-
DANIEL PLECH
'Também seria possível argumentar que o que atrapalhou Decotelli, mais do que o fato de ser negro, é o fato de ser bolsonarista'. Evidente que a razão pelo maior rigor da sociedade (leia-se academia e mídia) aos exageros do quase minitro foi esse. Não tem absolutamente nada a ver com o racismo..
-
marcos frezza
Uma correção, Hélio: inserir informação false no Curriculo lattes não configura crime de falsidade ideológica, segundo decidiu o STJ no RHC 81.451-rj
-
Dea maria Kowalski
Deve ter mais a ver com a licitacão fraudulenta. É impressionante o fato de que apenas o jornalista Elio Gaspari denunciou o fato.
-
ANDERSON CORREA TEIXEIRA
Óbvio que o fato de ser negro pesou negativamente. No entanto, o que mais me pareceu controverso em relação ao Decotelli, muito além da fantasia curricular, foi a participação na fantástica licitação de 3 bilhões em notebooks desprovida de qualquer senso de responsabilidade e adequação - e que ainda está pendente de apuração. Será mais um trambique grave de corrupção ignorado pelo honestíssimo governo do imprestável que eu colaborei para eleger. Sabia que era imprestável, mas superou-se.
-
Galdino Formiga
Óbvio ululante.
-
Alfredo dos Santos Junior Não possuo
Damares é irrelevante e Salles está por um fio. O problema de mentir sobre a vida acadêmica é sério, mas, para um Ministro da EDUCAÇÃO é demais. É mais ou menos, o que aconteceu com o semi analfabetismo do antecessor. Em alguns casos, passa, mas para o Ministro, não dá.
-
João Georgens Vitoriano de Queiroz
Poxa vida, é muita maldade levantar essa suspeita. Ou o Sr Hélio está com falta de assunto ou está querendo aparecer. Os reais motivos já foram amplamente debatidos e bem convincentes. Esse tipo de questionamento enfraquece a luta contra o racismo.
-
Marcelo Lucas Braga
E o que derrubou Decotelli foi sua aproximação com o Bolsonaro isso foi fatal no mundo acadêmico onde a maioria são anti-bolsonarista e pesou muito pra sua saída.
-
Jahy Carvalho
Tava mesmo faltando o oportunismo da confusão de temas.
-
Marly Pigaiani Leite
Decotelli pisou na bola feio ao seguir os mesmos rastros de Salles, Velásquez, Weintraub, Damares, que ficaram ministros e está Damares ainda, sem Bolsonaro ter se preocupado com as mentiras curriculares. Graças ao viés ideológico das Universidades, contrárias à política de Bolsonaro, Decotelli sofreu sim discriminação por parte desta. No governo, se fosse branco e de olhos azuis como Salles, Decotelli tinha ficado, mas...
-
Arnaldo Vianna de Azevedo Marques
Enquanto isso. Estudo aponta que 30% de brasileiros pensam em não voltar à escola quando a pandemia passar. Pesquisa foi feita com 33 mil brasileiros entre 15 e 29 anos. Mônica Bérgamo. Essa é a Pandemia Brasil - burrice crescendo. Livrarias fechando. E La Nave Va. Fellini retratou em seu filme uma sociedade em decadência.
-
Jose Paschoal Pimenta
Quem achar que o cidadão em questão foi perseguido ou algo assim, dá uma olhadinha nas redes sociais e veja a "civilizada" conversa que ele teve com Bruno Glagliasso e Miriam Leitão. Se você não olhar com cuidado acha que é o próprio Bolsonaro que está escrevendo, tamanha a baixaria.
-
Cloves Oliveira
Racismo é uma daquelas palavras que significa tudo e ao mesmo tempo, nada. Em vez de racismo deveríamos nos referir a preconceito e discriminação. O preconceito não pode ser evitado ou legislado porque a pessoa tem o livre arbítrio para pensar o que quiser. A discriminação é o preconceito mais poder e acontece quando alguém usa a cor da pele ou outros traços para agredir os direitos dos outros com o seu poder. Como dizia o Socrates, falsas palavras infectam a alma com o mal.
