Marcelo Viana > Há paradoxos para todos os gostos Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Putnam fala que o realismo cientÃfico é uma maneira de explicar o progresso na ciência. O realista Popper fala das aproximações da verdade. Putnam também diz que a matemática postula entidades indispensáveis, porém ao justificar tais entidades entra com hipóteses metafÃsicas. Putnam mudou muitas vezes sua posição. Tanto a ciência quanto a matemática só conseguem apresentar teorias falabilistas sobre o mundo.
Uma das maneiras de evitar os paradoxos da análise sintática é introduzir uma análise semântica. A mecânica quântica axiomatizada levava na interpretação de Coppenhageen ao paradoxo do Gato de Schrödinger. PodÃamos ver o gato antes de ele ter nascido num experimento mental. POu uma partÃcula ocupar dois lugares ao mesmo tempo. Com uma interpretação semântica da teoria probabilÃstica a mecânica quântica resolveu esses paradoxos.
Muitos paradoxos surgem quando se faz apenas uma análise sintática e uma axiomatização matemática. Tarski fez uma axiomatização da teoria dos conjuntos e Gödel demonstrou a incompletude da aritmética. Patrick Suppes usou a teoria dos conjuntos de Tarski e fez uma axiomatização da teoria fÃsica. Mostrou que a mecânica de Newton pode ter a mesma estrutura axiomática da eletrodinámica. Só que tem que fazer uma análise semantica e introduzir carga elétrica à massa.
Paradoxo de Epicuro Se o mal existe e Deus não faz nada para impedi-lo, Ele é mau. (1) Deus é todo poderoso, todo bom e odeia o mal. (2) Se Deus é todo poderoso, então pode criar qualquer mundo que desejar. (3) Se ele pode criar qualquer mundo que desejar, então ele iria preferir um mundo sem nenhum mal. (4) Mas o mal existe. 4 Deus não existe.
Paradoxo do mentiroso O paradoxo de Epimênides é um dos inúmeros (e o mais famoso) paradoxos do mentiroso existentes. Epimênides disse: "Todos os cretenses são mentirosos". Sendo que ele mesmo era um cretense. Ora, se todos os cretenses são mentirosos, será que ele está falando a verdade? E se estiver falando a verdade, a sua afirmação já não será correta, pois ele não estaria dizendo uma mentira.
x = 1 + 0,98x -> x = 50 (gramas)
Cheguei na mesma resposta, mas por ser uma postagem que fala de paradoxos estou um pouco desconfiado
Se Deus pode tudo, deve ser capaz de criar um objeto tão pesado que nem Ele próprio conseguirá erguer...
A lógica paradoxal de Viana dá conta do 'consequencialismo mortal' de Schwartsman ou da 'inépcia genocida' de Mendes?. É provável, mas a 'democracia tertuliana', na qual toda voz tem razão, não está interessada nisso.
O paradoxo é a consequência da mente, que possui capacidade bidimensional, ao tentar explicar o universo que até onde se sabe é quadridimensional. Em E=mC² está implicado que não há Energia sem Matéria. Se isso fosse possÃvel E seria algo sem relação com massa, portanto, perfeita, ou seja, um desperdÃcio. Se é perfeita pode ser um desperdÃcio? Paradoxo, a insustentável leveza do ser.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Marcelo Viana > Há paradoxos para todos os gostos Voltar
Comente este texto