Opinião > O ódio e a liberdade de expressão Voltar

Comente este texto

Leia Mais

Anteriores 1 2 3 Próximas

  1. Alfredo Ricardo Marques de Oliveira

    O senhor esperava o que? Na verdade eu discordo do Hélio. Não quero que ele morra... espero que sofra muito. A morte deste estrupício seria uma saída fácil.

    Responda
  2. Antonio Marcos Mendes Augusto

    Fábio Wajngarten, você escreveu um artigo na Folha quando Bolsonaro desejou a morte da Dilma?

    Responda
  3. Regina da Silva Mariano

    Sr. (ba) Fafá, sobre todo seu blá blá blá, eu apenas pergunto: e daí???

    Responda
  4. Wagner de Campos Sanz

    "E U Q U E R O Q U E E L A M O R R A DE I N F A R T O O U C Â N C E R" declarou Bolsonaro sobre a ex-presidente Dilma ....

    Responda
    1. Alexandre Matone

      Concordo com o Wagner! Uma tremenda falta de criatividade!

  5. Regina da Silva Mariano

    Sr. (ba) Fafá, sobre todo seu blá blá blá, eu apenas pergunto: e daí???

    Responda
  6. JOACIR MARIANO LEANDRO

    Acho que o artigo criticado pelo jornalista hoje tem toda a lógica. Uma vez que o despresidente nas suas falas e ações pretende levar milhares brasileiros à morte. Ora,entre ele e o povo,que seja ele a morrer. Não há discurso de ódio,só lógica.

    Responda
  7. Alexandre Matone

    Não se pode confiar em um militante do niilismo que *torce* por qualquer coisa; ou seja, que acredita ativamente que o poder de torcer por algo pode influenciar o resultado de algo, interferindo assim no puro acaso. Foi uma enorme decepção no porta voz das forças que deveriam ser o arauto do poder único da contingência. Decepção!

    Responda
  8. Eliana Fonseca

    Ora, Fabinho, menos... O artigo do Hélio não destila ódio, é quase fleumático, impessoal. Se quiser entrar nesse debate, você deveria, em primeiro lugar, pedir umas aulinhas de redação ao colunista da Folha. Este seu texto é praticamente ilegível.

    Responda
  9. Hudson Neves

    "Eu espero que acabe hoje, infartada ou com câncer, de qualquer maneira. O Brasil não pode continuar sofrendo com uma incompetente, ou 'incompetenta' à frente de um país tão grande"

    Responda
  10. Jose Roberto X de Oliveira

    Esse pessoal tem uma incompetência até na comunicação rsrs Lembro que o Jair Bolsonaro já desejou até que Dilma morresse de câncer antes. Foi algum ilícito? Não! E olhe que Torcer para alguém morrer para evitar a morte de muitos não ocorreu na época. Não é correto. Desejar não tem efeito nenhum na vida do outro. Então para de falar bobagem, por favor. Nós desejamos que vcs nunca estivessem no Governo. Qual o efeito? Seu afastamento se dará pela incompetência!

    Responda
  11. LUCIANO LAZARO

    E daí ??? É a vida. Tomos nós iremos morrer um dia.

    Responda
  12. Eduardo Rocha

    "Eu espero que acabe hoje, infartada ou com câncer, de qualquer maneira. O Brasil não pode continuar sofrendo com uma incompetente, ou 'incompetenta' à frente de um país tão grande".

    Responda
  13. Ivan Zacharauskas

    É fora de qualquer padrão presidencial civilizado os ataques e postagens assinadas pelo Presidente Bolsonaro. No entanto, contra ele, ninguém no Planalto faz nada, certo?

    Responda
  14. ADONAY ANTHONY EVANS

    Parece que no Planalto existe hoje uma acirrada competição pela mais abjeta depravação moral. Competem desesperadamente Pedro Guimarães da Caixa que prometeu tomar um litro de cloroquina. Damares, que trouxe a cura milagrosa do Piauí. Mendonça que em sua posse chamou o chefe de profeta. Com esse artigo Fábio Wajngarten se distancia algumas léguas na dianteira. No mesmo dia em que Bolsonaro vetou o envio de máscaras aos índios que morrem, Wajngarten nosso Eichmann tropical ataca um simples artigo

    Responda
    1. ADONAY ANTHONY EVANS

      No comentário acima, cometi um erro grosseiro. Wajngarten nada tem a ver com Eichmann. Seu número é Albert Speer, o arquiteto de Hitler, que construiu uma narrativa e uma estética adequadas ao que seu chefe pensava, sem qualquer vínculo com a realidade. O que se chama hoje de Realidade Paralela, por algum tipo de conspiração cósmica, presente tanto em Trump quanto em Bolsonaro. Irmãos xipófagos. Speer declarou que venderia a alma ao diabo, pelo prazer de construir. Conseguiu.