-
josé sales
Há muitos anos, Jece Valadão, "eterno cafajeste" do cinema brasileiro, afirmou numa entrevista que, jovem e sem experiência, preencheu um questionário para seleção de atores. Respondeu falsamente "sim" a centenas de perguntas sobre seus conhecimentos e competências. Domínio de vários idiomas, se possuía carteira CNH, se sabia equitação, nadar, se fizera curso superior. Ainda segundo Valadão, ele foi aprovado no teste e nunca lhe exigiram tais habilidades...
-
Jove Bernardes
O racismo pode ter contribuído, mas não foi determinante. Dentre as variáveis do caso, além das próprias falsificações, eu aponto a notoriedade que o pôs sob os holofotes e o fato de ser bolsonarista. Não dá para, em notando a nódoa, fazer vista grossa para quem adere alegremente a um governo desses. Verdade seja dita: nesse clima, todos terão seus defeitos expostos e por vezes ampliados, e aos sem defeitos serão acrescidos os possíveis. É do jogo.
-
Sebastião Corrêa
Parafraseando Samuel Johnson: o vitimismo racista é o último refúgio do khanalha
-
Elizabeth Wiese
Convenhamos q turbinar curriculum vitae e uma falta etica grave para qualquer cidadao, mas um candidato a ministro da educacao, q estaria a frente das universidades, cursos de pos-graduacao, Capes e Cnpq, nao pode inventar um doutorado falso, ou informar q trabalhou como docente e pesquisador na FGV quando foi colaborador sem contrato permanente na instituicao. É vergonhoso e ele nao merece credibilidade ou posicao de destaque em nenhuma instituicao oficial.
-
filipe moura lima
Tersio Gorrasi, que comentou aí em baixo, deveria ser responsabilizado pelo que escreveu, porque faltou com respeito ao povo negro.
-
filipe moura lima
O leitor Tersio Gorrasi, que comentou aí embaixo, deveria ser responsabilizado pelo que escreveu. Os negros não merecem mais esse insulto.
-
MARCOS FERNANDO DAUNER
o que as loiras b----- podem dizer acerca disso ? Elas também sofrem ...
-
filipe moura lima
Nesse caso, penso não haver racismo. O MEC está na berlinda há tempos e seu pretenso titular revelou-se um fal-sá-rio.
-
MARCOS FERNANDO DAUNER
Não ! Foi o doutorado na Argentina e o pos doc na Alemanha !
-
Amarildo Caetano
Tem racismo sim, porém ele não teria condições de comandar o ministério da educação com as inverdades no currículo.
-
Amarildo Caetano
Tem racismo sim, porém ele não teria condições de comandar o ministério da educação com as inverdades no currículo.
-
Tersio Gorrasi
É racismo, porque negros estão sempre acima de qualquer suspeita. São honestíssimos, trabalhadores, sinceros, cumpridores de seus deveres, competentes, a ponto de Deus ser representado Morgan Freeman e o anjo Amenadiel por DB Woodside. O que querem mais?
-
Tersio Gorrasi
Felipe, se vc discorda do que falei então o racista é vc e Alexandre, tenho o mesmo direito que vc à liberdade de expressão, goste ou não. Se não gosta, não precisa procurar por bizarrices neste jornal, fique à vontade para estar junto seus pares
-
filipe moura lima
Tersio Gorrasi, o senhor deveria ser responsabilizado pelo que escreveu, porque está subjugando a inteligência da população negra.
-
Alexandre Silva
Sempre procuro os comentários mais estapafúrdios aqui na Folha e os seus Tersio sempre são em todos os contextos. Não cansou não?
-
marilza abrahão
A cor da pele, o gênero, as preferencias de relacionamentos, o tamanho e o peso não importam, o que importou, no caso, foi a falsidade ideológica! Racistas são todos aqueles que avaliam o outro por sua origem e cor é assim proferem juízos nem sempre condizentes com a Verdade do outro!
-
-
andreia silva
A academia sempre se indignou profundamente com as mentiras nos currículos dos todos citados aí. A diferença com o caso Decotelli foi na mídia (que cobriu o caso desproporcionalmente nessas comparações aí que você quer fazer) e o próprio Bolsonaro, que pra uns ficou isento, mas não para o Decotelli. Veja lá....
