Ilustríssima > Morto há cem anos, Weber ensina que radicalismo é falência da política Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Atenção brasileiros! Como seria possÃvel então, pergunta-se Weber, “a persistência da democracia e da liberdade sob o domÃnio do capitalismo moderno?” Ele mesmo responde, no tom tÃpico de seus textos polÃticos: tais ideais só prosperam “onde a vontade resoluta de uma nação se opõe constantemente a deixar-se conduzir como um rebanho de ovelhas”.
Weber atual. Grato pelo artigo, professor
Ótimo texto!
Saudações Weberianas!!!
Heidegger falava em "ciência alemã", Goebbels falava em "arte alemã" e certo Secretário Especial da Cultura do atual governo, falando em polÃtica cultural ao som de Wagner, também falava em "será cultura nacional ou será nada". Weber ficaria horrorizado, embora tivesse senso de humor suficiente para ver o ridÃculo da paródia brasileira. Felizmente, o atual secretário da Cultura é "secreto". Pelo menos isto!
As obras de Weber estão entre as melhores que li e "Parlamento e governo numa Alemanha reconstruÃda", do mesmo autor, é o melhor ensaio que li sobre o regime democrático. Até mesmo o marxista Gramsci o leu e o elogia, afirmando que suas lições poderiam ser aplicadas à polÃtica italiana.
Quem leu a biografia de Weber, escrito pela esposa Marianne, pode se surpreender com a insistência do sociólogo para pregar em armas. Não foi aceito por problemas de saúde, recebendo como alternativa um cargo de direção em um hospital para feridos de guerra. A surpresa se refere ao seu caráter belicoso em uma guerra de conquistas.
Corrijo: um grande livro.
Ótimo artigo.
Valeu Sérgio, grande texto. Me lembrei de suas aulas no ICHS, muita erudição.
Marx, Weber e Durkheim., tripé da sociologia clássica. É importante conhecer o pensamento de cada um deles.
A publicação livre e desmedida de pseudos pensadores nas redes coloca por terra o ceticismo e glorifica a estupidez enquanto restam algumas reservas de combustÃveis fósseis para serem queimadas
"Ciência e PolÃtica - Duas vocações " é uma grande livro. Recomendo.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ilustríssima > Morto há cem anos, Weber ensina que radicalismo é falência da política Voltar
Comente este texto