Hélio Schwartsman > Esperando o japonês da Federal Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 3 4 5 Próximas
Lamentavelmente, o vÃrus não é consequencialista, nem utilitarista, nem justo, nem ético...
O problema é que seu artigo é muito refinado para uma cambada de néscios.
Congratulações Hélio. Nem sempre de acordo, mas leitura obrigatória. Persevere!
Obrigado pelos esclarecimentos. Com habilidade descritiva machadiana ao construir personagens vc confirmou a imagem que temos dos "articulistas" da Folha. Desocupados, sobre um deck de piscina, digitando devaneios pseudointelectuais antes da sua sessão de psicanálise. Vc só omitiu os psicotrópicos, os entorpecentes que certamente estavam ao alcance das mãos... na próxima deixa os doguinhos teclarem. Certamente sairá algo mais útil do que o q vc deveria compartilhar apenas com seu psicólogo...
Tem razão Luiz Fernando. Peço desculpas pela generalização. Mas agora sabemos que não é uma "imagem" né? Foi o Helinho mesmo que "esclareceu".....
"imagem de temos", não. Fale por si: imagem que tenho.
Paulo.... mais um adolescente procurando sua auto estima no deck da piscina... ps: não sou psicólogo.
O comentário tem a virtude de se auto-desqualificar.
Lendo comentários pseudocultos, bem escrivinhados que fazem questão de NÃO entender o argumento heliano ou de NÃO quererem entender... atribuindo, como sempre, o mal APENAS à esquerda comuno-petista... minha admiração pelo Hélio aumenta mais ainda... Parabéns, de novo , Hélio!
Não é de hoje que se sabe que as opiniões do escrevinho em tela, não devem e nem podem serem avaliadas pela ótica da LSN. Podem e devem ser consideradas, como lavra de um cérebro-primata-básico. Bem simples. E também, pela ótica de penas-marrons-a-soldo, soldo este, em forma de suculentas-bananas. Usar a LSN é abrir frente de atritos com o IBAMA
Outros marxistas já se utilizaram do consequencialismo para aplicar seu juÃzo (ou julgamento) de valor sobre vidas alheias, valor que #não é maior do que o de quaisquer outras vidas#; um tal de Mao, por ex., chegou à conclusão de que a vida de azarados 50 milhões de chineses, não suficientemente marxistas, tinham menor valor do que a dos demais. Teve um tal de Stálin também, me parece que um tal Marighella, Pol Pot, o Castro, Maduro, Kim Jong un, uma turma que implicou com um tal Celso Daniel...
O seu mito que queria matar 30 mil, ja conseguiu levar a óbito 70 mil. Nada mais justo que ele vá junto pro paÃs dos pés juntos. Que se vão ele, você e toda a milÃcia, inclusive a digital.
Nada de mais no comportamento do militante; crenças intolerantes, como a do marxismo pós moderno, produzem radicais em série que comumente têm essa mania de eliminação dos adversários, só que, no caso, o céu com as 72 virgens é um céu com deck, piscina e uns 70 cachorros...
É hora de propormos ao invés de supormos.STF composição:27 membros,um por unidade federativa,colégio eleitoral:OAB,MP,Poderes:Judiciário,Legislativo e Executivo,Federais e Estaduais,critérios:experiência de 10 anos de Advocacia ou Consultoria JurÃdica privada ou 05 anos em carreira jurÃdica de Estado,com idade mÃnima de 40 anos,mandato:10 anos e 50% da remuneração vitalÃcia.Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!
Criatividade nenhuma. Incitação ao ódio contra um representante do povo eleito democraticamente e, como efeito inerentemente ao discurso, sua eliminação fÃsica. Atende a objetivo dos patrões e companheiros de seita, anular o pleito eleitoral de 2018 ou, na pior das hipóteses, impedir a reeleição do Presidente e a alteração no status quo, sempre obedecendo a amoralidade marxistas quando para atingir seus objetivos: a qualquer custo.
Forte abraço, Nelson!
Pode ser um análise correta à luz da Psicanálise que tem no inconsciente o seu objeto de investigação.Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!
Continue, Hélio. Deixe que os cães raivosos continuem com a ladração.
Moral e Direito são partes da Ética,ciência ou filosofia da conduta,a primeira regula o mundo interior e é por ele sancionada,o segundo é norma de conduta externa,e cabe ao Estado-Juiz avaliar a sua aplicabilidade ao caso concreto.Por assim dizer aquela é o máximo ético e este o seu mÃnimo.É dentro dessa perspectiva que deverá ser analisada a conduta profissional do enciclopédico colunista à luz da Lei de Segurança Nacional,a rigor não tal tão antiga assim,eis que data de 1883.Deus nos ilumine!
