Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Edson Saito

    Somos 70% na torcida.

    Responda
  2. Sandro Valério

    Concordo em número, gênero e grau, com o senhor Hélio Schwartsman

    Responda
  3. jose roberto alferes siqueira

    Torce pela vida, você será mais feliz.

    Responda
  4. Ronaldo Rocha Vasconcelos

    Desculpe-me a sinceridade. Hélio , você foi infeliz na escrita deste artigo . Eu não sou apoiador do presidente. Considero o governo dele um desastre. No entanto , desejo recuperação a ele e a todos que estão coma Covid-19. O presidente encontrou uma tese para a cloroquina e o Hélio uma para Marte de Bolsonaro. Folha de São Paulo , este artigo é vergonhoso.

    Responda
  5. Beto Rezende Rezende

    O peso da opinião do jornal é bem maior, Benassi. Desmoraliza, sim. Soa como um pedido de desculpas.

    Responda
  6. MARCOS BENASSI

    Caro Hélio, esse seu artigo vai dar muito pano pra manga. Especulando sobre possibilidades, o Bozo: 1. Pode morrer; 2. Pode voltar sem mudanças; 3. Pode voltar com mudanças. No caso da primeira, você já burilou as vantagens; ocorre que teríamos a subida de um militar no poder. No segundo, teríamos mais do mesmo e a possibilidade democrática de deposição, ainda que com mais mortes. No terceiro, algumas mudanças de perspectiva e comportamento podem trazer desde o desastre até uma melhora [Cont.]

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      [Cont.] uma melhora presidencial. Desastre pode certamente ocorrer caso o Presida se ache realmente abençoado, com rasgos de Salvador; Jesus da Goiabeira, cuidai de nós. Uma melhora em seu comportamento pode mantê-lo no poder até o fim do mandato, o que não é absolutamente bom. Nunca será outro, será apenas melhorado, o que provavelmente não bastará. Com essa reflexão, a escolha deixa de ser binária, e pode atender a uma variedade gradativa de fantasias acerca do futuro próximo.

  7. Ricardo Melo

    A morte seria pouco, a dor da carne é o que ele merece, esse vírus tem capacidade para impor a ele esse ônus .

    Responda
  8. Beto Rezende Rezende

    Hélio foi desmoralizado pelo editorial de hoje da Folha. Fez papel de bobo.

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      Beto, creio que você não compreendeu a diferença entre um editorial e um artigo de opinião. Um editorial é a posição oficial de um jornal frente a um ou mais fatos, e compromete o veículo como um todo numa certa direção. Um artigo de opinião é simplesmente uma reflexão de um indivíduo, funcionário ou não, daquele veículo. Pode até ter mais prestígio do que o editorial, mas nunca o substitui, podendo até ser contrário a ele - o que indica, aliás, que o jornal aguenta opiniões divergentes

  9. elsa silva

    Filosoficamente está corretíssimo.

    Responda
    1. wagner da silva bento

      Filosofia de latrina.

  10. Ivandrez gois silva

    eu também torço para que o BOZO morra, e se possível de arritmia causada por cloromico

    Responda
    1. wagner da silva bento

      Não vou torcer, mas o seu ódio pode fazer o sr. partir antes.

  11. Hildebrando Teixeira

    ...Assim sendo, #Exército do St édile, Ant -ifas, #Adélios#, nosso inimigo ideológico merece a m .or te - mas é para o nosso bem!#. Aaaahh bom! Tutti buona gente.

    Responda
  12. Hildebrando Teixeira

    Segundo a Foice, seu militante graduado apenas expressou sua opinião, da mesma forma que Hitler, em público, expressava a sua: #j u deus merecem a m .or te, para o nosso bem!#...

    Responda
    1. Ivandrez gois silva

      desejar a morte de alguém não é crime, assim como ameaçar de morte não é... eu desejo que o BOZO morra tb!

  13. Paulo Araujo

    Essa ética consequencialista - utilitarista defendida por Hélio (uma vida por várias outras) é exatamente a mesma do Bolsonaro: centenas de milhares morrerão, mas a economia funcionará e beneficiará centenas de milhões. Texto pobre que não consegue ficar melhor nem apelando a um palavreado pseudofilosófico e pseudointelectual.

    Responda
  14. Paulo Araujo

    Essa ética consequencialista defendida por Hélio (uma vida por várias outras) é exatamente a mesma do Bolsonaro: centenas de milhares morrerão, mas a economia funcionará e beneficiará centenas de milhões. Texto pobre que não consegue ficar melhor nem apelando a um palavreado pseudofilosófico e pseudointelectual.

    Responda
  15. Hildebrando Teixeira

    Nossa! Olhem aqui embaixo, a militância ressentida está corajosa e alvoroçada hoje!

