Hélio Schwartsman > Por que torço para que Bolsonaro morra Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Anteriores 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximas
Deus te ouça!
Antonio, não deves desejar o MAL a ninguém! "Ore por teus inimigos e aqueles que te perseguem"
Argumentos bem construÃdos e lógicos, baseados nas atitudes, falas, comandos e trajetória do Presidente. Expressam inclusive o desejo ou pensamento de milhares de brasileiros. Apenas uma opinião diferente do clã Bolsonaro que beberiam do próprio veneno junto com a cloroquina.
Pois bem. O mesmo raciocÃnio vale, então, para todos. Inclusive para defendermos que alguns colunistas de alguns jornais de grande circulação merecem morrer para que floresça um jornalismo isento, sem viés ideológico. Um jornalismo de verdade contribuiria para que as instituições do paÃs se aprimorassem resultando em uma sociedade melhor. O que também salvaria vidas. Não gosto do presidente Jair Bolsonaro. Mas ele foi eleito pela maioria em uma eleição livre. Respeitemos isso.
Maioria não. De memória, um terço do eleitorado se calou e anulou ou se absteve de votar. Por mais que muitos tenham-no feito por indignação, não os escusa de cumplicidade "com tudo isso aÃ".
A eleição foi em 2018, passaram 1 ano e 6 meses, com vários fatos negativos do presidente em várias áreas, com destruição da Educação, meio ambiente, leis trabalhistas, cultura, etc,aà chegou a covid19 e a postura dele sempre foi negacionista, pró contaminação, genocida e inconsequente com a vida alheia,muitos que votaram nele se arrependeram,o descaso e a falta de compaixão e empatia com os mortos e seus familiares,tudo isso contribuiu para que ele não tenha mais a maioria do povo a seu favor.
Pra quem nao entendeu, o titulo expressa realmente a vontade do autor, que explica tambem um pouco a filosofia, sem contradizer o seu desejo. Achei um pouco esdruxulo e nao concordo mas admito que esse cara tem coragem pra publicar isso.
Parabéns pela coragem, concordo em tudo com o autor. Este genocida morrer é o melhor que ele pode fazer por mei paÃs.
Parabéns Hélio. A lógica interna do seu texto é perfeita. Temo apenas que vc venha a pagar caro por isso.
A que nÃvel chegamos? Tanto do presidente quanto do colunista. Ironia tem limite!
Pessoal critica porque só lê o tÃtulo. Num é que ele me convenceu !?
Presto aqui a minha homenagem ao jornalista Hélio Schwartsman, pela coragem e sÃntese que conseguiu fazer nesta matéria que está desde ontem ( a pelo menos 24 horas) bombando por expressar a opinião de grande parte da população brasileira, parabéns Hélio, estou contigo e não abro.
Somos dois! Do ponto de vista utilitarista, uma morte natural desse sujeito é desejável mesmo.
Excelente artigo a "morte" do Bozo salvaria vidas
Faz sentido, vidas seriam poupadas com a morte desse indivÃduo, muito se deve ao péssimo governo,o presidente é tão ruim que hoje o Trump foi comparado com ele.
Por que torcemos para que o Hélio Mo...rra; não, não torcemos, não baixamos o nivel de nossa existência ao nivel do re...da..tor.
Texto primoroso no argumento. Parabéns!
O mesmo dilema weberiano, entre a ética de convicção e a ética de responsabilidade. Quando ambas conflitam? Em muitos casos a ética de convicção é alimentada pelo sistema de crenças - justificadas ou não pelo ator - que pode ser contestada. Já a ética de responsabilidade implica sempre o que seria melhor para os demais, mesmo que contrária à convicção do ator. Por isso é dilemática a escolha. Qual seria a diferença do argumento de Hélio S.daquele da médica que desejava a morte de Marisa LetÃcia?
Muita, Marisa LetÃcia causou nem desejou a morte de ninguém.
Excelente. Só criticou quem não entendeu o não quis entender o caráter A-moral do texto (ressalte-se o prefixo).
Na verdade, trata-se de caráter I-moral do texto, a ação moral seria afastar Bolsonaro por impeachment. Também é imoral por apresentar argumentos que se aplicam à qquer razão para a morte do PR, tanto pelo vÃrus, qto por um crime. A ética consequencialista de HS nada mais é do q uma versão elaborada de q os fins justificam os meios, conceito ético dos mais repudiados e q historicamente justificou muitos crimes. Só quem não entendeu, diz q é amoral, até HS reconhece q é questão de ética!