A disputa por uma vaga no STF, está levado os candidatos a decisões que envergonharia qualquer homem de caráter: O Presidente do Superior Tribunal de Justiça - João Otávio de Noronha, aproveitando o recesso do tribunal, concede prisão domiciliar a uma fugitiva que está sendo procurada pela polÃcia; e o Ministro da justiça - André Mendonça, mobiliza o aparato policial do Estado, invocando a Lei de Segurança Nacional, contra um jornalista que comete o crime de exercer a sua liberdade de expressão
Espetacular!
O Diogo Mainardi é um bom jornalista. Não entendi a atitude dele criticar o Helio lá na Cruosé. Ele detém o dom da perfeição? O Moro era um bom juÃz. Mas cometeu lá suas bobagens. Afinal, como eu disse, ninguém é perfeito. Tanto é que... contratou o Moro. Agora, me vem com essa de criticar o Helio. Pura b4b4qu!ce...
Isso, Hélio. Parabéns pelo texto, esse e o original. Também tô aqui torcendo pelo vÃrus, mas acho que é mentira do Bolsonaro. Mais uma. Já pegou faz tempo e, infelizmente, sobreviveu para continuar matando os brasileiros com suas atitudes. O melhor mesmo seria Adélio ter nos livrado do problema faz tempo. Ou o PT não ter insistido na candidatura de Haddad, também acho que poderia ter evitado a tragédia que vivemos hoje.
Marcelo Faria, com leão de teclado é assim. Ofendeu perde os dentes, sou de direita, educado e foco no argumento, perguntei se pastei hoje, recebeu a resposta merecida. Ensina ele a expor opiniões sem ofender. A coisa serve a você também se ofender.
Hélio estou contigo e não abro. Lembram disso?
Não há que se preocupar, pois tudo indica a recidiva do capitão com o covid cheira a falsidade, a armação, pois como um sujeito contaminado, ainda mais o capitão que chega a babar falando, não contaminou ninguém? Ademais, o japonês é de araque: não prende ninguém mais, afinal ele é que foi preso.
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Você sabe ler? Ele não está com medo. Mas bolsonarista sabe ler, mas não compreender, né?
Hylton Neves... que vergonha! Como pode ser da raça humana e ter instintos tão baixos.
Nao tem o que o Helio temer! O que ele fez nao e crime.
Agressões gratuitas, grosserias, palavrões e falta de educação. TÃpico dos fanáticos à esquerda e à direita. E o que é pior: iletrado funcional. Lê, mas não entende.
''Eu me encontrava sobre o deck da piscina sem nenhuma companhia que não a de uma incontrolável matilha de cães. Ah, o computador era um Dell'. Cenário idÃlico da esquerda caviar o que, no caso, é para muitos desse universo. Ainda: além do pretenso colunista, o pasquim é responsável pelo que nele é publicado.
O grupo folha deveria se sentir todos envergonhados.
E vc aqui dando ibope. Passando vergonha no boleto ou crédito?
Esse presidente genocida do: " e daÃ, sou messias, mas não faço milagres"; " Não sou coveiro", " É uma gripezinha, quem não tem o mesmo histórico de atleta como eu, que morra, todos vão morrer um dia! Ele tinha o dever legal de salvar vidas de brasileiros, e não somente se omitiu, mas instigou a disseminação descontrolada do vÃrus, resultando em muitas mortes que poderiam ser evitadas! Mas ele não tem sentimentos, é do coração ruim, como suas crias!
Se for condenar um por desejar que esse verme morra, que condene 70% da população. Basta ver as redes sociais! #Forçacovid segue na liderança!
Hélio vc foi um dos que chocaram o ovo da serpente..agora o veneno...kkkgado
Então deveriam condenar por difamação um judeu que tenha desejado a morte de hitler? Esse ser sempre pregou o ódio e quer colher o que? Sempre lamentou a tortura simplesmente, deveria chegar ao resultado morte! Mas se ele morrer seus filhos perversos serão os ungidos! Que viva e sofra tudo que está por vir, como a prisão dos filhos!
Existem paises em que a pena de morte está prevista na constituição.Quem condenou á morte os nazistas no Tribunal de Nuremberg?O aidético que não usa camisinha transmite a AIDS para seus parceiros é um criminoso,de acordo com a lei;Jair Bolsonaro transmite CoronavÃrus ao não usar máscara,sabendo que tem Covid -2. Nao é um criminoso também?Como no Brasil não existe pena de morte,podemos pelo menos torcer pro desgraçado bater as botas.
Boa noite. Não vamos ficar no campo das abstrações pois as mesmas têm um forte componente pessoal. Aqui no fórum, praticamente todos dizem-se defensores da democracia. Pois bem, um dos pilares desse regime é a obediência às leis. Que houve ataque à função da presidência, não há dúvidas. Nessas horas, vale o escrito e não interpretações individuais. Leiam a lei 7170 Artigo 1° e entenderão o que digo; ela é simples e clara.