    Responda
    1. Ivandrez gois silva

      que morra junto com o bozo tb!

  16. Davi Nepomoceno de Araujo Junior

    Morrer não, mais se ele ficasse uns 10 dias entubado seria muito bom. Trump, final de ano, perde; Netanyahu ano que vem terá que ceder o poder para a esquerda; próxima eleição, no Chile, Direita vai ser massacrada no voto... logo essa Direita vai ser pulverizada e vai voltar pro esgoto de onde nunca deveria ter saído.

    Responda
    1. wagner da silva bento

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  17. Nabil Bonduki

    Muito bom, Hélio! A morte do presidente seria uma espécie de legítima defesa para os brasileiros.

    Responda
  18. Augusto Bottega

    Cadê a hashtag #eutambémqueroquebolçonaromorradecovid-19? Deontologicamente eu também tenho esse direito!

    Responda
  19. MIGUEL SANSON

    Folha censurou meu comentário, mas publicou esta coluna imbecil!

    Responda
    1. Ivandrez gois silva

      vc se dá muita importância

  20. MIGUEL SANSON

    Caso de internação do colunista em clinica psiquiátrica!!! Militante mostrou as garras! Pobre Folha, caindo cada vez mais!

    Responda
  21. Reginaldo Manoel Gaona

    E daí, perguntaria o protagonista, se o colunista torce pelo seu desviver, não é tudo da lei, como diria o profético Raul, parodiando Crowley?

    Responda
  22. Hildebrando Teixeira

    O limite é até onde lhes seja dado espaço para que avancem; os venezuelanos ficaram em cima do muro e os ignoraram, cometendo o grave erro de lhes dar todo o espaço possível, agora, lamentam, não têm mais volta.

    Responda
  23. Joana F P Batalha

    Bola fora esse artigo. E burro no jogo de xadrez da política nacional. Bola fora! Devemos refletir e problematizar a alma bolsonarista do eleitor . Que descamba em Witzel, Crivella, milicianos lotando Assembleias e Camaras de Vereadores. Esse é o drama! A pandemia pode abrir a brecha para o voto facultativo. Aí sim é jogar o xadrez. Mas,....esse artigo foi super bola fora!

    Responda
  24. Hildebrando Teixeira

    Quanto ao militante, que expôs agora completamente as garras, já havia eu alertado a muito tempo neste espaço, em suas repetidas investidas de intolerância a quem desmente as narrativas, tudo com muita classe, com as vestes falsas do amor e da bondade. Os patrões fingem que não é com eles; mentira! Como João Moreira Salles, que desclassifica os eleitores de Bolsonaro, os crentes na seita, que dominam redações na imprensa do País, não têm limites, e não estamos vendo nem a ponta do iceberg.

    Responda
  25. JOS EDIMILSON LOPES CALHEIROS

    No campo da lógica, raciocínio perfeito!

    Responda
  26. Hildebrando Teixeira

    Nenhum espanto com os desejos do militante, é apenas uma amostra do potencial de dano, já testado, da ideologia do ressentimento, arrogante moral no curto prazo e amoral no longo (muda de moral conforme lhe convém), vestida de dissimulação e movida pelo ódio a quem lhes atravessa o caminho. As duas outras irmãs morreram na 2a Guerra; ela, sobreviveu, protegida por Stalin e Mao e, agora, missionária que é, se esforça p/ expandir até o domínio completo. A essência continua a mesma, é só observar.

    Responda
  27. William Bosich de Souza

    Não precisa morrer, mas passar uns dias intubado poderia lhe render algumas reflexões após a alta. Oh, esqueci que ele não tem essa capacidade!

    Responda
  28. William Bosich de Souza

    Não vai fazer falta nenhuma se bater as botas.

    Responda
  29. Pedro Souza

    O texto parece escrito por um colegial de escola cara da Zona Oeste. Bela articulação lógica para uma ideia idiota.

    Responda
  30. Pedro Souza

    Texto idiota.

    Responda
  31. Romero Lima

    Essa cloraquina que ele ingeriu ( terá sido mesmo ela?) vai servir de propaganda para a campanha de 2022, caso ele esteja vivo ( qualquer um de nós pode morrer ) e candidate -se a reeleição. Vai dar uma de vítima , mais uma vez.

    Responda
  32. Jose Roberto X de Oliveira

    É certo que Bolsonaro com sua agenda tola e inconsequente até agora pode ter contribuído para milhares de contágios e mortes. O que o colunista falou não é infração penal. Parece mais um desabafo pelo que pensa o Presidente sobre a morte gerada pela Epidemia

    Responda
  33. Tânia Carneiro

    Concorde-se ou não com o jornalista, é inegável sua coragem de expor sua opinião com franqueza a que não estamos nem um pouco acostumados... Realmente, não é pra qualquer um.

