Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Alberto Melis Bianconi

    Goste-se ou não de GM, não se trata de um ingênuo, usou a palavra genocídio para provocar a reação dos militares. É um dos lideres desse nosso establishment, que se apertar um pouquinho cabe numa Kombi, e que vê a si mesmo como destinado a modelar a História. O cavalo de pau no TSE, a favor e contra a cassação da chapa Dilma/Temer é inesquecível. Ele cutuca a onça com vara curta, para saber até onde ela está disposta a ir de fato, ou para contribuir com a escalada no confronto com o governo.

    Responda
  2. Jackson de Moura Ferro Silva

    Gilmar fala muitas Bobagens .

    Responda
    1. Matheus de Oliveira Melo

      Você e o Marcos Serra então...

    2. Alberto Melis Bianconi

      Mas nunca a toa.

  3. Luiz Almeida

    Alguém tem que lembrar que o exército não é nenhuma Poliana Moça e a honra eles perderam quando se associaram a uma pessoa que foi expulsa do exército por ser um mal militar e planejado colocar bomba nos quartéis e tentado matar seus companheiros de farda.

    Responda
  4. Paulo Azevedo

    Lugar de militar é no treinamento de suas funções que são de defesa nacional, não são para fazer parte de governos. Estes que estão no governo são milicos, não honram o dinheiro que gastamos com seus fardamentos e soldos.

    Responda
  5. Everson Ferreira Martins

    Alguns ditados que servem aos militares nesse momento: "Diga-me com quem andas e te direi quem és" e também "Quem dorme com criança, acorda mi-ja-do".

    Responda
  6. Jose Roberto X de Oliveira

    O Poder civil dá armas para algumas pessoas para cumprir uma função. Pode o sujeito ameaçar o Poder Civil sem punição? E Gilmar fez um alerta sobre responsabilidades que estão assumindo certos sujeitos que militares estão no Governo.

    Responda
  7. Alvo Araújo

    São eles, os militares, que estão mantendo Bolsonaro no governo. Sem eles a expulsão de Bolsonaro já teria ocorrido. Então as 72 mil mortes não são só de Bolsonaro, a maior parte são dos militares do exército que estão num ministério para o qual não possuem competência.

    Responda
  8. denise messer

    Gilmar tem razão qdo diz que o presidente usa as FA. Um general da ativa executando ordens do presidente no MS em plena Pandemia, com brasileiros morrendo todos os dias, e ainda ficam ofendidos qdo alguém diz que está errado? Onde está o senso crítico e de responsabilidade desses generais com o povo brasileiro? Já passou da hora de separar FA do governo.

    Responda
  9. ADONAY ANTHONY EVANS

    Gilmar ofendeu as FA.Ó Deus. Ó Deus. As baratas da ultra-direita se assanham. Correm por gavetas, pisos, paredes na litorânea casa de temporada recém reaberta da Política Brasileira. Militares tão sensíveis, não é mesmo? A melhor definição é a analogia que o grupo de advogados Prerrogativas:* Militares inventam Guerra da Albânia contra Gilmar, para mascarar sua responsabilidade na crise permanente que é o governo Bolsonaro*

    Responda
    1. ADONAY ANTHONY EVANS

      Bolsonaro vetou o dispositivo que obrigava o governo a fornecer máscaras ao indígenas, vítimas do contágio decorrente da inação de seu governo em promover as barreiras sanitárias em nossos aeroportos, portos e fronteiras. Alegou falta de recursos. O Ministério da Saúde só usou até agora 25% dos recursos dispostos. Sua atitude não é gratuita. É dolosa e flagrantemente dirigida ao genocídio, em favor de madeireiros e garimpeiros. A parte do Exército que o apoia, não é o mesmo Exército de Rondon.

    2. Marcos Serra

      "A vida para v. Excelência é ofender as pessoas ... V Exa nos envergonha. V Exa é uma pessoa horrível, cheio de ofensas as pessoas. V Exa é uma mistura do mal com pitadas de psicopatia". Parte das palavras proferidas pelo ministro Roberto Barroso sobre Gilmar Mendes. Preciso acrescentar mais alguma?

