Opinião > O golpe já começou Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Haroldo Silva

    Perspectiva interessante. Gostei muito da análise no que se refere, em especial, da interrupção do uso de termos desumanizados para denominar o oponente, algo que ocorre em ambas as direções. Mas, é uma pena. Vivemos tempos sombrios.

    Responda
  2. Marco Aurelio Colnaghi Vargas

    É salutar e mais do que oportuna a proposição do articulista. É preciso unir esquerda, direita, centro, os movimento sociais e por aí afora. Convencer alguns bolsonaristas que ainda marcham ao lado do ditador de plantão em Brasília me parece bem mais difícil. Trata-se de um grupo de fanáticos religiosos que acreditam no mito. Um mito de barro, sem dúvida, mas um mito mesquinho, sem graça, ignorante e despreparado. Se houver movimento de rua, estarei nela. Boa sorte.

    Responda
  3. silvio eduardo valdez pinto

    Os devotos de Bolsonaro não se importam com a verdade. Verdade, para eles, é o que o seu ídolo diz. Talvez os neurocientistas consigam explicar isso. Tentar trazê-los para o que acreditamos ser a verdade, o bom-senso, é perda de tempo. Tomara que as eleições não sejam fraudadas. 70 ainda continua sendo mais que 30.

    Responda
  4. silvio eduardo valdez pinto

    Quando Dostoiévski foi condenado à morte e estava na masmorra ele leu freneticamente a Bíblia. Como sabemos a condenação era uma farsa do Tzar para destruir o psiquismo daqueles presos. Com a pena comutada em perdão, Dostoiévski passou a adorar fervorosamente Jesus Cristo e ele definiu para sempre devoção:"Se me provarem que a verdade está fora de Cristo, que Cristo não é a verdade, prefiro ficar com Cristo a ficar com a verdade". É isso que esses adoradores do Bolsonaro têm por ele: devoção.

    Responda
  5. silvio eduardo valdez pinto

    Quando Dostoiévski foi condenado à morte e estava na masmorra ele leu freneticamente a Bíblia. Como sabemos a condenação era uma farsa do Tzar para destruir o psiquismo daqueles presos. Com a pena comutada em perdão, Dostoiévski passou a adorar fervorosamente Jesus Cristo e ele definiu para sempre devoção:"Se me provarem que a verdade está fora de Cristo, que Cristo não é a verdade, prefiro ficar com Cristo a ficar com a verdade". É isso que esses adoradores do Bolsonaro têm por ele: devoção.

    Responda
  6. Erison Mendonça

    Os 30% que apoiam o Bolsonaro não são apenas gado, são fascistas. E com fascistas a gente não conversa, a gente combate. Se o autor do artigo tiver estômago e tempo pra ficar jogando pérolas para porcos, vá em frente, mas não venha pedir para nós que votamos certo para "estendermos a mão" a quem quer destruir não só o nosso país, mas a nossa existência.

    Responda
  7. Flávio Rodrigues Fonseca

    Prezado empresário, não existe esse brasileiro que você imagina. A hipocrisia é parte integrante e indissociável no DNA do nosso povo.

    Responda
  8. Arthur Diniz Filho

    Caríssimo IOSCHPE, ótima reflexão. Verdadeira, crua, irrefutável. É isso mesmo! Sou comentarista da Folha desde antes desse Capitão ser eleito, e venho acompanhando sistematicamente, o que ele vem nos impingindo, com sua fúria direitista. Desde os primórdios de seu Governo, venho denunciando aqui esse fato incontestável do que ele pretende. Exatamente isso que o Senhor delineou. Se não houver homens e mulheres, que o façam "recolher ao seu canil", estaremos sob a dominação do Golpe.

    Responda
  9. David Galdino Marques

    li ao artigo fui ver os comentários ao todo 19.Resumindo 17 contra o Bozo sómente 2 a favor, onde se encaixa os 30% duvido que exista esta tal porcentagem, balela.

    Responda
    1. Geraldo Magela Clarindo Ribeiro

      Eleitores do atual presidente não se interessam por artigo com este conteúdo. Falta-lhes o essencial: educação pois acham educação é frequentar a escola e obter alguma certificação.

    2. José Natalício de Araújo

      A grande maioria dos 30% nem leram esse artigo. E possivelmente nem são assinantes da Folha. Temos que batalhar meu amigo. Eles existem.

  10. LUIZ ALBERTOS SOARES FREITAS

    Excelente texto! Parabéns Gustavo!!

    Responda
  11. NELSON BEZERRA BARBOSA NELSON BARBOSA

    Temos que unir os que querem o mesmo futuro? Que futuro é esse? Ele é de fato o mesmo para todos. Entre os que descolaram do governo e tentam se abrigar na oposição, tem gente que não só apoiou Bolsonaro, mas compartilha de muitos dos seus valores. Que futuro eles querem? Tem que haver um projeto que tenha, na defesa da democracia, a mar=triz. Quanto aos militares, não vão promover quartelada, já foram cooptados e enquadrados pelo capitão, apoiam ou silenciam sobre suas sandices.

    Responda
  12. JOSÃ EDUARDO FEROLLA

    Eu abomino o mandatário, mas não suporto o nível do debate em torno dele. Aliás, como se houvesse debate, a não ser que gado, muuu, vai estudar, nazifascista, adorador de ditadura pró-miliciano etc., fosse algum tipo de diálogo . A vanguarda do atraso da ponta direita/esquerda, ambos reis da intolerância e possuidores da verdade universal, cria uma disfunção política que empaca, trava, estimula, desorienta e se transforma na abominável patrulha política do ódio. .../Claudia F.

