Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. José Costa

    Em determinado trecho do livro As Veias Abertas da Amarica Latina, Eduardo Galeano diz que durante as lutas entre espanhóis e indígenas, que dizimavam os nativos, os aborígines tentavam atingir os cavalos, achando que o inimigo era a montaria do invasor. O cavalo abatido o cavaleiro levantava-se e matava o índio. Quantos Bolsonaros temos ou somos? Como disse alguém comentando uma coluna hoje nesta nesta Folha: "...Bolsonaro é só a febre da nossa doença."

    Responda
  2. Fernando Antonio

    Ainda bem que existe liberdade de imprensa no nosso país para dar chance à Folha de se revelar e publicar um absurdo desse. Lamentável.

    Responda
    1. Marco Annunciato

      Liberdade de imprensa só vale para um lado. Porque ele não tenta criticar os deuses do supremo

  3. Fernando Silveira

    A abertura do texto de HS é lastimável para o leitor e para o jornalismo. Melhor seria voltar amanhã com um simples pedido de desculpas.

    Responda
  4. Jardel Turgante

    Tá certo; prestar na morte algum serviço que foi incapaz de fazer em vida. Ainda vai se sair bem, olha só!

    Responda
  5. Danilo BAROSSI CURY

    Que absurdo! A Folha nunca deveria ter publicado esse lixo!

    Responda
  6. Elizabete Oliveira

    Quem procura a morte é o próprio presidente. Ele foi o primeiro a dizer que afinal todos vão morrer. Ao se expor ao vírus, ele declara diariamente seu desejo de suicídio.

    Responda
    1. Francisco J A S

      Estás deturpando a verdade. Mas, se nem sabes o que é a Verdade, menos culpa tens...

  7. CLAUDIO PORTO DA ROSA

    Esta contaminação parece-me muito conveniente para ser verdade. Mas quero muito estar errado!!!

    Responda
  8. Adller Sady Rijo Farias Costa

    O texto pode ser lido de dois modos embora eu pense que tal ambivalência não tenha estado nas intenções do autor. Como um texto swiftiano ou à maneira de De Quincey, é hilário. Faz lembrar o riso sinuoso de M. Verdoux, de Chaplin. Se exprimir uma desejo real, é medíocre, vil e covarde, pois quer que o destino (desejo mágico) mate um humano e transforme o mundo. A virtude e o intelecto condenam tal baixeza e abdicação que se vestiria de lógica, lógica do exausto, do supersticioso e do assassino.

    Responda
  9. Adriano Ferreira

    Para refrescar a memória bovina: https://youtu.be/D6fY77kP-jc

    Responda
    1. Adriano Ferreira

      Tamo junto, Seo Osias! Muge daí que eu respondo de cá! Hahahahahahha!!

    2. Osias Correa

      fala boi!

    3. Adriano Ferreira

      O autor do texto também falou figuradamente, Seo Francisco. Por que suncê ficou chateadinho? Hahahahhahahaha!!

    4. Francisco J A S

      Ele falou figuradamente.

  10. Cláudia Regina Teixeira Rocha

    Meus agradecimentos ao autor - Hélio Schwartsman - por expressar, com a habitual clareza discriminativa que acompanha os seus textos nesta coluna, o "desejo" inconfesso de muitos de nós, ao menos daqueles que amam e respeitam a vida e a coletividade. Oxalá, que sejamos agraciados com esta liberação, Senhor!

    Responda
    1. Francisco J A S

      Que caía sobre ti aquilo que ao outro desejas. Amém.

  11. Antonio Araújo

    A mesma Folha que censura comentários banais aceita publicar uma coluna desse nível. Impressionante...

    Responda
    1. Francisco J A S

      Eis p q a chamamos de Foice de SP...

  12. Marta Matravolgyi

    Para alguém que apoia a democracia, seu desejo é surpreendente. Discorde e discuta, mas sem partir para o pessoal.

    Responda
  13. Marta Matravolgyi

    Para alguém que apoia a democracia, seu desejo é surpreendente. Discorde e discuta, mas sem partir para o pessoal.

    Responda
  14. jalber camilo

    O governo federal está sendo ineficaz no enfrentamento da pandemia

    Responda
    1. Francisco J A S

      Do Ministério da Saúde/ do Governo Federal faltou o que, ó cara páLida ? Lista aí, objetivamente, se você for capaz. Obs.: o sTF decidiu, lá no começo, que no enfrentamento do vírus q veio da China, somente os 27 governadores e os milhares de prefeitos é q decidem. TalKey ?!?

