Hélio Schwartsman > Sem lugar para o ódio Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Bolsonaro pode falar "e daÃ?" quando perguntam pra ele sobre as mil mortes diárias de brasileiros pelo covid. E quando o Hélio deseja retoricamente sua morte em seu texto surge um ministro da justiça querendo enquadrá-lo na LSN reavivada pela Dilma no governo do PT. É muita insanidade para pouco hospÃcio.
Sei que a comparação tem seus limites . Uma alergia é algo fisiológico, que em si nada tem de ético. Mas com o Sr. Bolsonaro é outra coisa. Sei muito bem das infames declaraçõrs dele ao longp da sua vida pública. Sei muito bem da medÃocre carreira desde senhor como militar e como polÃtico. Jamais votaria ou votarei nrste ser asqueroso. E repito: não lamentarei um segundo sequer quando este ser desprezÃvel partir do mundo
Eu ñ tolero ver ou ouvir o Sr. Bolsonaro. Ele me provoca um sentimento de repulsa, asco, nojo. Vou fazer umq comparação: sou alérgico a camarão e frutos do mar. Uma vez, há muito tempo, minha mãezinha, pensando que essa alergia era fricote meu, preparou um creme de camarão. Na terceira garfada, saà da mesa e corri ao banheiro para vomitar (cont.)
Herbert respeito a você e suas opiniões.Informo-lhe que o novo Ministro da Educação não é meu pastor tanto quanto não tenho padres,porque não sou protestante nem católico embora seja cristão.Diga-nos por favor,quem lhe disse que para ele educação de criança demanda dor, ele a você ou a mÃdia para todos nós?Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!
Vamos ser francos? Quem, bem lá no fundo de sua imaginação, não fantasiou com a morte de um desafeto? Mas da fantasia ao ato há um longo fosso. Poucos de nós o ultrapassam, felizmente. De minha parte, digo que não lamentarei nem por um momento, a morte do Sr. Bolsonaro. O Brasil não terá perdido nada.
....eu o odeio!!
"Só a luz pode iluminar as trevas, só o Amor pode vencer o ódio!"(Martin Luther King).Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!
ou simplesmente ter escrito outra matéria qualquer, nas pra vocês galera do paz e amor é impossÃvel deixar de amar alguém né.
Como assim, dois desfechos são possÃveis, ou ele se recupera ou não se recupera ?? Faltou o terceiro, ele jamais contraiu a Covid e a história é mais uma "facada".
"Eu te condeno, mas no fundo eu também queria uma pá de gente morta. Umas 30 mil." - Jair Bolsonaro.
Desde uma visão filosófica consequencialista, puramente retórica, como será que os militares ao encalso dos perigosos guerrilheiros do Araguaia, treinados para matar na China, encaravam o desaparecimento deles, diante dos enormes riscos que representavam para a sociedade brasileira?
No *se* do contrafactual iremos longe. A ameaça a que você se referiu não existiu. Não na forma do seu comentário. Deixemos como está.
Paulo, quem diria que um motorista de caminhão iria fazer o estrago que Hugo Chávez e depois Maduro fizeram na Venezuela? Só é possÃvel saber o estrago que guerrilheiros armados, treinados na China para matar, seriam capazer de causar, à posteriori! Mas desde uma ótica filosófica consequencialista, será que os militares estariam dispostos a pagar para ver?
É falso o seu argumento. Os guerrilheiros não representavam uma ameaça à sociedade. Simples assim. Representavam uma ameaça polÃtica ao regime ditatorial. A efetividade dessa ameaça diante do aparato de segurança da ditadura era Ãnfima. Foram caçados, a maior parte do grupo se entregou e foi covardemente executada. São os fatos. O comentarista tem recursos para argumentar sem manipula-los.
Obrigado, Herbert.
Encalço, com ç
O Helio,detesto Bolsonaro, talvez mais que você. Mas penso, data vênia, que você extrapolou. A emenda saiu pior que o soneto. Att.
Quando um refinado intelectual utiliza espaço jornalÃstico de grande prestÃgio p expressar Ãntimo desejo e enumerar vantagens advenientes da morte de quem quer q seja, fica claro q estamos imersos numa atmosfera social de brutal irracionalidade. Meu apreço pelas opiniões de Hélio não diminuiria um milÃmetro se ele, com grandeza, admitisse q se excedeu.
Quem pode ter algum tipo de apreço por um ser, que não pode ser chamado de humano, na verdade, abjeto, como esse blogueiro?
O texto do colunista foi de uma estupidez constrangedora. Simples assim.
