Celso Rocha de Barros > Guedes foi um fracasso como moderador de Bolsonaro Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Aline Pereira

    "Paulo Skaf, a Sara Winter da burguesia" céus, q epíteto maravilhoso!

    Responda
    1. Mariana da Costa Conde

      Celso tem uns insights deliciosos e um senso de contexto unico - e olhe que eu acompanhei Castelo Branco ...

  2. Nelson Vidal Gomes

    Os juros da era petista giraram em torno de 19%a.a e os de Bolsonaro-Guedes já reduziram ao patamar histórico 2.25%a.a.,com benefícios incomensuráveis para a dívida pública e a economia.Cada vez fica mais claro,que será muito difícil algo se tornar pior do que o pais de mentiras,repleto de corrução e epidemias letais deixado pelo PT,que,até hoje,registre-se,não se dignou a mudar de nome para PEB-Partido das Empreiteiras e do Banqueiros.Deus nos ilumine,abraço fraterno em agnósticos e ateus!

    Responda
    1. Nelson Vidal Gomes

      Até que enfim encontrei um debate e não agressões pessoais a mim dirigidas.Olha as coisas melhorando!Prossigamos nos próximos capítulos, por hoje a minha mente cansada por estudo e trabalho me convida a fica por aqui.Obrigado.Abraço fraterno em todos!

    2. Pery Pedro

      Acho divertido como as pessoas acham que juros e câmbio são decisões políticas feitas para agradar A ou B. A queda no risco-país é uma conquista que começa no governo JK, passa pela política de industrialização dos militares, a redemocratização, o Plano Real, a ótima condução econômica do governo PT e, em que pese o desastre da Dilma, as boas decisões do governo Temer que entregam um país governável a Guedes. Juros é preço de dinheiro que o mercado dá. A queda no risco país o permite baixo. Fato

    3. Paulo Roberto Schlichting

      A trajetória de queda dos juros ganhou impulso como resposta à própria dinâmica do ciclo econômico recessivo. Nada, absolutamente nada a ver com o que o comentarista aparentemente imagina. Zero.

    4. Nelson Vidal Gomes

      Os juros do governo do PEB eram altos por outro motivo,para atrair investidores e agradar aos banqueiros nacionais e internacionais,aumentando com isso exponencialmente nossa dívida pública.Outro abraço fraterno em todos!

    5. Nelson Vidal Gomes

      Os juros do governo do PEB-Partido das Empreiteiras e dos Banqueiros,os eram por outro motivo,para atrais investidores e agradar aos mantenedores do partido,tanto assim,que o foram bem maiores que os da Turquia,os segundos colocados.Outro abraço fraterno em todos!

    6. Nelson Vidal Gomes

      Hernandes juros altos para conter a demanda é outra coisa.No Brasil do PEB os juros eram altos,para atrair investidores e os eram bem maiores que os segundo colocados,os da Turquia,e porque,para agradar àqueles aos quais o partido verdadeiramente se destina,ou seja,a elite econômica do país,daí porque chamar-se PT e não ter promovido um segundo a menos na jornada de trabalho e um centavo a mais no valor das horas,imagine agora se não se chamasse PT, como seria?Outro abraço fraterno!

    7. Rodrigo Ricoy Dias

      Epidemias letais por inação e irresponsabilidade do desgoverno, isto sim.

    8. Matheus de Oliveira Melo

      Que choro chato.

    9. Hernandez Piras Batista

      É evidente que em plena depressão os juros ficam baixos: afinal, não há excesso de demanda a ser contida. Para que você pensa que serve juros altos? É para conter a demanda e, desta forma, a inflação. Que inflação pode existir se não há demanda? Você é apenas um garoto-propaganda do obscurantismo beato.

    10. Nelson Vidal Gomes

      Epidemias letais por falta de saneamento básico,que só agora teve seu Marco Legal aprovado pelo congresso por iniciativa governamental.Outo abraço fraterno em todos!

  3. Nelson Vidal Gomes

    Os juros da era petista giraram em torno de 19%a.a e os de Bolsonaro-Guedes já reduziram ao patamar histórico 2.25%a.a.,com benefícios incomensuráveis para a dívida pública e a economia.Cada vez fica mais claro,que será muito difícil algo se tornar pior do que o pais de mentiras,repleto de corrução e epidemias letais deixado pelo PT,que,até hoje,registre-se,não se dignou a mudar de nome para PEB-Partido das Empreiteiras e do Banqueiros.Deus nos ilumine,abraço fraterno em agnósticos e ateus!

