Hélio Schwartsman > Por que torço para que Bolsonaro morra Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Anteriores 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximas
Hélio está apenas dando uma aula sobre o que é o consequencialismo, gente! Não está falando do Bolsonaro. Ele avisa: nada pessoal. Pensem, por favor! Como é difÃcil pensar!
Só que há alunos que discordam do professor, Andr (suponho que o seu nome seja André).
Vejo que você é um grande defensor da censura. Como não pode impedir o presidente de dizer e fazer o que pensa deseja a morte dele. No fundo é um jornalista desejando uma censura. Por isso não pode mais ser colunista da folha. Não que a folha não o mereça. Mas os brasileiro não merecem.
Parabens Helio. Você chegou lá. Virou um li.xo humano. Saia da Folha. Não que a folha não o mereça. Mas manter um colunista que defende a morte de uma pessoa cujo crime é pensar diferente de você é de uma imo.ralidade atroz.
Helio. Ainda não li sua opinião. Mas pelo tÃtulo sei que, no mÃnimo, você deveria dar adeus à sua coluna na Folha de São Paulo. Se você tiver um pingo de honra, é claro.
Não parabenizo o jornalista Hélio Schwartsman pelo artigo. Mas digo que ele está certo por expressar sua opinião, a respeito do atleta do Planalto que desejou que a ex-presidente Dilma tivesse um infarto ou câncer. E não só por isso, em momento algum o senhor presidente se dirigiu aos familiares de milhares de vÃtimas do CoronavÃrus para prestar condolências ou mesmo se posicionar na luta contra essa doença."E daÃ? Não sou coveiro. Sou Messias mas não faço milagres", e etc. Saúde!
Muitos comentários e pouca razão. O artigo chegou ao ponto extremo da pouca sensatez, ferindo princÃpios éticos, sociais, humanos e religiosos.
Há melhores formas para a morte, a saber o impeachment ou a não reeleição. Quanto à biológica, a priori não se morre de uma doença que não se tem.
É isso aÃ; essa doença foi inventada para desviar as atençoes dos escândalos, nos quais o presidente e seus filhos estao envolvidos e de quebra ele poder dizer em duas semanas que o viros é só um leve sintoma de gripe e que nunca matou ninguém, que tudo que tem sido divulgado é invençao do PT.
Desejo q todos os jornalistas da folha morram tambem ! A comecar pelo Helio !!
Que comentário desprezÃvel mostra que vc não tem humanidade e nem entendeu, vc quer o caos igual ao seu presidente
Parabéns à coragem do Hélio Schwartsman de falar o que é preciso. O presidente está agindo como um lobo solitário que atira e mata indistintamente a população brasileira. Ou, como um "serial killer" que, se não for contiduo, continuará matando vÃtimas inocentes. O que a polÃcia faz quando encontra um indivÃduo destes matando indistintamente pessoas? Atiram para matar e proteger para que não haja novas mortes. É exatamente isto que o próprio Bolsonaro sugere quando defende a liberação de armas.
Pra mim o Brasil não tem presidente. Temos um bobo da corte fazendo as vezes de lÃder máximo. No entanto, isto não justifica em absoluto argumentos como este delineado no texto. Ao defender este ponto de vista o autor se iguala à queles que critica: torna-se antidemocrático por achar que apenas a “extirpação do inimigo” resolve o problema. Ou seja, faz exatamente aquilo que critica nos outros. Uma pena.
O ódio contra o presidente da Republics extravasou na Folha de S. Paulo no inacreditável artigo desse articulista, jornalismo transformado em transtorno mental padrao Adélio Bispo, o esfaqueador de Jair Bolsonaro. Jornal que assim procede é capaz de qualquer ato vil, qualquer pauta escabrosa, qualquer elogio ao crime covarde.
Pq e pra que vc culpa o jornal se não foi ele que escreveu?, criticas tem de ser para HS
As voltas que o mundo dá: quem faz questão do politicamente correto agora são os direitistas!
Só qdo atacam eles com razão, aà eles esperneiam
A filosofia levada ao limite. Como Sade fez na literatura, a única reflexão que não teme o escândalo da vida.
É inacreditável a falta de ética e de conteúdo deste artigo. A imprensa hoje não produz UMA frase que gere reflexão; é rasa, obtusa e se limita ao incentivo ao ódio, de forma facciosa. Se alguém desejasse a morte dos ministros do STF, o mundo viria abaixo, os gritos de "assassino" ecoariam, com direito a processo. Não sou a favor do presidente, mas o argumento estilo "os fins justificam os meios" é abominável. Se o assunto é morte, vemos hoje uma, com grande pesar: a morte do bom jornalismo.
