Bruno Boghossian > Nova CPMF é símbolo do vazio de ideias da equipe econômica Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Paulo Guedes é um competentÃssimo, e bota Ãssimo nisso, especulador financeiro. Só isso. Nada mais.
O Paulo Guedes não tem culpa do que está acontecendo, mas é muito fraco como ministro da economia. É um contador de histórias. Interpreta o passado como ninguém mas nada acrescenta ao presente e ao futuro. Apenas idéias polêmicas que não prosperam. Age como seu chefe. Estão apenas cumprindo tabela usando uma metáfora do futebol.
Não sou bolsonarista, muito pelo contrario. Mas meu pai era fiscal federal da Receita e ele dizia que podiam tirar todos os impostos menos a cpmf. Isso porque através da cpmf a Receita acompanha o fluxo de capitais e a lavagem de dinheiro (e é por isso que os empresários e os deputados nao gostam dela). Com 0.2% como proposto, uma pessoa que ganha 10 mil reais pagaria no máximo 20 reais, uma boa cerveja. Isso é muito para se deter a lavagem de dinheiro? Por que os jornalistas não falam isso?
Paulo Guedes não é economista, é sambista. Toca o samba de uma nota só: CPFM, CPFM, CPMF. E dizer que foi acolhido pelos economistas do mercado como um grande economista, que revolucionaria nossa combalida economia. Até agora foram só Chica gadas.
CPMF é o imposto do incompetente. Está sem idéias, CPMF. E não adianta xingar o articulista, como algumas pessoas estão fazendo, não foi ele que propôs o imposto, foi o Ministro. Não mate o mensageiro. No governo do messias o problema sempre são os outros.
Interessante que a ideia do min Jatene de criar esse imposto nao foi tao criticado como atualmente
Esse tÃtulo foi na mosca! ' vazio de ideias'. Então cacetam os otarios tupiniquins ... que coisa feia, senhor ministro!
Vazio de ideias e' a cabeca desse articulista. Em momentos de crise e pandemia como essa q vivemos nada mais criativo do que recorrer a medidas urgentes que obriguem os mais ricos a financiar as despesas dos mais pobres. Se o articulista tivesse um pouco de nocao de aritmetica constataria que o percentual cobrado dos pobres atraves desse imposto nao faz diferença. Isso para aqueles q tem conta em banco. Ora bolas.
Para aquelas transaçoes em cash existem orgaos fiscalizadores como Receita Federal e demais. O imposto nao e' progressivo mas o seu efeito e".
Sr. Ary, entre o rico q tem milhões e o pobre q sequer tem conta em banco existe uma massa de contribuintes q arcariam com a regressividade do imposto: desempregados, informais, autônomos, micros e pequenos. Mais, o imposto é inflacionário. Mais, as transações em dinheiro são utilizadas em larga escala como forma de evitar o tributo, que recairá sempre no final da cadeia de transações. A facilidade em arrecadar e fiscalizar não alteram os *defeitos* do tributo. Não persista no equÃvoco.
Quem movimenta 500 reais no banco mensalmente pagaria 0.038% de 500 igual a 1.90 reais ao mes. Quem movimenta 5000 reais pagaria 19.00 reais E quem movimenta 10000 reais pagaria 38.00. E quem movimenta 100 mil pagaria 380.00 Preciso desenhar?
Sr Testa Opiniao e' igual aquilo. Cada um tem o seu proprio
Bolsominion disfarzado de Robin Hood !! Candidato a membro do Gabinete do O Dio
Prezado sr paulo. CPMF e' imposto q cobra sobre movimentacao financeira. Isso significa cobranca de quem tem dinheiro em banco, ou seja ricos. Nao entendo como isso prejudicaria os pobres dos quais muitos nem conta bancaria tem.
Totalmente equivocado o comentário. Tributos nos moldes da CPMF são de péssima qualidade e altamente regressivos e injustos. Informe-se. Insistir na proposta só reforça a já reconhecida má-vontade do ministro em patrocinar um projeto de reforma na linha da progressividade e da justiça social. No mais, não tem faltado incompetência ao ministro.