    Responda
  13. Cloves Oliveira

    Como dizia o Stephen Hawking, o maior inimigo do conhecimento não é a ignorância, mas a ilusão do conhecimento. Ironicamente a democracia está em risco justamente devido aos seus defensores mais ferrenhos que a transformaram em dogma e se recusam a admitir que na sua estrutura atual não tem como sobreviver. Sem mudanças importantes ela terá o mesmo destino do comunismo, enfraquecendo aos poucos a ponto de se tornar irrelevante ante ao progresso e o avanço do conhecimento e da tecnologia.

    Responda
  14. Regina da Silva Mariano

    Gustavo Iochpe?!Blergh! Eca! C u s pin do

    Responda
    1. JOSÃ EDUARDO FEROLLA

      Pois é Regina, dá exemplo, continue a mostrar o alto nível de alguma coisa que vc, com certeza, chama de diálogo político institucional no modo apedrejamento. Diálogo civilizado é o que o Brasil precisa. .../Claudia F.

  15. CARLOS ALBERTO DARIANI

    O artigo parece uma obra ficção, primeiro cita fatos que não existem, por exemplo uma suposta supremacia do Executivo sobre o Legislativo e Judiciario. Isso não existe, os outros poderes seguem fortes e tolhendo ações ou pretenções do Executivo. Confunde o legal com o movimento corporativo no caso do PGR e da PF. Por ultimo, quem não concorda com ele, automaticamente é contra a democracia. É muita pretensão, não é não?

    Responda
  16. José Geraldo Pereira Baião

    Gente, vocês notaram que a Folha está fazendo de conta que não está acontecendo nada com José Serra e sua filha Verônica? É muito tucanismo...

    Responda
  17. ANTONIO CZAS

    Dou-me por satisfeito se alguém tiver sucesso em converter o trio "parada-dura" de importante rádio paulistana, mais um comentarista, misto de jornalista e economista, na mesma emissora a mudarem de lado. Incensam dia e noite os méritos do tresloucado governante. Falam para milhões, que há anos são a audição da emissora especialista que é em comunicação de massa. Alguns já se converteram e estão em outras paragens. Mas sempre há um repositório, cada vez pior em teoria, porém mais eloqüente.

    Responda
  18. José Oliveira

    Li agora mesmo, nesta Folha, na ilustríssima: ...onde a vontade resoluta de uma nação se opõe constantemente a deixar-se conduzir como um rebanho de ovelhas. Max Weber. Ovelhas magras e tosquiadas, diga-se de passagem.

    Responda
  19. ADONAY ANTHONY EVANS

    Artigo foi muito bem no diagnóstico. Errou na prescrição. Se os 30%, não se convenceram ainda, não se convencerão jamais, certo Hilde? E adicione-se à receita umas aparas de fisiologismo de um Centrão exumado, o auxílio pandêmico às classes de baixa renda, e o valoroso esforço dos pastores a conduzir rebanhos. Em nome do Senhor. Ainda que à sua revelia. Assim não cai. Mas 70% não podem se dobrar a 30. Somos muitos. Somos mais. Em lugar de extenuante e mítica conquista dos 30, articulação dos 70.

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      ;-) levantei 'com a cachorra', como se diria nos antanho [©_®]

  20. MARCOS BENASSI

    Seu Gustavo, seu sobrenome - salvo engano meu - era sinônimo de agudeza analítica, lá no longínquo milênio passado. Fosse o que seje, este seu texto está primoroso, parece-me mais do que justo e me sinto acanhado em ter uma conduta que o contraria. Mas essa montaria que rocinou o comentário abaixo deste precisa retornar ao circuito de adestramento para desaprender a escoicear. Esse meu vomitório é para, concordando com seus argumentos, pontuar que existe uma minoria voluntariamente inamovível.

    Responda
    1. ADONAY ANTHONY EVANS

      Montaria que rocinou é ótimo. Você não ficou magoado, né Hilde? Não vai nos deixar, né, embaixador dos 15%?

  21. José Oliveira

    Alguém comentou aí, e com todo respeito, foi uma pequena e cabal prova do estado de agir e pensar de muitos. Quando procurarem a criança de nossa democracia, verão que ela foi jogada fora na água em que afogaram também a liberdade e a esperança. Mas ainda não é tarde e não precisamos de mais uma noite em nosso porvir. Nunca!

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      Caro José, opa!, educado e poético, fostes. Reconheço, antes isto do que meu azedume; é que meu figo anda meio atacado, daí que vira e mexe escorrem umas bílis mais negras e grudentas. Mas tô comprometido com a saúde hepática, vou deglutir uns Epocler e ver se tomo tento.

  22. EDSON RIBEIRO DA SILVA

    Os golpistas precisam ser mandados de volta para suas covas da História. Esse universo de fascistas, nazistas, integralistas, eugenistas, fanáticos fundamentalistas que compõe a direita já mostrou o que lhe interessa. E todo dia ocorre, no Brasil, uma demonstração bizarra que confirma o que esses golpistas querem. Tanto o líder quanto seus seguidores não passam de imbecis pré-renascentistas. Já para suas covas! Marchem!

    Responda
  23. Hildebrando Teixeira

    Quando o intolerante sem caráter não tem uma verdade para desconstruir a imagem de inimigos usa uma mentira. Xôôô comuno-petralhas!

    Responda
    1. MARLUCE MARTINS DE AGUIAR

      Sois 15% da manada do #forabolsonaro!

    2. Dalton Matzenbacher Chicon

      "... intolerante sem caráter ... " se presta a adjetivar inúmeros indivíduos, difusamente. No entanto, se presta em especial àqueles francos negacionistas de fatos, outrora os de uma linhagem ideológica, atualmente os de outra. Eleva-se flagrante falta de caráter querer fazer crer em algo que deliberadamente não o é, bem como bradar inexistente aquilo que, à toda evidência, é.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.