  15. João Monteiro

    Gosto, de verdade, dos textos do Hélio, é um dos bons articulistas desta Folha, mas acho que nessa, no intuito de "caçar cliques", mandou muito mal. Não é pq o atual Presidente já fez declarações horrorosas, até desejando a morte de adversários, que se deve fazer o mesmo, senão para que defender a Democracia e os Poderes da República? Eu desejo que ele se recupere, e sofrendo as consequências da Covid-19, repense o meu modo de pensar e agir sobre a doença, apenas isso...

    Responda
    1. Francisco J A S

      e o sTF caladinho, se fingindo de morto... Depois suas excelências reclamam de alguns pedirem o fechamento daquela casa. Não concordo com tal pleito, mas seria de estranhar q não houvesse esse desejo em alguns, frente a tanto partidarismo ali evidenciado. O sTF Cerceia a Liberdade de locomoção, de Expressão e de Trabalho do Jornalista Oswaldo Eustáquio, Sem sequer dizerem qual o hipotético crime q teria cometido. Ao mesmo tempo, Silencia qdo. um pseudoJornalista prega a morte do Presidente.

  16. Sidmar Garcia

    Eu rezo para isso todos os dias! Em nome do preciso sangue de Jesus, ele partirá dessa terra!

    Responda
    1. amer moussa

      já acendi minha vela, força corona!

  17. João Gabriel Carnevale

    Schwartsman está coberto de razão e dou todo o meu singelo apoio. Como não torcer pelo COVID-19 neste caso específico, após todas as declarações macabras deste presidente, dizendo inclusive "agente lamenta todos os mortos, mas é destino de todo mundo". E mesmo neste momento continua com esta conversa de cloroquina. Que encontre seu derradeiro momento bozo, junto de sua cloroquina. Como você mesmo disse é o destino de todos.

    Responda
  18. Francisco J A S

    Um Ca Na Lha desses, travestido de jornaLista, expõe sua miséria interior num jornal de circulação nacional, Desejando a morte do Presidente da República e, de várias formas, estimulando outros ca na Lhas, Outros Adelios, a atentarem contra a Vida. E cadê o sTF ?? Cadê o Ministro ALexandre q nada vê de errado nisso ?? Se, e somente se, o sTF nada fizer contra esse atentado, estará certificando ser partidário, não mais uma corte Constitucional.

    Responda
    1. GUILHERME F

      Vc se indignou quando o B ozo disse que queria ver FHC morto. Que morrendo uns 30 mil aí era bom. Que a Dilma teria que morrer logo. Se indignou?

    2. Ayrton Torres

      Francisco, você está corretíssimo na sua indignação. Se Bolsonaro fosse um homem que achasse que a ditadura matou pouco, se Bolsonaro fosse um homem que tivesse como maior ídolo um torturador, eu até apoiaria a atitude do jornalista. Mas logo Bolsonaro, que é a própria paz em pessoa, um ser humano que só propaga entendimento, união, um homem que desde os primeiros sinais da covid tem demonstrado fenomenal preocupação com a vida dos brasileiros. Dessa vez exageraram, não é mesmo?

    3. Joaquim Salomão

      Muuuuuuu

  19. RICARDO NARCHI

    Que lamentável perder tempo lendo sua idiotice que vc acha e chama de "coluna". Aproveito o ensejo de seu discurso e na mesma linha de raciocínio encorajo o presidente dos incomPTentes que tanto fez para os trabalhadores deste país, a fazer o mesmo que fez Getúlio Vargas, já que também fez tanto pelos trabalhadores, não acha ? Vc sentado na sua cadeirinha de "serviço essencial" com seu salarinho caindo na conta, está fácil para falar quaqluer absurdo como esse que vc fez. Vai catar coquinho.

    Responda
    1. RICARDO NARCHI

      Ah ! e óvbio, evidente e irefutável que: "não como presidente em exercício"!

  20. Joaquim Salomão

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. Francisco J A S

      Para ti voltem em dobro teus desejos ao próximo.

  21. messias alves henriques

    Muitíssimo louvável, e sem máscara!