-
Sergio Siqueira
Sim, a Foice e parte da imprensa ,fizeram o colorido ser maior que seus atributos e qualificações . Pobre Decotelli.
-
Peter Janos Wechsler
Que ninguém ouse duvidar dos 33 doutorados do Lils.
-
Herculano JR 70
Concordo com Lula, o sem escola:*A sabedoria de um homem não está na quantidade de anos que ele passou na escola, mas na sua formação de berço, no caráter e no compromisso com sua família, sua cidade, seu Estado, seu país*. Discurso de acordo com o Relatorio Coleman. Corrupção dele ñ tira seus meritos pessoais. Alias, o poder corrompe, e culpa nossa da-lo. Por isso, Bnaro deveria jogar as favas os titulos cademicos d Decorelli e mante-lo no posto. Academia na Universidade produz papel
-
marilza abrahão
O que produz papel são as árvores que o atual ministro salles odeia ( aliás foi o conhecimento científico que permitiu ao homem produzir papel a partir da celulose produzida pelas árvores). A Universidade produz Ciência e conhecimento, prepara profissionais para as varias áreas da sociedade! Leia o artigo da Claudia Costin nesta msm FSP e deixe de ser tão preconceituoso!!!!
-
-
José Oliveira
É, mas a culpa de César, não pode ser imputada Calpurnia e nem aos seus algozes. E nem Incitatus de ser nomeado senador. Que coisa, hein? como disse não sei quem, capitular com cidadão desonesto, seja lá qual seja a sua origem étnica, é no mínimo seu cúmplice.
-
Romero Lima
A marca desse governo é o preconceito e a intolerância isso sem falar na incompetência. O primeiro ministro da saúde foi defenestrado pela sua competência e dedicação. O antecessor do Prof. Decoletti , embora douto, foi mantido até o limite do tolerável, por alinhar-se com o chefe. Prof.Decotelli teve sorte de sair antes de entrar. Vem por aí um periodo de turbulência ( fake news, Queiroz, sua esposa que não apareceu etc ) e ninguém sabe onde isso pode acabar.
-
FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA
Hélio distraído. (?!) Lembrou da Dilma mas....Esqueceu do Alexandre de morais . Para um jornalista antenado, isto eh tão fofo!!!
-
Tiago Oliveira
A coluna foi escrita para ele falar da Dilma e para sugerir que os acadêmicos só se importam com os negros de esquerda, o resto é perfumaria.
-
-
antonio requiao de almeida
Acredito que a provocação do articulista se concentre em dois fatores, aqui deixados de lado nos comentários exacerbados. O primeiro é que não parece haver sinal de uma ação orquestrada entre três renomadas instituições de ensino, em três países, visando derrubar alguém... e o outro, é que cabe ao chefe do executivo escolher o ocupante do cargo, e cabe a ele decidir se mantém ou não o ocupante, ao saber das incongruências curriculares...que em alguns outros casos decidiu manter.
-
MARCIO OLIVEIRA
Conclusao obvia, meus amigos podem mentir a vontade, mas meus inimigos não. Dito desta forma parece obvio e até esperado, mas é revelador de como o mundo "academico" opera.
-
Fabricio Souza
O racismo aí preponderou! Qual ignóbil tem dúvida? Basta dar uma olhadela nos tribunais superiores! Quantos se dizem com doutorado na Alemanha? Ou vocês acham que alemão é língua tupã? Como ali os brancos são maioria esmagadora, ninguém tem interesse em apurar! E assim, passeiam os brancos tupiniquins nos dourados salões da impunidade.
-
romulo paiva
Não foi por racismo. Foi pelo ódio da esquerda e da imprensa que perdeu benesses e vantagens financeiras e pior, não aceitaram o voto do povo Brasileiro.
-
ANA MARIA FALCAO DE ARAGAO
Que inversão de valores! A culpa não foi do cara que mentiu, mas de quem criticou a mentira?
-
-
MARCOS FERNANDO DAUNER
Toda mentira tem perna curta . Ninguém consegue enganar todos, ao mesmo tempo, por muito tempo !
