Ilustríssima > Bolsonaro envergonha um país como Berlusconi, diz historiador italiano Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Hernandez Piras Batista

    Ginzburg é ótimo, mas a entrevista foi péssima. Ao invés de aprofundar algumas questões, o repórter preferiu seguir seu roteirozinho de perguntas prontas. O resultado é superficial e fragmentado. Oportunidade perdida!

    Responda
  2. ROSALICE SILVA

    Samuel Silva, A questão relevante não é saber que é ou foi Berlusconi. Se a pessoa nano sabe, mas se tem uma vírgula no texto, a pessoa entende que se trata do nome de uma pessoa, pois não existe um país com esse nome. A questão central é o erro de português.

    Responda
  3. VITOR LUIS AIDAR SANTOS

    Aos 54 anos e podendo viajar desde 1996, entendo perfeitamente a proposta do artigo, independentemente de vírgulas ou pontos finais. Creio que até os idos de 2010-2015, brasileiros representavam tudo de bom quando aportavam em terras estrangeiras para turismo. Nossa capacidade de iniciativa e criatividade profissional então, em outras nações, nem se fala. Mas depois, tudo desmoronou, e continua piorando. Meu vínculo parece ter se desviado para a vergonha, ao invés do amor. Tristes Trópicos...

    Responda
  4. ROSALICE SILVA

    Quer dizer então que Berlusconi é um país? O mau uso do português pelos redatores da Folha continua seríssimo. Falta uma vírgula no título da reportagem! Vergonha. Erros grosseiros de português, constantemente.

    Responda
    1. samuel silva

      Está implícito que o Bolsonaro envergonha um país (Brasil) assim como Berlusconi envergonha um outro país (Itália). Interpretação de texto. É que se a pessoa não sabe quem foi Berlusconi, além de dirigente do Milan, fica difícil.

  5. ADONAY ANTHONY EVANS

    Eu gosto de italiano por causa disso. Cata a navalha do barbeiro de Sevilha dal connazionale Rossini e vai direto na carótida.

    Responda
  6. RICARDO SANTA MARIA MARINS

    Lembrem-se ao depositar este ano 2020 nas urnas, você estará depositando o voto fúnebre dos milhares de mortos produzidos pela incompetência desse governo federal que tem como protagonista o presidentinho negacionista e que com a gestão da economia produz um suicídio empresarial. A pandemia é mero acidente de percurso histórico. Coisa, mortes, milhares que poderiam ter sido evitadas. É isso! Governo Macabro!

    Responda
  7. RICARDO SANTA MARIA MARINS

    Tempos de bolso Nero, 2021 enorme desemprego, saúde em frangalhos, educação sem qualquer chance. Estagnação, ao invés de mercado de trocas teremos mercado de escambos. Alta exploração agiotal. E nossas chances diminuem a cada dia! Governo Federal o governo do fracasso nacional. A direita extrema que sucumbiu por cultuar a extrema esquerda. Saldo contábil Zero! O país que disputa migalhas e mesquinharias. Triste situação. De país Top a país que passa vergonha internacional. É isso!

    Responda
  8. Mateus Sá

    Berlusconi precisou de uma guerra para destruí-lo. Este governo desastrado do Brasil está se auto-destruindo sem guerra e sem oposição e levará consigo a imagem das forças armadas que integram seu ministério.

    Responda
  9. A R Souto

    Esse Ginzburg e os brasileiros que gostam dele não sentem vergonha do Stalin, do Beria, do Mussolini, do Lula, do Dirceu, do E. Cunha, do S. Cabral e de outros personagens malfeitores da humanidade. Claro, essa turma toda (admirados e admiradores) não querem o combate à corrupção e a todos os males que afligiram o Brasil nos últimos 20 anos. É compreensível! Eles falam de vergonha e são insensíveis ao sentimento da vergonha. Dito de forma mais simples: pertencem ao universo dos sem-vergonhas.

    Responda
    1. A R Souto

      Vale dizer, esse turma é do universo daqueles que comparam os que alteraram o Brasil em 2018 aos tiranos alemães da década de 1940. Claro, o SV Ginsburg não está no grupo de italianos, adultos e crianças, que todos os anos homenageiam os 467 brasileiros que se sacrificaram nos campos de batalha da Itália para varrer de lá os adeptos de Beria e Goebels (os primos em ideal hediondo). A pandemia do SV Ginsburg é pior do que a pandemia do Covid-19, dado que é mais duradoura e infectocontagiosa.

