Opinião > Combate à Covid-19 passa pela compreensão de como a ciência é feita Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. CARLOS FRANCA

    Realmente existem muitas publicações e feliz por especialistas de diversas áreas. Não publiquei nenhum artigo sobre a pandemia, mas fiz questão de entender o fenômeno/impacto das subnotificações de infectados. Fiz um levantamento nos 20 maiores municípios de SC e os dados foram relevantes. A Sec. de Saúde do Estado de Santa Catarina divulga seus boletins consolidados a partir de dados coletados juntos as prefeituras. Encontrei valores subnotificados em todo mês de junho e fiz questão de reportar

    Responda
    1. CARLOS FRANCA

      4) Concluindo. Não acredito que numa situação tão grave nossas autoridades ignorem os registros fidedignos e os levantamentos estatísticos sobre os enfrentamentos de cada estado e seus municípios. Muitos estão preocupados e focados nas vacinas, transmissibilidade da Covid -19 e etc, mas vejo com preocupação a inconsistência e mascaração dos casos, tanto de curados e óbitos. Desculpem pelo desabafo, mas a pandemia passará os registros não deixarão dados consistentes para pesquisas futuras.

    2. CARLOS FRANCA

      3) Bom, depois de ter tido o meu protocolo de indagação sobre a subnotificação arquivado pela telefonista da prefeitura de Chapecó, decidi contatar o Ministério da Saúde e a Sec. de Saúde do Estado de SC. Pois bem, analisaram e levaram a sério meu pedido de esclarecimento, assim como eu esperava que a "telefonista" fizesse, me disseram que os dados chegam de diversas plataformas simultaneamente, todos cadastrados pelos municípios. Não tinha como saber o que estava ocorrendo.

    3. CARLOS FRANCA

      Me permitam fazer algumas considerações: 1 ) Contatei a prefeitura de Chapecó, não me identifiquei como pesquisador, mas sim como um observador preocupado com boletins divulgados e que são totalmente diferentes dos dados que o Estado divulga. Primeira providência foi me banirem das redes sociais, pois confrontei/indaguei o prefeito numa live. 2) Ok, entrei com um pedidos de explicações junto a Ouvidoria e depois de uma semana sem resposta, a telefonista arquivou o caso. Isso mesmo !!!

  2. Cloves Oliveira

    O guru de Marketing Al Ries costuma dizer que só o pessoal de Marketing desperdiça mais dinheiro do que o governo. Com mais de vinte anos na área de pesquisas no setor privado, ouso dizer que só os pesquisadores do setor público desperdiçam mais dinheiro do que o pessoal de Marketing. Os motivo são inúmeros mas os principais são: falta de gerentes de projeto qualificados, falta de sistema de avaliação do potencial de projetos, sobreposição, e especialmente o modismo.

    Responda
  3. Paulo César de Oliveira

    Trabalham muito mas continuamos sem saber com segurança se o uso precoce de hidroxicloroquina e azitromicina é ou não eficaz no tratamento da Covid. Há um estudo do IHU Mediterranee em que 1061 pacientes foram tratados com essa combinação, tendo havido apenas 10 mortes(menos de 1%). Na França, a taxa de mortalidade foi de mais de 10%. Até hoje, pelo que sei, não houve nenhum outro estudo confirmando ou refutando os resultados do IHU. Também não sabemos se vit. D e zinco ajudam ou não.

    Responda
    1. Roberto Gomes

      Paulo César, você pode ter certeza absoluta que, quando algo funcionar de fato como antiviral contra o SARS-CoV-2, o mundo vai ficar sabendo.

    2. Paulo César de Oliveira

      Correção: ivermectina.

    3. Paulo César de Oliveira

      Também não está claro se a invermectina e a nitazoxanida(Anitta) funcionam ou não.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.