    Responda
  34. olavo silva

    Desejar a morte de outrem é "olhar para o abismo, e esperar que ele olhe de volta" (parafraseando Nietzsche). Mas, ok... Neste caso, o abismo estaria morto mesmo...

    Responda
  35. ELCIO HENRIQUE LACERDA

    Não desejamos mal quase ninguém!! Bravo Lulu Santos. Eu particularmente desejo umas boas clsemanas entubado no CTI. Mas, que sobreviva e nos brinde com uma resposta à indefectivel pergunta... "como foi a 'gripezinha'??!!"

    Responda
  36. ELCIO HENRIQUE LACERDA

    Não desejamos mal quase ninguém!! Bravo Lulu Santos. Eu particularmente desejo umas boas clsemanas entubadovno CTI. Mas m, que sobreviva e nos brinde com uma resposta à indefectivel pergunta... "como foi a 'gripezinha'!!"

    Responda
  37. Andre Ferreira

    Meu único incômodo com a morte deste c r á p u l a é que ele escaparia da justiça.

    Responda
    1. Marcelo Santos

      Que nada! Abraçaria o capeta por toda a eternidade. Haveria justiça maior?

  38. Andre Ferreira

    Ter na morte o valor que não teve em vida? Faz sentido...

    Responda
  39. Andre Ramos

    Texto excelente! Parabéns Helio e FSP

    Responda
  40. denise messer

    Seu artigo diz o que a maioria da população pensa e comenta nas conversas desde da Pandemia. Parabéns por colocar em palavras o sentimento de tantos.

    Responda
  41. Lucia R Puccetti

    Concordo plenamente. Meus parabéns!!!!

    Responda
  42. Lucia R Puccetti

    Concordo plenamente. Meus parabéns!!!!

    Responda
  43. RAFAEL FLAVIO MONTANARI LEME

    Apoio o colunista.

    Responda
  44. Denise Cabral de Oliveira

    Bravo, Helio. Escreveu o que milhões de brasileiros pensam mas não têm a sua maturidade para expressar, foram criados na culpa. Bolsonaro está passando mal e dizendo que está com 36,7 de febre com Novalgina. Ele é a expressão do terror. Parabéns pela coluna histórica.

    Responda
    1. Paulo Lopes

      Concordo! Perfeito!

  45. Jefferson Alvares

    O articulista tem minha solidariedade contra o governo que, mais uma vez, busca intimidar a sociedade civil. Desde quando desejar a morte de alguém é crime que deva ser investigado? Confundir a pessoa de um presidente que atenta contra as instituições democráticas com a própria Presidência da República é típico de mentes autoritárias.

    Responda
  46. Ivan Zacharauskas

    Sim, desejar a morte de alguém, por pior que seja a pessoa e seus atos, é um pensamento que gera em mim muitos conflitos. Para amenizar esses conflitos, desejo apenas que ele sofra tanto quanto qualquer doente que tenha tido que ficar entubado, que tenha sequelas, que seja muito bem atendido por todos os profissionais da Saúde que ele desrespeita e, quem sabe, que possa mudar e pedir desculpas a todos os brasileiros por todas suas atitudes até então. Se morrer, não terá como admitir os erros...

    Responda
  47. Fernando Bueno

    Pensa num cara sem noção. Agora multiplica por 10.

    Responda
    1. Paulo Lopes

      Bolsonaro?!

    2. Barbara Maidel

      Fiz essa conta e o resultado a que cheguei foi: Bolsonaro.

  48. tomas correia

    Absolutamente impróprio o artigo do Senhor Helio. Desejar a morte de um ser humano é uma atitude inadequada.

    Responda
    1. Augusto Bottega

      Deontologicamente, tenho esse direito.

    2. SILVERIO A DE M RIOS

      De um ser humano... Muito bem dito...

    3. Antonio E Coutinho

      Mas ele não se referiu a um ser humano.

    4. José Freitas

      Se leu, não entendeu.

  49. Roseli Santana

    Artigo excelente, adorei!!! Estou me divertindo muito com os comentários. Obrigada, Hélio. A maioria não entendeu o seu artigo, acho que leram só o título. Eles estão destilando ódio, que não há na sua coluna.

    Responda
  50. MARIA AUREA DO NASCIMENTO

    A lógica de Bolsonaro é a lógica da ética consequencialista, o utilitarismo, em que o que importa é o bem maior para o maior número de pessoas, mesmo que existam prejudicados. Com base nisto é que defende a flexibilização a qualquer custo. Claro que que não é o que pensamos (a maioria), que valorizamos a vida antes de tudo. Mas ele precisa adotar esta ética oposta ao utilitarismo antes de que o que ele defende se volte contra ele...

    Responda