Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Felipe Vasconcelos

    O consequencialismo vale para a vida dos seus filhos ou qualquer pessoa que você ame?

    Responda
    1. Juliano Danilo

      Pergunta de quem não entendeu o texto.

  2. Fabiana Lopes

    Texto fera demais!!

    Responda
  3. Nelson Vidal Gomes

    O maior de todos os "consequencialistas" exortou-nos "Amai-vos uns aos outros como eu vos amei".Façais ao próximo o mesmo que queres que este vos faça".(Jesus, o Cristo)Na mesma linha outro "consequencialista",Lao-Tsé. "Não desejes ao próximo o que não desejas para si".Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!

    Responda
  4. Fabíola Lami Ferrari

    Excelente texto. Mas não vai morrer. Trremos que conviver com esse pesadelo vivo. Há um lado bom: quem sabe não vá morrendo aos poucos, em vida, no esquecimento, ou julgado no tribunal de Haia um dia? Obrigada pela coragem. Apenas expressou o desejo de milhões de brasileiros.

    Responda
  5. albertino rodrigues de farias

    Son sense, o comentário de sr. Schwartsman. Onde já se viu tamanha crueldade..

    Responda
  6. Carlos Alberto Possinhas Gonçalves

    Não pode ser julgado como um desejo de morte apenas. É uma morte política. Quem ñ quiser ser alvo desse desejo não se exponha...não se candidate... E se ainda assim optar pela vida pública que a faça com correção, honestidade e transparência.

    Responda
  7. João Batista de Azevedo Júnior

    Estabelecer relação causal entre as ações do PR e a variação do número de óbitos é absurdo.A razão é óbvia: para isolar um suposto "fator Bolsonaro" seria necessário primeiro determinar o tempo entre a "fala negacionista" e as mortes. Outros fatores (idade dos pacientes, comorbidades, medicação utilizada, etc, etc) e a influência de cada um teriam que ser conhecidos precisamente em cada ocasião. Consequencialismo por atribuição insana de consequências? Lembra NSDA X judeus...

    Responda
  8. jose fernando gomes

    Hélio foi corajoso e não está só em sua reflexão. Desde sua candidatura, Bolsonaro demonstra desprezo pela vida, pela cultura, pela ciência. Quantos já morreram desde que o capitão liberou a compra de armas, estimulou as aglomerações populares e insinuou que a cloroquina cura a covid, incentivou a violência policial, esvaziou o controle de velocidade nas estradas, abriu as porteiras de reservas indígenas para garimpeiros e vírus? Quantos ainda morrerão em consequência dessas medidas?

    Responda
  9. Paulo Ernesto

    Boa discussão. Não conhecia esse conceito do consequencialismo. Não torço pela morte de Bolsonaro. Isso seria covardia. Temos que vencê-los nas urnas. No voto. Na democracia. Ninguém sabe o que poderia resultar de sua morte. Morte desejada é uma idiotice! O artigo é muito bem arrazoado. Só merece ações judiciais dos incultos e/ou oportunistas e aduladores.

    Responda
  10. Raquel Carneiro

    Gostei. E concordo! A existência do bolsonaro enquanto presidente no contexto Covid-19 matou muita gente. E logo ele que chamou o vírus de gripezinha e que tinha histórico de atleta, morrer por justamente do mal que tanto negou seria um ótimo exemplo do mal desse negacionismo do vírus, da ditatura e do fascismo como um todo. A classe média cristã não aguenta um texto desses.

    Responda
  11. JOAO BATISTA DA SILVA

    Bobagens e mais bobagens. O consequencialismo poderia ser defensável apenas em relação a direitos disponíveis. Caso contrário, seria a defesa da barbárie, algo como a humanidade tomar o caminho de volta e regredir até voltar a subir em árvores. No caso específico da coluna, a bobagem é ainda maior. O evento fatal com o presidente, significaria que ele passaria a ser um mito eterno. Seus fiéis e fanáticos seguidores certamente o transformariam num mártir.

    Responda
  12. MAKOTO SHIMIZU

    Que Bolsonaro e seus seguidores continuem a desdenhar o uso de máscaras, religiosamente se auto mediquem com cloroquina, continuem a promover e participar de aglomerações e assim sejam naturalmente agraciados pela lei, Lei de Darwin.

    Responda
  13. Marcelo Bonilha

    Pensando assim, o senhor acha que deveria ter pena de morte no Brasil? Seria um bem maior?

