Hélio Schwartsman > Por que torço para que Bolsonaro morra Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Anteriores 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 Próximas
Não se necessita de qualquer simpatia pelo presidente para concluir que o colunista perdeu a mão, o que, infelizmente, tem acontecido com certa frequência na imprensa. Para tristeza dos que acreditam em moderação.
Paulo Brito, respeitosamente, permita-me argumentar com umas poucas dúvidas. (Não é nem preciso entender como, necessariamente, uma discordância com relação à sua opinião.) É a seguinte: quem sabe o que viria depois? Você tem certeza absoluta de que não viria um presidente pior, ou mais inconsequente? Este é o problema: quem garante que após a erradicação de um "grande mal" viriam tempos de paz e de bonança, ou ao menos não tão ruins quanto antes? Quem sabe o desenrolar da história de antemão?
Eu teria usado um tÃtulo menos chamativo mas não mudaria uma vÃrgula no texto. Primoroso. É o velho dilema ético do valor da vida, alguém que matasse o Hitler anos antes da segunda guerra (apenas um exemplo sem querer comparar) ou um dos Bush antes de suas guerras por petróleo. Estaria cometendo um assassinato sem dúvidas mas por outro lado salvaria centenas ou milhares de outras.
Essa Folha é a mesma que prega democracia e está comemorando cem anos ou estou no jornal errado?
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
E por acaso o presidente é homem de abrir o seu sigilo para contar as suas relações com o queiroz? Banacas
Humberto, esse tipinho não é homem não! É uma ameba.
Conseguiu publicidade ampla e irrestrita pro artigo kkk. Foi um texto bem redigido, de bom gosto. Sátira refinada. Nem sempre vc acerta um gol de placa destes, preciso reconhecer
Prezado Helio.Se homem fosse,gostaria que o senhor falasse isso pro presidente olho no olho.Covarde
Graças a Deus, vivemos numa democracia, onde uma opinião estapafúrdia, desrespeitosa e ultrajante como esta, pode ser publicada sem nenhuma restrição nem crÃtica ideológica. Ao contrário, é entendida como pura liberdade de expressão e pensamento, coisa que o presidente Bolsonaro defende. Fosse isso num regime fascista, o autor poderia sofrer consequências imprevisÃveis. Não esquecer que, mesmo sendo um texto filosófico e escrito por um brilhante intelectual, desejar a morte humana é abominável.
Mas desejar uma morte que salve milhares de vidas é altamente humano e nada abominável.
Penso como vc! Me assusta como ser humano essa colocação num jornal como a Folha. Não há filosofia que justifique tanta violência. Independente de posição polÃtica.
É justo... é muito justo... é justÃssimo
Bolsonaro não serve nem pra a.d.u.b.o
De novo?Já é o enésimo comentário que voces me bloqueiam.O cara deseja a morte de outra pessoa e eu não posso fazer meu comentário?Entendi a democracia da Folha...Palhacracia seria melhor...
Perfeito...
Eu sou Hélio.
Eu sou zumbi.
Descobri que sou um consequencialista
Complementando: nessas horas, sinto vergonha de ser jornalista.
Mostrei este texto pra minha filha e expliquei pra ela o significado da palavra COVARDIA.Um homem que ,sentado atrás de um teclado profere palavras atentando contra morte de outro homem,é um covarde.
Jornaleco
Os tolos pagam pela lÃngua solta. Amanhã o jornalista sádico será enquadrado na LSN.
Xingar, ameaçar, inventar mentiras, desfilar com estética racista, discursar com estética nazista, jogar bomba, tudo isso é liberdade de expressão. Emitir opinião, ainda que controversa, cabe LSN. Tem algo incongruente na sua afirmativa.
Se Deus existisse, o maligno não estaria vivo e muito menos ocupando o Planalto. Não torço para que o inominável morra sozinho, mas com todos aqueles bajuladores ao seu entorno. Minha torcida não afeta nada e só espero que os eleitores que apertaram 17 pensem, reflitam sobre o mal que fizeram ao paÃs e nas próximas eleições fiquem em casa, a multa por não votar é pequena. Esperança , por que sobrevives?
aguentou sarney, fhc, lula, dilma e temer e não reclamou....
Por favor Folha,deixe eu cancelar minha assinatura....
Se é por falta de adeus, tchau. Vai para o R 7. É de graça. Tem a Folha Universal também.
tchau querido
Humberto, você está falando isso só pra agradar não é?
O colunista desenvolveu um argumento mais do que defensável: o presidente da República vem brincando com o vÃrus faz tempo, e nenhuma lei que puna a irresponsabilidade com a pandemia - existem algumas - consegue pará-lo. Bolsonaro já devia ter sido punido pela irresponsabilidade em palavras e atos: anda sem máscara, debocha, abusa da paciência dos brasileiros. Hélio Schwartsman fez uma provocação e se pode criticá-lo, nada além. O presidente tem feito coisas muito mais graves. Impedimento já.
