Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Hercilio Silva

    Subir juros? Já começou? Mal desceu. Exportar mais sem produzir? E brigando com os parceiros comerciais por ideologias esdrúxulas? A ancora cambial foi ruim para o país. Reduziu a produção industrial local.

    Responda
  2. Eduardo Giuliani

    Como sempre defendendo os interesses do setor financeiro. Comenta taxa de juro de governo como se fosse taxa de juro de banco. Objetivo de taxa de juro de governo é maximizar emprego e renda para os brasileiros. No momento esta taxa, considerada a taxa neutra, é de Zero. Como os EUA fizeram. Falta demanda agregada, não devemos gastar recurso público escasso com juro, quem quiser segurança deixe com o governo, quem quiser risco busque alternativa.

    Responda
  3. José Cardoso

    É interessante o estudo mostrando que na média as empresas não sofrem com a desvalorização do real. Acho que o senso comum acredita no contrário, mas nem sempre ele está correto.

    Responda
  4. marco bittencourt

    Me deixa perplexo esse tipo de afirmação: "Se o juro cai abaixo desse limite, há forte pressão para a saída de capitais, o que pode acarretar intensa desvalorização do real. A depreciação do real pode afetar a saúde financeira de inúmeras empresas que têm passivos na moeda estrangeira, além de gerar repasse cambial." . Cambio flutuante, não é? Por que o cambio ficaria desvalorizado para sempre? O articulista nao afirma isso, mas também não considera que o efeito seria de curta duração.

    Responda