    Responda
  14. José Reinaldo de Freitas

    Argumentos irrefutáveis...

    Responda
  15. Luis Gustavo Martins

    Excelente artigo

    Responda
  16. Valdeci Gomes

    Excelente, é melhor eliminar uma vida para salvar milhares de outras que estão nas mãos do genocida.

    Responda
    1. LVARO MAGALH ES DANTAS

      Se os políticos corruptos morressem, o efeito ainda seria bem melhor, afinal quantas crianças não morrem de fome, hospital deixam de serem construídos e equipados. Vamos começar pelo bandido de estimação.

    2. LVARO MAGALH ES DANTAS

      Correto. Vamos torcer também pela morte de todos os políticos corruptos, afinal corrupção mata e muito. O dinheiro usurpado pelos governos anteriores poderia ser usado para construir e equipar hospitais ,assim menos pessoas morreriam de Covid . Mataria a fome de muitos necessitados que a esquerda jura ser solidária . Vamos começar pelo líder maior, o de estimação.

  17. filipe moura lima

    Difícil discordar desse brilhante colunista, neste ou em outros textos. Em que pese todo o arrazoado, ainda acho que o Bozo não deve morrer de Covid. Que ele sofra um bocado, ainda vá lá, mas a morte não ensina e nem pune.

    Responda
    1. LVARO MAGALH ES DANTAS

      Correto. Vamos torcer também pela morte de todos os políticos corruptos, afinal corrupção mata e muito. O dinheiro usurpado pelos governos anteriores poderia ser usado para construir e equipar hospitais ,assim menos pessoas morreriam de Covid . Mataria a fome de muitos necessitados que a esquerda jura ser solidária . Vamos começar pelo líder maior, o de estimação.

    2. Valdeci Gomes

      Certo que a morte do Bozo não vai puni-lo, mas vai livrar muita gente de sofrimentos.

  18. ALEXANDRO DA REIS

    Certíssimo

    Responda
  19. Beto Rezende Rezende

    Complementando: se a Folha puder retirá - lo, agradeço.

    Responda
  20. Beto Rezende Rezende

    Fui bastante infeliz no meu comentário sobre Giovana Ewbank. Minhas sinceras desculpas aos leitores e à atriz.

    Responda
    1. Bianca Moreira

      Parabéns por reconhecer isso. Espero que a Folha o retire também. Te garanto que não foi por falta de denúncia que ainda não foi retirado. Desejar a morte por vírus a alguém (ninguém manda em vírus) é muitissimo diferente que citar o desejo de um casal de atores conhecidos levar um tiro (tiros são dados por seres humanos). Reitero meus parabéns a você e sua atitude em reconhecer o erro e se desculpar. Que a Folha, agora com seu consentimento, o retire logo.

  21. Alberto A Neto

    Perdoar o crime de sangue do tirano é ser duplamente, cruel e injusto, com suas vítimas. São inimigos do Príncipe os ofendidos por ele. São amigos do Príncipe seus próprios amigos, quando não apetecidos dos seus propósitos nem satisfeitos em seus interesses. A morte não é uma opção do Príncipe. É seu próprio destino.

    Responda
  22. Rosangela Silva

    Não sou eleitora do Bolsonaro mas, depois de ler esse artigo, fico me perguntando se deveríamos também torcer para que seus eleitores morram? Afinal, quem garante que eles não colocarão outro 'Bolsonaro' no poder? E, ao que consta, ele foi eleito democraticamente pela maioria no país, não é? Deveriam todos morrer então para que, enfim, tenhamos um país melhor, é isso? Esse artigo não é só absurdo, ele é simplório, chega a ser ingênuo. Que bola fora!

    Responda
    1. LVARO MAGALH ES DANTAS

      Correto. Correto. Vamos torcer também pela morte de todos os políticos corruptos, afinal corrupção mata e muito. O dinheiro usurpado pelos governos anteriores poderia ser usado para construir e equipar hospitais ,assim menos pessoas morreriam de Covid . Mataria a fome de muitos necessitados que a esquerda jura ser solidária . Vamos começar pelo líder maior, o de estimação.

  23. Arnaldo Vianna de Azevedo Marques

    Um caso para a lúcida jornalista nossa ombudsman. Por muito menos tive vários comentários censurados.