Prezado, impostos do tipo cpmf não compreendem o gênero de tributação chamada de progressiva, esta sim, preserva os mais pobres e taxa mais os ricos. É preciso estudar mais antes de escrever, ofender as pessoas não resolve o problema.
Tchu-tchuca é um manezão. Só sabe falar CPMF e capitalização da previdência. E esse é da ala "competente" do governo. Só rindo
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Perdeu povão perdeu!! é assalto com mão de arminha.
Já passou da hora de eu escrever "Da Formação do Preço de Venda: Contabilidade de Custos para Economistas". Explico: Nenhum empresário suporta imposto (suportar aqui no sentido de realmente pagar de seu bolso, após receber os honorários e/ou lucro), qualquer que seja o imposto, pois tudo vai ser abatido do lucro, este sim, taxado a mais de 35%. Quem realmente paga os impostos incidentes sobre o produto, é e sempre será o Consumidor Final. Quem saber mais? Contactem-me, sou perito contador.
Sim, por isso mesmo os impostos devem ser sobre renda, patrimônio e herança. A elite não suporta ouvir ou falar sobre isso!
É bom lembrar que a *CPMF original* foi criada para financiar a saúde, e teve o total apoio do ilustre Adib Jatene. Por não ter absolutamente servido ao seu propósito original, Jatene renunciou do Ministério da Saúde.
Seria realmente ousado se Guedes topasse implementar a nova CPMF abolindo todos, mas todos mesmo, os demais impostos. Assim mesmo, a conta seria paga pelos trabalhadores e mais pobres, não? Para os mais ricos, seria uma casquinha de sorvete. Para as empresas, uma cascata tributária pior do que o inferno de hoje. Um desastre para os Estados... Não sou economista, mas dá para perceber claramente que não teremos nenhuma verdadeira reforma tributária neste paÃs...
O pobre do brasileiro pobre não compraria uma côdea de pão. Já pensou um imposto a 40% na fonte de qualquer valor? E em cascata?
CPMF o fantasma dos sonegadores e de contas em paraÃsos fiscais. O imposto mais justo. Empresários, esportistas, artistas endinheirados e funcionários do mercado financeiro estão entre as pessoas que pertencem a essa "elite". Eis a razão de ser um imposto amaldiçoado pelos verdadeiros donos do poder, como definido por Raimundo Faoro.
Se o imposto por transações financeiras for progressivo, tudo bem, pois ele serve até para fiscalizá-las. Todavia, a nova tributação é novamente regressiva, onera o consumo e dá como contrapartida desoneração a grandes empresas. Inacreditável!
Estou com preguiça de comentar esse non sequitur capitalista.
Não entendeu a proposta, é para reduzir o custo do trabalho, para que empresas possam se expandir e contratar desempregados.
Incompetentes, enganadores, irresponsáveis , é isto, este governo!
Se há vazio de idéias no cardápio do Ministro, as que ele expressa não passam de falsas boas idéias.
Não é um vazio de ideias. É que todas as boas ideias passam por taxar os mais ricos, que nunca contribuÃram com a nossa sociedade. Assim, Guedes e sua equipe preferem ficar com as ideias ruins.
Transações digitais não tem fronteiras. Gigantes da tecnologia lucram no mundo todo, mas concentram a arrecadação e tributação no pais-sede! A melhor forma de evitar esta evasão fiscal e tributar no momento em que o consumidor final pagar pelo serviço ou produto debitado em conta!
Curioso que o dito liberal Guedes tem, no seu posto público, uma incrÃvel capacidade de fazer nada ou fazer mal o pouco que faz. Ele, cuja trajetória se iniciou na banca privada, comporta se, quando no governo, como o pior dos barnabés. Seu blá blá blá não mudou, mas sua propalada dupla eficiência+eficácia, que diferença...
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Bruno Boghossian > Nova CPMF é símbolo do vazio de ideias da equipe econômica Voltar
Comente este texto