Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. JOSE ANTONIO FORTES

    Os excluídos não são necessariamente pobres ou politicamente impotentes. Mas são aqueles que sabem quem domina o cenário. Injustiça, opressão e miséria não parecem, pelo menos na história moderna, ser suficientes para criar condições de revolta ou mudança drástica.Os homens sofrerão por séculos em sociedades cuja estrutura se estabilizou mediante a acumulação e retenção de todo o poder necessário nas mãos de uma classe.

    Responda
  2. Pedro Farias Braga

    Embora a abordagem primária do escrito revele um ponto de vista muito interessante, a autora ignora completamente a diferença brutal que é dizer "cidadão não, engenheiro" de um lado do túnel e do outro nessa cidade decadente e, por isso também, síntese do Brasil.

    Responda
  3. José Roberto Pereira

    Claro que não seremos pessoas melhores depois disso tudo. Parto da premissa inversa, é justamente por nossa espécie ser tão nojenta que essa epidemia está ai como se para restabelecer o equilíbrio, mais um dentre os muitos controles populacionais naturais. Essa pandemia tem me lembrado muito uma boa série da HBO chamada The Leftovers, onde 2% da população mundial simplesmente desaparece (sem explicação, pois o foco é outro). Os "Remanescentes" não evoluem, ocorre justamente o contrário.

    Responda
  4. Pedro Barbosa Da Silva

    Quando alguem te questionar se essa pandemia será capaz de tornar o ser humano melhor, responda? Claro que nao! Pois a história se encarrrega de mostrar isso.

    Responda
  5. robério da silva de andrade

    Texto excelente! Mostra e escancara a parte mais nefasta de uma majoritária parcela da "elite" brasileira.

    Responda
  6. Janilo Santos

    Puxa Mariliz! Você foi bem malvada com os cariocas. Todavia, do alto dos meus 70 e poucos janeiros, cheguei a uma conclusão: a humanidade não é flor que se cheire!

    Responda
  7. Evelyn Sá

    Texto brilhante. Uma coisa que vem me incomodando muito, é a falta de observação concreta e direta dos orgãos de midia sobre a população mais "desprotegida". Nem todos os que estão nas ruas e em casa fazendo festas, reunioes, e obras!!!!!- nunca vi tantas obras sendo feitas -, são "coitadinhos".Existe uma parcela imensa de pessoas que não estão nem ai pra pandemia por pura estupidez, inclusive ideologica.Todos tem, e devem ter, responsabilidades, não apenas a "elite branca zona sul".

    Responda
  8. Kendy Fernando Waki

    O RJ deveria liberar as atividades sem restrição. Só o covid para salvar a cidade.

    Responda
  9. ANTONIO FERREIRA DE CASTILHO

    Nós brasileiros, construímos e nos destruímos em nós mesmos!!!

    Responda
  10. MAURICIO GUIMARÃ ES

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. bagdassar minassian

      ... menos, Maurício, menos, você pode fazer observações críticas com o devido respeito tanto para com a autora quanto para com os leitores, não é!