Marcelo Viana > O valor da ciência Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Herbert: "os espaços infinitos existem como dizia Pascal". Essa é a sua teoria. Como podemos saber se essa teoria é correta ou meramente útil? Utilizando a teoria do Big Bang? Ou a teoria do Big Crunch? Haveria algum experimento fÃsico que levaria você ao fim do seu espaço infinito para você provar a sua existência? Ou tudo o que você tem é uma afirmação devido à sua teoria que os espaços infinitos existem lá fora? Sua posição sobre a ciência parece ser instrumentalista. A verdade está aÃ
Herbert: A gravidade existe e independe de nossas posições ideológicas. Concordo. Mas quando você afirma que a gravidade existe e é um realista cientÃfico você depende de uma teoria fÃsica sobre o mundo. É tudo o que você tem. Esse seu anseio realista nasce dos ideais equivocados da metafÃsica tradicional. Você postula um inobservável através de uma teoria sobre o mundo. Não há saÃda para os realistas cientÃficos!!! Seja um empÃrico construtivo como Fraassen. Hehe.
Seria ótimo se os cientistas daqui convidassem todos os polÃticos (antigos e novos) para uma excursão em feiras de ciências, para ver o quanto está área e super importante para o progresso d a nação e tb abrir os horizontes de suas culturas do atraso.
Corrigindo: tb abrir os horizontes e sair de suas mentalidades secular do atraso.
Hoje quando há essa onda de questionamentos e derrubadas de estátuas pelo mundo, é curiosa a pouca representatividade de cientistas e profissionais entre os homenageados. Como dizia o Brecht, o nome dos pedreiros não consta nas inscrições das pirâmides.
A busca da verdade move a ciência. Entretanto os cientistas se dividem em correntes diferentes: realismo cientÃfico, empirismo ingênuo, convencionalismo de Henri Poincaré, ficcionalismo de Pierre Duhem, pragmatistas como Peirce, etc; como disse Bas C. van Fraassen no seu interessante livro: "A Imagem CientÃfica". Fraassen busca uma alternativa ao realismo cientÃfico que ele chama de empirismo construtivo. Achar que há um mundo lá fora parece um pouco ingênuo. O realismo é um pacote de teorias.
Fora da subjetividsde humana, há um mundo " lá fora". A gravidade existe e independe de nossas posições ideológicas. Os " espaços infinitos," como dizia Pascal, existem. Podemos sentir terror diante deles ou tentar compreendê-los A primeira atitude deu origem à Religião. À segunda, à Ciência.
Seus artigos são ótimos Marcelo, parabéns!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Marcelo Viana > O valor da ciência Voltar
Comente este texto