Se vc ler direito ele não deseja a morte do seu bozo, apenas diz que o fato de não existir um genocida no poder seria melhor
O que pensavam os revolucionários franceses quando o rei Luis XVI os traiu, na fracassada fuga para a Ãustria.? Cara essa reflexão nunca fez tanto sentido, definitivamente sou jacobino.
Quanta tolice, meu caro. A fuga para Varennes nada tem a ver com o artigo de Hélio. O articulista deu motivos para que JB e seus seguidores radicalizem o seu já radicalizado discurso. Em tempo: nada tão fora de moda como ser jacobino hoje. Hélio produziu apenas um panfleto.
Quero avisar aos navegantes do Poder Executivo que esse artigo goza da plena liberdade de expressão que nos foi dada pela Constituição Federal, em seu artigo 5º, inciso IV; e 220. Demais, argumentar filosoficamente como o fez o autor sobre a morte desejada de alguém é tarefa difÃcil, mas até o simples fato de desejar ardentemente a morte de alguém é fato atÃpico em nossa lei. Roberto Carlos na segunda metade dos anos 60 já disse: E QUE TUDO MAIS Và PRO INFERNO. E esse governo vai para onde?
Mas cuidado por uma equipe de 10 médicos, tomando a tal cloroquina e fazendo 2 exames cardÃacos por dia... será que morrerá? Morrerá aquele que acreditou nessa farsa. Mas que falta nao faria, isso nao faria. Seria muita sorte para o Brasil...
Há outros meios de colocarmos a corda no pescoço do Presidente Bolsonaro e fazê-lo ver que estamos numa República de 212 milhões de habitantes e que não podemos viver nesses quatro anos e durante uma epidemia sob a batuta sem harmonia de um maestro que desconhece o compasso da opera a reger e possui péssimos músicos para dar ã desafinada orquestra o mÃnimo de harmonia. Falar da morte é buscar enigmas na Teologia e na Filosofia e eu não me arriscaria. Mas o artigo tem seu valor.
Li, reli... li novamente e não encontro inconsistências. Tudo muito correto.
Precisa fazer desenho pra esse pessoal que não entendeu o que o HS diz, caramba
Verdade, Douglas. Neste instante, diante deste artigo não pertenço a RH, pertenço a raça bolsonaro.De tanto ouvi-lo desejar mal aos negros,Ãndios,gays,mulheres,ambiente, cânceres aos adversários. Defender torturadores,sacrificar parte da população ao covid... e agora, em parte, poder fazê-lo passei a pensar como ele. É questão matemática,filho!É sacrificar um por todos.Dói né? Ser mau é para os fortes! Aguente!!
Então você não é da raça humana. A inconsistencia é desejar a morte de uma pessoa que não pensa como ele. Como é incapaz de fazê-lo, mata-lo, reza para que a mão divina o faça.
E da� Morrer é o destino de todo mundo! Eu não sou coveira.
É um pensamento utilitarista em sua essência. Acho que o presidente morrer da mesma peste que desdenhou é ironia poética. Fina ironia...
Nesse caso a sentença também é verdadeira no caso do ex-presidente Lula? Se ele tivesse morrido o dinheiro que ele desviou seria usado na construção de novos hospitais e, consequentemente, menos mortes. É esse o seu raciocÃnio?
O Lula que é o culpado pelo corona e este presidente que não tem humanidade
Bem lembrado. Mas o dinheiro que o Bolsonaro, famÃlia e amigos desviaram por 30 anos com funcionários fantasmas, laranjas, rachadinhas e etc também não voltará aos cofres públicos. Mas a morte imediata dele diminuiria muitos prejuÃzos à nossa querida sociedade.
Caro Alan, se porventura o ex-presidente Lula morresse por falta de hospitais, tal comapração poderia ser feita, mas mesmo assim, longe de se simplificar tanto a análise e não é o cerne do artigo. O articulista compara atitudes e o negacionismo constante do atual preidente a doença que ele diz ter contraÃdo agora.
Blá... Blá... Blá.. .
E vcs ju.men.to.s querem que fiquemos calados? Num debate desonesto desse. A seletividade é uma coisa comum hj em dia.
Até num debate desses vcs minions não abrem mão da tára pelo Lula. Socorro
Não vejo como esse discurso possa agregar. Quando diz que deseja a morte do presidente por entender que pode-se evitar a de demais, acredito que vc se iguala a discursos do presidente como, por exemplo, de que torturar alguém pra salvar milhares vale apena. Portanto, discordo e repudio sua fala.