    Responda
  22. Adller Sady Rijo Farias Costa

    O texto pode ser lido de dois modos embora eu pense que tal ambivalência não tenha estado nas intenções do autor. Como um texto swiftiano ou à maneira de De Quincey, é hilário. Faz lembrar o riso amargo de M. Verdoux, de Chaplin. Se exprimir uma desejo real, é medíocre, vil e covarde, pois quer que o destino (desejo mágico) mate um humano e transforme o mundo. A virtude e o intelecto condenam tal baixeza e abdicação que se vestiria de lógica, lógica do exausto, do supersticioso e do assassino.

    Responda
  23. vicente oliveira

    Não se deve desejar a morte de ninguem,amar o proximo deve ser uma obrigação ,não se deve cultivar rancor,cuidado com a lei do retorno tenho 65 anos fui educado sob esses principios e ao longo da vida busquei praticar esses ensinamentos.mas se tratando do bozzo não consigo sentir nenhuma compaixão ou solidariedade,talvez esse sentimento que ele consegue criar em seus opositores seja o que este estru picio tenha de + escro to.

    Responda
  24. sidnei esbizera

    Pesado.

    Responda
    1. Joaquim Salomão

      Leve.

  25. LETACIO RODRIGUES

    Luxo, elegância. Impecável. Adorei.

    Responda
  26. Antonio Silveira

    Os anunciantes da folha deveriam fazer o que fizeram com o Facebook!!! Trata-se de uma matéria típica de periódico sindical!!

    Responda
  27. David Emanuel de Souza Coelho

    Finalmente alguém com coragem! Parabéns!

    Responda
    1. Marcos Serra

      David, boa noite. Chamas isso de coragem? Escrever absurdos incitando sugestionáveis a atitudes negativas ou violentas atrás de uma mesa e acobertado por uma distorcida liberdade de imprensa? Coragem não é isso, meu amigo. Isso chama-se sordidez, covardia ou mediocridade. Teus conceito, como o caráter do infeliz autor, estão distorcidos. Pesquise, estude e talvez entendas o que é ser corajoso.

  28. GABRIELA A F

    Nunca havia visto um artigo defender a morte . Estes ideólogos ( de esquerda e direita )extremistas estão infiltrados nas redações , no sistema educacional, nas atividades públicas , etc. Opinião perturbadora e horrorosa . Este profissional deve ser afastado para tratamento médico .

    Responda
    1. vicente oliveira

      Nuca gostei do Sarney,nunca gostei do Collor nuca tive grandes simpatias por Fhc e Dilma,mas independente de suas praticas e ideologias dava para sentir alguma humanidade em todos eles,já com o coiso não,este sujeito desde sempre destila odio ,veneno e peçonha em tal quantidade ,que qualquer comunhão qualquer empatia com este estrupicio,poderia sim ,ser criminoso

  29. GERALDO S ANDRADE

    Bravo, Schwartsman

    Responda
    1. Marcos Serra

      Geraldo, boa noite. Chamas isso de bravura ? Escrever absurdos incitando sugestionáveis a atitudes negativas ou violentas atrás de uma mesa e acobertado por uma distorcida liberdade de imprensa? Coragem não é isso, meu amigo. Isso chama-se sordidez, covardia ou mediocridade. Teus conceitos, assim como o caráter do infeliz autor, estão distorcidos. Pesquise, estude e talvez entendas o que é bravura.

  30. wagner da silva bento

    Isso não parece discurso um discurso de ódio? Será que algum ministro do STF vai mandar prender o bloqueio da Folha?

    Responda
    1. amer moussa

      Pelo contrário, torcer pela morte de Bolsonaro é o maior ato de amor que podemos ter pela humanidade hoje.

  31. EDUARDO DE ALENCAR

    Acho que o articulista tem todo o direito de não gostar do Presidente, mas, daí a desejar publicamente sua mo rt e usando uma retórica baixa dessas é simplesmente inadmissível. Como falar em ser contra o gabinete do ó di o e pregar o mesmo de forma tão torpe? Se dirigisse tais palavras contra o STF seria preso, mas no Brasil do duplo padrão, é apenas o exercício da liberdade de expressão. Lastimável.

    Responda
    1. Adriano Ferreira

      Quer nada... Fica aí lendo e respondendo... Pra quê?! Hahahahahhahaha!!

    2. EDUARDO DE ALENCAR

      Vá sozinho. Quero distância de pessoas como você.

    3. Adriano Ferreira

      Sou robô não, Seo Eduardo... E quem disse que sou diferente do Bozó? Inclusive já estou até organizando um curral para me candidatar. Topas participar?! Bora lá! Me ajude aí ! Risos...

