Opinião > Reafirmando o direito à educação Voltar
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O ponto de partida é desigual em virtude do abismo para educação básica e média, entre redes pública e privada. O problema fulcral é este, já que antigamente as faculdades de ponta recebiam alunos provindos em massa de escola pública, muitos de origem humilde, fui colega de vários. As cotas existem desde 2003. O que foi feito nesses 17 anos para igualar o ensino para todos? Nada! As cotas são a compensação para o fracasso do ensino.
Educação não é um direito; nosso direito se resume a ter oportunidade de ingressar num sistema de educação de qualidade. Quanto a sair dele, e como sair, é responsabilidade de cada um. Em vez de considerar a educação como um direito ela deveria ser encarada como um privilégio. O aluno que entra no sistema educacional considerando a educação como um direito pode perfeitamente considerar que ele será educado a despeito dos seus esforços, dedicação e disciplina sem nenhum sentimento de gratidão.
Embora não tenha usado a cota em nenhum momento de meus estudos e isso inclui graduação em curso de engenharia agronômica e pós graduação em instituição de ponta, sei que tenho somente minha história para comprovar o quão possÃvel é. Mas a velocidade com que essa massa de brasileiros avança nos estudos é o nosso problema social primeiro. Temos que tirar esses milhões de brasileiros de miséria urgente e de modo definitivo. Escolha você como: ou cotas ou ensino de 1º e 2º que preste.
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