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  1. ENAIDE HILSE

    Anteontem comentei o artigo "Uni. de Brasília cassa diplimas..." e a Folha o deletou argumentando que infringia as normas, vamos ver se deixam passar este comentário agora. O que eu escrevi foi que nao é de se admirar que havendo vantagem cada um possa se classificar como negro e responsável por isso é o Movimento Negro e os jornalistas da Folha. Estampam pessoas morenas dizendo que sao negras. Uma dica para os expulsos. Façam uma busca na Folha e comprovem que sao oficialmente negros.

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    1. ENAIDE HILSE

      Continuaçao: Nao precisam procurar muito, no artigo de ontem dando a porcentagem de jovens negros que abandonam a escola estampam um moreno que pode ser de qualquer país europeu que nunca se misturou com negro - Itália, Portugal, Turquia, etc. O/a jornalista da Folha deve achar que ele é negro. Que nao entendam aqui que estou discriminando negros, eu própria sou mulata/mestiça. Mas se um jornalista se atrever a negar os ascendentes brancos e indíginas levará uns tapas na orelha.

  2. Ayer Campos

    A 'autodeclaração' se sustenta num pressuposto civilizatório que o 'jeitinho' e a 'cordialidade' buarquiana não reconhecem.

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    1. ENAIDE HILSE

      Nao conheço a obra citada por você Ayer, vivendo na Alemanha, o que posso lhe dizer é que muitos alemaes sao loucos por parceiros negros/ escuros. Nas últimas décadas a Alemanha está ficando cheia de mulatos, igual o Brasil. Demonstra igno..ância quem se atrever a dizer que eles sao negros. Sao alemaes e pronto. Depois de Hitler eles nao veem cor, o que conta é a inteliência, aptidao e caráter de uma pessoa. Mas todos têm a mesma chance de demonstrar isso.

    2. Ayer Campos

      Segundo a obra 'O processo Civilizatório', do sociólogo alemão Norbert Elias, a internalizada " auto-contenção" imposta por redes cada vez mais complexas de relações sociais desenvolveu as autopercepções "psicológicas" que Freud reconhece como o "superego". O decoro e a vergonha geraram as 'boas maneiras', com repressão cada vez mais eficaz dos móveis egoísticos. (Wiki). O tema é complexo, e deita luz sobre o atual estado de coisas que tanto privilegia os afetos e gestos expressivos individuais.

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