  15. Jose Souza Lopes

    Governo que tem um secretário de comunicação como esse deve se preocupar. Que tristeza.

    Responda
  16. ADONAY ANTHONY EVANS

    Em 1999, na entrevista, Bolsonaro diz que sonega, e todos deviam sonegar. Em seguida fala que FHC deveria ser morto, junto com mais uns 30 mil. Repete no programa do Jô Soares. Aí tudo bem, Eichmann de esquina? Vídeo no Câmera Aberta abre.ai/bozzo1 Vídeo no Jô Soares abre.ai/bozzo2

    Responda
    1. Bianca Moreira

      Bem lembrado. Acrescento quando Bolsonaro desejou a morte rápida de Dilma quando foi divulgado que ela estava com câncer.

    2. ADONAY ANTHONY EVANS

      Link do Jô corrigido abre.ai/bozzo-jo

  17. PEDRO CARLOS MOLLO FILHO

    Os comentários "contundentes" do presidente incluem: Exaltação de um torturador condenado, "vamos fuzilar a petralhada", falar de quilombolas em "Arrobas", insinuações pejorativas sobre uma Jornalista não valem a pena nem repetir, entre outros que a gente tá cansado de saber. Parabéns pela folha pelo estômago dar espaço pro contraditório com um cara desses, pelo menos a gente dá umas risadas.

    Responda
  18. helisa canfield de castro

    Texto raso, cheio de retóricas vazias próprias desse DESgorverno..esparava que pudesse ler nas entrelinhas, nas sutilezas e na lógico implícita no texto de Hélio. Se nos guiarmos pela lógica clássica ele não está errado. Morte a bolsonaro antes que ele nos mate. Simples assim

    Responda
  19. Barbara Maidel

    O cara trabalha para o maior "odiador" do país e tem coragem de escrever essa palhaçada para o jornal. Teu chefe defende execução sumária e miliciano, ô, maluco! Vocês não têm envergadura moral pra reclamar de nada. Agora querem posar de vítimas, que vergonha.

    Responda
  20. luiz Maurino Abreu

    Essa pessoa se cala em toda a pandemia. O mandatário sempre fez afirmativas de desprezo e agressão à vida humana. A favor da tortura, do metralhar dos inimigos, da violência contra as mulheres e do meio ambiente. A Gripezinha e não ser coveiro nada agridem aos 70 mil mortos??? Vergonha mundial

    Responda
  21. Marcos Serra

    Compreensível e natural que alguns zumbis estejam o estágio de ''jus esperniandis'' diante da futura audiência do aprendiz de colunista HS. A PF não adotaria tal procedimento não houvesse motivos para tal. Os mesmos zumbis que comemoraram diligências de apoiadores do governo vêm, agora, questionar o procedimento. Um dia da caça, outro do caçador.

    Responda
  22. Sidney Gonçalez

    Um país, onde esse tal Fábio assina e pública um artigo na imprensa nacional e não é preso em flagrante delito por crime contra a humanidade não pode ser levado a sério

    Responda
  23. Alberto A Neto

    Fora de quaisquer padrões presidenciais é o 'mau militar' ocupante do Planalto. Vale lembrar o golpista e ditador à socapa, o Marechal Castello Branco quando recebeu o processo para lidar com o jornalista Carlos Heitor Cony, que até um passado recente era o decano do colunismo da Folha. Cony desancava o ditador sem pescoço sem trégua. Não poupava o golpe do esculacho. Incentivado por áulicos a 'acabar com a brincadeira' e rifar a coluna ou o colunista, Castello dizia: 'Nem li e nem gostei'.

    Responda
  24. roque alves

    Um lambe c , pago com o suado dinheiro público. Um nada , nunca foi , jamais será, só existe por conta do governo BOZO. Coitado.