-
Roberto Xavier de Castro
Tanto Patrik, amigo de Bob Sponja, quanto Bolsonaro, ambos com mesmo QI, sabem perfeitamente que ninguém suportaria um outro ministro com problemas que se somariam à péssima imagem deixada pelo tal Weintraub (o "esperto pra burro"). A credibilidade do chefinho já tá bem ruím, precisa alguém que ajude a recuperar um pouco...já sentiu a água batendo no "sovaco".kkkkk.
-
fabio de roesler
Definitivamente, não. Não há dúvidas do racismo estrutural do Brasil, não há dúvidas do processo diferenciado que o negro sofre no país mas certamente não foi a questão racista que adulterou o lattes, não foi ela que plagiou o mestrado. Se, por um lado, temos que considerar essas questões, por outro, ela não pode suavizar a mentira e a falta de escrúpulos desse senhor que, por pcos dias, foi ministro da educação.
-
fabio de roesler
Para aqueles que perguntaram pq Salles não foi massacrado pela imprensa, a resposta é a diferença entre alguém que mentiu "apenas" sobre seu mestrado e foi ser o desministro do meio ambiente, enquanto o outro plagiou o mestrado, mentiu ter feito um doutorado, diz ter feito um pós-doc que não fez, afirmou ter sido professor da GV e não foi e seria o ministro da educação.
-
Paulo Brito
Então porque o Salles não recebeu o mesmo massacre midiático que o Decotelli?
-
-
Alberto A Neto
Millôr publicou 'Crítica da razão impura ou O primado da ignorância', em que analisa as obras Brejal dos Guajas e outras histórias, de Sarney, e 'Dependência e desenvolvimento na América Latina', de FHC. Imagine só o que publicaria a respeito do 'acadêmico' da Marinha do Brasil e do padrão universitário da outrora reconhecida FGV. Quanto ao suposto racismo, Decotelli é quem deve sabê-lo, melhor que ninguém. Se é o caso, já deveria ter acionado o Poder Judiciário.Por danos morais e materiais.
-
Alberto A Neto
Millôr publicou Crítica da razão impura ou O primado da ignorância, em que analisa as obras Brejal dos Guajas e outras histórias, de Sarney, e Dependência e desenvolvimento na América Latina, de FHC. Imagine só, o que publicaria a respeito do 'acadêmico' da Marinha do Brasil e do padrão acadêmico da outrora reconhecida FGV. Quanto ao suposto racismo, Decotelli é quem deve sabê-lo melhor que ninguém. Se é o caso, já deveria ter acionado o Poder Judiciário Por danos morais e materiais.
-
Angelo Santana
Sou assinante da Folha e estou chocado com a falta de notícias e clara censura à notícia de interesse público e escândalo que é o facto do FBI ter atuado no Brasil com a Lava-Jato completamente ao arrepio das leis e desrespeitando a soberania nacional! Caso amanhã os leitores não sejam informados desta notícia de interesse nacional aqui, cancelarei a minha assinatura, pois das duas uma: ou é clara censura ou clara incompetência.
-
Paulo Brito
Se você acha que a Folha vai fazer qualquer crítica que possa respingar em Moro pode esperar sentado.
-
-
CARLOS VASTARE
Não creio que o racismo tenha sido causa. Pessoalmente, fiquei feliz de ver que pela primeira vez teríamos um ministro qualificado e da raça negra. Meus amigos também avaliaram positivamente, considerando uma evolução que marcaria nossa educação para sempre. Mas não foi a raça de Decotelli fator determinante, e sim, mais uma mentira dentro de um governo que não é merecedor da confiança dos brasileiros. Vergonha para seus eleitores.
-
Roberto Gomes
O jornalista está errado. Todos mencionados no texto foram duramente criticados pelos seus *erros* curriculares. Faltou mencionar Aloysio Mercadante, que teve que defender seu doutorado às pressas na UNICAMP. A razão é outra. Na verdade, é *o momento*, em que Bolsonaro está extremamente pressionado. Não fosse isso, Decotelli teria sido mantido no governo.
-
A R Souto
A questão agravante: (i) para os políticos: o governo criou enormes dificuldades para a corrupção; (ii) para os integrantes da academia: a esquerda que se aboletou nas universidades anda em apuros com um governo de direita; (iii) para a mídia e os formadores de opinião: os recursos fartos e escusos do governo federal escassearam; (iv) para toda essa súcia: as acusações de racismo contra o presidente foram para o brejo; e o inconformismo com um negro bem sucedido leva a reações imprevisíveis.