    4. EDUARDO DE ALENCAR

      Esse Adriano é um robô? Só sabe repetir a mesma resposta nos comentários dos outros? Se você também é a favor da morte de outra pessoa só porque tem posição política diferente, desculpe, mas é mais parecido com o Bolsonaro do que quer admitir.

    5. Adriano Ferreira

      Refrescando sua memória: Bolsonaro já desejou a morte da Dilma e disse que a ditadura matou pouca gente. Onde estava a sua crítica nessa hora? Pastando?

  32. marcos andrade moraes

    Lógica perfeita. MAM

    Responda
  33. Marcelo Augusto Ribeiro de Lima

    Eu não vou incorrer no mesmo absurdo do articulista mas lembro que um certo escritor ( alguma coisa Santana, se não me engano ) manifestou o mesmo desejo mórbido, doentio, e quem morreu de covid 19 foi ele. Fica a dica

    Responda
    1. Adriano Ferreira

      Refrescando sua memória: Bolsonaro já desejou a morte da Dilma e disse que a ditadura matou pouca gente. Onde estava a sua crítica nessa hora? Pastando?

  34. marcos andrade moraes

    Domingo a Folha detonou a reportagem mais importante sobre Bolsonaro desde 2018. Óbvio! Lógico! Cristalino. Nem 01 e 02, nem a 1ª mulher...nem ninguém. As rachadinhas da família Bolsonaro, são uma invenção do chefe da família. Na 2ª ele sente sintomas da covid-19 e na terça dá positivo! Sem drama? Não dá! Ele pautou a imprensa que se esqueceu da reportagem da Folha. Até a Folha esqueceu... MAM

    Responda
  35. Adriano Ferreira

    Refrescando a memória dos que discordam do autor do texto: Bolsonaro já desejou a morte da Dilma e disse que a ditadura matou pouca gente. Onde estava a crítica de vocês nessa hora? Pastando?

    Responda
    1. Adriano Ferreira

      Para o Seo Eduardo: e quem disse que eu sou diferente dele? Inclusive já estou pensando em juntar um gadinho e me candidatar também. Tem vaga no meu curral pra vocês que estão arrependidos e têm vergonha de reconhecer... Hahahahahahha!!

    2. Adriano Ferreira

      Para o Seo Francisco refrescar a memória dele: https://youtu.be/D6fY77kP-jc

    3. Francisco J A S

      Mentira sua. Prove.

    4. EDUARDO DE ALENCAR

      Então se o Bolsonaro teve uma atitude odiosa vc também precisa ter? Você critica as atitudes do Bolsonaro mas se mostra igual a ele. Se ele desejou a morte de alguém, está errado, mas em quê você está se diferindo dele?

  36. Marcelo Souza5

    Concordo que o Bolsonaro é totalmente irresponsável e despreza a pandemia, até agora que foi infectado. Concordo também que o Brasil não evolui por causa dele mesmo, pois não tinha oposição. Afinal, a classe política está corretamente depreciada. Mas desejar a morte de outra pessoa é irremediavelmente pior. Horrível a opinião do jornalista.

    Responda
    1. Adriano Ferreira

      Refrescando sua memória: Bolsonaro já desejou a morte da Dilma e disse que a ditadura matou pouca gente. Onde estava a sua crítica nessa hora? Pastando?

  37. wagner da silva bento

    Pensei que fosse mentira e vim ver se era verdade o que esse jornalista escreveu. Revelou toda a sua torcida contra. Tem o direito como pessoa, mas não como jornalista. Não pode passar em branco e deve lhe custar pena. Cadê o conselho ética da FSP?

    Responda
    1. WILSON FILHO

      São todos petistas, então não existe.

    2. Adriano Ferreira

      Refrescando sua memória: Bolsonaro já desejou a morte da Dilma e disse que a ditadura matou pouca gente. Onde estava a sua crítica nessa hora? Pastando?

  38. Jose Roberto

    Churchill durante a WWII foi obrigado a fazer muitos e muitos cálculos de mortes úteis e necessárias, sem desejá-las. E por isso também foi um grande homem a ser reverenciado. Nesse caso do Hélio, o desejo de morte de um sujeito específico só pode ser filosófico por enquanto.

