Hélio Schwartsman > Uma questão de honra Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Análise interessante, me lembra Voltaire analisando a moral européia.
Hélio; bastava citar Mourão. Ajudo-te. Ano 2015: "A maioria dos polÃticos de hoje parecem privados de atributos intelectuais próprios e de ideologias, enquanto dominam a técnica de apresentar grandes ilusões". Como se sabe o general Mourão foi afastado quando seu Comando Militar do Sul fez homenagem póstuma ao coronel Brilhante Ustra, um notório torturador de presos polÃticos durante o regime militar. Mourão hoje cobra 'grandeza moral' a ministros em retratações. Que comece pelas próprias suas!
Nunca tinha ouvido falar nessa diferença entre os colonizadores do EUA. A imagem que se tem do Sul é das plantations, de algodão principalmente.
Converge, em certo sentido e medida, que honra pode decorrer de pobreza ou falta de segurança que deveria ser garantida pelas instituições. Veja o comparativo do uso de mascaras dos usuários dos parques recém abertos ontem aqui na capital. Em regiões mais perifericas, o uso é bastante menor
Gostei de ler.
O respeito pelo individuo e pela sua liberdade é importante, mas o respeito pelo coletivo e o reconhecimento dos limites para o individual é civilização.
"O sul recebeu descendentes de pastores." Fiquei na dúvida se isso se refere aos africanos escravizados ou aos europeus escravizadores... Pensar a colonização americana sem considerar a escravidão africana é pura ideologia.
Realmente o vÃrus não seleciona a quem infectar, pois ele quer sangue e pulmão. Mas nós no Brasil não estamos tomando as medidas necessárias de precaução contra o COVID-19. E isso se dá a partir do Governo Federal que deixa o pais sem Ministro da Saúde e trava uma briga com os Governos estaduais e municipais que têm, por força dos artigo 23 e 24 da Constituição Federal, competência para legislar em matéria de saúde e interesses locais. Demais, foi sancionada a Lei 13.979/2020 nesse mesmo sentido
Por isso meu sonho é fazer um tour cultural pelas capitais Nova York e Washington, não tenho desejo pelo mundo de fantasia do Waldisney e dos cassinos de Las Vegas. Meus valores estão mais próximos de algo que irrompeu no século 18 e tornou a liberdade um valor supremo. Jeremy Bentham que o diga, ao conceber o Panoptico, um tipo de edificação que faria lembrar aos seus residentes, por meio da pena privativa de liberdade, a importância desse valor (ah, como é bom o livre pensar...).
Pois é, Marcos, há muitas dessas fusões de nomes pelos Brasis agora...
Gostei muito do seu Waldisney, conheci um grafado mais tupiniquim, o *Valdisnei*, ele morreu de rir quando me explicou a gênese do nome - ocorrem tantas dessas fusões de nomes aqui no Brasil que eu nem tinha me tocado da importância do nome do cabra....
“...não estão nem aà para a honra de ninguém”. E nem para a cultura destes “brasis”. Justiça Eleitoral omissa. Os Estatutos dos Partidos, base para investigação de irregularidades, mofam nas gavetas do TSE. Nos MunicÃpios é que são chocados os ovos das “serpentes”. “Rachadinhas”. “Pudê”; cargos “Tomaladaca” cargos. “É dando que se recebe” !?!?!? São federações patrimonialistas que atendem pela alcunha de Partidos PolÃticos.
Dificil opinar ñ vivendo a situação. Mas, o q sabemos q o norte do Eua é desenvol/o e o sul, agrario, menos desenvol/o. Pode-se fazer uma comparação com SP e Norte Nordeste, o mesmo caso e o mesmo comportamento pela honra. Sabemos q o gde apoio a guerra do Iraque veio do sul americano. Essa diferenciação do Covid e um dado interessante, ñ conclusivo. Em geral, o Eua parece estar apostando no desenvol/o natural da doença e o sul se alinhando com Trump, desde o começo renitente ao isolamento.
A hipótese é interessante mas o número de casos por milhão de habitantes no Texas, Arizona e Flórida ainda são menores do que nos estados de Nova York ou New Jersey, por onde a Covid começou nos Estados Unidos. A relutância em usar máscaras ou manter negócios fechados podem ser consequência do cansaço após vários meses de quarentena.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > Uma questão de honra Voltar
Comente este texto