A pronta recuperação desejada pelos áulicos e hipócritas, sicofantas e fariseus, não tem igual efeito pedagógico ao que levou Boris Johnson a mudar da água para o vinho sua opinião negacionista quanto à letalidade da peste. O premier inglês lidera o endurecimento das regras sociais de isolamento após ser alcançado gravemente pelo vÃrus e perpassado o drama do entubamento mecânico. Só após ter provado do próprio veneno e quase ser empilhado no Everest Cadavérico deu a mão à palmatória pública.
As medidas para conter a pandemia nunca foram unanimidade entre os cientistas e o colunista apenas deseja a morte de Bolsonaro por ser seu adversário ideológico e não esse monte de besteira em prol da vida, em nome das consequências, etc. O colunista apenas tenta criar uma justificação válida para poder despejar todo seu ódio contra uma pessoa que representa valores diversos dos seus. Essa turma inteligentinha da Folha não tolera e nunca tolerou o contraditório.
O colunista deve tá saturado pra não ter mais limites claros no seu clamor. Mas um erro não deve justificar o outro. Porém, realmente existem diversas filosofias, essa é mais uma polêmica
Os comentários até aqui formam um painel mais que suficiente das opiniões sobre o texto. Registre-se o espÃrito livre do colunista e a disposição ao contraditório. No que há de demasiado humano na essência do debate, fica o registro da ausência de hipocrisia, para o bem, e para o mal.
Corrijo: é só para o mal mesmo.
Não concordo com as atitudes nocivas do presidente, nem na opinião de ódio da Folha. Lamentável esse olho por olho, dente por dente que vocês escrevem. Dá nojo.
Tudo tem limite. Hélio Schwartzman é do conselho editorial da folha. No aguardo do jornal destituÃ-lo.
Censura? Impertinência absurda. Hélio é leitura obrigatória entre os colunistas da Folha. Liberdade irrestrita de pensamento e do contraditório. Apresente seus argumentos.
Aguardamos também pela destituição do ministro do meio ambiente, responsável pela catástrofe amazônica. O que este sujeito faz é zilhões de vezes mais pernicioso do que a posição do articulista. Da mesma maneira que o conselho nacional de medicina deveria de entrar com queixa-crime contra o exercÃcio ilegal da medicina do presidente, ao induzir a população a consumir cloroquina, medicamento de exclusiva responsabilidade médica.
Bolsonaro já foi infectado quando voltou da viagem dos EUA, por isso não usava máscara, não tinha medo de se contaminar. Agora é mentira para se livrar de depoimentos na Justica do mesmo modo que usou a mentira da facada para não comparecer aos debates. A mÃdia sabe disso e faz de conta que é verdade, bem como fez na eleicão para favorecer o Bolsonaro. Para ela, ele não tem a menor importância, o que importa é Paulo Guedes e seu neoliberalismo.
Só quem falou,fala e falará a verdade enquanto estiver neste plano fÃsico,é Lula,a única exceção a isso foi quando fundou o PT,que,até hoje,não se dignou a mudar de nome para PEB-Partido das Empreiteiras e Banqueiros.Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!
Já conversou com a fadinha hoje?
Hélio se nivelando por baixo, retrocedendo a Idade Média e em pleno paroxismo de manifestação odiosa e paródia grotesca, daqui a pouco vai desejar o Bolsonaro queimando na fogueira. Será que a fumaça vai ter cheiro do alegado consequencialismo? Tudo é permitido desde que seja justificado. .../Claudia F.
O tÃtulo da coluna é provocativo. Não define uma vontade explÃcita do autor. Entendam o texto.
Define uma justificativa filosófica e outra prática para desejar a morte de alguém. .../Claudia F.
Deixemos nas mãos da mãe natureza. Força vÃrus!
Padrão jornalÃstico da folha está péssimo, ruim, sem ética e qualquer respeito ao assinante.
Sensacional, Hélio! Tamo junto!