    Responda
  4. Pery Pedro

    Em um ambiente com tantos erros do governo para você analisar, seu texto é fraco, pueril. Mal escrito, mal assentado em fatos, com opiniões lançadas ao vento. É a diferença entre opinião (A e B, Mais C, portanto minha opinião) e palpite (eu acho isso, aceitem). Nesta era de likes, talvez o fato de ter sido muito comentado negativamente seja bom pra voce. Me pareceu um desperdicio de papel. Ou de pixels.

    Responda
    1. Pery Pedro

      Não tenho ódio ao jornalista, mas críticas. Neste jornal costumo ler grandes comentaristas que embasavam o título e os argumentos iniciais com fatos durante a narrativa, para depois superá-las. João Pereira Coutinho e Paul Krugman fizeram isto hoje. Se quiser dividir colunas com eles, acredito que terá que melhorar muito tecnicamente. Sem ódio, como crítica construtiva. Se não, vira panfleto ideológico, Caros Amigos, e não está alinhado com a casa.

    2. Pery Pedro

      Aos que nao gostaram do comentário, o artigo faz a seguinte pergunta na abertura: se esta é a versão moderada, onde estaríamos em uma versão radical? Guedes ficou lá durante a ameaça de golpe, subestimou a pandemia, e não pediu demissão com Moro. Portanto, não moderou o presidente. A partir daí o autor esquece o título do artigo (click bait) e passa a criticar a política econômica do ministro. Daí ser pueril. Esperava que ele elencasse quando o presidente fez a ameaça de golpe e foi apoiado, etc

    3. Rodrigo Ricoy Dias

      Oa fatos estão todos lá, leia de novo. A cavalgadura que nos preside só parece controlada quando se cala. No resto do tempo, é um desastre. Como, aliás, também é Guedes.

    4. Rodrigo Ricoy Dias

      Oa fatos estão todos lá, leia de novo. A cavalgadura que nos preside só parece controlada quando se cala. No resto do tempo, é um desastre. Como, aliás, também é Guedes.

    5. Matheus de Oliveira Melo

      A sua critica se aplica a você, isso sim: comentário sem fundamento nenhum, só ofensas.

    6. Jesse G

      De onde vem tanto ódio pueril e desnecessário, Pedro?

  5. João Braga

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. Jesse G

      Quanto à Passadena, um dos que podem esclarescer é o ex-conselheiro da Petrobrás, empresário Jorge Gerdau.

    2. Rafael Mendes

      Lulinha pecuarista no centro oeste? Essa é a nova versão da mentira que já teve “Lulinha dono da friboi” e “Filha da Dilma dona da Havan”? Ei fsp, essa mentira é calunia está nas suas páginas...eu estou denunciando o caluniador agora pro Lulinha tirar uma grana dele mas pode sobrar pra vcs também hein?

    3. Guilherme Magalhães de Carvalho

      Parei no - ausência de escândalo s- Onde essa gente vive? Queiroz, rachadinha, AI5, Micheque, Escritório do Crime, 41 milhões pra mulher do Anjo, Wal do Açaí... isso sem contar o manejo da COVID, sem ministro da saúde durante a pior fase da pandemia, escândalos no ministério da "educassão "... tem gente comendo al fa fa mofada, só pode....

    4. Paul Muadib

      Ausência de escândalos ? Nesse pouco tempo tem escândalos para distribuir por todos os governos que o Brasil já teve. A 'fazenda do Lulinha' só existe na imaginação dos gadominions mas o patrimônio incompatível da familíca está lá mostrado na declaração do TSE. O congresso não aprova prisão em segunda instância porque seria contra a Constituição Federal.

    5. João Braga

      No patrulhamento...

  6. José Cardoso

    Vi ontem a entrevista do ministro na CNN brasil. Muito bom e coerente como sempre. Interessante sua visão de Marx como um ricardiano tardio menor. Realmente se o Lenine não tivesse sido bem sucedido em seu golpe de estado de 1917, o barbudo seria menos conhecido que Augusto Comte.

    Responda
    1. alonso barros

      Não se curou da síndrome “a culpa é do PT “ ...

  7. Alexandre Miquelino Levanteze

    Excelente texto Celso, principalmente " Paulo Skaf, a Sara Winter da burguesia", essa foi ótima!