    Responda
  25. Laura Santana Lima

    O presidente quando fala frases "contundentes" é tachado pela imprensa, é isso mesmo?! É apenas "contundente" dizer que a ditadura matou pouco, ou é criminoso? É simplesmente "contundente" um político afirmar publicamente desejar a morte de uma presidente por câncer, ou é criminoso?Também nada contundente é um servidor publico ter espaço garantido em um jornal, para afirmar com tanta naturalidade que um presidente nao possa ser responsabilizado pelo que diz, mas um jornalista sim.

    Responda
  26. Luís SA

    Este governo de diversionistas tenta lançar mão de mais um desvio das graves denúncias que o cerca. O jornalista escreve um ótimo texto, mas precisa ter cognição mínima para entendê-lo e os raivosos bolsonaristas não tem capacidade para folhear uma revistinha de colorir. E o que Wajngarten escreveu quando Bolsonaro desejou que Dilma estivesse com câncer ou enfartasse?

    Responda
  27. José Antonio Bonato

    Fabio "Arbeit macht frei" Wajngarten não entendeu nada ou faz que não entendeu para colocar o chefe miliciano, apologista da tortura, na posição de vítima. Coitadinho do Bozo...

    Responda
    1. Hildebrando Teixeira

      Por que? Só marxistas podem ser vítimas?

  28. Bruna Camillo

    "Vamos fuzilar a petralhada". Típico da burrice é sair por tangentes.

    Responda
  29. Jose Silva

    detalhe : ele teve 57 milhoes de votos válidos, que não representam a maioria da população como está no texto, Haddad teve 47 milhoes e os isentos foram 42 milhoes

    Responda
  30. José Roberto Pereira

    Falam como se o Schwartsman fizesse apologia ao assassinato de Bolsonaro, ignorando o fato de que trata-se de suicídio. Ele empenhou-se por 4 longos meses para contaminar milhares de pessoas e a si mesmo com Covid, não desviemos o foco de seu "mérito".

    Responda
  31. Daniel Alvares

    Vindo do porta-voz da pessoa que mais disseminou o ódio, esse texto é a materialização da hipocrisia.

    Responda
  32. Daniel Liaz

    Ler alguém que entrou pela porta dos fundos nesse desgoverno abjeto falar em civilidade e razoabilidade nao deixa de ser engraçado

    Responda
  33. Marcos Serra

    Em tempo. A resposta do Fábio Wajngarten, institucional, deveria servir como modelo de lógica para o sórdido Hélio Schwartsman. Queiram ou não, há uma linha de raciocínio concatenada, construída com argumentos palpáveis e sem apelar para o fanatismo ou induzir a ações extremadas. Quem sabe o aprendiz de colunista aprende algo dessa vez? Esse pasquim, por tê-lo contratado em seus quadros e publicar seus absurdos, também deverá responder dentro do universo de suas responsabilidades e funções.

    Responda
    1. Luís SA

      Aponte onde está o texto concatenado e palpável de Wajngarten, condenando a postura de Bolsonaro quando desejou que Dilma Rousseff estivesse com câncer ou enfartasse. Estes capa.chos oportunistas, agem sempre como capa.chos, para saciar seus chefes. Assim como aquelas pessoas que os defendem, a exemplo do que o senhor faz.

    2. antonio marcos de lima

      Modelo de lógica escrever positivamente a quem se tem como chefe e provavelmente a mando deste é sim ato vergonhoso. Bolsonaro não necessita de acusadores a ele faltam inteligência e bom senso e nem de lambe chão ja que sempre os teve e tem aos montes. Sórdidos são os que se magoam com críticas de qualquer molde e riem e se calam as idiotices do chefinho. Reclamaram do "E daí", não sou coveiro etc. Quem tem ódio?

  34. SILVERIO A DE M RIOS

    Pimenta nos olhos dos outros é refresco. Hélio Schwarstman foi preciso em ironia e argumentação, cuja fundamentação é a usada por liberais, militares e o próprio Boslsonaro para embasar certas posturas e atitudes, inclusive em relação à pandemia. Desejar o fim desse aí que colocaram no Planalto é se posicionar a favor da vida de milhares de brasileiros inocentes. Seria bom para o Brasil e para todo o planeta. É válido. É justo.