É sério que meu comentário foi anulado e o articulista, com a conivência deste jornal ,pediu a morte do Presidente?Parabéns,voces se mertecem.Hipócritas.
Falou tudo, Antônio. Francis teria vergonha da Folha de hoje.
Infelizmente a imprensa brasileira está caindo nas armadilhas do Sr. Presidente. É isso que ele quer: quanto mais falar bem ou mal ele está é rindo de todos. Larguem do pé dele, pois estão dando audiência para ele.
O ministro da Justiça examina enquadrar o colunista na lei de segurança nacional. Hélio é um intelectual que jamais pensou que pudesse estar prestes a entrar na História polÃtica. Alguns entraram em 64, com perdas pessoais; Hélio pode encontrar a glória involuntária, se eventual gesto bajulatório do ministro chegar ao Supremo.
A Folha está indo para o brejo faz tempo, Bento. Acredita que um texto bobo desses pode mudar alguma coisa. Hélio presta um grande desservico ao paÃs. Seu texto é raso. Despolitizado. Apelativo. Enfim, ruim.
Comentário tolo, Hélio. É exatamente isso que Bolsonaro quer. Os articulistas da Folha mordem, quase que diariamente, as iscas jogadas pelo presidente. E este é o maior jornal do paÃs!
Quando vc pensa que está indo , os jornalistas da folha já foram e voltaram várias vezes. Mas tudo bem, foi uma tentativa. Talvez nunca chegue a nada, mas se não tentar, aà eh que não consegue mesmo.
Não é só você, Hélio! É toda a torcida do Brasil cidadão também. Palmas pela sua coragem.
Coragem ou tolice? Coragem é algo muito diferente disso, meu caro.
Parabéns! Análise perfeita do articulista.
Tá ruim de perfeição, mosqueteiro.
Por que a capacidade de discernimento, dos que tanto criticam o texto, é tão pequena? Minha Nossa Senhora!
O que o Jornalista quer dizer é que a vida do Presidente vale tanto quanto a vida dos quase 70 mil que perderam suas vidas, pensando em perder uma vida para salvar milhares a analise é racional.
Óbvio. O texto é perfeito, claro, lógico, não há como criticá-lo por quem tem real capacidade de discernimento. Somente quem tem capacidade de discernimento fake não percebe o erro que comete . E como não há ofensa alguma ao dito cujo (o autor até reconhece que a vida do sequaz tem rigorosamente o mesmo valor de qualquer outra), em que se apoiar para processá-lo ? Torcer para que o mal de um (que tanto mal causou a milhares de outros) salve milhares de outros é crime?
Não, Ana. O texto é ruim, pobre mesmo.
Porque a caracterÃstica principal dos adeptos do bolsonarismo é a presença de um cérebro binário que tem capacidade reduzida de sinapses. Imaginemos que eles possuam, se muito, dois neurônios... Pedir discernimento está além (muito além) da capacidade deles, não? Afinal, louvemos a liberdade de expressão, que possibilita que essas amebas proto-humanas se manifestem! Viva a democracia! De resto, artigo primoroso! Discordei inúmeras vezes do Hélio em outros textos, mas neste concordo totalmente.
Nem o diabo ia querer... "Prefiro ter um filho morto a um filho homossexual" - "em homenagem a memória do coronel Brilhante Ulstra pavor de Dilma Rousseff" - "o erro da ditadura foi torturar e não matar" - "pro Brasil ter jeito tem de morrer uns 10 mil numa guerra civil" - "tem que metralhar a favela da Rocinha por cima"... A vida dele tem valor?
Artigo com argumentos consistentes, embora polêmico, como toda questão ética. Pena que pouquÃssimos possam entendê-lo. Portanto, bem vindo ao time dos odiados e inimigos da pátria.
Caramba, este senhor que escreveu o artigo é do gabinete do amor. Em tempo, nunca li o presidente nunca negar o vÃrus, inclusive, por muitas vezes disse que já tinha até contraÃdo. Mas enfim, o articulista divulgou o amor. Esta fala se classifica na lei da censura? Deve ser em defesa da democracia.
correção: Em tempo, nunca li o presidente negar o vÃrus (...).
Vazo ruim não quebra!
Das coisas mais absurdas que já li. Sugiro ao autor desta coluna execrável que leia, ou releia, a obra-prima Crime e Castigo, de Dostoiévski. Trata justamente dessa mesma tese do "consequencialismo". Pelo jeito, o livro de 1866 do autor russo era profético. É chocante ver um texto deste teor num jornal.