    Responda
  8. emerson vidigal

    Nada mais óbvio: Sr. Teixeira defende milicianos, torturadores, racistas, sob o pretexto da ordem e progresso. No fundo, o problema nunca foi a corrupção. O problema é a corrupção de esquerda. Para a corrupção de direita e para a incompetência da direita nossa sociedade passa pano. Acreditamos em mentiras, que agora tem o nome sofisticado de fake news,. Tudo para manter o projeto de ditador no poder. Falso moralismo, Sr. Teixeira.

    Responda
  9. Hildebrando Teixeira

    Conta outra, militante. E corrijo: #a Foice foi um fracasso como difamadora de Bolsonaro e como indutora de sua derrota eleitoral ou da sabotagem de seu Governo em conluio com demais setores da velha elite de privilégios do Brasil. Ninguém mais no País acredita em marxistas. Então choora, pete zada!

    Responda
    1. Matheus de Oliveira Melo

      De novo Hilde, o psicótico delirante. Pobres familiares e amigos, obrigados a conviver com você.

    2. Paul Muadib

      O robozinho do carluxo voltou...

    3. Alexandre Miquelino Levanteze

      Saiu da toca? cadê a Queiroza?? por quê o seu presidente anda tão calado??

  10. eduardo godoy

    Celso, faz uma analise, correta. Mas, para o bem do Brasil, PT e PSDB, deveriam ter sido, uma coisa só, sem, é claro,a corrupção, em que ambos, se envolveram. estaríamos, melhor, hoje, na construção, de um pais, social-democrata!E , Bolsonaro, teria continuado, como um desconhecido, deputado, do baixo clero!!!

    Responda
  11. Neli de Faria

    Só moderador? Percebi que ele colhia o fruto do fracasso quando, para badalar* bolsonaro, xingou a elegante Brigitte.E comecei a perceber no dia a dia o seu fracasso . No ano passado ainda colheu o que Meirelles plantara e em janeiro/2020, a Economia estava fazendo água.Agora ele pode jogar nas costas do vírus o seu fracasso.* Badalar na minha juventude há uns 50 anos, os péssimos empregados para não serem demitidos, badalavam(puxavam os sacos dos chefes!).

    Responda
  12. ANTONIO JOAQUIM G VELOSO

    Guedes teria sido ótimo Ministro da Economia de Pinochet, que aliás foi um economista da escola de Chicago, a mesma dele que aplicou as mesmas medidas que ele quer nos impor. A Escola de Chicago, hoje rejeitada até por Chicago. Gerou uma Praga de economistas similar a uma praga de gafanhotos

    Responda
  13. paulo marques

    Guedes é uma farsa, não tem projeto econômico, nosso Brasil está à deriva

    Responda
  14. Bianca Moreira

    Guedes é uma farsa. Não conhece o Brasil. Usa um discurso econômico ultrapassado da década de 70. Nunca soube de nenhum livro escrito por ele. É um especulador. Basta ver a ânsia para privatizar o Banco do Brasil que, na realidade, dá um lucro danado ao governo. A realidade se impôs. Parabéns pelo texto, Celso!

    Responda
  15. ULISSES RIBEIRO ROCHA

    Guedes é o Weintraub da economia. Tipo grosseiro, ignorante, fanfarrão e fascista. Voltar a CPMF é inaceitável, criminoso. O Brasil não merece esse desgoverno.

    Responda
  16. Arnaldo Vianna de Azevedo Marques

    Natural. Ninguém pode com a quitanda dos bolsonaros. Estão fazendo seu fã clube. Sobre a ignorância destes “brasis”. Aprendi muito conversando com uma moradora da periferia de São Paulo na fila da farmácia. Certa altura ela diz. “Ninguém acredita nessa doença. Não acreditam porque não querem”. Livrarias fechando! Pobre Brasil. E La Nave Va.

    Responda
  17. PRANCISKUS ALGIMANTAS ZIBAS

    Ótima análise, como sempre. Parabéns, Celso.

    Responda
  18. Arnaldo Vianna de Azevedo Marques

    Natural. Ninguém pode com a quitanda dos bolsonaros. Estão fazendo seu fã clube. Sobre a ignorância destes “brasis”. Aprendi muito conversando com uma moradora da periferia de São Paulo na fila da farmácia. Certa altura ela diz. “Ninguém acredita nessa doença. Não acreditam porque não querem”. Livrarias fechando! Pobre Brasil. E La Nave Va.