  10. jose vanzo

    Bolsonaro acredita no darwinismo e só os forte devem sobreviver.Uma sociedade civilizada acredita no melhor.Golias era o mais forte e Davi o melhor.Não se deixa guiar pelos hormônios e sim pelo neurônios.Tudo que temos de melhor no mundo e nas nossas vidas se devem à Razão,Ciências,Humanismo e crença no Progresso.O Bolsonaro faz apologia da força e esta nada tem de humano.E um Estado desumano envergonha seus seu povo.

    Responda
  11. Alaor Magno

    Os bolsonaristas se comportam como os maiores id**iotas que existem, andam com os sapatos apertados aguentando os desmandos do mito e antes de dormir afrouxam suas consciências e calçados e se sentem os seres mais felizes do mundo, certos que fizeram suas obrigações.

    Responda
  12. edson gama

    Comparar alhos com bugalhos, quando a tese, sem logica, não faz match com os fatos! Berlusconi é vantagem indevida, é roubo, é patifaria, é offshore, algoritmos de lavagem de grana, é conluio... coisas do pseudo PT, que de trabalhador, NADA!

    Responda
    1. Alaor Magno

      Igual ao Berlusconi. O bozo só não foi processado até agora por abuso de menores como foi o Silvio Berlusconi.

    2. José Valter Cipolla Aristides

      Mais um engano seu, Edson. O Bolsonaro é o nosso Berlusconi. Fanfarrão, fala muita por ca ria, disse que o apto funcional era para comer gente e gosta de fazer gracinhas em cima da tragédia alheia. Procure se inteirar sobre Berlusconi e verá que o presidente é idêntico. Ah! Ia me esquecendo, o Berlusca também se elegeu arrotando moralidade.

  13. edson gama

    O Povo não sabia, ai vieram lula, dilma, zé dirceu, os barbalhos, renan, collor, etc...com o advento das redes, o horizonte se alarga, atropelou a mídia clássica, radio, TV e jornais que nos empurravam ..., reinavam os coronéis da mídia, o poder econômico era absoluto... as redes despertaram o Gigante, veio Bolsonaro, tudo é fé e esperança no porvir !!

    Responda
  14. edson gama

    Intromissão indébita. Bolsonaro veio e está tentando extirpar a politicagem vergonhosa do fisiologismo, da corrupção e da lavagem de grana, enquanto o Povo, dezena de milhões à minguá de tudo! A imprensa se calou por três décadas num jogo de conveniência. Nunca se teve um governo tão integro quanto este. Ordem e Progresso!

    Responda
    1. ALEXANDRE DE CASTRO

      Faz me rir!!! Bozo é mais um Político Ca l h o r da, ficou décadas ma m a ndo nas rachadinhas da Câmara e até passou esse legado para os filhos milicianos! Seu Mito Tem pés de barro.

    2. José Valter Cipolla Aristides

      Edson, você está enganado. A imprensa não se calou por três décadas, a maior parte dela foi conivente, porque conveniente ($$). Além de grandes empresários e banqueiros, quem mais ajudou a eleger esse presidente?

  15. jose roberto alferes siqueira

    Folha o povo brasileiro deve ser entrevistado, agora escolher a dedo estrangeiro que não sabe de nada , e falta de assunto ou só para encher linguiça, continue entrevistando intelectuais que a população nunca ouviu falar se vc aja que isto ajuda em alguma coisa

    Responda
    1. Waldo Assahi

      Já leu seu horóscopo hoje?

    2. Camila Falcão Almeida

      q vc nunca ouviu falar.

    3. Marcelo Bondioli

      Se for para entrevistar intelectual que o povo conhece, só ira sobrar o Tiririca.

  16. Breno Augusto de Oliveira Santos

    Carlos Ginzburg é um dos melhores historiadores contemporâneos. O queijo e os vermes é um clássico!

    Responda
  17. Neli de Faria

    Berlusconi, pelo menos, é milionário. Rico, riquíssimo. Não é como certo brasileiro que chegou ao oficialato(como passou nas provas? E na Academia Militar?) e ficou 27 anos na Câmara e a única coisa que fez foi colocar seus filhos na política. O povo brasileiro não sabe votar...

    Responda
    1. Alaor Magno

      O bozo entrou no EB pela Espcex, fez um exame de nível fundamental e depois de 3 anos conseguiu entrar na AMAN automaticamente para ser expulso depois de sua primeira promoção indo para reserva depois como Capitão. Foi apenas um oficial inferior na hierarquia militar, não passando disso.