    Responda
  39. CARLOS TARDIVO

    O Diabo protege os seus... Eu não queria que morresse mas sim que sofresse para sentir na pele o que boa parte do povo que ele desprezou sentiu

    Responda
  40. CARLOS TARDIVO

    O Diabo protege os seus... Eu não queria que morresse mas sim que sofresse para sentir na pele o que boa parte do povo que ele desprezou sentiu

    Responda
  41. Roberto Jorge da Silva

    Não sabia que o Coronavírus contaminava Abutres!

    Responda
    1. CARLOS TARDIVO

      Sábado Ele fez um voozinho rápido sobre SC e voltou logo para puxar o saco do Embaixador do ídolo dele e foi acompanhado por vários "ministros" deste desgoverno. Devem estar todos com o fiofó. na mão......

  42. Priscila Arashiro

    O jornal não deveria propagar o ódio. E nem apoiar quem o faça.

    Responda
    1. WILSON FILHO

      Isso é da natureza deles, a esquerda sempre foi assim.

    2. Adriano Ferreira

      Refrescando sua memória: Bolsonaro já desejou a morte da Dilma e disse que a ditadura matou pouca gente. Onde estava a sua crítica nessa hora? Pastando?

  43. Célia Maria Santos

    Lendo o texto do Hélio e os comentários, de uma coisa tenho absoluta certeza: falta ao brasileiro, leitura e interpretação de texto. Por isso elegeram um "mito".

    Responda
    1. Giulia Carminate

      Falou tudo !

  44. Priscila Arashiro

    O ódio em nome do bem. Não quero a sua democracia.

    Responda
    1. Adriano Ferreira

      Refrescando sua memória: Bolsonaro já desejou a morte da Dilma e disse que a ditadura matou pouca gente. Onde estava a sua crítica nessa hora? Pastando?

  45. julio cesar brandao

    Quem sabe disto ele tira uma lição. Está na hora de aprender. Eu não desejo que ele morra. Que ele saia com um pouco de sofrimento e muita humanidade.

    Responda
    1. Giulia Carminate

      “Humanidade” é um palavra que jamais vira junto com “Bolsonaro”, infelizmente.

  46. Alberto Moraes

    Que lamentável, mas pouco surpreendente que este país tenha tantos analfabetos funcionais a ponto de não entenderem a lógica e a ironia do texto. Nunca seremos grandes com um país cheio de pessoas tão medíocres e limitadas. Muito triste...

    Responda
  47. Marta Matravolgyi

    Para alguém que apoia a democracia, seu desejo é surpreendente. Discorde e discuta, mas sem partir para o pessoal.

    Responda
  48. Tiago Sozo Marcon

    "Saiba morrer, o que viver não soube." Bocage. Muito bom, Hélio. Filosofia pura.

    Responda
  49. MALCOM RODRIGUES

    bolsonarismo mostra sua face... onde estavam quando nos últimos meses esse mesmo jornal noticiou as tragédias perpetradas pelo seu mito? não tem espaço para enumerá-las aqui... educação, meio ambiente, milícia, corrupção, fake news, negacionismo, truculência com a imprensa, indiferença às mortes por covid... a lista de crimes do bolsonarismo não tem fim e a culpa é do pt???? da esquerda???? fala sério, fascistas!

    Responda
  50. ANTONIO IVAIR ARRAIS

    Lamentável esse artigo. E mais lamentável ainda, é esse jornal publicar!! Fico imaginando se fosse o Bolsonaro que lá no cercadinho dele, fizesse uma declaração desejando a morte de um jornalista da Folha, o escândalo que esse jornal não iria fazer. Más ao contrato dessa gente que estão aqui torcendo pela morte do Bolsonaro, eu desejo muita saúde para todos vcs, para que possam ver a reeleição dele em 2022. Vão ter que engolir. Inclusive, esse jornal!!!

    Responda
    1. antonio lopes

      O Jornalista esta referindo a perda de uma vida para salvar milhares, lamentável é o Presidente não se comover com quase 70 mil mortes.

    2. Adriano Ferreira

      Refrescando sua memória: Bolsonaro já desejou a morte da Dilma e disse que a ditadura matou pouca gente. Onde estava a sua crítica nessa hora? Pastando?

    3. carlos lensoni

      Ele já esta eleito! O mais desqualificado! Cultura, Saúde, Educação, Meio Ambiente, Direitos Humanos, até leis; tudo isso abandonado por esse devastador e autoritário!