-
Priscila Lago
A questão é tributária. Não tem direitos trabalhistas? Sim, mas não há também a dedução na fonte de 15 a 27% de IR, e de 8 a 11% de INSS sobre o salário. O empregador economiza entre 20 e 28,5% de inss sobre a folha e não paga encargos trabalhistas? Sim, mas corre um risco danado de ter que pagar tudo isso e os impostos que seriam devidos pelo empregado. No geral, e não falo do emprego precário, é um acordo que funciona enquanto está em pé. O que não dá é querer o melhor de 2 mundos.
-
MARCOS BENASSI
Então, d. Cecilia, tendo a concordar em parte com o colega Cayo. Ou, melhor dizendo, concordo com tudo, mas com menos certezas. Não sou informal, mas sou PeJotizado desde que me entendo por trabalhador - Isso significa que sou um pagador de impostos, conquanto meu empregador fuja de suas obrigações fiscais e trabalhistas. Obviamente, sei que meu contexto particular não corresponde ao mercado como um todo, mas o que vivo e observo há 30 anos decorre da simples ganância, nada de sofisticado.
-
Rodrigo Costa
Para mim faltou falar que antes estáveamos no caminho certo. Falou com todas as letras do Pronatec. Da maior oferta de vagas da história de colégios técnicos e de iniciativas de formalização como MEI e abatimento das contribuições previdenciárias de empregadas domésticas no IR. Inclusive abatimento fo extinto já no IR desse ano,sendo uma verdadeira vergonha! Fora o MEI na mira de uma suposta reforma tributária que na verdade é mais uma vez sobrecarregar o trabalho formal, princ. classe média.
-
vladimir Micheletti
Quais são essas citações Rocha,...? Gostaria de fazer contato com pessoas e grupos que estudam / pesquisam a formalização dos informais. Meu e-mail vlamiche2@outlook.com
-
MARCOS BENASSI
Cara, faço minhas as suas curiosidades. Se receber resposta, faria a gentileza de compartilha-la aqui nos fóruns do jornal? Ou via Marcos.benassi @ gmail. Obrigado!
-
-
cayo honorato
Benefícios para quem? Faltou falar de quando a informalidade "ganha propósito" como fraude trabalhista, sem recurso a consentimento de ação bilateral por parte do empregado. Atacar as causas da informalidade envolver questionar o capitalismo.
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.