Ele na verdade expressou Ãntimo desejo de que milhares de vidas sejam salvas. Como? Se por acaso o vÃrus levar embora uma vida. Simples assim.
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Particularmente sou a favor da vida. Se você pratica o bem vai viver recebendo o bem em dobro. Penso assim. Se você pratica o mal vai viver recebendo o mal em triplo. Por isso desejo longa vida a todos Bolsonaros e seus seguidores!
Somos nossos próprios legisladores e nossos dadores de glória. Quem deve paga. Melhor que tudo é a "Satisfação da Consciência". Somos marionetes de Maya e do Carma. Você se deixa iludir e o Carma cobra. Carma é a Justiça Suprema.
No texto não tem nada de ódio ao Bolsonaro. Quem quer enxergar isto faz uma projeção do seu de sentimento.em relação ao jornalista e todos aqueles que olha o presidente como um cidadão comum,sujeito a acertos e erros e que no caso do covid 19 está errando muito e causando dores desnecessárias ao boicotar as medidas de prevenção recomendada.Lembro que Bolsonaro quando deputado queria que o FHC fosse fuzilado.
Desejou também que a ex presidenta Dilma tivesse um infarto ou um câncer. Frases: "O Brasil é laico mas eu sou cristão p...a!". "O objetivo é fazer o cara abrir a boca. O cara tem que ser arrebentado para abrir o bico.". "Gastaram muito chumbo com o Lamarca. Ele devia ter sido morto a coronhadas.". "O erro da ditadura foi torturar e não matar.". "Eu não estupro você porque você não merece". "Pinochet devia ter matado mais gente."Quem procura osso é cachorro.". (Tem mais duzentas dessas "pérolas"
Pela lógica consequencialista, sem preconceitos filosóficos, apenas com finalidade retórica, quais seriam as consequências do passamento de jornalistas imbuÃdos do poder de "fazer a cabeça" de centenas de milhares de pessoas, que fazem apologia da morte de governantes do nosso PaÃs?
Chamar os oponentes de manada, gado, boi, etc; desumanizando-os, é o tÃpico discurso de ódio que a Folha não deveria aceitar. Qual o problema de matar um boi? Você não comeu a perna de um no almoço?
Seria o aumento da manada, alimentada pela ignorância e pela desinformação.
Eh evidente que declarar torcida pela morte de alguém pode ser tratado como discurso de odio, nao importa a tentativa de embasamento deste desejo. Com relacao a possivel crime do colunista, o uso da palavra sacrificio no primeiro artigo eh muito problematico, soh seres com poder de decisao podem sacrificar algo, nao se trata de virus.
Em nome da hipocrisia chamada religião, matou-se, mata e continuará matando bilhões de humanos pelo mundo. A pergunta é: até quando as pessoas se permitirão serem enganadas por seres tão abjetos?
Mario, desculpe decepcioná-lo, mas nunca em minha vida li absolutamente nada escrito por esse Olavo, do qual você tanto fala!
Somente no século XX, Stalin, Mao Tse Tung e Hitler, três ateus apenas, mataram mais pessoas do que todas as guerras religiosas já havidas. O ateÃsmo é muito mais mortÃfero do que as religiões!
Hélio, que perda de tempo a sua: querer que Secom ou o gado pense. Essa gente tem cérebro só para q o centro de gravidade do corpo consigo mantê-los bÃpedes, porém na essência e no q têm na mente, são quadrúpedes...E legÃtimos, já q o gado (tbem quadrúpedes) votou no que reconhece em si mesmo.....
parou pra pensar que tu és da mesma raça a humana.....
Mario, nunca li absolutamente nada da "literatura olavista".
Matone, o eufemismo gado refere-se a seres vivos q não têm consciência da sua própria existência e não se importam em entrar ou sair do curral qdo é isso a o dono deles os manda fazer. Ah, e o vegetariano q não aguenta a gostosura e come escondido costela de gado sente muita culpa sim , tá?? Vc costuma ler algo além da ideologia olavista ? Tente talvez a luz (leia pelo menos o mito da caverna, escrito por Platão há 2.500 anos) e entenderás q vc pode sair das sombras e encontrar a luz
Matinê, o eufemismo gado refere-se a seres vivos q não têm consciência da sua própria existência e não se importam em entrar ou sair do curral qdo é isso a o dono deles os manda fazer. Ah, e o vegetariano q não aguenta a gostosura e come escondido costela de gado sente muita culpa sim , tá?? Vc costuma ler algo além da ideologia olavista ? Tente talvez a luz (leia pelo menos o mito da caverna, escrito por Platão há 2.500 anos) e entenderás q vc pode sair das sombras e encontrar a luz
O comentário do Tadeu também merece ser divulgado. "ADOREI". VALEU MESMO!"