    Responda
  24. RICARDO ESTEVES A ANDRETTO

    Prezados senhores, desejo vida longa ao colunista Hélio. Gostaria, na verdade, que ele fosse eterno. Para que ele curta, para sempre, a mente perversa que tem. Merece uma estátua com esse texto, que ele teve a coragem de publicar, na lápide. Em vida. (Porque valorizar depois da morte não traz proveito algum ao elogiado). Para mostrar a todos o que um ser humano nunca deve fazer.

    Responda
  25. Lucio P S

    Já dizia o gênio Jorge Aragão: "Cada um dá o que tem"... vc só tem ódio, timidez intelectual e pobreza de alma... Continue torcendo... pq sua alma.... essa jaz há muito tempo... és um bicho que aprendeu a usar o abecedário... daí a chama-lo de ser humano... bem longe...

    Responda
  26. CIRENIO BARBOSA

    Lamentável o texto

    Responda
  27. Hamilton Medeiros

    Melhor coluna da Folha dos últimos 30 anos. HS, parabéns!

    Responda
    1. Arnaldo Vianna de Azevedo Marques

      Um caso para a lúcida jornalista nossa ombudsman. Por muito menos tive vários comentários censurados.

  28. Pedro Botan

    Bolsovide19 sempre viveu pelo mal , HS corajoso escreveu a sentença mais desejada por muitos dos brasileiros .

    Responda
  29. Anderson Cottet

    Realmente um artigo desnecessário... A Folha e o colunista erro e muito publicando esse texto.

    Responda
  30. MARCIO GROPILLO DE CARVALHO

    Nunca li tanto absurdo junto... Irresponsável, pra dizer o mínimo.

    Responda
  31. mario labegalini

    Hélio tem a coragem que o jornalismo sério necessita, como água para um dessedentação. Ler essa matéria é crer que dias melhores virão. Porque a morte faz parte da vida: ao Bolsonaro morrer, o mundo fica mais leve, plausível, com algum eixo a seguir.

    Responda
    1. LVARO MAGALH ES DANTAS

      Correto. Vamos torcer também pela morte de todos os políticos corruptos, afinal corrupção mata e muito. O dinheiro usurpado pelos governos anteriores poderia ser usado para construir e equipar hospitais ,assim menos pessoas morreriam de Covid . Mataria a fome de muitos necessitados que a esquerda jura ser solidária . Vamos começar pelo líder maior, o de estimação.

  32. Bianca Moreira

    Artigo provocador e cirúrgico. Escrever um "desejo de morte por Covid" é melhor do que dizer que "pessoas do PT devem ser metralhadas". A 2a frase sim, dita por Bolsonaro em campanha, instiga assassinatos.

    Responda
  33. Beto Rezende Rezende

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  34. MARCOS Ribeiro Oliveira

    Parabéns pela argumentação lógica e coerente. Digno de um verdadeiro sofista! Os nazistas pensavam assim também quando desejavam a morte de oponentes. Os comunistas também, afinal, o que importava para estes era a pureza da revolução! Parabéns, grande sofista!

    Responda
    1. Ricardo Campos

      Caso você não tenha estudado sobre os nazistas, informo que eles matavam sem pensar. Quanto ao Hélio, ele torce para que o vírus cumpra seu papel. Também uma boa parcela do grupo Cidadão. Vírus 7x1 Bolsonaro. Querer matar é outra coisa.

  35. Odete Borges

    Verdade, Douglas. Neste instante, diante deste artigo não pertenço a RH, pertenço a raça bolsonaro.De tanto ouvi-lo desejar mal aos negros,índios,gays,mulheres,ambiente, cânceres aos adversários. Defender torturadores,sacrificar parte da população ao covid... e agora, em parte, poder fazê-lo passei a pensar como ele. É questão matemática,filho!É sacrificar um por todos.Dói né? Ser mau é para os fortes! Aguente!!

    Responda
    1. Alexandre Matone

      Gilmar, permita-me humildemente sugerir um curso de Língua Portuguesa básica. Não leve a mal!

    2. Gilmar Maghenzani

      desculpem é ela e não ele

    3. Gilmar Maghenzani

      Não é ele que está alucinada, pq se vc viu o Ministro Barroso intimou ao bozo tratamento aos índios, o bozo falou entre outras que máscara é coisa de vdo e se procurar vai ver mais como racismos.