Para quem quer investigar o autor, lembro que a ética consequencialista é a mesma usada por Bolsonaro ao se opor ao isolamento social. Ou seja, ele aceita que as milhares ou milhões de pessoas que morrerem para não prejudicar a economia gerariam a imunização de rebanho para os que sobreviverem. Schwartsman apenas seguiu a lógica do presidente.
A diferença, fundamental, é que o Bozo tem a voz da autoridade presidencial, poder de mando e a caneta BIC da qual se orgulha. Com esses instrumentos, compôs uma série histórica de ações que reduziram cuidados e pode ter gerado milhares de mortes. O articulista fez apenas uma especulação filosófica, ainda que incômoda e, talvez e olha lá, de mau gosto
Milhões de votos contrários à sua mal intencionada publicaçao.
Você Hélio Schwatsman, Desejar a Morte de outro ser Humano, lhe faz ser PIOR que o Bolsonaro, Hélio sem comentários
Meu caro, nada é pior que Bolsonaro. Hélio verbaliza o que muitos brasileiros desejam ou pensam!
Helio, eu não sou tão radical e me conformo com a cassação da chapa ou o impeachment com a mesma velocidade que o vÃrus age.
Nenhum jornalista do Brasil acredita de fato, que Bolsonaro esteja infectado com Covid-19. Vocês precisam parar de serem preguiçosos e cavar mais. Debaixo desse angu tem caroço.
Concordo com seu comentário. Bolsonaro já esteve infectado quando voltou dos EUA naquele avião com muitos contaminados. Esse fato foi escondido. É tão fake quanto a facada. Ele mente para fugir de depoimento que tem que dar na justica. Na facada foi para fugir dos debates. A mÃdia sabe disso e apoiou e apoia as mentiras. O que ela não quer é perder Guedes, Bolsonaro é só o idiota de ocasião.
Concordo plenamente, sua morte seria triste para seu familiares e seguidores, mas para o Brasil seria um renascimento, nunca pensei que desejaria a morte de alguém, não sou uma pessoa cheia de ódio, meu pai foi brutalmente assassinado e sua morte devastou a minha famÃlia, e nem assim desejei a morte de seu assassino, mas neste caso tenho que admitir que a morte deste Sr. que ocupada o cargo de Presidente seria uma benção.
Sempre intolerantes os ditos tolerantes. Se fosse sobre a morte de LULA seria xingado. Esse texto não passa no texto politicamente correto da FOLHA se o desejo de morte fosse para qualquer outra pessoa da esquerda!
Nada justifica desejar a morte de outra pessoa! Cada um de nós está inteiramente presente no outro. Há inúmeras maneiras de nos afastarmos ou afastar aqueles com quem não nos identificamos ou dos quais discordamos. Desejar a morte de alguém, seja por que motivo for, diminui a humanidade daquele que deseja! Repudio o tÃtulo do artigo, repudio o seu sentimento, repudio os seus objetivos, porque quero continuar humano !!!
Vicê é tão humano que já tem o seu lugarzinho no céu, ao lado de Jesus!
Sr. Helio o senhor esqueceu, o Lulacondenadodasilva também deu positivo, para ladrão.
Gostei!
Tudo culpa da esquerda, de FHC a José Dirceu
Também sr. Teles, por causa da roubalheira feita pelo seu partido, vide estádios de futebol e dinheiros mandados para os paÃses amigos, como consequência a saúde vivendo esse inferno, nunca esqueçamos disso!
Isso! Tudo culpa do PT!
Reduziria o desserviço feito até agora no que tange a morte de inocentes, inclusive daqueles que não têm uma equipe médica monitorando 24h/dia os efeitos da cloroquina
Excelente texto.. infelizmente alguns ficam tão 'horrorizados' com o tÃtulo que nem lêem (ou não compreendem) seu conteúdo. ...
Reduziria o deserviço feito até agora no que tange a morte de inocentes, inclusive daqueles que não têm uma equipe médica monitorando 24h/dia os efeitos da cloroquina
Um tÃtulo bem forte. Parabéns pela coragem. Mas olhando o tema. Não torço pra que este morra. Na verdade, uso uma frase dele: e daÃ? Não sou coveiro, quer q faça o que? Ele é prejudicado intelectualmente, e não vais ser a Covid-19 ou a cloroquina q vai dar noção pra ele. Então, vamos deixar a vida seguir seu curso. 2022 a gente vê o q faz.
