Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Douglas Alves da Silva

    Texto leve descontraído, mas vejo que até para um texto desse há pessoas ressentidas que escrevem vários comentários para parecer intelectual... Como eu sempre digo: o bom de "hater" é que não precisa ser inteligente, basta discordar de tudo e criticar a pessoa que criou .... Bando de marmanjos mimimis .... rsrsrsrs.

    Responda
  2. Paulo Roberto Schlichting

    Quanto ao texto, congratulações aos comentaristas. Divertidos uns, inteligentes outros....

    Responda
  3. Adailton Alves Barbosa

    Acho que o Pondé nunca se importou com os comentários dos leitores.

    Responda
  4. herbert tresoldi

    Peso morto! Colunista precisa arejar as ideias e liberar o espaço....

    Responda
  5. Artur dos Anjos Todorov

    Finalmente Pondé escreveu um negócio ruim

    Responda
    1. Paulo Roberto Schlichting

      rsrsrs...

  6. Geraldo Junior

    Muito bom. Divertido.

    Responda
  7. Carolina Figueiredo

    Puer Aeternus

    Responda
  8. Otávio Teixeira

    Péssimo texto (mo de sempre) deste pseudointelectual reacionário cujo ego não cabe no Maracanã. Não sei por que a Folha ainda mantém este farsante como articulista semanal.

    Responda
    1. Otávio Teixeira

      Péssimo texto (como de sempre) deste pseudointelectual reacionário cujo ego não cabe no Maracanã. Não sei por que a Folha ainda mantém este farsante como articulista semanal.

  9. Marco Antonio Barbeito dos Santos

    Parabéns ! Um texto leve e divertido para estes tempos difíceis prá carambas. É muito bom começar a semana de maneira agradável assim. Grato.

    Responda
  10. Jose Geraldo Leite Coura

    Vai competir com o Ovalo de Carvalho??? kkk

    Responda
  11. Nilton Silva

    Sempre polêmico, estimulando a pensar (ou pelo menos a comentar sem raciocinar, como geralmente acontece) até mesmo as criaturas mais simplistas, como aquelas que veem misoginia em tudo. Parabéns.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Pondé não estimula a pensar, ele estimula a estereotipar e discriminar, a raciocinar com o fígado, particularmente qdo dirige sua arrogância contra as mulheres. Vc não Vê misoginia nos seus artigos pq certamente não é muito diferente dele.

  12. Alexandre Miquelino Levanteze

    Até tentei ler matéria mas depois da frase: "Mas as mulheres acreditam, logo, isso é o que importa.", desisti.

    Responda
  13. Marcos A T Garcia

    Pondé e seus artigos para a classe média ressentida e reacionária.

    Responda
  14. LUIZ ALBERTOS SOARES FREITAS

    Pondé, genial sempre!

    Responda
  15. Ricardo Knudsen

    Beto Rezende, vc diz q Adora mulheres...só rindo, é o mesmo discurso do Pondé. Vc, como Pondé, ofende as mulheres, dizendo q não há mulheres inteligentes, e depois diz q as adora. O psiquiatra explicou isso. Misógenos odeiam as mulheres pq as desejam, mas não tem controle sobre elas. E como os misógenos agem de modo es cro to em relação a elas, são rejeitados, o q aumenta o seu ódio. Se quer ser deixado em paz, não publique coisas ofensivas.

    Responda
  16. Beto Rezende Rezende

    Já fui colunista, Gomes. De política. Sei do que estou falando.

    Responda
  17. Beto Rezende Rezende

    Knudsen, Se há uma coisa que eu não sou é misógino. Adoro as mulheres! As inteligentes, de preferência, o que está raro no mercado (vão dizer que sou guedista). Tento não chamar atenção quando comento, mas não me deixam em paz. Saco!

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Vc realmente se acha o máximo, não é mesmo? Para vc, q se acha o máximo da inteligência, o mercado está fraco em mulheres inteligentes. Talvez não seja bem assim, talvez simplesmente as mulheres inteligentes fujam de vc, q certamente não é assim um gênio, a julgar pelas bobagens insultuosas q escreve sobre as mulheres.

    2. Ricardo Knudsen

      Adora mulheres...só rindo, é o mesmo discurso do Pondé. Vc, como Pondé, ofende as mulheres, de modo enviesado, significando q não há mulheres inteligentes, e depois diz q as adora. O psiquiatra explicou isso. Misógenos odeiam as mulheres pq as desejam, mas não tem controle sobre elas. E como os misógenos agem de modo es cro to em relação a elas, são rejeitados, o q aumenta o seu ódio. Se quer ser deixado em paz, não publique coisas ofensivas. A propósito, vc e seu xará fazem uma bela parelha...

    3. Roberto Gomes

      Xará, melhor deixar esse Knudsen falando sozinho.

  18. Roberto Gomes

    Esse aí é considerado um dos maiores filósofos brasileiros da atualidade. Então tá bom. Está no nível de Olavo de Carvalho.

    Responda
  19. Vitor Viola

    Num to pondendo hoje

    Responda
  20. David Gomide Pinto

    Acredito que o o “as mulheres acreditam em astrologia” é uma referência ao Palhares, personagem do Nelson Rodrigues. Palhares é o famoso “canalha honesto”, que como um camaleão é capaz de aderir marxismo, psicanálise, astrólogo ou qualquer outra moda só para “pegar mulher”.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Talvez Pondé venha a culpar Rodrigues por mais essa declaração misógina. Ele já fez isso qdo declarou q a primeira vocação de todas as mulheres é a pros ti tu i ção. Como pegou mal, covardemente jogou a culpa nas costas de Nelson Rodrigues, dizendo ser uma citação (Rodrigues jamais disse isso), embora a opinião e a vontade de denegrir fossem completamente de Pondé. São truques de gente mau caráter, para se distanciar hipocritamente Do q disseram.