Sim, a comparação não é idêntica, mas no sentido de dano se equivale. Além de só inflamar quem o apoia e ratificar o pensamento de quem o reprova, ou seja, acredito que só incentiva ainda mais a divisão do povo. Se essa matéria convertesse alguém do outro lado (1/3 da população que o aprova), eu endossaria seu conteúdo, excepto o tÃtulo, embora o PR não mereça qualquer elogio na condução da pandemia e tão pouco seu preparo esteja a altura do cargo que ocupa, na minha opinião.
A comparação não vale. Em nenhum momento o Hélio fala em contaminar o Bozo propositalmente pra que ele morra.
Hélio foi parcimonioso e moderado ao torcer. Há mais gente merecedora da torcida. Vale o brocardo árabe aplicado ao dilema ético enfrentado com rigor lógico por Hélio: 'Os misericordiosos com os cruéis, os cúmplices dos tiranos, não se importam com o sangue derramado dos inocentes'. Vê-se que nem o presidente do Senado, o ministro das Comunicações e o secretário-geral do Planalto jamais se importaram tanto com a verÃdica pilha de cadáveres quanto pela suposta morte presidencial.
Artigo perfeito. Eu somente mudaria o tÃtulo para evitar polêmica.
Ah, Hélio, que isso?? São coisas que podem ser pensadas, mas jamais ditas. Não é pelo compromisso do politicamente correto, é por puro pragmatismo. Assim você só fortalece o discurso do ódio que tanto mal tem feito ao PaÃs. Lamentável!!!
Eu não fiquei com mais ódio do já tinha lendo o texto
Jamais ditas???? Por isso estamos nessa crise, nesse corrupção, ninguém pode falar... fala sim... é corajoso escrever isso....
Para quem nunca se importou de verdade com as milhares de mortes, só pensa em si e na famiglia, na reeleição, nos evangélicos e militares, é difÃcil não concordar com o articulista. Quem se importa com os outros, ainda mais numa pandemia como essa, consegue de volta o que ofertou: e o que ele ofereceu? Muitos E daÃ, não faço milagres, a vida é assim mesmo. Nunca algo decente a ser falado. Que receba de volta o que entregou.
Excelente coluna. Fazia tempo que não lia um texto tão sincero e coeso.
Realmente Daniel! Você tem alguma religião?!
Irônico, sofisticado e verdadeiro. Adorei.
Apoiado!
É a tÃpica coluna que seria de bom grado e bom senso não ter sido escrita. Um erro não justifica o outro. trabalhar e dourar o olho por olho não torna os argumentos válidos. Eu faço parte da direita envergonhada e não arrependida. Me dá um mal estar cada vez que o presidente abre a boca e cospe asneiras (daà a ojeriza por máscara) pra todo lado. Mas tentar justificar, rasteiramente, o desejo para que ele morra é se nivelar à tudo que nele condenamos.
Também endosso as palavras do colunista no contexto em que ele pondera a falta de importância que o presidente deu à vida dos outros.
Lamentável seu comentário. Por pior que seja essa pessoa, torcer para alguém morrer já é demais. Acho isso uma vergonha para o jornalismo. Meu pai foi jornalista do Estadão e rádio Eldorado e deve estar se virando no túmulo com tanta besteira que parte da imprensa está fazendo.
Perfeito! Assino embaixo.
Você foi de longe com sua já consagrada coluna, o colunista mais sagaz, corajoso e heróico que o jornalismo foi capaz de produzir com está sua coluna, ninguém que trabalha em um jornal de prestÃgio teve sua coragem. Parabéns!
Conheceu Paulo Francis, colega?
Ótimo artigo! Argumentos sustentados cirurgicamente.
O autor sem dúvida atingiu o objetivo de causar uma grande polêmica. Porém, deixando de lado o deslize ético de desejar a morte de alguém, o argumento inicial é falso. Não obstante o que divulga a grande imprensa, não há qualquer prova de que o isolamento de toda a população traz melhores resultados do que o isolamento seletivo dos mais vulneráveis. A histeria coletiva que se instalou no paÃs destruiu a economia sem que se possa afirmar com certeza que uma única vida foi salva.
O analfabetismo funcional é terrÃvel... O que está escrito é que não há evidência alguma de que o isolamento de todos seja melhor do que o isolamento seletivo dos mais vulneráveis. Ninguém duvida que algum tipo de distanciamento social é necessário.