-
A R Souto
Com certeza não cuidavam de animais no zoológico e, de repente, se tornaram milionários. Os políticos que se fartavam na corrupção estão em dificuldades e os seus apoiadores estão indignados. Uma coisa é certa: os que apoiam corruptos querem seus bandidos favoritos em liberdade e não se conformam; e reclamam; e os defendem. Todos os políticos, agentes públicos e outros cidadãos que agem de forma ilegal têm que ser acusados, julgados e, se condenados, recolhidos ao cárcere. Simples!
-
Antonio Carlos Orselli
Para quais políticos o governo criou essas enormes dificuldades que você menciona? Os garotos Bol s on aro são o quê desde seus nascimentos?
-
Antonio Carlos Orselli
Para quais políticos o governo criou enormes dificuldades? Os garotos bolsonaro, por acaso, não são políticos desde que nasceram?
-
CARLOS VASTARE
Porque você o chama de negro bem sucedido? Todo o ser humano que falsifica seu curriculum para obter vantagem econômica comete um ilícito chamado estelionato. Estelionatários, brancos ou negros, não são pessoas bem sucedidas. Se você não sabe a diferença entre o certo e o errado, não tem o mínimo de discernimento para estabelecer parâmetros entre esquerda e direita. O Brasil fica mais Chavista a cada dia. O ex militar que chegou a presidência pelo voto e depois virou ditador
-
A R Souto
Aí estão as razões pelas quais os erros do ministro que se demitiu sem tomar posse foram potencializados de forma inexplicável, quando para outros nunca teve qualquer significado. E tem mais: o senhor Decotelli cometeu erros no acréscimo de dados ao currículo, porém a instituição a que ele serviu durante mais de 20 anos divulgou uma nota Fake News que a imprensa toda reproduziu sem questionamentos. Portanto, a maioria dos órgãos de mídia cometeu crime de divulgação de Fake News.
-
-
Roberto Gomes
O jornalista está totalmente errado. Todos mencionados no texto foram tratados implacavelmente pelos seus *erros* curriculares. Faltou mencionar Aloysio Mercadante, que teve que defender seu doutorado às pressas na UNICAMP. A razão é outra. Na verdade, é *o momento*, em que Bolsonaro está extremamente pressionado. Não fosse isso, Decotelli teria sido mantido no governo.
-
Edson Saito
Não há racismso quando falamos de picar etas.
-
Richard Lins
Pode ser racismo pelos dois lados! Bolsonazi pensando que ia se dar bem, colocando um negro e pós doutorando no governo medíocre. E o pessoal detonando, com força, só pq é negro. Lembrando que não vimos nenhum comentário da comunidade afro brasileira... antes ou depois dos fatos.
-
Claudia Codeco
Não creio que seja racismo. Foi um ato imperdoável para um ministro da educação. E a forma como desmereceu suas falhas torna o ato insustentável. Acredito que havia um grande desejo que desse certo.
-
Vanderlei Nogueira
Entendi da seguinte maneira, Até a queda do muro de Berlim, final da segunda guerra, a inflação subsidiava a indústria e formava a classe média, após a queda do muro de Berlim , tivemos eleições para Presidente, e ao mesmo tempo uma revolução cultural e étnica com reivindicações dos Afrodescendentes apoiados pela migração em massa para retirada do branco do poder na região do sudeste
-
Paulo Araujo
Acho que foi por causa da passagem do cometa de Halley, em 86... ou foi o efeito dos raios gama nas margaridas do campo?
-
Vanderlei Nogueira
. Esta fragmentação da divisão representada pela migração ocorre propositalmente nas cidades do Sudeste para evitar uma divisão maior do país entre norte e sul. (Guerra Fria)
-
Vanderlei Nogueira
Entendi também que não só a Alemanha estava dividida em duas "partes" mas o Brasil também entre Norte e Sul. A periferia representa a esquerda apoiada pela Rússia e o centro das cidades representa a direita apoiada pelos EUA. A periferia representa a migração e uma espécie de fronteira entre o norte e sul do país. O Norte e o Sul têm em sua composição 70% e 15% de afrodescendentes respectivamente.
-
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.