    Sou assinante da Folha e estou chocado com a falta de notícias e clara censura à notícia de interesse público e escândalo que é o facto do FBI ter atuado no Brasil com a Lava-Jato completamente ao arrepio das leis e desrespeitando a soberania nacional! Caso amanhã os leitores não sejam informados desta notícia de interesse nacional aqui, cancelarei a minha assinatura, pois das duas uma: ou é clara censura ou clara incompetência.

    Responda
    1. Paulo Brito

      Se você acha que a Folha vai fazer qualquer crítica que possa respingar em Moro pode esperar sentado.

  43. CARLOS VASTARE

    Não creio que o racismo tenha sido causa. Pessoalmente, fiquei feliz de ver que pela primeira vez teríamos um ministro qualificado e da raça negra. Meus amigos também avaliaram positivamente, considerando uma evolução que marcaria nossa educação para sempre. Mas não foi a raça de Decotelli fator determinante, e sim, mais uma mentira dentro de um governo que não é merecedor da confiança dos brasileiros. Vergonha para seus eleitores.

    Responda
  44. Roberto Gomes

    O jornalista está errado. Todos mencionados no texto foram duramente criticados pelos seus *erros* curriculares. Faltou mencionar Aloysio Mercadante, que teve que defender seu doutorado às pressas na UNICAMP. A razão é outra. Na verdade, é *o momento*, em que Bolsonaro está extremamente pressionado. Não fosse isso, Decotelli teria sido mantido no governo.

    Responda
  45. A R Souto

    A questão agravante: (i) para os políticos: o governo criou enormes dificuldades para a corrupção; (ii) para os integrantes da academia: a esquerda que se aboletou nas universidades anda em apuros com um governo de direita; (iii) para a mídia e os formadores de opinião: os recursos fartos e escusos do governo federal escassearam; (iv) para toda essa súcia: as acusações de racismo contra o presidente foram para o brejo; e o inconformismo com um negro bem sucedido leva a reações imprevisíveis.

    Responda
    1. A R Souto

      Com certeza não cuidavam de animais no zoológico e, de repente, se tornaram milionários. Os políticos que se fartavam na corrupção estão em dificuldades e os seus apoiadores estão indignados. Uma coisa é certa: os que apoiam corruptos querem seus bandidos favoritos em liberdade e não se conformam; e reclamam; e os defendem. Todos os políticos, agentes públicos e outros cidadãos que agem de forma ilegal têm que ser acusados, julgados e, se condenados, recolhidos ao cárcere. Simples!

    2. Antonio Carlos Orselli

      Para quais políticos o governo criou essas enormes dificuldades que você menciona? Os garotos Bol s on aro são o quê desde seus nascimentos?

    3. Antonio Carlos Orselli

      Para quais políticos o governo criou enormes dificuldades? Os garotos bolsonaro, por acaso, não são políticos desde que nasceram?

    4. CARLOS VASTARE

      Porque você o chama de negro bem sucedido? Todo o ser humano que falsifica seu curriculum para obter vantagem econômica comete um ilícito chamado estelionato. Estelionatários, brancos ou negros, não são pessoas bem sucedidas. Se você não sabe a diferença entre o certo e o errado, não tem o mínimo de discernimento para estabelecer parâmetros entre esquerda e direita. O Brasil fica mais Chavista a cada dia. O ex militar que chegou a presidência pelo voto e depois virou ditador

    5. A R Souto

      Aí estão as razões pelas quais os erros do ministro que se demitiu sem tomar posse foram potencializados de forma inexplicável, quando para outros nunca teve qualquer significado. E tem mais: o senhor Decotelli cometeu erros no acréscimo de dados ao currículo, porém a instituição a que ele serviu durante mais de 20 anos divulgou uma nota Fake News que a imprensa toda reproduziu sem questionamentos. Portanto, a maioria dos órgãos de mídia cometeu crime de divulgação de Fake News.

  46. Roberto Gomes

    O jornalista está totalmente errado. Todos mencionados no texto foram tratados implacavelmente pelos seus *erros* curriculares. Faltou mencionar Aloysio Mercadante, que teve que defender seu doutorado às pressas na UNICAMP. A razão é outra. Na verdade, é *o momento*, em que Bolsonaro está extremamente pressionado. Não fosse isso, Decotelli teria sido mantido no governo.

    Responda
  47. Edson Saito

    Não há racismso quando falamos de picar etas.

    Responda
  48. Richard Lins

    Pode ser racismo pelos dois lados! Bolsonazi pensando que ia se dar bem, colocando um negro e pós doutorando no governo medíocre. E o pessoal detonando, com força, só pq é negro. Lembrando que não vimos nenhum comentário da comunidade afro brasileira... antes ou depois dos fatos.

    Responda
  49. Claudia Codeco

    Não creio que seja racismo. Foi um ato imperdoável para um ministro da educação. E a forma como desmereceu suas falhas torna o ato insustentável. Acredito que havia um grande desejo que desse certo.

    Responda
  50. Vanderlei Nogueira

    Entendi da seguinte maneira, Até a queda do muro de Berlim, final da segunda guerra, a inflação subsidiava a indústria e formava a classe média, após a queda do muro de Berlim , tivemos eleições para Presidente, e ao mesmo tempo uma revolução cultural e étnica com reivindicações dos Afrodescendentes apoiados pela migração em massa para retirada do branco do poder na região do sudeste

    Responda
    1. Paulo Araujo

      Acho que foi por causa da passagem do cometa de Halley, em 86... ou foi o efeito dos raios gama nas margaridas do campo?

    2. Vanderlei Nogueira

      . Esta fragmentação da divisão representada pela migração ocorre propositalmente nas cidades do Sudeste para evitar uma divisão maior do país entre norte e sul. (Guerra Fria)

    3. Vanderlei Nogueira

      Entendi também que não só a Alemanha estava dividida em duas "partes" mas o Brasil também entre Norte e Sul. A periferia representa a esquerda apoiada pela Rússia e o centro das cidades representa a direita apoiada pelos EUA. A periferia representa a migração e uma espécie de fronteira entre o norte e sul do país. O Norte e o Sul têm em sua composição 70% e 15% de afrodescendentes respectivamente.

1 2 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.