Hélio Schwartsman > Uma questão de honra Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Valdeci Gomes

    Análise interessante, me lembra Voltaire analisando a moral européia.

    Responda
  2. Alberto A Neto

    Hélio; bastava citar Mourão. Ajudo-te. Ano 2015: "A maioria dos políticos de hoje parecem privados de atributos intelectuais próprios e de ideologias, enquanto dominam a técnica de apresentar grandes ilusões". Como se sabe o general Mourão foi afastado quando seu Comando Militar do Sul fez homenagem póstuma ao coronel Brilhante Ustra, um notório torturador de presos políticos durante o regime militar. Mourão hoje cobra 'grandeza moral' a ministros em retratações. Que comece pelas próprias suas!

    Responda
  3. José Cardoso

    Nunca tinha ouvido falar nessa diferença entre os colonizadores do EUA. A imagem que se tem do Sul é das plantations, de algodão principalmente.

    Responda
  4. alex soida

    Converge, em certo sentido e medida, que honra pode decorrer de pobreza ou falta de segurança que deveria ser garantida pelas instituições. Veja o comparativo do uso de mascaras dos usuários dos parques recém abertos ontem aqui na capital. Em regiões mais perifericas, o uso é bastante menor

    Responda
  5. Lucas Cansado

    Gostei de ler.

    Responda
  6. Juan Vera

    O respeito pelo individuo e pela sua liberdade é importante, mas o respeito pelo coletivo e o reconhecimento dos limites para o individual é civilização.

    Responda
  7. Luis Henrique Fellin

    "O sul recebeu descendentes de pastores." Fiquei na dúvida se isso se refere aos africanos escravizados ou aos europeus escravizadores... Pensar a colonização americana sem considerar a escravidão africana é pura ideologia.

    Responda
  8. ANTONIO AD LIO BELMONTE FERREIRA DE CARVALHO

    Realmente o vírus não seleciona a quem infectar, pois ele quer sangue e pulmão. Mas nós no Brasil não estamos tomando as medidas necessárias de precaução contra o COVID-19. E isso se dá a partir do Governo Federal que deixa o pais sem Ministro da Saúde e trava uma briga com os Governos estaduais e municipais que têm, por força dos artigo 23 e 24 da Constituição Federal, competência para legislar em matéria de saúde e interesses locais. Demais, foi sancionada a Lei 13.979/2020 nesse mesmo sentido

    Responda
  9. Paloma Fonseca

    Por isso meu sonho é fazer um tour cultural pelas capitais Nova York e Washington, não tenho desejo pelo mundo de fantasia do Waldisney e dos cassinos de Las Vegas. Meus valores estão mais próximos de algo que irrompeu no século 18 e tornou a liberdade um valor supremo. Jeremy Bentham que o diga, ao conceber o Panoptico, um tipo de edificação que faria lembrar aos seus residentes, por meio da pena privativa de liberdade, a importância desse valor (ah, como é bom o livre pensar...).

    Responda
    1. Paloma Fonseca

      Pois é, Marcos, há muitas dessas fusões de nomes pelos Brasis agora...

    2. MARCOS BENASSI

      Gostei muito do seu Waldisney, conheci um grafado mais tupiniquim, o *Valdisnei*, ele morreu de rir quando me explicou a gênese do nome - ocorrem tantas dessas fusões de nomes aqui no Brasil que eu nem tinha me tocado da importância do nome do cabra....

  10. Arnaldo Vianna de Azevedo Marques

    “...não estão nem aí para a honra de ninguém”. E nem para a cultura destes “brasis”. Justiça Eleitoral omissa. Os Estatutos dos Partidos, base para investigação de irregularidades, mofam nas gavetas do TSE. Nos Municípios é que são chocados os ovos das “serpentes”. “Rachadinhas”. “Pudê”; cargos “Tomaladaca” cargos. “É dando que se recebe” !?!?!? São federações patrimonialistas que atendem pela alcunha de Partidos Políticos.

    Responda
  11. Herculano JR 70

    Dificil opinar ñ vivendo a situação. Mas, o q sabemos q o norte do Eua é desenvol/o e o sul, agrario, menos desenvol/o. Pode-se fazer uma comparação com SP e Norte Nordeste, o mesmo caso e o mesmo comportamento pela honra. Sabemos q o gde apoio a guerra do Iraque veio do sul americano. Essa diferenciação do Covid e um dado interessante, ñ conclusivo. Em geral, o Eua parece estar apostando no desenvol/o natural da doença e o sul se alinhando com Trump, desde o começo renitente ao isolamento.

    Responda
  12. Paulo César de Oliveira

    A hipótese é interessante mas o número de casos por milhão de habitantes no Texas, Arizona e Flórida ainda são menores do que nos estados de Nova York ou New Jersey, por onde a Covid começou nos Estados Unidos. A relutância em usar máscaras ou manter negócios fechados podem ser consequência do cansaço após vários meses de quarentena.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.