    4. Alexandre Matone

      Odete, algumas das coisas que a senhora ouviu realmente ocorreram, mas a maioria são alucinações auditivas ou erros crassos de compreensão, que precisam ser investigadas clinicamente. Talvez eu possa ajudá-la. Diga para mim onde a senhora ouviu Bolsonaro *desejar mal aos negros,índios,gays,mulheres,ambiente*? É preciso definir se de fato foram alucinações. A senhora sente que seu pensamento está sendo roubado? Sente que alguém a persegue?

  36. Michel Henrique Martins

    Ao menos esse colunista trash teve seu momento de fama, esse comentário trash só serviu pra isso mesmo: “um segundo de fama”.

    Responda
  37. Alexandre Matone

    A Randomised, Controlled Trial of the Effects of Remote Intercessory Prayer on Outcomes in Patients Admitted to the Coronary Care Unit - WS Harris, M Gowda, JW Kolb, CP Strychacz, JL Vacek, PG Jones, A Forker, JH O'Keefe, BD McCallister Journal of Cardiopulmonary Rehabilitation and Prevention 21 (2), 118, 2001

    Responda
    1. Alexandre Matone

      O Boulos já esteve até no xilindró, por fazer baderna.

    2. Gilmar Maghenzani

      Sobre isso chamar o Boulos de baderneiro só pq é de esquerda vc está fazendo pior do que HS

    3. Alexandre Matone

      Há uma excelente aula do pai do famoso baderneiro e colunista da Folha Guilherme Boulos, o excelente Professor de Infectologia da USP Marcos Boulos, sobre Medicina e Espiritualidade, cujos slides podem ser facilmente vistos na internet. Coloque no buscador: *Boulos, Medicina e Espiritualidade*. Ele mostra varios estudos semelhantes, que comprovam o poder da reza por doentes. Sugiro à Folha que troque o Colunista por seu ilustríssimo pai.

    4. Alexandre Matone

      O grupo para cujos pacientes pessoas rezavam por eles apresentou desfechos significativamente mais favoráveis.

    5. Alexandre Matone

      Objetivo. Este estudo avaliou se a oração intercessória remota (oração em nome de outras pessoas) melhorou os resultados clínicos entre os pacientes hospitalizados em uma unidade coronariana. - Materiais e métodos. No estudo, 990 pacientes consecutivos foram randomizados para receber oração remota, intercessora ou sem oração (cuidados usuais). Os nomes dos pacientes foram dados a um grupo de oração externo que orava por eles diariamente por 4 semanas.

  38. Alexandre Matone

    Não se pode confiar em um militante do niilismo que *torce* por qualquer coisa; ou seja, que acredita ativamente que o poder de torcer por algo pode influenciar o resultado de algo, interferindo assim no puro acaso. Foi uma enorme decepção no porta voz das forças que deveriam ser o arauto do poder único da contingência. Decepção!

    Responda
    1. Alexandre Matone

      Aguardo Hélio citar algum estudo duplo-cego, randomizado, prospectivo, controlado que demonstre que torcer por algo pode influenciar o desfecho, em casos que deveriam ter resultados supostamente aleatórios. E espero uma explicação de Hélio quanto às semelhanças e diferenças entre rezar e torcer. E o faz com que um ateu naturalista e materilista estrito torça por algo. Não me deixe curioso!

  39. Alexandre Matone

    Hélio, o niilista, rogar praga, é como o delegado chefe do Denarc ser pego fumando maconha! Desmoralizador! É como o Bispo Edir Macedo ser filmado oferecendo flores para Iemanjá! Hélio, agora explique para seu público como funciona o mecanismo pelo qual *torcer* por algo afetaria o resultado de eventos que supostamente deveriam ser dependentes somente do acaso!

    Responda
    1. Alexandre Matone

      Pergunte ao Prof. Marcos Boulos, de Infectologia da USP, que deu essa aula, se isso não é Ciência! Os cumpanheiro acham que evidências só são Ciência quando reafirmam os seus dogmas prévios!

    2. Alexandre Matone

      A Randomised, Controlled Trial of the Effects of Remote Intercessory Prayer on Outcomes in Patients Admitted to the Coronary Care Unit - WS Harris, M Gowda, JW Kolb, CP Strychacz, JL Vacek, PG Jones, A Forker, JH O'Keefe, BD McCallister Journal of Cardiopulmonary Rehabilitation and Prevention 21 (2), 118, 2001 - Celso, isso é Ciência. É assim que a Ciência prova as coisas; não é escrevendo coisas na cartilha da Professora Marilena! Estou aberto a debates!