  10. ADONAY ANTHONY EVANS

    Armar ainda mais a população, e por extensão criminosos que lhes tomam as armas, de um país já ultra violento, não é ofensa. Humilhar generais todos os dias, direta ou indiretamente por seu guru Olavo de Carvalho, não é ofensa. Promover o desmanche de instituições científicas, patrimônio da Nação, não é ofensa. Promover a criminosa disseminação da Pandemia confrontando a Ciência, não é ofensa. Carluxo calar Mourão não é ofensa. A advertência de Gilmar do risco que correm as FA, é ofensa.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Desculpe, mas genocídio não é uma palavrinha qualquer e GM não tinha uma arma apontada para a sua cabeça quando a disse. A questão ainda não respondida é se a corporação militar sustenta esse governo, ou se estamos falando de militares e ex-militares que, em em seus próprios nomes, compõe esse governo. É possível que a menor beligerância verbal de Bolsonaro se deva não a prisão de Queiroz, como normalmente se atribui, mas por ter ficado claro para ele que as FA não o acompanharão no autogolpe.

    2. Marcos Serra

      "A vida para v. Excelência é ofender as pessoas ... V Exa nos envergonha. V Exa é uma pessoa horrível, cheio de ofensas as pessoas. V Exa é uma mistura do mal com pitadas de psicopatia". Parte das palavras proferidas pelo ministro Roberto Barroso sobre Gilmar Mendes. Preciso acrescentar mais alguma?

  11. luiz lima

    Os militares ñ têm uma " moral " tão diferentes de políticos. Os q se alinharam c Bolsonaro estão ganhando um extra de $ 50 mil ou mais, mas caíram numa furada . O preço da ganância é alto, ainda mais qdo colados a um ex capitão despreparado e incompetente. . Política ñ é lugar de mil. iko. A crítica é justa, pois sabiam do risco. A imagem das Armadas já foi p chão; O preparo e a eficiência dos militares, idem. Bolsonaro já elogiou Hugo Chávez: " é um exemplo pro Brasil ". Dito e feito.

    Responda
    1. Melchisedc Felix

      Além dos R$ 50 mil extras, não devemos esquecer das licitações e da cloroquina, rapidamente "fabricada" pelo exército.

    2. Matheus de Oliveira Melo

      Sr. Marcos Serra, bom dia. Aqui em casa tenho um belo cesto de roupa suja para lavar; o senhor aceita? Obrigado.

    3. Marcos Serra

      Luiz Lima, bom dia. Teu comentário é apenas mais uma mentira deslavada. 50 mil? Vá até o Portal da Transparência e encontre um, exclusivamente um, que esteja sendo remunerado com essa quantia que ultrapassa o teto do funcionalismo. Depois, cite o nome dele aqui no fórum.

  12. Fatima Marinho

    Fora Bolsonaro, Fora general panzinha, tirem o coturno do pescoço do ministério da saúde

    Responda
    1. Paulo Azevedo

      Fatima , gostei tanto dos seus comentários que gostaria de te conhecer.bjs

    2. Fatima Marinho

      O gay enrustido odeia mulheres

    3. Melchisedc Felix

      Boa Fátima. Se eu falo este negócio de gay, heterocentrico que sou, soaria homofóbico. E não sou homofóbico. Mas, quase sempre, o gay enrustido é perverso!

    4. Fatima Marinho

      Vá lavar louça vc Wagner. Não consegue conviver com mulheres competentes. Saia do armário, não deixem que reprimam sua sexualidade, assuma que vc é gay.

    5. wagner da silva bento

      Vc tá com jeito que perdeu uma boquinha...

    6. wagner da silva bento

      Vai lavar louça.

  13. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    O q o exército faz no governo ? Q voltem aos quartéis. O ministério da saúde está lotado de milicos. Por que ?

    Responda
  14. wagner da silva bento

    E ainda se diz, jornalista.

    Responda
    1. Fatima Marinho

      E vc ainda se diz um ser humano

  15. CARLOS ALBERTO DARIANI

    A defesa envergonhada que o jornalista faz do abominável Ministto, chega a ser triste, estranha e vazia. Tortura os fatos para produzir uma realidade alucinante onde o exercito nos espreita para o mal. Patetico

    Responda
    1. Fatima Marinho

      O exército nos espreita para causar o mal. Já mataram mais de 70 mil civis, querem chegar a 200 mil, depois vai fazer churrasco. Necropolitica

  16. João Braga

    Elio tenta defender o indefensável. A suprema corte cabe ser guardiã da constituição e seus membros guardar a liturgia do cargo. Não é isso que vemos. São semideuses, se metem em tudo e com decisões monocraticas agem como ditadores. Esse Gilmar, que foi definido por um dos seus pares com " pitadas de psicopatia", erra ao querer fazer política contra o governo e incluindo gratuitamente o exército como alvo de sua falastrice. Tudo tem limites, até a falta de bom senso desses senhores.

    Responda
    1. Matheus de Oliveira Melo

      Bom da gente tá numa democracia é que o choro é livre.

    2. Paulo Azevedo

      Não se trata de defender este ou aquele, o fato é que as Forças Armadas do Brasil se queimaram junto com o Maligno. Bem feito.