Putz...hoje encontrei os comentários máximos. Valeu esse. Vou transcrevê-lo para todos que eu conseguir. Parabéns Marião.
Sr. Alexandre Matone: Chamar as pessoas de gado não é discurso de ódio; é uma meneira educada de evitar chamá-las de idiotas.
Chamar os oponentes de "gado", ou seja, elementos não humanos, cuja costela se pode comer no almoço, sem culpa, se não é discurso de ódio, é o quê?
Desejar a morte não é crime. Torcer para o virus não é crime. Reservadamente ele poderia até desejar. Ele se defende dizendo que torcer para a morte de alguém não é crime. Mas não é esse o caso. O Helio foi além. Ele enumerou as vantagens que adviria da morte do presidente. Pintou um mundo melhor quando o presidente morrer. Isso é apologia. Pior em um jornal de grande circulação.
Não chego a ponto de dizer que o enciclopédico colunista cometeu um crime,jamais faria isso num comentário,tanto mais porque admiro o trabalho dele o que me faz suspeito para qualquer juÃzo de valor sobre isso.Todavia,parece-me que sua contradição se revelou própria de uma mente esquerdista,eis que não foi consequencialista como julga ser, se não saberia que a morte de Bolsonaro trará uma trágica consequência,que é o risco do retorno do PT, o mais nocivo partido da história.Deus nos ilumine!
José Freitas, você tem um longo caminho pela frente, se quiser chegar perto do meu "nÃvel intelectual". Mas é preciso checar, primeiro, se o QI dá para o gasto!
Matone, vou desenhar no seu nÃvel intelectual. Morder o amiguinho não pode! Desejar, pode!
Perfeito! Apologia da morte do Presidente na Folha é bem mais grave do que uma feminista treinada por "progressistas" lançar uns fogos de artifÃcio perto da sede do STF! Os fogos de final de ano em Copacabana são bem mais perigosos!
Fez besteira e tenta se livrar das conseqüências... comportamento infantil.
Estaria o Sr. se referindo a quem? Bolsonaro?
Quem não deve, não teme. O Hélio, por conta dos procedimentos a que terá que comparecer ou ''por ter caÃdo a ficha'', está, desde ontem, tentando minimizar e/ou justificar o que escreveu através de subterfúgios e alegando ter sido mal entendido. Com isso, só demonstrou mais uma falha de caráter (apesar que defeitos todos temos, é bom que se diga): tentar esquivar-se da responsabilidade de seus atos. Assim, tenta inverter os papéis colocando-se como vÃtima. Uma criança sendo pega em algo errado.
Marcos Cesar, boa noite. Obrigado pela colocação.
Com todo respeito Marcos Serra, que não o conheço, mas não parece razoável dizer que ele Hélio "demonstrou mais uma falha de caráter" ao voltar ao assunto. Caráter é uma avaliação subjetiva e complexa, que só quem o conhecesse pessoalmente poderia saber de sua conduta social e pessoal e, talvez, avaliá-la. O Hélio até o momento simplesmente expressou um pensamento racional, e dele somente não dá para se extrair avaliação de caráter. O Hélio não precisa de defesa alheia, pelo que tb me desculpo.
Cai fora vinagre !!
Vc é tão louco quanto a loucura que acusas nos outros. Sabia muito bem da repercussão ao seu discurso de ódio. Vc é um blogueiro que trabalha num veÃculo conhecido. Seu ódio é tão claro que não me surpreende se teve a intenção de influenciar outros Adélios da extrema-esquerda. Teu texto colaborou com o quê? Nada além de ódio e provar que o na imprensa é tomada pela extrema-esquerda, com blogueiros militantes. Espero que percam muitos assinantes por isso. Já perdeu a minha
Faço minhas as palavras da Ana.Sua ausência ñ será lamentada.
Correto. O Hélio fez sim apologia à morte. Reservadamente ele poderia até desejar. Se defende dizendo que torcer para a morte de alguém não é crime. Mas o Helio foi além. Enumerou as vantagens que adviria da morte do presidente, e disse que o mundo seria melhor. Isso é apologia. Pior em um jornal de grande circulação.
Carlos Lopes, você não sabe o que é extrema esquerda!! O dia que os colunistas da Folha de São Paulo forem de extrema esquerda, certamente não é mais o Brasil que conhecemos. Para odiar bolsonaro não é necessário que nenhum colunista faça qualquer coisa. Basta lembrar da medÃocre trajetória do sujeito nos 28 anos que ficou no congresso, da sua "arminha" com a mão e dos seus últimos atos contra a população indÃgena. Será um prazer não ler mais os seus comentários neste jornal.