    Responda
  35. Diego Belato

    'E daí!" "Não sou coveiro." "Vai morrer quem tem que morrer." Tá bom ou quer mais?

    Responda
  36. Amarildo Caetano

    Ódio foi o que Bolsonaro mais mostrou em sua carreira. Quem planta colhe.

    Responda
  37. Hildebrando Teixeira

    Sr José Freitas vou lhe dar uma colher de chá para que se livre do limbo de conhecimento de si mesmo, pode começar por Jordan Peterson (no YouTube tem um facinho: #Jordaan Peterson Prague University# ou #dangerous kids are teaching your kids#); depois, aos livros. Agora, se exigir em português, terá que começar mesmo pelo Rodrigo Constantino.

    Responda
    1. José Freitas

      Tenha um pouco de senso de humor. Não lhe ofendo, só provoco. Aliás, um pouco disso é bom para arrefecer os ânimos, dos dois lados.

    2. Hildebrando Teixeira

      Quanto à tensão, não entendo; lhe dirigi a palavra somente após a 5a crítica deseducada a mim, parecia tão carente por atenção... Aqui só vejo paciência.

    3. Hildebrando Teixeira

      Que bom que seja aberto a novas idéias! Como dito então, aos livros, mas não se esqueça de emitir uma opinião educada, sem adjetivações negativas ou ironias grosseiras, feito?

    4. Hildebrando Teixeira

      Me desculpe, só achei apropriado ao seu nível de argumentação. Mas, se usar o filtro do bom senso, separa-se o joio do trigo, e é quase um desenho.

    5. José Freitas

      You tube não. Tem muita bobagem lá. Inclusive de bolsonaristas. E de petistas também. Vou tentar ler no original. Relaxe, o Sr. é muito tenso. Tem uma motosserra? Porque fico com medo, não me leve a mal.

  38. Eliane à lvares

    Uns podem falar, outros não. E daí?

    Responda
    1. Beatriz R Alvares

      Concordo com a Eliane. Além disso se Fabio é preocupado com condutas civilizadas também deveria criticar a postura de Bolsonaro que contribuiu e continua contribuindo para o elevado número de contaminados e mortos pela covid 19 no Brasil.

  39. Karina Pinheiro

    Opinião tem dois caminhos, ora se emite, ora se omite. O que dizer das inúmeras vezes em que o então deputado Jair Bolsonaro expressava com veemência a perspectiva acerca da morte de "inocentes" em uma guerra civil, morte ao FHC, morte à Dilma Rousseff, morte à petralhada e afins. Nas circunstâncias citadas, concomitante não havia qualquer conceito (utilitarismo, etc...), havia tão somente discurso de ódio. E aí, Sr. Fábio e demais participantes do fã-clube da insanidade e da incompetência?

    Responda
  40. MARLI Aparecida Malacarne

    Bolsonaro já defendeu fuzilar FHC. Desejou a morte de Dilma, infarto e cancer!

    Responda
  41. Hildebrando Teixeira

    Abaixo a ideologia do ressentimento! Não lhes deem a posse da verdade, de novo.

    Responda
    1. José Freitas

      Por um acaso o Sr. tem uma motosserra, Hildebrando? Porque com essas suas ideias tem hora que eu fico até com medo de te zoar.

    2. José Freitas

      Vixe! Surtou!

  42. Hildebrando Teixeira

    Ou o Ocidente acaba com as formigas marxistas pós modernas ou as formigas marxistas pós modernas acabarão com o Ocidente (de preferência, entregando para a China).

    Responda
    1. Daniel Alvares

      Quando escreveu formigas marxistas pós modernas, se delatou: fala, Carluxo!!!

    2. Hildebrando Teixeira

      O Sr José Freitas, se ajudar, pode ficar com o original, substituindo por saúvas minhas reles formigas

    3. José Freitas

      Não achei. Poderia o Sr. explicar?

    4. José Freitas

      Formigas marxistas pós modernas. Que diabos seria isso? Vou ali no Duck Duck go procurar. Acho que o Se. está se superando nas viagens alucinógenas...