Verdade, né, nem China nem Vietnam nem Israel, por exemplo, fizeram distanciamento e medidas ditas de controle, não é mesmo? Santa cegueira! Que idolatria alucinada pelo Bozo!
Hélio, lamentável esta coluna, por 2 dias seguidos. Então os fins justificam os meios?
Mesmo nos últimos quentes anos provocados pela Lava Jato, você já viu um artigo da FSP com 932 comentários? Por que nao deixar o artigo por 2 dias e dar a chance a mais leitores de ler e se pronunciar?
Quando chegamos ao ponto de um colunista desejar a morte de um presidente para provar que as suas teorias estão certas....lamentável opinião.
Parabéns, Hélio Sch...(que nome difÃcil de falar)! Bolsonaro poderia alegrar o paÃs com essa frase: "Se é para o bem de todos e felicidade geral da Nação, estou pronto! Digam ao povo que beberei Estricnina e não Cloroquina.".
Schwartsman, texto brilhante. Bravo!
Outro erro médico. Os medicamentos são introduzidos por observações clÃnicas variadas e só posteriormente por pesquisas duplo-cego. Na história médica o que sempre ocorreu foram observações clÃnicas isso valendo para medicamentos indÃgenas, chineses, homeopatia, reiki, acupuntura, etc. Recentemente com calma apareceram os duplos cegos. Não sabemos se HCQ iniciada no segundo dia dos sintomas funciona ou não. Ivermectina também.
Nada como sair do politicamente correto, Schwartsman disse o que todos os não alienados, de fato, pensam e desejam, ainda que, talvez, por covardia moral, não o digam.
O que ele escreveu adotando a ética consequencialista vale também para o que os nazistas achavam dos judeus e como Adélios colocaram em ação. Eles achavam que eliminando os judeus o mundo seria bem melhor. Mas, Helio erra sobre o aspecto médico. Na Espanha com o isolamento só 5% da população está imunizada o que significa que 95% pode contrair a doença. Quando saÃrem vão se contagiar. Então isolamento é a solução ou adiamento do problema?
Ilse Karin, você sabe que antes da vacina de polio a incidência de polio era maior nos USA do que no Brasil? Sabe por que?Nos USA os bebês nascidos no inverno ficavam isolados em casa e quando saiam na primavera eram atacados em massa pelo vÃrus e aqui os bebês saem precocemente e recebiam cargas virais leves e ficavam com vacinação natural. Desde 26 de Maio em N.Y imensas manifestações foram feitas e o número de doentes continua diminuindo. Sabe o que é imunidade celular?
Meu filho, o isolamento, ou melhor, distanciamento nao é para imunizar o povo, é para evitar a infecçao com o vÃrus até que haja uma vacina, o que, com sorte, haverá no inÃcio do próximo ano.
Diga-me uma coisa: você ficaria exposto à contaminacao pela varÃola para ficar imune a ela? Seus pais o deixariam contaminar-se pelo agente da paralisia infantil para ficar imunizado contra ela? Percebe a besteira de se expor a uma virose com inúmeras seqüelas no organismo? Cai na real, por favor!!
E o Ministério da Justiça quer enquadrar o colunista na Lei de Segurança Nacional. Devemos lembrar o que o então deputado Jair Bolsonaro disse sobre a presidente Dilma em 2015: “Espero que o mandato dela acabe hoje, infartada ou com câncer, ou de qualquer maneira.” Qualquer punição, pois, ao colunista abre precedente para punir igualmente o atual presidente.
Lamento muito que tenha violado a dignidade da pessoa humana ao escrever seu comentário. Liberdade de expressão não é direito absoluto. Sou o primeiro criticar Bolsonaro, mas entendo que esse tipo de manifestação o coloca ao nÃvel dele. O senhor perdeu a credibilidade de criticar. Lamento novamente tudo o que escreveu
Que morra Bolsonaro! Será mais um número na estatÃstica dos milhares de brasileiros que já morreram de covid sem nenhuma ação desse governo. Não será uma comoção nacional. Afinal o que ele está fazendo? Nada na educação, nada na economia, destruindo a república , nos envergonhando internacionalmente e ignorando a pandemia.
É simplesmente estarrecedor ler um arquivo destes na Folha!!!! Passou de qualquer limite!!! Também não gosto do Bolsonaro, mas daà a publicar uma coisa horrorosa como esta é uma grande diferença. Folha de SP, grande gol contra!!!! No mÃnimo este sr. teria que ser excluÃdo do jornal. Minha opinião.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > Por que torço para que Bolsonaro morra Voltar
Comente este texto