Senhor Marcos Serra. O que o senhor acha de fuzilar FHC? Da Dilma morrer por enfarte ou câncer? De metralhar a petralhada?
Raimundo, a mediocridade está sim presente mas no teu comentário de um zumbi. Desejas que a lei seja ignorada a troco de quê? De defender um falso e presunçoso colunista? Guardes suas poucas energias para empregá-las em algo que valha a pena.
Comentário medÃocre, sem argumentação, só lero-lero e carteirada. Se você fosse um jurista de prestÃgio, não estaria aqui, na geral, tentando defender o seu mito. Não queira parecer o que você não é, pois qto mais vc tenta, mais vc se mostra em toda sua mediocridade.
Cláudio, boa noite. Um rábula sabe, perfeitamente, o significado de incitação à violência. Existem pessoas muito sugestionáveis, particularmente os zumbis que, trôpegos, agem em bandos movidos apenas por seus primários instintos e sem qualquer racionalidade.
Nem forcando muito a barra o fato de alguém desejar a morte do pr configura lesão, nem um rábula entenderia esse artigo como você entendeu
Marcelo, entendo. Teus impulsos superam tua razão.
Desculpe, Marcos, mas eu não resisti... Falha minha!
Defendo a observância das leis.
Marcos, então vc defende a prisão do Bolsonaro pelo que disse sobre Dilma e FHC?
Marcelo, desculpe-me mas teu comentário é uma besteira triplicada. Não consegues argumentar? Escrever algo nem que seja um pouquinho melhor que essa mediocridade?
Besteira... besteira... besteira.
Só vender jornal e apoiar as teses neo liberais explicam matérias da fsp que de jornalismo não tem nada. Como ainda continua sendo motivo de discussão, cada atitude aloprada das diversas ,h,o.r,d.a,s, que habitam esse governo?! Consequencialismo?!?! Filosofia?!?! O sujeito está destruindo o Brasil e vamos filosofar e o ministro vai bater bumbo na praça pra distrair o público?!?!
Legal! Já pensou ver o Bolsonaro preso por ter desejado a morte de pessoas.
Ele merece uma morte mais cruel. Queimado no fogo do inferno.
Vc tá um pouco confuso, né? Segundo a tradição, primeiro a pessoa morre, depois queima no fogo do inferno, se for um pecador e não se arrependeu. Ninguém morre queimando no fogo do inferno...
Schwartsman e boa parte dos q aqui comentam agem como se o consequencialismo fosse a base ética de nossa sociedade e de nossas leis. Não é, ao contrário, nossas leis rejeitam o consequencialismo, q não é mais do q o princÃpio de q os fins justificam os meios. Tal princÃpio é eticamente repudiado pela sociedade e inadmissÃvel em nossas leis. Nossa Constituição é baseada em direitos do cidadão, sendo o maior deles a vida. Como, então, desejar a morte de alguém poderia ser ético?
Hélio, apesar de não ser adepto da teoria consequencialista, considero o seu texto um primor. Pena que vivemos num mundo de iletrados que se deixam seduzir apenas pelos tÃtulos dos textos.
O que isso tem a ver com ética??? Leia o texto. É só isso que eu lhe peço.
Vc certamente não é iletrado, mas também não é ético. Mais um q acredita q os fins justificam os meios.
Quem está mais perto de ter desrespeitado a lei de segurança nacional seriam muitos asseclas do presidente, talvez ele próprio, o artigo 16 desta lei preve que 'Integrar ou manter Associação, partido, comitê, entidade de classe ou grupamento que tenha por objetivo a mudança do regime vigente ou do Estado de Direito, por meios violentos ou com o emprego de grave ameaça". Vimos muitas manifestações apoiadas por ele e asseclas que atentavam contra o Estado de Direito, com evidente crime de traição
O jornalista não está se borrando de medo.Manteve a tese e a posição.O ministro da Justiça não é o dono da Justiça.E trazer a LSN á baila é relembrar o que ela causou de mal ao pais, servindo de escudo para torturadores e esquadrões da morte.O medo não ergue uma nação,ao contrário,suscita a violência e a desagregação social.Foi isto que a ditadura dos generais deixou de legado e não podemos repetir o erro.
Marcos, então vc defende a prisão de Bolsonaro pelo que disse sobre Dilma e FHC?
José Banzo, boa noite. Leis, certas ou erradas, existem para serem cumpridas. Fora disso, temos a anarquia e impunidade. Interessante como, para justificar a cegueira ideológica, atropela-se esse princÃpio. O pretenso jornalista, invertendo os papéis, coloca-se na falsa posição de vÃtima. Que tal ser responsável por conta das irresponsabilidades que escreveu,? Liberdade de imprensa presume ética e racionalidade.
