Marcos Mendes > Magia fiscal Voltar
Comente este texto
Leia Mais
A pandemia realmente deixou os ortodoxos desnorteados. Depois de errarem TODAS as previsões, desde o fim do governo Temer (afinal, foram estes mesmos economistas que previram que após as reformas trabalhistas e da previdência, a economia entraria nos eixos ) insistem em fantasias fiscalistas cujos resultados são pÃfios, para dizer o mÃnimo. E tome-lhe a velha conversa fiada de que no "longo prazo" virá o crescimento. Falta combinar com os eleitores.
O colunista esqueceu espertamente de comentar sobre um mecanismo de enxugamento de liquidez de baixo custo que o aumento dos depósitos compulsórios que devem ser mantidos pelo banco no BC. Esqueceu possivelmente porque o setor financeiro não gosta dessa modalidade.
Se Economia não for tratada como ciência formal, puramente teórica, e sim como ciência empÃrica, baseada em evidências, a experiencia decorrente da crise de 2008 (mecanismo QE) diz que sim, vale a pena trocar dÃvida publica por dÃvida do BC. Além disso, para que serviriam reservas internacionais 200% acima do que o próprio FMI analisou como suficiente para ao Brasil a não ser para agir em situações de emergência, só porque seriam 'ativos nobres'?
O Monsueto ter pedido para sair é preocupante. Talvez ele tenha percebido uma pressão dos milicos para sair gastando. Mas de qualquer forma o principal problema está nos estados. Poucos estão levando a sério o enxugamento de gastos.
Tradução do palavrório liberal do colunista. o governo não pode gastar nem se endividar porque precisa do dinheiro para salvar bancos, financeiras e grandes empresas da bancarrota se quebrarem. Comunismo financeiro travestido de ideologia liberal infestada de eufemismos.
EUA e CHINA emitindo moeda adoidado e o "consultor" me sai com essa.
Imagino Mendes na equipe responsável pelo enfrentamento do pós-Guerra ou a depressão de 29. O palavrório esconde mal que seu modelo liberalista de sala de aula nunca funcionou sobre a face da Terra, exceto para justificar a concentração de renda e da riqueza como nunca antes na história deste paÃs. Não há alternativa fora do velho e sábio Maynard, que em lugar do palavrório liberal da Escolástica AustrÃaca, criou a Teoria Geral e salvou (e segue salvando) o sistema do capital da bancarrota.
Exato. Ginástica mental para continuar vendendo consultoria. Não vai colar. Olha os EUA e a CHINA emitindo moeda. EUA já criaram 4,8 milhões de empregos.
Mendes, assim como Lisboa e Pessoa, é um prescritor fiscalista que, com o tsunami da pandemia, se viram pendurados na brocha... A vida deve ser dura pra quem vê seus modelos teóricos de interpretação subitamente desmantelados.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Marcos Mendes > Magia fiscal Voltar
Comente este texto