Tati Bernardi > Serendipidade na matemática Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Eu não consigo entender nada disso, embora ache fascinante. Pode ser que eu seja parente distante desse Kummer, mas certamente não herdei sua inteligência...
Não é fácil escrever para o grande público. Primeiro, CecÃlia Salgado usa o termo 'serendipity' como se fosse traduzÃvel para o português. Esse termo só faz sentido para quem lê 'The Three Princes of Serendip'. Segundo, apresenta um médico charlatão, de série de televisão, como bom exemplo. Terceiro, se engana ao chamar de 'complexo' um número 'irracional'.
A professora deveria dizer ''outro complexo como raiz de 10'', porque 2, 3 e 6, embora inteiros, são complexos também. Penso que ela quisesse dizer que 'raiz de dez' é um número ''complicado'' -- não tão simples como os números inteiros ou primos -- e aacabou dizendo ''complexo''.
Na verdade é complexo mesmo. Qualquer número do tipo a + ib, onde a e b são reais, é complexo. E os números reais abrangem os irracionais.
A formatação na tela prejudicou o entendimento. Acredito que a fórmula mencionada seja: (espero que funcione a formatação): (4 + i*raiz(10))*(4 - i*raiz(10)) = 6
Errro grave aqui: " Seu enunciado diz que não se pode separar um cubo em dois cubos sem que um deles seja zero.". Na verdade, o último teorema de Fermat e "a + b = c não possui solução para números inteiros, tal que n>2". Outro erro: "Só que quando admitimos certos números complexos, como a raiz quadrada de 10". Raiz quadrada de 10 é número irracional, não complexo.
Todos os números que conhecemos ou usamos são complexos. São como as bonequinhas russas (matrioskas): naturais são inteiros; inteiros são racionais; racionais são reais; reais são complexos -- tudo encaixadinho, um conjunto dentro do outro. Os irracionais ficam dentro do conjunto real, mas ao lado dos números racionais..
O enunciado do útimo teorema de Fermat não pôde ser colado acima, quando tentei copiar o expoente n. . Em bom português ele é: "a elevado a n mais b elevado a n igual a c elevado a n, para números inteiros, se n for maior que 2, não tem solução",
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Tati Bernardi > Serendipidade na matemática Voltar
Comente este texto