Quem perderia tempo odiando Bolsonaro? O tempo é um bem precioso e precisamos utilizá-lo bem.
A argumentação lúcida. Perfeito exemplo do uso do utilitarista consequencialista. 10!
O arrependimento é inexplicável e tardio.
Arrependimento? Que interpretação de texto é esta? E se de arrependimento se tratasse, que inexplicabilidade seria? Francamente.
Na verdade o que texto original dizia era "como não amo bolsonaro, se acaso ele se presuntasse, não me importaria pela perda de sua individualidade e verificaria os excelentes efeitos colaterais!". Não havia incitação à violência, nem tampouco convocação de torcida mÃstica pelo desfecho marav..., digo, mais útil. O que irrita a bozolândia mesmo é que o HS não ama o bozo, é pura carência infantil.
Os humanos vivem na crença na evolução idênticas e superior, tanto paralela quanto concomitante, mesmo na ampla diversidade geográfica quanto de concepções, sejam as extintas quanto as atuais porem, não representa a realidade, visto e comprovado comportamentos dispares ao longo da História, afirmou e também comprovou o próprio Darwin, o Charles, da predominância da Ancestralidade, portanto, do Id, do Sigmund, o Freud. Nada de novo na Natureza, mesmo a Humana, por mais que tentemos ilustrá-la, se
Só a Luz pode iluminar as trevas,só o Amor poder vencer o ódio!Luther King.Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!
Qual o problema em odiar alguém que é absolutamente daninho, destruidor e malévolo?
Lula? Maduro? Kim Jong-Un?
Esse Nelson só sabe falar isso e essa frase vazia no fim. Mas e o Lula? Lula não governa o Brasil há quase dez anos, não é o chefe de estado e de governo que se comporta como um adolescente birrento agressivo!
Sério que os caras conseguem colocar o Lula até nesse assunto? Não precisa de mais nada: vocês já o amam e não se dão conta! Sempre dão um jeito de falar dele...
Este problema equivale a necessidade que temos de Amar Lula como nosso irmão,mesmo sabendo que enganou parte do povo todo o tempo,todo o povo parte do tempo,mas graças a Deus,não todo o povo todo o tempo.Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!
A humanidade já teve muitos "humanos" que na verdade não deveriam nem ter existido. Para mim, Bolsonaro é um desse. A quantidade de defeitos deste ser é estarrecedora. Será que ele só entrou na fila das maldades?
Você não é vulcano. Seu texto não era uma obra de ficção. E o ódio pode estar contido em poesia, filosofia, elogios, brincadeiras. É ódio, com palavras bem organizadas.
Pra mim, ficou bem claro que não há sentimento de ódio envolvido, há - como ele disse - uma ética "fria" de planilha. Poderia ser Bolsonaro, a Madre Tereza ou até um familiar. Caso estivessem colaborando com a perda de vidas humanas, o cálculo seria invariavelmente o mesmo: torce pela perda de uma vida para salvar um número maior de pessoas.
Flávio Guilherme, o presidente foi eleito à base do divisionismo e do ódio - ele é por si próprio odiavel. O articulista expôs o próprio ódio, até o utilitarismo podia ser usado, mas foi uma manifestação de ódio.
Pode. Fato. Mas acho problema o autor de algo ter de explicar pela segunda vez o que escreveu por pura falta de interpretação de texto. Ou seria um conveniente desinteresse em interpretar? Pois, em várias oportunidades o presidente destilou ódio, e por isso, foi até eleito.
Mais um brilhante artigo, com ironia sutil e elegante.
Desejar a morte do presidente é fazer apologia à eliminação, assassinato do presidente. Gora Elio.
Desejar que não se recupere é o mesmo que desejar que morra.
Quem deu um salto mortal carpado foi o Helio. Ele enumerou um mundo melhor com a morte do presidente. Apologia é o discurso ou texto em que se defende, justifica ou elogia. Ele não apenas desejou a morte, mas defendeu e defende até hoje. Ele justifica essa preferencia pela solução final. Tal qual os nazistas o faziam ao defender a morte dos judeus. Um mundo melhor aguarda a alemanha e o mundo após a morte dos judeus defendiam os nazistas. Helio fez o mesmo. Fora Hélio.
Para chegar à apologia, tem que dar um salto triplo carpado hermenêutico-dialético com os olhos vendados e sob influência de barbitúricos.
Das centenas de milhares de pessoas que lêem a Folha, sem dúvidas há uma pequena parcela de radicais extremistas, alguns dos quais estão prontos para matar, após permissão dos "intelectuais" que fazem suas cabeças minúsculas!
