Hélio Schwartsman > Por que torço para que Bolsonaro morra Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Anteriores 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 Próximas
Traduzido em belas palavras o que penso!! Obrigado Hélio.
Bolsonaro coleciona defeitos jamais vistos em outro presidente, mas a matéria do colunista é desprovida de bom senso.
Concordo com o colunista. Se a morte de um pode salvar milhares, ainda mais quando esse único indivÃduo é a causa da mortandade, legÃtimo torcer para que ele torne-se vÃtima do mal que propaga. Não queremos a morte do vÃrus porque ele mata? Então...
Bolsonaro fala certas b.....que seriam até aceitáveis em conversas de botequins. Mas nunca como presidente em reuniões de ministro ou em entrevistas. O articulista fez o mesmo.Destilou seu ó di o ao Presidente no lugar errado. Total falta de profissionalismo. Lamentável. Com certeza vai receber apoio de muitos que pensam e agem como ele. Mas desagradou igualmente a muitos. Em tempo: cor ru pcão MATA ! Nem por isso devemos desejar a morte de Temer,Dilma,Lula, FHC,Collor,Sarney. Cadeia bastaria.
Eu desejo a todos eles assim como o Bozo e também boto na lista os militares. Não só são responsáveis diretos pela morte de milhões de pessoas nas filas dos hospitais, de fome, depressão, assassinados por conta da corrupção, omissão, sede de poder, etc., como também pelas enormes dificuldades que deixaram nós que ficamos. Ou não teria sido uma boa troca milhões de vidas por meia dúzia de ladrões?
Discordo de Bolsonaro faz anos. No combate ao covid-19, ele é um desastre...Agora, que assume q está infectado e tira máscara, toma remédio que não tem comprovação cientÃfica... Contudo, tal como é um erro combatermos à corrupção, ferindo nossa constituição e leis, é equivocado combatê-lo sugerindo sua morte. Parafraseando Dostoiévski (In: Os demônios): não se combate satanás, usando métodos do demônio...
Professor... Vá lá! Até concordo com seu argumento. Mas identifico nele (e, a fortiori, no do Dostoiévski) um equÃvoco de analogia: o demônio usa seus métodos sistematicamente, de forma imanente, sendo, por isso mesmo, considerado demônio. Quem usa os métodos do demônio, pode fazê-lo uma vez só, para se livrar do Coiso, de forma exterior, crÃtica e não imanente. Ainda concordo com a conclusão pelo equÃvoco, mas por outras razões. Não as suas.
Não quero a morte de ninguém. Quero só vingar os 65mil mortos pela Covid e a quase morte da nação. Quid pro quo, bolsonaro. Força, covid antifascista
Ninguém quer que ele morra de verdade, mas estamos de saco cheio pela forma como ele trata a vida humana, acabou a entrevista o que ele fez ? Tirou a máscara, eu tento achar ele legal, mas ele não ajuda com suas atitudes, da se a sencasao que ele e um Deus , e nos não podemos falar nada , Bolsonaro respeito ao próximo e o mais importante e boa sorte (todos nós tmb precisamos de sorte nesse momento no Brasil)
Coisa de moleque este artigo. E detesto o Bolsonaro.
Leu? Entendeu?
O articulista inclana-se a um radicalismo didático, planeado para dar visibilidade à uma consignação que pulsa no coração de muitos brasileiros estarrecidos com tanta bizarrice cometida por um só homem em prejuÃzo de tantos, em meio a impotência das instituições republucanas para frea-lo. Posso discordar da forma do artigo, mas solidário sou ao articulista na rebelião radical que externa contra a doença moral de um presidente que tanto apequena nossa amada Pátria.
