Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Ricardo Ferreira

    Se existe a ANP, eu fico me perguntando o porquê de tais normas já não existirem.

    Responda
  2. Carlos Fernandes

    27% de etanol. Piada isso, né?! Melhor abastecer com o etanol.

    Responda
  3. Eduardo Batista Monteiro

    Pode ser regra nova ou regra velha, a verde é que a gasolina que é vendida no Brasil é um lixxo

    Responda
  4. Jaoní de Souza Costa

    Querem regular o mercado de combustíveis e deixá-lo justo para o consumidor? Parem de misturar etanol na gasolina! A opção tem que ser do consumir na bomba! O dia em que a gasolina for pura, teremos um aumento no desempenho dos carros e o preço do etanol baixará, pois haverá mais oferta deste. Aí o consumidor poderá escolher entre um combustível mais caro, porém de maior rendimento (gasolina pura) ou um mais barato, porém de menor rendimento (etanol)! O programa pró álcool não faz mais sentido!

    Responda
    1. manoel goncalves

      Perfeito , sem contar que a sua produção ocupa terras que poderiam produzir alimentos. Produtores de milho e feijão dependendo do preço passam a produzir cana para abastecer as usinas .

    2. Milton Nauata

      A gasolina pura precisa de adição de um anti detonante, o álcool faz esse papel mas pode ser de apenas 10%. Antigamente era utilizado um anti detonante a base de chumbo altamente poluente.

    3. Milton Nauata

      A gasolina pura precisa de adição de um anti detonante, o álcool faz esse papel mas pode ser de apenas 10%. Antigamente era utilizado um anti detonante a base de chumbo altamente poluente.

  5. LUIZ LEAL

    Quando foi criado o programa do etanol alegou-se que os consumidores teriam a opção de usar gasolina ou etanol. Com essa mistura de 27% não há mais opção, todo mundo é obrigado a usar etanol e pagar preço de gasolina. Na maioria dos estados o preço do etanol é quase igual ao da gasolina, sendo que seu rendimento é 30% menor. Isso acontece porque os usineiros têm garantia de mercado devido à mistura obrigatória.

    Responda
    1. Cristian Silvano

      Para os veículos biocombustível, acho que isso não faz tanta diferença...

    2. LUIZ LEAL

      Quanto à poluição não muda nada, pois ninguém mais abastece com etanol puro devido ao alto preço em relação ao da gasolina. Vantagem mesmo só para os usineiros, não por coincidência ligados aos políticos.

  6. Vanderlei Nogueira

    Mas para ser gasolina o combustível tem que ter um padrão de medidas. "Batismo"

    Responda
    1. Vanderlei Nogueira

      O preço sempre foi cobrado pela qualidade do produto, nunca mudou

    2. Vanderlei Nogueira

      Gasolina batizada na programação de venda da distribuidora ou Petroleira, toda gasolina para ser gasolina deve ter um padrão de medidas