    3. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

      O articulista,com certeza, não acredita que torcer influenciará no desfecho da doença do presidente, também torcemos para um time de futebol, um resultado favorável de uma eleição,e, ninguém em sã consciência, vai acreditar que isso possa influenciar os resultados, a menos que seja um médico,que acredita mais na ortodoxia bíblica que na ciência!

    4. Alexandre Matone

      Gilmar, permita-me humildemente sugerir um curso de Língua Portuguesa básica. Não leve a mal!

    5. Gilmar Maghenzani

      Legitimamente eleito não e as fakes vc está vendo o que está acontecendo ou não?

  40. Alexandre Matone

    Parece-me claro que a intenção do articulista, que não acredita, supostamente, em forças sobrenaturais, como invocação de pragas, foi inflamar o ódio do povo contra a figura do Presidente legitimamente eleito, para talvez desinibir algum extremista para que ele parta para as vias de fato.

    Responda
  41. Maria da Graça Pimentel

    Texto e análises perfeitos ... alguem deve estar fazendo um levantamento de contas de quantas mortes o negacionismo dos ideólogicos causou... quantas vidas inocentes desperdiçadas... quantas famílias estraçalhadas...

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Se ele fosse preocupado com o povo faria um isolamento total em janeiro deste ano, e aí talvez morreriam apenas 200 pessoas, ou não?

  42. antonio oliveira

    Por toda maldade que fez contra outras pessoas, o Bostanaro deverá ter uma morte bem sofrida pois o satanás o aguarda de braços abertos.

    Responda
  43. antonio oliveira

    Caro Hélio parabéns. Concordo contigo plenamente. Quem faz o mal aos outros semelhantes deve ser eliminado com uma morte bem sofrida.

    Responda
  44. Adelmo Cavalcanti Lapa Neto

    Pelo que li, nos comentários, a maioria não aprendeu interpretação de texto....

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      O povo não sabe o que é comentar filosoficamente

  45. José Reinaldo Pavan

    Insensatez! Por que o radicalismo tão exacerbado, tanto ódio? Esse ativismo insensato só traz prejuízo de toda ordem para o País, mormente quando praticado pela imprensa e por jornalistas. A alternância de poder é salutar para a democracia. A esquerda teve sua oportunidade. E que longa oportunidade! O que fez? Vamos aguardar a próxima eleição, torcendo para que o Brasil chegue lá mais forte econômica e socialmente.

    Responda
    1. Marcio Automare

      Radicalismo expressar uma opinião? A direita não tem plenos poderes e nem a esquerda teve, haja visto o impeachment de 2016. leia a coluna do Hélio, sem ódio. Os meios justificam os fins, infelizmente uma verdade.

    2. Marcio Automare

      José Reinaldo, você está sendo parcial no comentário. Não é a questão "a esquerda teve sua oportunidade", pois pode se deduzir que a atual fase é o fim história. Achei pertinente a coluna do Hélio. Outra coisa, quando se governa não se pode esquecer que outra grande parte não votou no vencedor.

  46. Jorge silva

    Espero que se recupere. Mais se morrer direi um sonoro. E DÁI?

    Responda
  47. vicente glehn

    Como tudo que escreve, Schwartsman, num texto curto coloca reflexões de cunho filosófico. Antes de se criticar pelo ousado título, há que se ler atenta e até repetidamente para entendê-lo em sua profundidade. Trata-se de uma entre muitas de suas claras e profundas reflexões. Creio que a maioria dos maledicentes não dedicou à sua análise a imersão necessária. Não vejo outra explicação para, por exemplo, o ministro da Justiça tratá-lo como ato de subversão ou desrespeito à autoridade retratada.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Enquanto deputado o bozo pediu o fuzilamento do FHC, e sonhou com a morte de Dilma e tbm queria metralhar os petistas em seus discursos, aí pode

  48. Paulo Roberto Soares

    "Quem fala o que quer, ouve o que não quer."

    Responda
  49. Elissandro Pedrosa

    Ele não morre

    Responda
  50. Amarildo Caetano

    Muita gente já morreu pensando ser uma gripezinha,um genocídio que mata as pessoas mais pobres.

    Responda