Boa, Paulo, comentário com cabeça, tronco e membros
O artigo pode ser lido de duas maneiras bem distintas. Como um texto de humor swiftiano (Modest Proposal), digno de De Quincey, é deveras hilário. Lembra o humor em M. Verdoux, de Chaplin. Se não for um texto cômico, mas a expressão de real desejo, é medÃocre, vil e covarde, pois quer que o destino (desejo mágico) mate um homem e transforme o mundo. A virtude e o intelecto condenam tal baixeza e abdicação que se vestiria de lógica, lógica do exausto, da moralina, do supersticioso e do assassino
O articulista prova ser pior que Bolsonaro. Esconder tamanha falha de caráter atrás de uma opinião dita filosófica só mostra que está do mesmo nÃvel para baixo de quem deseja a morte.
Esta é a filosofia do próprio Bozo! Ele só repetiu. Fina ironia. Não é mesmo para qualquer um.
Para quem se sentir mau com o texto é só trocar pela atitude do presi com os jornalistas hoje. Dá no mesmo em se tratando de causar algum tipo de dano, que não fiquem doentes, mas a atitude débil já é o suficiente para causar imenso constrangimento àquelas pessoas.
Torcer influencia o resultado de algo, Hélio?
Já passa, é só uma gripezinha.
Não somos coveiros.
E daÃ?
Como eu disse mais cedo, não chegaria ao extremo a que chegou o Hélio, por acreditar que todas as vidas devem ser preservadas. Porém aqueles que ainda estão chocados com seu ensaio filosófico, imaginem quantas outra vidas teriam sido poupadas se alguma doença grave tivesse matado Hitler em 1940.
Foi uma abordagem pelo lado da filosofia, sobre o consequencialismo, nada a reparar !
Desejar a morte para alguém que representa a própria morte, visto na forma como desdenha da dor alheia e incentiva que se desconsidere medidas protetivas, é pura retórica. JB é a morte simbólica de uma nação, cada vez mais humilhada e desrespeitada em todos os sentidos, bem como a morte em sua concretude, pois a seu comportamento irresponsável e cruel se deve creditar esses milhares de mortos. Entretanto, não acredito nesse teste positivo pois essa gente vive de tramóias e mentiras.
O gabinete do ódio é a redação da Folha!
'Acuse-os do que você é'.
O nickname que vc adotou é condizente com o que está dizendo. Não tem nada útil pra falar, então ataca a imprensa, né, robô?
Olho por olho, dente por dente! A polarização na polÃtica cega as pessoas. Só os eleitores, pois os polÃticos se acertam no andar da carruagem.
E a terra é plana! Hehe
Hahahahahahha ninguém semeou mais ódio que o tal de mito, talquei?
Antes, até pensava que vidas tinham alguma importância, mas nos últimos meses o nosso presidente insistiu tanto que agora já acredito que as baixas são normais, fazem parte numa guerra. Passando bolso para uma melhor, assume Mourão, e vida que segue, que a economia não pode parar. Sem mimimi.
Este articulista não engana ninguém. É tão ruim quanto o polÃtico cuja morte aceita. Veremos quão eficaz será a falsa dialética e a falta de moral num processo judicial. Ops, esqueci. Um advogado (um daqueles que, segundo já escreveu o jornalista, não deve receber honorários) falará por ele. Na torcida pelo advogado público, que também não merece honorários. Que morra (metaforicamente).
Doeu? Quando o tal de mito deseja a morte dos outros, a claque aplaude enlouquecida... Q coisa...
O Bolsonaro semeou tantos ventos, ameças, mentiras, ódio e maldiçoes que muita gente não sentiria a sua ausência.
Aos que criticam o artigo e, principalmente, o articulista, tentem pensar como ele, do ponto de vista filosófico. É uma abordagem interessante, que se aplica a muitas situações. Por exemplo, muita gente acha que é melhor todo mundo pegar logo o vÃrus, mesmo que morram muitos, pois isso supostamente salvaria mais vidas, que seriam perdidas pelos efeitos da recessão econômica. Isso também é uma abordagem consequêncialista. Qual a diferença?