Como dizia Spock em Star Trek, as necessidades de muitos sobrepujam as necessidades de pouco. Ou seja, neste caso, força covid-19!
Os que criticam exacerbadamente este artigo, em geral, o reduzem a uma "torcida" para a morte do presidente. Isto demonstra que sequer leram ou conseguiram interpretar o texto. O próprio afirma o valor da vida do presidente e se diz ser lamentável perde-la. Ao mesmo tempo indica que as consequências desta morte seriam milhares de outras vidas poupadas. Defender a vida de um lÃder genocida em meio uma pandemia é defender somente a vida dele, nem mesmo a própria ou da famÃlia.
O Lulacondenadodasilva também deu positivo para ladrão.
Eu não torço que ele morra, mas torço que ele como Trump paguem pelos crimes que cometeram contra a humanidade.
Eu, sim. Com requintes de lentidão. E não, veja bem, para "puni-lo", mas para que vejam que estupidez tem consequências.
Hoje ouvi uma boa: "não torço que ele morra, por mim poderia ser enterrado vivo mesmo!"
Que crimes seu esquerdopata! Certamente na tua régua distorcida STALIN foi um guia genial e FIDEL transformou Cuba no paraÃso.
Acho que se houve crime, foi feito por esse jornalista esquerdista. Deveria se retratar por ser um suposto formador de opinião para pessoas de cabeça pequena como você.
A realidade é que Bolsonaro é irresponsável como lÃder de uma nação em meio à uma pademia mortal, suas ações levam à morte e o risco de morte para milhares de brasileiros. Se um surtado invade uma igreja lotada com uma metralhadora, mata uma dezena de pessoas, faz outra dezena de refém, fica na mira de um sniper, é natural torcer para o sniper, este não vai apenas matar uma pessoa, vai salvar muitas vidas. Não é niilismo, é fé na vida humana e torcida sim, pela vida!
Concordo, é isso mesmo. Torço, muito, vigorosamente, para que o ocupante do posto o desocupe (e ao planeta) até o fim de julho, agosto no máximo.
Exato. Temos um irresponsável na presidência, que nem ficando doente pára de divulgar fake news, atrapalhar o combate à pandemia e salvaguarda das vidas. Face à morosidade das instituições em removê-lo do cargo - razões não faltam - resta à sociedade torcer e desejar, infeliz e legitimamente, pela morte do cidadão como uma saÃda para a crise.
Que lamentável seus textos sobre o desejo de morte de uma pessoa. Mesmo que deseje isso para defender suas verdades, é terrÃvel. Tenha paciência, em 2022 vocês podem mudar, quem sabe os ladrões voltem pra te adular .Lastimavel conduta, deveria se retratar.
Lamentável mesmo. Da forma como é colocada a matéria, faz supor que a filosofia é a senhora da verdade absoluta, sendo que ela normalmente parte de premissa falsa. É um absurdo aceitar e " promover " a morte de uma pessoa como se fosse a salvação da humanidade. Que horror! Para onde vamos?
Você não sabe interpretar o que lê, Gervásio? Que defender suas verdades o quê, rapaz. O articulista está a defender é milhares de concidadãos que estão morrendo à mÃngua de um exemplo digno, de uma direção clara, de uma liderança capaz e coesa. Ele deve morrer, sim, para conter a morte de milhares, para mostrar que estupidez tem consequências. E mais. Não acha que há mais opções no mundo do que PT e Bolsonaro? Vá procurar retratação em outro lugar, rapaz.
O Bolsonaro é responsável pela morte de milhares de pessoas que seguiram suas declarações: "Máscara é coisa de v..., É uma gripezinha, É uma histeria", enquanto saÃa sem máscara em aglomerações e outros contatos. Quanto a isso o senhor diz o quê???? "Em 2022 vocês podem mudar..."???!!! Sim, o Brasil estaria muito melhor sem esse gen ocida fascis toide defensor de ditadura e de seus clones zeros. Mas não, o senhor fala em "ladrões a adular" o colunista. Que inconsciência.
Prezado, estude um pouco sobre ética consequencialista.
Caro sr. José Gervasio, o problema é quantos ainda morrerão em função dos desatinos que esse presidente (minúsculo) fará até 2022. Eu ainda diria: E daÃ...?
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > Por que torço para que Bolsonaro morra Voltar
Comente este texto