Jose Vanzo, excelente comentário! Assino embaixo.
Hélio, minha admiração pela sua inteligência e ciragem só aumenta. Parabéns!
Mais um q acredita q os fins justificam os meios.
Coragem rs
Muito mi-mi-mi de quem está se borrando de medo! Sabe que pisou na bola e vai se complicar! Idiota útil da esquerda!
Schwartsman não é de esquerda. Defende o estado mÃnimo, é seguidor do libertarianismo, movimento historicamente ligado à direita ultra-conservadora, e defende a criação de clubes racistas, como um princÃpio libertário. É só um pouco menos fascistóide do q Bolsonaro, mas nem Bolso teve a desfaçatez de defender clubes racistas.
Você acha que a justiça existe para ameaçar quem "pisa na bola"? É isso? Eu pensava que ela existia para proteger direitos individuais e bem estar coletivo?
Por que você diz coisas do tipo "se borrando de medo"? Que coisa horrÃvel, fascistoide. Tenha compostura.
...pensando bem!... Fico por aqui. Já foi.
Você não deve ter estudado em grupo escolar, né Antenor! Na briga valia tudo, menos dedo no olho e falar da mãe! Coisa feia, heim Antenor!
Essa discussão se presta, pelo lado do governo, para levantar o moral dos partidários, que andava em baixa. Vai perdurar enquanto eles puderem auferir ganhos.
Não creio que o artigo do schwartsman cause qualquer espécie no bolsonarismo, muito menos no governo, eles são doutores, sem tese, neste assunto. Mas a pseudo indignação ajuda a desviar o foco do Flávio, do Queiróz, do Wassef, das rachadinhas, da falta de tÃtulos, do ...
Hélio gosto muito da sua coluna, sempre aguça a nossa reflexão. Imagino eu que sectários de plantão, cuja debilidade intelectual se evidencia em seus eloquentes discursos sofistas e que transbordam testosterona (oxalá as possuÃssem na quantidade que julgam), sequer leram, ou se leram só se fixaram na questão da morte. Antolhos impossibilitam-lhes visão ampla, a abstração e à persepção do conteúdo. Daà entendermos claramente a fustigação e a subjugação do saber e da academia, sequer fazem ideia.
Pra cima dele, Hélio! Esse indivÃduo tem que ser desmas carado em sua hipo crisia repugnante. Diz e faz tudo de mais horrÃvel e depois posa de vÃtima.
Já critiquei o Hélio Schwartsman muitas vezes aqui. Mas ver o modo como as milÃcias bolsonaristas o ameaçam com suas teses fascistoides é de roer o punho.
Parabéns ao Hélio! O tÃtulo da penúltima crônica foi perfeito para chamar a atenção para o conteúdo, quando a torcida do Hélio não é nada se confrontada com a indiferença do Presidente. Lamentavelmente, o presidente despreza as vidas perdidas por força da pandemia. E a última crônica ironiza finamente a iniciativa do ministro, ministro, aliás cuja adulação chega a ser bisonha.
Relutei em me manifestar sobre o texto do Sr Schwartsman “Pensando Bem...” , em parte para não valorizá-lo. Uma lástima. Faço minhas as crÃticas de Caio Coppolla no seu debate na CNN do dia 8, no qual criticou veementemente o citado artigo. Sou assinante da Folha há muitos anos, nunca tinha lido um texto que destilasse tanto fel. Senti vergonha e tristeza de ser leitora deste jornal. Discordar das opiniões do Presidente é uma coisa, fazer apologia a sua morte é ódio, nada justifica isto.
Eu sinto vergonha quando leio, vejo e ouço as declarações repugnantes que saem da boca do presidente do Brasil. A coluna do jornalista lê quem quer, agora um presidente que despreza o povo e certamente muitos que votaram nele ao dizer *"E da� Lamento. Quer que eu faça o quê? Eu sou Messias, mas não faço milagre"* sobre as mortes pelo Covid19, causa vergonha, tristeza e sobretudo indignação.
Ele o ministro não deve ter lido o conteúdo, se tivesse lido, lhe daria razão. E , não desejo a morte de ninguém, sou Católica e sigo os princÃpios deixados por Jesus Cristo, tem falso cristão que desejou a morte de presidentes da República como o FHC e Dilma. Não votei para eles. Penso que o Mundo seria melhor se muita gente tivesse sido abortada antes de nascer. Mas, aà era querer muito, porque vá saber se eu não estaria no rol.Solidarizo-me com o jornalista. Embora eu não seja sua fã.
Ótima resposta, Hélio! Parabéns.
Faz uma busca rápida nas notÃcias e saberás
Rsrsrsrs enquanto vc parabeniza esse cara ele ri da cara de vcs, vocês sabem que é patrão dele?
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > Esperando o japonês da Federal Voltar
Comente este texto