Não concordo com as opiniões e diversas atitudes do PR. Mas entre discordar e desejar-lhe mal existe um abismo. Esse artigo nem deveria ter sido escrito, tampouco publicado. Com a mesma abordagem crÃtica de sempre este poderia ser muito mais propositivo do que vingativo. Em suma, com todo respeito, desnecessário. E, já que publicado, vale no mÃnimo o direito de resposta. Não é isso o que espero ler da Folha, jornal que conta com minha audiência desde os meus 10 anos de idade.
Não consegui entender o que poderia haver nesse artigo que pudesse suacitar providências legais. Não há apologia da violência, incitação ao crime que justifique o pedido do ministro da justiça. A única explicação plausÃvel é a incapacidade de interpretação de texto, aliás muito comum entre os apoiadores do presidente. Parabéns, Helio, seu texto representa muito o pensamento de muitos brasileiros.
... sou contra aglomeração no funeral! O ceremonial do planalto é pentescostal militarciano, pessoal?? ...
Parabéns pela coragem, Hélio! Ataques virão de todos os lados, especialmente por aqueles que não compreendem o conteúdo de seu artigo. Os crÃticos (bolsonaristas) devem ter se esquecido do "E daÃ? eu não sou coveiro".
Excelente análise. É uma alegoria moderna, concomitantemente, lamentável por causa da gravidade de uma doença sagaz. Note que não é o desejo de ver um cadáver a mais, mas repercutir os muitos que já se foram. E viva a democracia!
Respeito a divergência polÃtica, que acho necessária à democracia , mas esse artigo é de uma estupidez constrangedora.
É assim mesmo...lógica sempre confunde os embotados...
Faz muito sentido.
Muito lúcida a análise do articulista. Se Hitler tb tivesse morrido antes de subir ao poder terÃamos poupado milhões de vidas. É fato. Assim como o desaparecimento dessa pessoa nos pouparia a perda de milhares de vidas, seja por conta da inoperância quanto a COVID, seja pelas polÃticas com tendências genocidas em face da população indÃgena, acossada por garimpeiros e grileiros; seja aquelas contra os quilombolas e população negra nas favelas, pelo incentivo ao extermÃnio policial. Q se exploda!
Ao Sr. Ministro dos Negócios da Justiça, Dr. André Mendonça. O primeiro ministério criado quando da implantação da República foi justamente o da Justiça. Pois base jurÃdica para formação dos demais e do arcabouço institucional da Nação. Assim, seu compromisso com a Nação está acima de seu compromisso com o presidente. Qualquer presidente. Ao ameaçar o autor de um artigo com a Lei de Segurança Nacional, ao mesmo tempo que se cala a atos de risco do presidente, institui uma aberração à República.
Próxima pergunta para o consequencialista: valeu a pena tirar o PT? Compare os dados, de antes e depois do PT. E, claro, pedalada não é crime e o julgamento do Lula foi imparcial (não são opiniões, são fatos). E, claro tambem, concordo com a tese do artigo. Vá até o fim do consequencialismo, Hélio, aplique nesse caso.
A "fala" ainda admite contestações. Porém, a escrita é carimbo eterno. O colunista irá se arrepender por emprestar seu ódio à caneta ou ao teclado. Superou limites que ele apregoa ao PR Bolsonaro. Que pena!
Arrepender-se? Quem precisa se arrepender é quem está doente e é temente a um deus punitivo qualquer. Hélio é filósofo, livre pensador, e quem tá caindo pelas tabelas é Bolsonaro, se é verdade que ele pegou de fato esse vÃrus, e não é mais uma comédia barata do Bozo pra vender a cloroquina que ele mandou o exército fabricar.
Duvido que Bolsonaro esteja com COVID 19. Ele só está fazendo propaganda da Cloroquina para se livrar do estoque que produziu, e que o TCU tá cobrando explicações. Não vai morrer, vai matar, cada vez mais com seu "remédio ".
Hélio você me dá asco! Que tudo que você deseja ao presidente Bolsonaro volte em dobro para você! Lamentável como FSP publica uma coluna tão asquerosa. Dá até vontade de cancelar a assinatura.
O Helio não é coveiro.