    3. Marcos Serra

      "A vida para v. Excelência é ofender as pessoas ... V Exa nos envergonha. V Exa é uma pessoa horrível, cheio de ofensas as pessoas. V Exa é uma mistura do mal com pitadas de psicopatia". Parte das palavras proferidas pelo ministro Roberto Barroso sobre Gilmar Mendes. Preciso acrescentar mais alguma?

    4. Fatima Marinho

      Tirem o coturno do pescoço do ministério da saúde. Quem fala em bom senso? Quem defende milicianos? Quem se associa a milicianos, miliciano é

    5. Alexandro Julio de Oliveira Cerveny

      E para a falta de bom senso e pitadas de psicopatia do presidente? qual é o limite?

  17. ARQUIMEDES DE FIGUEIREDO RIBEIRO

    Elio Gaspari, como sempre, dando uma verdadeira aula de como funciona os meandros da República. Excelente texto !

    Responda
  18. Ayer Campos

    A mitologia sobre o caráter integro e férreo do presidente-general Geisel, propagada incansavelmente por Gaspari, é de humilhar os generais patriotas-de-contracheque.

    Responda
    1. Ivan Cunha

      Não esquecer que foi ele, o Gen. Geisel, que afirmou que o Bolsonaro era um mau militar. Imagina o que diria ele agora!

  19. Avelino Ignacio Budu Garcia

    Não haverá nada: zangado é apenas um anão que tem por amigo o Atchim.

    Responda
  20. Antenor Silva Neto

    Ué ? O STF prendeu uma ativista por muito, mas muito menos. Porque um falastrão que ofendeu pesantemente o Exército Brasileiro perante o Brasil e o Mundo não deveria ser preso ?

    Responda
    1. Fatima Marinho

      O exército vai responder pela morte de milhares de brasileiros, necropolitica . Não vai escapar de punições no futuro. O que estão fazendo é genocídio.

    2. Felipe Araújo Braga

      Agora falar mal do exército é crime? O exército deveria ser calado... Lugar de militar é na caserna defendendo o povo e não na política! O exército brasileiro é autoritário e ineficiente, vai mandar me prender agora?

  21. Antenor Silva Neto

    O beiçola falastrão ofendeu pesantemente o Exército brasileiro e deve ser punido de forma exemplar, o resto é mimimi. Destruiu a reputação do Exército perante o Brasil e o mundo.

    Responda
    1. Marcos Serra

      "A vida para v. Excelência é ofender as pessoas ... V Exa nos envergonha. V Exa é uma pessoa horrível, cheio de ofensas as pessoas. V Exa é uma mistura do mal com pitadas de psicopatia". Parte das palavras proferidas pelo ministro Roberto Barroso sobre Gilmar Mendes. Preciso acrescentar mais alguma?

    2. Fatima Marinho

      Quanto mimimimi. O exército se aliou a um crime de genocídio de brasileiros. Não se pode ofender a quem não tem honra. Todos os milicos querem um boquinha enquanto o povo morre.

    3. Roberto Gomes

      Gilmar Mendes só falou a verdade. Os militares é que deveriam se retirar desse governo absolutamente incompetente.

    4. Deborah Barbosa

      O que está destruindo a reputação do Exército é a associação a este governo de turno, a atuação dos militares no ministério frente à hecatombe da pandemia e a percepção de boa parte do povo de que agem por interesses próprios (vista a questão da previdência e dos aumentos de vencimentos). Enfim, saia da sua bolha e converse com as pessoas de fora dela. A reputação já está enlameada há algum tempo

    5. Felipe Araújo Braga

      É proibido falar mal do exército agora? Você é dos que defendem "intervenção militar"?

  22. Sandro Monteiro de Souza

    Um povo que não conhece sua História está condenado a repetí-la. Obrigado, Elio, por sempre nos lembrar de nosso passado.

    Responda
  23. Gustavo Carvalho

    De novo a história do Silvio Frota? De novo a versão unilateral de Geisel apresentada como se fosse a pura verdade? De novo o delírio de que Geisel não era ditador. Só faltou a frase célebre de Castello Branco, outro democrata, sobre as vivandeiras. Este colunista está parado no tempo há 50 anos.

    Responda
    1. Maria Lopes

      Este jornalista está lembrando a um povo pouco conhecedor de sua história os riscos que corre. Porque os militares vivem ainda nesse passado. Mourão elogiou ustra. Que se mirem no exemplo do general norte americano e peçam desculpas porque se meteram onde não deviam. Apoiaram um péssimo caráter e péssimo militar. Em prejuízo do povo, que está pagando o preço com vidas.