  21. Ricardo Knudsen

    O misógino Pondé não resiste a destilar preconceitos contra as mulheres. Segundo ele, as mulheres crêem em astrologia, mas os homens não (vários astrólogos são homens...). O arrogante colunista é anti-ciência, não acredita sequer na gravidade de Galileu e Newton, pois já disse q pessoas gordas caem mais velozmente q pessoas magras. Muito próximo do terraplanismo. Tbém já difamou uma sociedade científica,ao dizer q defendiam a cura heterosexual, mostrando sua proximidade com Damares e Bolsonaro.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Lorena, hoje não tem nada sobre a Previdência. Vc tem qquer idéia, informação, argumento sobre qquer coisa relacionada com o tema desta coluna? Evidentemente não, gente como vc simplesmente não se interessa por nenhum debate honesto e relevante.

    2. LEONARDO LORENA

      Não vai escrever nada s/ reforma da previdência hj?

  22. TATIANA BATISTA DE AMORIM

    O cara ocupa um espaço como filósofo e se apropria de saber coletivo barato sobre signos só pra não deixar a coluna em branco. Era mais honesto dizer à Folha "hoje, não vou conseguir escrever nada que preste". Perdi tempo porque ainda acreditei que teria uma reviravolta no final, mas foi só frustração mesmo.

    Responda
    1. Roberto Gomes

      Xará (abaixo). * Escrever toda semana é barra! Diariamente, terrível.* Se vc não tem capacidade para isso, é melhor deixar a escrita de lado. É preciso ser Pablo Neruda ou Georges Simenon para escrever tanto e escrever bem, textos de qualidade. Dá uma olhada na wikipedia sobre Simenon.

    2. Beto Rezende Rezende

      Vc já foi colunista, Tatiana? Escrever toda semana é barra! Diariamente, terrível. Ter assunto interessante sempre é para poucos. Mas Pondé é acima da média. Escorrega um pouco aqui, um pouco acolá, mas faz pensar. E indica livros interessantes. Tá bom, né?

  23. Galdino Formiga

    Leitura e espaço jornalístico perdidos.

    Responda
  24. Luis Felipe

    Ponde sendo desagradavel, generalizante, arrogante, superficial, agressivo e machista... Nada de novo! Só é curioso que ele se aproxima cada vez mais dos delírios do mundo do guru de Virgínia a quem ele é tão alinhado sempre. Ponde é uma olavete? Mesmo que pense não ser fica uma consideração que se adequa aos dois: para pessoas como o pondé e Olavo de carvalho a boca é um órgão excretor!

    Responda
    1. Luis Felipe

      Vê-se que a sua capacidade de pesquisa e compreensão de conjuntura não favorecem suas críticas, caro beto. Se vc procurar um pouquinho não terá dificuldade de ver o 'próprio ponde' prestando homenagens e reverências ao 'proprio olavo', destacando com entusiasmo as aproximações....

    2. Beto Rezende Rezende

      Quanta tolice, xará, me comparar com Olavo. Seu repertório é fraco.

  25. Ayer Campos

    Sarcasmo e humor da melhor qualidade, propício aos tempos atuais. Essa aparente evasão em relação 'ao que importa' tem um nome na história da filosofia: 'kinismo' (Sloterdijk) - da raíz grega, um cinismo flertando com o niilismo (um escracho chique). Bem apropriado para uma quadra em que a ignorância se serve da pajelança e do exorcismo como signos de virtude.

    Responda
    1. Emerson César de Campos

      Regras para o parque humano mostra como é viver e nosso destino em época de bioengenharia. Comparar Peter Sloterdijk a Luiz Felipe Pondé, analogamente é como cotejar a golden gate a uma pinguela no pujante município de Borá (SP).

  26. RUBENS CORREA BARROS NETO

    Pondé é um dos meus colunistas favoritos, mas está coluna de hoje, está um lixo. Como alguém tão capaz escreve tanta bobeira?

    Responda
  27. Natalia Torres

    “Mas as mulheres acreditam em astrologia”? Toda generalização é perigosa. Não gostei.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Beto Rezende compete em misoginia com Pondé. Para ele não há mulheres inteligentes, no máximo há aquelas q acham ser. A misoginia é uma patologia já explicada em coluna de um psiquiatra neste jornal. São homens inseguros, que desenvolvem ódio às mulheres pq tem dificuldades de relacionamento e não as respeita, logo acabam rejeitados por elas. Sua vingança é ofende-las, dizer q não são inteligentes, ou q tem a pros ti tu i ção como primeira vocação, como disse Pondé em artigo.

    2. Emerson César de Campos

      Pois então, e ainda fez referência genética para marcar bem a diferença, ligando mulheres a leitura do zodíaco. Evidente que homens são adeptos de signos também. Grandes exemplos de homens como Olavo de Carvalho e o senhor Luiz Felipe Pondé são evidências disso.

    3. Beto Rezende Rezende

      99,99, sim. Até as que se acham inteligentes.

  28. Emerson César de Campos

    Arre égua!!! Eis que o discípulo supera o mestre do Carvalho e nos brinda com sua erudição acerca do zodíaco. Não sem insistir na coisa de que é um tema diretamente ligado ao cromossomo X, como se não houvesse Y, a exemplo do próprio Carvalho, a viver de mapas astrais. Folha, sério, o colunista precisa mesmo de espaço pra escrever isso? Seria menos entediante e transferi lo para a coluna destinada aos signos, e essa preferencialmente ser escrita ao lado de seu inspirador guru, na Virgínia.

    Responda