Justamente, @Branca Rezende. O protagonista, o estudante Raskolnikov, começa a história com ideias baseadas no "consequencialismo". Só que ele não aguenta o remorso e a culpa pelo que fez, daà sua redenção espiritual (no final, escorada nos Evangelhos) acontecer de forma mais marcante na prisão. O livro mostra justamente que o "consequencialismo" posto em prática nem sempre traz consequências com que se é humanamente possÃvel lidar, das quais não se sai "limpo", ileso.
Dostoiévski era profundamente cristão, por nada consequencialista, se assim fosse o protagonista do romance teria usado o dinheiro.
Disse aqui uma vez e me censuraram, infelizmente. O lugar de Schwartsman não é a Folha de S.Paulo, mas a privada da Folha de S.Paulo. De lá a sua liberdade de expressão ganha tons mais condizentes e notas mais adequadas.
Ele está no lugar certo Mas, próximo à latrina. Pois a FSP deixou de se jornal sério há muito tempo. Sua maior serventia nos dias de hoje é servir pata forrar o banheiro do cachorro.
A PF vai apurar o ódio!!!
Hélio, tens todo o meu apoio, deixaste bem expresso que em termos pragmáticos, muitas vidas se salvariam se o filho de Satã Bolsonaro desaparecesse deste mundo, e essa é que é a verdadeira questão ética. Toda a gente sabe que é verdade, embora não o admita. Portanto, tens toda a minha solidariedade, bom artigo e não te preocupes com os falsos moralistas que fazem de conta que não entendem a tua argumentação. Quanto ao Mendonça, ele que vá trabalhar em alguma coisa útil em vez de te perseguir.
Ademais, o teu raciocÃnio é puramente filosófico e ético e radica num pressuposto inatacável: um mal quando deixa de existir favorece o crescimento do bem.
Não derramaria uma lágrima por ele. A vida dele não vale um centésimo de nenhum daqueles que ele condenou indiretamente a morte com seus atos negacionistas
Nunca pensei que a Folha fosse descer a este ponto. O jornal que já teve Ivan Lessa, Claudio Abramo e Paulo Francis chegou ao fundo do poço.
Admito que é um raciocÃnio tentador, para muitos dos que, como eu, consideram Bolsonaro um desastre para o paÃs. Mas é no mÃnimo polêmico. Helio se apoia na ética consequencialista (faz isso com frequência, aliás). É uma lógica que tb pode ser invocada para justificar atrocidades, como a tortura, por exemplo. E aÃ, como fica? Eu continuo querendo ver Bolsonaro fora do governo, mas parece-me preferÃvel procurar meios polÃticos para isso, ao invés de me envolver em torcidas que não levam a nada.
Que tal procurar o meio do voto, na próxima eleição?
Houvesse zelo pelo nome do pasquim e apreço ao verdadeiro jornalismo, esse aspirante a colunista estaria despedido amanhã. A rua, digo, a sarjeta é seu devido lugar.
Ei Hélio, você viverá pra ver Bolsonaro reeleito. Abraços.
Se você é tão estúpido a este ponto, creio que a esmagadora maioria do povo não seja... Não desejo a morte do irresponsável que ocupa a presidência, mas tal ser não deveria ser sequer sÃndico de prédio, é uma pessoa completamente despreparada!
Nunca pensei que uma coisa dessas seria publicada na Folha, não importa qual presidente seja. Amanhã as 8 da manhã adeus Folha.
Branca, a vida não é uma competição de ódio. Ahh o Bolsonaro falou Y, então está certo falar X. Eu nao votei nele; acho que ele fala muita besteira. Mas torcer pra morrer? Cada um sabe o que faz.
Nunca pensei que viveria num paÃs no qual o presidente elogia torturador e promove genocÃdio.
Tem que ler o artigo para entender o que Helio Schwartsman está dizendo de fato. Ele não deseja a morte do Repugnante Presidente que deseja exatamente isso aos outros, a eu, a você. Tem que ler para entender. É filosófico, digno de poesia, obra literária. Guerra e Paz saiu de opiniões assim. Leiam e vão entender que o que ele clama é misericórdia com as pessoas boas, que não desejam o mau das outras
Desista, o gado não nasceu pra chegar a esse nÃvel de compreensão. Aliás se fosse capaz não teria se equivocado com o capiroto.
Nossa muito ruim querer a morte de alguém assim.
Ele quer a morte de "pelo menos trinta mil". Sério esse seu comentário?
Folha, Schwartsman e Bolsonaro se equivalem nestes tempos sombrios. Perderam o bom senso, tudo nivelado por baixo, eivado de ódio pessoal, desnecessário.
Concordo.
Bozo se torno o c**ocô do cavalo do ba**ndido.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > Por que torço para que Bolsonaro morra Voltar
Comente este texto