Luiz Felipe Pondé > Talvez a China ajude os EUA a saírem de seu transe psicótico Voltar
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Parabéns, só faltou dizer que o capitalismo se alimenta da geração de pobreza, e o socialismo da opressão, triste mundo.
Pondé, sempre lúcido e intelectualmente honesto. Elisa C M Seixas
A China é uma ditadura. Tudo é mais fácil e rápido pra qualquer governo fazer numa ditadura, inclusive tirar as pessoas da miséria.
Análise pertinente Lþ
Branko Milanovic, está agora no Roda Viva. TV Cultura.
Análise muito lúcida.
Esse filósofo as vezes parece-me insano, pensem, a trÃade que ele cita " gênero, raça e classe social" por acaso são as mesmas que fazem girar a direita americana com foco oposto ao da esquerda só isso. O que ele queria ?? Comparação esdruxula de polarização meio sem sentido....
SÃntese : Democracia tipo USA virou ilusão de modelos polÃticos que só discutem conflitos sem vocação para unificar o paÃs via economia, ou seja, o blá blá blá cansou. PCC: Opera a economia de forma totalitária e não há intermediários polÃticos para atuarem com conflitos, pois não são se quer discutidos. ou seja acabar com os intermediários polÃticos deverá haver atrações de parte do eleitorado.
O problema dos artigos de Pondé é que viraram "samba de uma nota só", você lê o primeiro parágrafo e já consegue adivinhar o que vem no resto do texto. Na primeira leitura as idéias são instigantes mas essa repetição interminável dá uma canseira....
O stalinismo e seus crimes foram denunciados em 1956 no XX.o congresso do partido comunista soviético. O maio francês foi em 1968. Esse tal de Luiz Felipe não lê livros de história?
Meu Deus, este artigo não consegue formar um conjunto argumentativo coerente. Não desenvolve argumentos, faz afirmações desconexas...
É uma visão diferente.
Sabem aqueles trajes que não combinam com quem os veste? Isso é Pondé falando da China de modo elogioso, citando Marx e criticando o capitalismo. O crocodilo chora enquanto devora sua vÃtima. Creio que nem a claque do Pondé aqui, tomando como referência suas últimas quatro colunas, tem mais disposição para segui lo.
Zizek, em Bem-vindo ao deserto do real! - já cantava a bola, na verdade repetia. Os tigres asiáticos demonstraram ser falsa a relação de complementariedade entre democracia e capitalismo. Lá surgiu o capitalismo oriental, isso é, sem democracia... A China só entrou nessa jogada 20 anos atrasada, primeiro exportando ching-ling para desenvolver a sua industria, depois elevando à décima potência seu desenvolvimento tecnológico.
“Se o general é fraco, os subordinados são incapazes; se o arco é débil, o cordão afrouxa; se os ventos são fracos, as ondas são pequenas. Um parasita nas entranhas de um leão mata-no. Tudo isto está razoável com a natureza” Nitiren Daishonin (Japão, Séc. XIII). Monge budista que desafiava bravamente o despotismo do Xogum. Tornamo-nos deuses na tecnologia, mas permanecemos macacos na vida. Arnold Toynbee.
Pondé, como Olavo de Carvalho, despreza a modernidade e a democracia liberal, mas a partir de um ponto de vista reacionário, de quem sonha com uma nova Idade Média. Sob a linguagem transgressora, um punhado de preconceitos reacionários e de beatice pura e simples. Um Nietzsche tardio e subdesenvolvido.
Surpreendente!
Melhor comentário de todos.
Cara disse tudo !!! Assino embaixo !!
Lendo a coluna de hoje ficamos com a impressão de que a China é uma República de Platão.
'Nossa Dinamarca imaginária' está em ruÃnas...
Pondé, os chineses de Hong Kong não são chineses?
Já que a China nunca abraçou uma Lei tão recente quanto ao dos Direitos Autorais, coisa rara, talvez fosse também interessante olhar aÃ. Afinal, um tÃtulo de livro com a assinatura de uma pessoa já deveria ser considerado - por exemplo - original simplesmente se fosse assinado (exatamente o mesmo tÃtulo) por outra pessoa. Ou senão trabalhos "originais" não serão aqueles que tem origem na fonte. O preço da superficialidade neste entendimento precisa ser entendido: quebra de patentes inexiste aÃ.
Só por ter sido escrito primeiro é original? Ou original é ligado à uma profundidade que permeia a compreensão inequÃvoca? A necessidade do nosso desenvolvimento cientÃfico é nÃtida em tempos como os atuais. Economia e oroginalidade possuem nÃveis diferentes de compreensão de paÃs para paÃs, portanto. E isto aparentemente afetaria cada PIB, cada renda per capita e a qualidade de vida em cada paÃs, com implicações mundiais.
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