Desejar que não se recupere da doença é muito diferente de fazer apologia a ação ativa e deliberada de matar alguém, ou induzir alguém a isso! pode ser infantil, imoral, mas se resume a frase do " bem feito! Quando um coleguinha que havia sido malvado se estabacava no chão por própria culpa!
Impingir castigos fÃsicos à s crianças é filosoficamente defensável se este castigo evitar um mal maior. A demissão imediata de Elio é filosoficamente defensável se estivermos seguros que esse exemplo elimine ou iniba o discurso do ódio. Desejar a morte é fazer apologia para que alguém o faça.
O Elio ao defender a morte do presidente estava na verdade fazendo apologia à censura. Quer calar o presidente, na impossibilidade de falar então elimine-o. Nada mais hipócrita do que jornalista defendendo a censura. Folha deveria demiti-lo. Não o fazendo concorda com o Elio
Se não me engano Jair Bolsonaro não é colunista da Folha. Esse li.xo humano é colunista e membro do conselho editorial.
Ah, sim: liberdade de expressão para o presidente, que até torturador já citou, mas não a um colunista que não concorde com ele. TÃpico modus operandi desse pseudo liberalismo vigente.
Schwartsman achou racional afirmar que - O sacrifÃcio de um indivÃduo pode ser válido, se dele advier um bem maior. - no contexto de um artigo em q afirma q torce pela morte de Bolsonaro. Vale lembrar q sacrifÃcio é sinônimo de oferenda. Somente pessoas fazem oferendas, vÃrus não faz ofertas. Não é difÃcil imaginar q um extremista se sentisse motivado a buscar o tal bem maior. Se tivesse ética e racionalidade, HS teria pedido o impeachment urgente do PR.
Um impeachment julgado também pelo centrão, tão agraciado pelo presidente?
Consenquencialismo nele Helio rsss . A pessoas não estão sabendo lidar com isso. Bolsonaro caiu que nem um pato e seu ministro da justiça escancarou sua incompetência ao invocar a LSN. Dei risadas de comentaristas de aluguel de Bolsonaro em vários veÃculos de comunicação detonando o Hélio : "Seu #imbecil", "#criminoso", "#sem Deus no coração" . Meus amigos , o Helio acabou espelhando o Bolsonaro nesse discurso mórbido. Tudo que foi dito ao Hélio , na verdade estava sendo dito a Bolsonaro.
Meu, vc não pode não gostar de banana, a fruta, não, não pode. Penso seja a única fruta adaptada ao mundo da COVID-19.
O melhor design de fruta da natureza. Pode comer com a mão sem sujar a fruta, descasca com facilidade, nao tem caroço, nao precisa de faca, rica em potassio, nao precisa de escada para ser colhida, nascem em uma única penca, rebrota do tronco cortado
Existe uma grande diferença entre Helio Schwartsman e muitas outras pessoas: inteligência.
Tens toda a razão. Esse atributo não existe, fora alguns raros lampejos de presunção, no pretenso colunista.
Hélio, Já acompanho sua coluna há anos. Seus artigos são claros. O embate foi movido por incompreensão. E dessa incompreensão criaram uma vÃtima indevida e um ataque como sempre infundado. Parabéns pela sua intelectualidade e coragem de abordar racionalmente os dilemas atuais.
Vai ter muito tempo para falar de consequencialismo. Na cadeia.
otimo comentário Marcos.Assino em baixo!
Suas exposições são extremamente salutares, Hélio. Nem sempre concordo com elas, mas suas colunas são como "alguém" com quem gosto de debater.
Perfeito Hélio!
Seu artigo que originou esse, trouxe uma enorme contribuição para o debate. Parabéns!
É impressionante a dificuldade que tem um bolsonarista de interpretar o que lê, se é que lê.
Tenho uma séria dúvida: se é dificuldade em interpretar textos ou mera falta de vontade deles em fazê-lo...
Pela lógica consequencialista não seria correto a morte de Bolsonaro,se desta adviesse o risco do retorno do PT,o mais nocivo partido da história da república,que,registre-se,até hoje,não se dignou a mudar de nome para PEB-Partido das Empreiteiras e dos Banqueiros.Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!
Brilhante! O PT é a maior agremiação criminosa que já pisou no solo terrestre!
Esse seu "abraço fraterno" é tão autêntico e precioso quanto uma cédula de três reais.
Como sempre, o articulista brilha com suas palavras.
Helio, hoje eu preferi o grande tio Victor desde a sabedoria de sus 91 anos.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > Sem lugar para o ódio Voltar
Comente este texto