  43. Marcos Serra

    Ainda hoje de manhã, cantei a pedra. Chega de impunidade e não só na corrupção e crimes. Utilizando-se, covardemente e atrás de uma mesa com ar condicionado com seus ganhos garantidos para escrever ofensas e denegrir o PR, o aprendiz de colunista vai ter que explicar-se. Quem fala o que quer, ouve o que não quer na PF. Não está sendo assim com os atos que apoiam o governo? Estamos em um estado de direito, com liberdade e limites. Mas os zumbis seguem defendendo os erros de seus falsos ídolos.

    Responda
    1. Luís SA

      As centenas de ofen.sas e ca.lúnias escritas e ditas por Bolsonaro ao longo de seus mais de 30 anos de vida pública, nunca foram objeto de seus comentários. O seu conceito de justiça é o mesmo de Bolsonaro: ban.didos amigos devem receber os favores da lei. Aos ban.didos inimigos, os rigores da lei. Isto é um estado sem lei, ou seja, de Exceção. Pri.são para vocês.

    2. José Freitas

      Continuando, por exemplo, aquela Deputada gaúcha, embora tenha um comportamento político abominável, oportunista, não merecia ouvir tamanha agressão. Só isso.

    3. José Freitas

      "Muitos dos adjetivos que usaste não correspondem à realidade como racista ou homofóbico". Não, marcos, não usei por pura conveniência ou invenção. Aliás, nem mencionei o presidente, mas os tais 300 e outros. Agora, basta buscar no famigerado you tube, onde tem muita bobagem, que encontrarás gravações com afirmações lamentáveis ditas ao longo do tempo pelo presidente, aliás, muitas totalmente desnecessárias. Agora, a desculpa de que foi tirado de contexto, não vale.

    4. Marcos Serra

      José, na verdade, foi um direito de resposta. Muitos dos adjetivos que usaste não correspondem à realidade como racista ou homofóbico. Foram distorções da imprensa que captaram os sugestionáveis. Outros, podem ser posicionamentos pessoais. Sempre defendi e defendo que a Justiça (verdadeira) paire acima de tudo e puna responsáveis ou isente os inocentes.

    5. José Freitas

      Marcos, repare: quando o Secretário diz que por muito menos pessoas foram presas, onde esse muito menos foi desfilar com estética racista, nazista, ameaçar, chamar para trocar socos, dizer que iria infernizar, inventar mentiras, estimular estupro, jogar bomba, xingar, etc, creio que incorre em comparação equivocada. Além disso, veja que esse jornal, que o Sr. insiste em chamar de pasquim, abriu a possibilidade de um apoiador e membro do Governo se manifestar o que não se vê na postura do pres.

    6. Marcos Serra

      José Freitas, boa noite. Não é necessário que desejes isso. Já está acontecendo. Não para você, que postou de forma educada, mas vale lembrar que o pasquim alerta (aí sim) que as postagens dos fóruns são de exclusiva responsabilidade de seus autores. Tem gente querendo juntar-se ao Hélio na audiência.

    7. Marcos Serra

      Em tempo. A resposta do Fábio Wajngarten, institucional, deveria servir como modelo de lógica para o sórdido Hélio Schwartsman. Queiram ou não, há uma linha de raciocínio lógica, construída com argumentos palpáveis e sem apelar para o fanatismo ou induzir a ações extremadas. Quem sabe o aprendiz de colunista aprende algo dessa vez? Esse pasquim, por tê-lo contratado em seus quadros e publicar seus absurdos, também deverá responder dentro da universo de suas responsabilidades.

    8. José Freitas

      Quem fala o que quer, ouve o que não quer na PF. Perfeito. E que seja assim para todos. Todos mesmo!

  44. Célio Cidral

    O que se espera de um jornalista é que seja dito o que tem que ser dito e isso o jornalista fez com louvor e não tem nada de errado nisso. Quando o presidente mesmo antes de ser candidato pregou o ódio desvalorizando a vida poucos deram se levantaram para criticar. Está de parabéns o Jornalista.

    Responda
  45. Jarbas Vasconcelos

    Sr. Fábio, não confunda opinião com crime; ou mais, não confunda crime com liberdade de expressão. Fomentar ódio diariamente a ministros do STF é crime; desejar a morte do presidente não. No último caso, não é crime porque não estimula o assasinato do executivo (o próprio Bolsonaro desejou a morte da Dilma, lembra?). Ao contrário, evidentemente, dos ataques não apenas morais mas físicos ao Supremo. Não queira fazer de um particular, a opinião do Hélio, um universal. É desonesto.