  18. João Braga

    Particularmente tenho vergonha do período p etista, de maior co rrupção da história. Uma república de bananas saqueada por m entirosos populistas que incharam e aparelharam o estado . 18 ex ministros dessa época são reus em crimes de corr upção, malas de dinheiro, e dolares na cueca. Isso sim é vergonhoso. Deixem de hipocrisia.

    Responda
    1. João Braga

      Waldo, você quer comparar fatos reais, graves, com fofocas de midia opositora?

    2. Waldo Assahi

      Tenho vergonha dos períodos onde os órgãos de investigação eram aparelhados e não permitiam que políticos e empresários corruptos fossem julgados e presos. O período petista, do qual vc se envergonha, foi o único em que PF e MP tiveram independência para fazer o seu trabalho. Bozo tenta reaparelhar estas instituições à luz do dia... Que orgulho, não?

  19. MAURICIO LAHAN

    primeiro cuide de sua aparência ,

    Responda
    1. José Valter Cipolla Aristides

      Talvez lhe cause boa impressão a aparência do Collor, José Serra, Bolsonaro e filhos, Kassab, Crivella, José Richa. Todos muito bem arrumadinhos na foto, mas...

    2. Matheus de Oliveira Melo

      Quanta superficialidade.

    3. MAURICIO LAHAN

      isso para mim não é maneira civilizada?

    4. Caio Milani

      Melhor alguém com cabelos revoltos e que tenha conteúdo que um cara engomadinho medíocre . Mensagens ignóbeis denunciam perfeitamente a natureza pueril de seus autores .

  20. Pedro de Oliveira

    Olha quem escreveu isso: Naief Haddad. Esperavam o que?

    Responda
    1. wilson kfouri

      Naief deve ter muito orgulho de ter o sobrenome Haddad como do ex-ministro da Educação, professor universitário,bacharel em Direito,mestre em Economia e doutor em Filosofia. Teria vergonha se fosse Bolsonaro,psicopata genocida,nomeador de laranjas e ligado à milicianos assassinos...

    2. José Valter Cipolla Aristides

      Porque você é Oliveira, gostaria de ser comparado com outros Oliveiras que não prestam? Eunicio Oliveira lhe agrada?

    3. Matheus de Oliveira Melo

      Minion sendo minion.

    4. Caio Milani

      E por um acaso todos os Haddad , aliás muito comum na região do Líbano e Síria , têm relação de parentesco com o político ? Haddad no Líbano é como Oliveira no Brasil ; estão por todos os lados .

  21. Paulo César de Oliveira

    A manchete ficou muito ruim. Se fosse "Como Berlusconi, Bolsonaro envergonha um país, diz historiador italiano", ficaria melhor.

    Responda
  22. Henrique Oliveira

    A grande maioria de nós tem orgulho de ser brasileiro. No entanto, ao menos 75% tem vergonha de ter eleito o atual ocupante da cadeira presidencial. Aliás, quando foi a última vez que elegemos alguém que presta nesta país! Vergonha destes políticos... todos!

    Responda
  23. Hildebrando Teixeira

    Orgulhoso como nunca de ser brasileiro! E que se lasquem Macron, Merkel e a mídia esquerdinha européia

    Responda
    1. Waldo Assahi

      A mosca também se orgulha da mehda

    2. Matheus de Oliveira Melo

      Delirante psicótico. Pobres amigos e família!

    3. Marcelo Guimarães Freitas

      Andava sumido. Já conseguiu assimilar o Queiroz na casa do Advogado do teu mito? Ele não sabia de nada não é? Agora comparar Angela Merkel com o glorioso Jair é de uma bobagem infantil sem tamanho.

    4. Mário Sérgio Ferreira

      Vai estudar!!!!!!!!!!

    5. Ayer Campos

      'A sanidade do discurso é um acordo provisório e superficial: todos sabemos, um vinho, uma paixão, uma obstinação, um rancor, uma dor, uma desacerto podem facilmente suspendê-la' (Viviane Mosé, psicanalista e filósofa).

    6. Paulo Ferro

      Coitado, como você tem a mente miúda. Dizer-se feliz em ter um governo sem nexo, desnorteado, sem comando, incompetente, é de uma pequenez.

    7. Henrique Mendes Gonçalves

      Isso aí, Hildebrando. Não tem coisa mais bonita do que se f*der cada dia mais, mas erguer a cabeça orgulhoso, porque você é brazuca e não desiste nunca de passar vergonha. Nada é mais bonito do que ser feito de ot*rio, Hildebrando. Viva a zé-ruelagem.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.