IncrÃvel e triste, ao mesmo tempo! A polarização e a prolongada "quarentena", talvez justifique o injustificável.
Bolsonaro declarou que preferia ver 30.000 mortos que perseguidos na Ditadura. Desejar a morte dele ainda sai muito barato
Ele já conseguiu mais que o dobro!
Quanta gente defendendo Bolsonaro... O homem que passou a carreira polÃtica desejando execução sumária de pessoas, que na mÃdia desejou a morte da Dilma e do FHC, que tem amizade com milicianos, que desdenha o assassinato da Marielle, que não se importa com os brasileiros mortos pelo novo coronavÃrus, que defende ditador que matou milhares no Chile, que defende ditador que abusou de mais de mil crianças no Paraguai. Vocês desejam que esse homem continue existindo?
Não seja simplista, Maidel. Quando se analisa um texto, leva-se em conta contexto polÃtico, relevância do jornal que o publica e as consequências que ele pode trazer. Uma coisa é publicar esse texto na Gazeta de Chorrochó, com todo o respeito ao municÃpio baiano; outra bem diferente é públicá- lo na Folha.
Parabéns, Hélio! Acho que compartilhamos coisas em comum. Um dos poucos resquÃcios dos valores cristãos em mim era o de não desejar mal ao outro, Bolsonaro acabou com isso em mim, jamais acharia que teria tanto asco de alguém a ponto de me fazer desejar a morte de alguém que nunca me fez o mal diretamente.
Quando li o tÃtulo do artigo,fiquei estarrecido,pensei,que falta de empatia,que falta de humanidade deste jornalista,a gente aprendeu que não deve desejar o mal do próximo.Mas depois de ler todo o artigo,não é que concordei com ele? Um ser inútil como o Bolsonaro,maléfico, não faria falta neste mundo de pandemia,até seria melhor que partisse desta para a melhor,para a gente ver se entra um verdadeiro Presidente da nação.
Muito Bom seria para o PaÃs, para as VÃtimas do Covid-19 se Bozo fosse abraçar eternamente seu irmão, o KPta!!!
Parabéns, Hélio, pela coragem. Penso o mesmo.
Lamentável tal editorial, desejando a morte de um ser humano. Institucionalmente repudiável a Folha publicar e não ressalvar que não é a opinião do jornal. Seria também desejável, que os corruptos fossem destruÃdos? Se houve corrupção de bilhões no paÃs, nos últimos vinte anos, morreram dezenas de milhares de doentes por falta de equipamentos, e milhões de crianças foram roubadas de sua oportunidade na vida por tais bandidos. De acordo com o consequencialismo do redator, deveriam também morrer?
Isso é um absurdo! Um jornal que permite que alguém assim desprezÃvel escreva algo desse tipo é pior que o autor. Cadê o senso moral cadê o respeito a democracia e a escolha da urna. Espero que vocês respondam por seus atos.
Você sabe interpretar um texto? Porque suas afirmações são preocupantes, o texto é uma critica clara a uma presidente que tem prejudicado o pais em termos de saúde pública, vou deixar de lado tudo o mais. O articulista opina em hipotese, e avalia, sob a ótica da ética consenquencialista, que ao final uma morte representaria muito mais vidas salvas, do que esta esta vida vazia, não fez e não fará, nunca na vida. Enfim, em termos de hipotese a opinião é ótima. Pra mim, apenas outras mentira dele.
Bom seria se Bozo e todo o seu gado insano fossem abraçar o KPta!!!
Parabéns Hélio.Conseguistes o seu minuto de fama e alguns comentários.E a�Dará direito a resposta ou vai se esconder?Covarde.
Quando li o tÃtulo do artigo,fiquei estarrecido.Pensei,q
Hélio, gênio, sou sua fã de carteirinha. Essa foi tipo bastardos inglórios. Só de pensar, ahh, que prazer que dá.
Qual a sua idade, Dannielle?
QU
Discordo de você Helio, mas te entendo perfeitamente.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > Por que torço para que Bolsonaro morra Voltar
Comente este texto