Joel Pinheiro da Fonseca > Chegamos ao fundo do poço moral e ficamos acostumados ao lodo Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Joel, porque não adiciona o colega de redação da Folha que conseguiu a liderança hoje do artigo mais lido ao desejar a morte do Presidente. O ódio do bem pode ?
Esse artigo tem um vÃcÃo insanável; está atrasado há quinhentos anos.Achar que o Brasil de Bolsonaro começou em 2019 é ignorância ou cumplicidade.Não precisa ir longe na história para ver que não há futuro para este paÃs .Não com esse povo macunaÃmico, dotado do dna da corrupção( jeitinho brasileiro =porta de entrada da corrupção), analfabeto funcional(70% não entendem o significado de placas de sinalização) .As únicas leis que o brasileiro respeita são a Lei de Gerson e a Lei do mÃnimo esforço
poxa, a moça só pedia empatia do fiscal, afinal o cara era engenheiro e não cabo sargento ou primeiro tenente. Engenheiro, lixeiro, enfermeiro, maconheiro...só falta o professorneiro neste paraÃso tropical de funcionários publicos auditores, policiais federais, desembarcadores, procuradores, promotores, juizes, coronéis, generais que, aliás, não produzem nada mas formam a elite, será que é por isto que o pais não consegue um desenvolvimento sustentável?
Cada grupo polÃtico com seu telhado de vidro, so pensa nele próprio...Agora pensar o Brasil a curto,médio e longo prazo?
Excelente texto. Acrescento apenas que a raiz é ideológica. EgoÃsmo, ganância, arrogância, falta de respeito e educação fazem parte do comportamento da Direita capitalista onde apenas o dinheiro é respeitado. Não é coincidência que todo macaco bolsonariano é puxa-saco e lambe-botas dos EUA e todos que fazem oposição à escravidão imposta pelos estadunidenses são Comunistas.
Gregorio Duvivier é um drogado que também está respondendo a processos de difamação. Mônica Bergamo correspondente da maior facção criminosa do paÃs o PT. Tudo o que a quadrilha de bandidos quer falar ela sabe em primeira mão e repassa para os seus comparsas de redação. Em matéria de lodo e imoralidade vocês são imbatÃveis.
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Acho que você se esqueceu de falar do lodo dos seus comparsas da Folha.. Vamos ver quem são? Reinaldo Azevedo responde a vários processos por calunia, difamação e injúria. Juca Kfouri admitiu recentemente o esquema de corrupção entre a arena Corinthians e o PT na qual se tornou cúmplice sem fazer nenhuma denúncia. Fernando Haddad responde a vários inquéritos por corrupção.
Culpa do Bolsonaro; Culpa do Bolsonaro; Culpa do Bolsonaro; Culpa do Bolsonaro; Culpa do Bolsonaro; Culpa do Bolsonaro; Culpa do Bolsonaro; Culpa do Bolsonaro; Culpa do Bolsonaro; Culpa do Bolsonaro; Culpa do Bolsonaro; Culpa do Bolsonaro; Culpa do Bolsonaro; Culpa do Bolsonaro; Culpa do Bolsonaro; Tà SATISFEITO AGORA COLUNISTA. - Juro, não sou bolsonarista, alias, nem eleitor sou.
Pelo menos tiramos o PeTê, não é mesmo Joelzinho? Cuidado com o que deseja...
Não adianta trocar seis por meia dúzia.
Não é mesmo cidadão e nem meu colega.
Lamento informar q esse tipo de poço não tem fundo. Vamos esperar alguns dias e veremos q alguém já o cavou um pouco mais.
Nélson Rodrigues dizia "Se cada um soubesse o que o outro faz dentro de quatro paredes, ninguém se cumprimentava." Agora faz-se em público, Nélson! Mas eu prefiro outro frase (dele, ou derivação da anterior): "Se pudéssemos ler o pensamento das outras pessoas, deixarÃamos de nos cumprimentar". Hoje, para se ler o pensamento das pessoas deixou de ser necessária telepatia. Bem, é dele ainda: "O povo é um débil mental. Digo isso sem nenhuma crueldade. Foi sempre assime assim será, eternamente."
A fatÃdica "reunião" escancarou o nÃvel do governo. Inacreditável. Daqui a 30 anos a história desses tempos parecerá pura ficção. Desbancará !00 anos de solidão.
Excelente análise. Nos deixa triste, perplexos - ainda, e espero que não deixe de ser assim - e por vezes incapazes de enxergar um futuro melhor, mas precisamos manter a todo o custo a esperança: há mais brasileiros corretos que como esses que vimos aflourar, à vontade que ficaram com o que passou a ser comum desde 2018. Fé: dias melhores virão e a maioria de nós, correta e trabalhadora, terá dias melhores.
Texto irretocável Joel, parabéns!