    Responda
  19. dilson j gadioli

    Identificado mais um integrante do gabinete do ódio. Para escrever tanta besteira esse servidor federal está muito magoado com os resultados, frutos da honestidade e a competência do atual governo. Daqui por diante vai ficar mais doente ainda por que após a pandemia o país vai retomar o crescimento seguro , sem pedaladas , conduzido pela melhor equipe econômica já vista no país. Avante Brasil !

    Responda
    1. Matheus de Oliveira Melo

      Chora na cama que é lugar quente, Poliana.

    2. GIANCARLO DE MARCHI

      melhor parar com a cloroquina, esta afetando a "análise".

    3. Paul Muadib

      Gado ou robô do carluxo ? O Brasil só afundou socialmente, politicamente e economicamente desde que esse desgoverno assumiu.

  20. Jose Roberto X de Oliveira

    Guedes é falante demais. Não tem cultura. Recebeu apoio para implementar um liberalismo radi.cal. O empresariado não quer regulação nenhuma. Agr.otóxicos? Direitos Trabalhistas? Regras de conservação de rios e florestas? Captação de águas? Despejo de resíduos? Ser responsável pelas externalidades de seus negócios? Nunca!!!

    Responda
  21. denise teixeira

    Eu esperava é que Bolsonaro contesse Guedes. Mas não deu: o objetivo de ambos é a completa destruição da soberania brasileira. Querem que sejamos um país de camelôs ("importadores"). E os camelôs nesta caixa de comentários, sem sentimento nacional, vibram.

    Responda
  22. Guilherme F

    Na crise todo liberal vira keynesiano. O plano mirabolante de Gegues era manter o país ali com crescimento vegetativo, e mesmo isso insustentável por depender de vendas de ativos a preços irrisórios. Vinha sempre adiando a promessa da "recuperação", amplificada pela mídia que, mesmo hoje, se recusa a criticar a atuação de Gegues a não ser via colunistas. Agora, com previsão de queda de 10% do PIB, não tem jeito, ele vai precisar tentar algo que funcione.

    Responda
  23. ADONAY ANTHONY EVANS

    Desculpe Celso de Barros, mas onde Guedes não fracassou, fracassa e fracassará, conjugando todos os tempos e modos do verbo, como diria Padre Vieira? Prometeu 3 reformas, Previdenciária, Administrativa e Fiscal, passados quase meio mandato, não entregou nem uma. Não fosse Maia, nem a primeira teria passado. Ainda assim com odiosos privilégios à aposentadoria militar. Cobra porém de forma irritante, a votação dos projetos que sequer mandou. Sua pedra de toque, a volta da CPMF. Nada mais tem.

    Responda
  24. ADONAY ANTHONY EVANS

    Acordou para a crise com as projeções de mortes elaborada pelo Banco Central com base no estudo do Imperial College, em reunião no gabinete de Maia, onde este e Alcolumbre literalmente lhe esfregaram na cara. Ficou apavorado. O auxílio só saiu após insistente pressão do Maia, e em irrisórios 200 pila, aumentados depois antes da humilhação do aumento pelo Congresso.

    Responda
  25. ADONAY ANTHONY EVANS

    Na reunião de 22 de abril, com brasileiros afogados, sem ar, pelo vírus, morrendo em penca, a única coisa que defendeu foi a liberação do jogo. Respondendo à Damares, contrária à liberação: * pxxx Damares, o cara vai ao cassino, e deixa lá o dinheiro que ganhou ontem e sai feliz da vida. Damares, deixa o cara se fxxxx* É esse nosso ministro da Economia. Iludiu somente aos empresários néscios, aos tolos e aos bobos.

    Responda
  26. Sergio Siqueira

    O doutor de Chicago , com sua tese baseada no livro O Príncipe de Maquiavel, está aí para provar seu grande aprendizado : faça o mal de uma vez( reforma previdenciária e trabalhista) e o bem aos poucos ( você recebe um bônus virtual em junho mas para sacá-lo em setembro/ 2020. Um economista que destruiu o Chile , que no Brasil diz que o vírus atrapalhou seu voo de galinha.

    Responda
  27. Alex Sgobin

    A verdade é que Guedes foi outro fracasso desse governo de fracassos retumbantes. Julgou, infantilmente, pois que ele que não é nenhuma ostra (como o patrão Jair), que seus jogos no Pactual e seu aprendizado "bannense" poderiam ser aplicado no Brasil, cuja complexidade imensa e desigualdade criminosa não está pronta, nem de longe, para o "liberalismo" que Guedes planejava, os EUA na cabeça e uma esperança boba no coração. O nome disso é incompetência.