    Responda
    1. José Freitas

      Perfeito. E só para acrescentar, desfilar com estética racista, nazista, ameaçar, chamar para trocar socos, dizer que iria infernizar, inventar mentiras, estimular estupro, jogar bomba, xingar, posar com armas na mão é crime. Desejar, não.

    2. FL VIO DE CARVALHO LIMA

      Ele certamente não confunde nada disso. Entretanto torce para que os incautos que possam vir a lê-lo se confundam. Tenta defender o indefensável "des-governo" com esta falácia.

    3. FL VIO DE CARVALHO LIMA

      -

  46. Hildebrando Teixeira

    Já passa da hora de proibirmos a ideologia de ódio que sobreviveu à 2a Guerra; intolerante e totalitária como os banidos nazismo e fascismo, conta c/ a tolerância de crenças liberais, cristãs ou apenas democráticas, p/ avançar sobre a liberdade e democracia. Têm exércitos na mídia e Universidades, muitas vezes pagos c/ dinheiro público, ocupados em criar narrativas p/ difamar adversários e justificar seus meios p/ obterem o poder; exatamente o que fez ontem o militante da Folha de SP.

    Responda
    1. José Freitas

      Facebook remove 73 contas falsas ligadas aos Bolsonaros. Também, por favor.

    2. José Freitas

      Quebra de sigilo da 'rachadinha' atinge ex-assessores de Carlos Bolsonaro, agora sem foro. Comente aí, por gentileza.

    3. José Freitas

      Creio que o Sr. está totalmente dissociado da realidade. Embora os governos anteriores talvez também tenham utilizado dinheiro público para, como disse, criar narrativas, difamar adversários e justificar seus meios para obterem o poder, parafraseando o condenado, nunca antes na história deste país se viu coisa igual, comprovada pela Polícia Federal, mesmo aparelhada. Aliás, cobramos sua presença lá no assunto relacionado ao banimento de contas no facebook e o Sr. não compareceu.

    4. Luís SA

      Os exércitos estão dentro do Palácio, mais especificamente no Gabinete do Ódio - cujo chefe real acabou de perder o foro privilegiado - muito bem remunerados com D A Ss que variam de 6 a 15 mil reais. Por isto, trate de cuidar dos seus pares, antes de ficar ditando regras para terceiros, como se fosse uma vestal.

    5. José Freitas

      Sentimos sua falta. Faça a gentileza de comparecer também quando o assunto não lhe favorece.

    6. Carlos Simaozinho

      O Hilde voltou, não foi "cassado" pelo face e STF...

  47. Edailson Monteiro Rodrigues

    Fábio, vai trabalhar va.ga.bun.do, em tempo, concordo com o Hélio, muerte ao fas.cis.ta

    Responda
  48. OTAVIO PAIVA

    Fábio, vocês são os maiores disseminadores de ódio já vistos em nossa história! ódio a pessoas, a ciência, a justiça, a luta contra corrupção. Vocês nos envergonham, nosso presidente colhe o que ele plantou! Viva o estado laico. Que sobrevivamos a mais 2 anos de lulo-bolsonarismo. Recordo ainda que o nosso presidente desejou a morte da igual presidente da república Dilma Roussef!

    Responda
  49. OTAVIO PAIVA

    Fábio, vocês são os maiores disseminadores de ódio já vistos em nossa história! ódio a pessoas, a ciência, a justiça, a luta contra corrupção. Vocês nos envergonham, nosso presidente colhe o que ele plantou! Viva o estado laico. Que sobrevivamos a mais 2 anos de lulo-bolsonarismo

    Responda
  50. José Ricardo Braga

    A Lei de Segurança Nacional é um entulho autoritário que deveria ter sido revogada há tempos. Trata o mandatário da nação como um 'faraó' inatingível por opiniões. Essa não é uma condição democrática. O mandatário deve estar à disposição da população de seu país, que para isto emite opiniões, mesmo que 'azedas'. Um presidente infenso às opiniões de seus presididos é um déspota, que faz o que quer, não o que foi mandado (e é fiscalizado, por todos, ao) fazer. Como fiscalizar sem poder falar? ;)

    Responda

Anteriores 1 2 3 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.