Nem a mais gigantesca escada Magirus mundial seria capaz de tirar-nos desse poço imoral, indecente, asqueroso. Até porque, a Famiglia e os membros da súcia, civis ou não, continuam a cavar furiosa e continuadamente. JK
infelizmente, tem toda razão. O que se deve ensinar, desde a mais tenra infância, é o respeito ao próximo. Falta isso ao brasileiro.
Pior é saber que são pais como o tal engenheiro e sua esposa que ensinarão suas crianças...
Dá vontade de imprimir esse texto e guardar numa gaveta por 30 anos pra lembrar o fundo do poço que estamos agora.
Ótimo texto! descreve a pura realidade do BR..
As vezes acho que o Guedes faz força para não rir quando anuncia essas privatizações em 90 dias.
Todas as mazelas descritas fazem parte, infelizmente, de mais um dia normal no Brasil.
É a pura verdade, infelizmente, e muito triste.
Todas as mazelas descritas, infelizmente, fazem parte de um dia normal no Brasil.
Brasil de Bolsonaro, que você ajudou a instalar no poder...pra lá de lamentável!
Texto excelente! O egoÃsmo e a estupidez mostram suas caras. Estamos sem comando.
Joel, não me parece supreendente os pontos do seu artigo. Bolsonaro sempre defendeu valores que há algum tempo o mundo tenta combater: racismo, misoginia, tortura, armas, homofobia, além de achar meio ambiente uma bobagem. Os que se agarram à honestidade, talvez não soubessem o quanto ele é Ãntimo das milÃcias. Para os que viam Guedes, brilhante pq esteve em Chicago, talvez não tenham percebido que ele não está nem aà para o brasileiro, sua missão: vender estatais, injetar grana no bancos. E pon
Perfeito Joel
Parabéns! Infelizmente, retrato irretocável de boa parte da população que apoia o Bozo.
Bozo, Bozo / quando vazares será / no paÃs um só gozo. Seu Joel, depois desse seu último parágrafo, quis escrever um haicai, mas só consegui fazer um *cai-cai*.
Belo texto... um pequeno retoque no final... Não é o Brasil de Bolsonaro... é o Brasil pos-golpe... aquele mesmo de onde o colunista surgiu...
Pior que a destruição de tudo é a falta de perspectivas que sufoca a alma de quem não é só mais um desalmado...
Infelizmente corretÃssimo.
Um dos melhores, se não o melhor artigo de Joel P. Fonseca. Perdemos a guerra para a pandemia (se é que a lutamos verdadeiramente), acostumamo-nos ao lodo, ao descaso com a saúde, meio ambiente, ciência e educação. O coronavÃrus não nos tornou melhores ou mais solidários. O novo normal que se apresenta é o egoÃsmo, a condescendência com a corrupção, o descaso com a vida alheia, as rachadinhas, a percepção indevida do "auxÃlio-emergencial" por "cidadãos de bem", muitos militares.
Parece-me, até hoje, o melhor artigo de Joel Pinheiro da Fonseca.Acostumamo-nos ao lodo, à s fake news, aos desmandos de um presidente e de seus assessores diretos (Olavo, Ernesto de Araújo, filhos e braços direito, da estirpe de Queiroz), à corrupção de antes e depois das eleições,ao descaso com a educação, com a saúde e com a vida.Sakamoto, há certo tempo disse que Bolsonaro e morte são temas que combinam. Nada mais propÃcio, em tempos de pandemia, vermos a morte da alma do povo brasileiro.
Não há como deixar de aproveitar a deixa e trazer à tona uma das passagens mais emblemáticas de 'O Inspetor Geral' de Gogol. Há evidências suficientes e bastante similares ao perfil de um estalinista que cabem como uma luva no clã presidencial. Para justificar o emprego de desonestos, enganadores, assassinos e crápulas cruéis: 'Uma boa dona de casa aproveita até o lixo'. Nada mais apropriado e adequado ao comissariado da 'Nomenklatura do Bolsonaristão'.
Capturou em poucas palavras a situação lamentável deste paÃs. Parabéns.
Você pode usar máscara em templos e estabelecimentos comerciais; não está legalmente obrigado, mas pode usar se quiser. Será mesmo correto justificar a nossa estupidez com a do presidente? Bolsonaro fomos nós que elegemos e ele só está representando perfeitamente o brasileiro médio. As pessoas não se tornaram piores porque Bolsonaro foi eleito; ele foi eleito porque as pessoas vem se tornando piores há décadas. Bolsonaro é só a febre da nossa doença.
Haja pessimismo, hein, senhor? Não creio que seja tão certo que "Bolsonaro não cairá". Pelo contrário é bem mais provável que ele levará um cnt. Por enquanto, estamos perdendo o jogo, porém, o segundo tempo começa daqui a pouco e a vantagem de quem está 'ganhando' é quase nada.
Texto perfeito, infelizmente.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Joel Pinheiro da Fonseca > Chegamos ao fundo do poço moral e ficamos acostumados ao lodo Voltar
Comente este texto