    Responda
  28. Sergio Siqueira

    O doutor de Chicago , com sua tese baseada no livro O PRÃNCIPE, de Maquiavel, está aí para provar seu grande aprendizado : faça o mal de uma vez( reforma previdenciária e trabalhista) e o bem aos poucos ( você recebe um bônus virtual em junho mas para sacá-lo em setembro/ 2020. Um economista que destruiu o Chile de Pinochet , que no Brasil diz que o vírus atrapalhou seu voo de galinha.

    Responda
  29. MILTON MOREIRA DE ARAUJO

    o guedes, é um dos poucos que prestam no governo lad drao, mil iccccia nno, que ro ubb aa

    Responda
  30. Paul Muadib

    O único sucesso do Guedes foi a fraude contra os fundos de pensão. De resto ele é um fracassado diplomado.

    Responda
  31. Carlos Simaozinho

    Nossa elite sempre vê com bons olhos os políticos autocratas que se predispõem a manter, e até ampliar, seus privilégios, aumentando ainda mais o fosso entre ricos e pobres, achatando a "fatia" da sociedade chamada de classe média. Imitam os liberais europeus do início do século passado, que apoiaram massivamente Hitler e Mussolini. O liberalismo econômico, em geral, pouco tem a ver com diminuição de diferenças entre classes. Pelo contrário, as aprofunda. Discurso é uma coisa, a prática é outra.

    Responda
  32. EDLAINE SILVA DA CUNHA TAVARES

    Por mais que as circunstâncias os instiguem, Guedes jamais será social, isso não o admite a escola de Chicago e os inescrupolosos interesses neoliberais que o sustentam, assim como Bolsonaro jamais será democrata, em razão mesmo de sua vocação autoritária, patriarcal, misógina e voltada para a defesa de pequenos nichos neoconservadores da sociedade brasileira, bem representada nas redes insociáveis de seus apoiadores.

    Responda
    1. OTAVIO MEDEIROS

      Excelente comentário. Em poucas palavras, o retrato do país.

  33. Antônio Augusto Soares

    E nós, oh! . . . top . . . top . . . top

    Responda
  34. Alberto A Neto

    À elite branca de olhos azuis cujo olhar sempre mira à direita, nunca houve dúvida de que o melhor sistema é o do pelourinho nas relações de trabalho e do capitão do mato com a segurança social. Tudo que diga respeito às classes subalternas sempre foi 'questão de polícia'. Quem olhava e via, não havia dúvida de que se tratava de um projeto de poder miliciano-militar com 'viés ideológico' autoritário. Um par de filhotes janízaros subiu a rampa. Usa o posto Ipiranga feito 'camisinha' e joga fora!

    Responda
    1. Alberto A Neto

      O termo elite é sociologicamente adequado ao contexto. Ler: Coronelismo, Enxada e Voto de Vítor Nunes Leal. 'A fórmula trinitária' em O Capital, Volume II, de Marx. 'A Elite do Poder' de Wright Mills. A plutocracia é só fração da elite branca ocidental. Não ignorar a plêiade de artistas, intelectuais e músicos apoiadores, associados, além de enaltecedores, que cimentam a cultura de dominação desde a Casa Grande e, notória ou dissimuladamente. engajados aos donos do poder.

    2. José Bernardo

      Cumprimentos, Adonay, pelo resgate oportuno do real sentido do termo *elite*.

    3. ADONAY ANTHONY EVANS

      Desculpe Alberto, mas a corrupção do sentido das palavras tem me incomodado cada vez mais. O termo elite aplicado às classes que concentram a Renda Nacional. Elite significa o que um país tem de melhor. Não de pior. O termo correto seria plutocracia, governo dos ricos. Elites para mim são nossos compositores, escritores e poetas. São nossos pesquisadores nos campos e laboratórios. Elites são os profissionais da saúde que arriscam suas vidas para salvar a vida dos outros.

    4. Ayer Campos

      A análise está correta; só gostaria de acrescentar que a 'camisinha' descartável tem sido (mal) lavada para reuso, pois alguns patrocinadores do andar de cima sempre têm mais algum serviço/demanda de predação na agenda.

  35. wilson kfouri

    O governo Bolsonaro só tem ministros péssimos. Qualquer pessoa com vergonha na cara não serve de lacaio do miliciano psicopata genocida...

    Responda
    1. Nelson Vidal Gomes

      Os de Lula e Dilma formavam uma seleção de "atros" e "estrelas".Só "mocinhos".Bolsonaro não conseguirá ser pior do que o PT.Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.