Oscar Vilhena Vieira > Estado de mal-estar social Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Carlos Simaozinho você não entendeu o que eu falei. Eu disse que há de fato juÃzes ganhando acima de 100 mil apesar de nossa CF ser vetar isso. Ganham o que ganham 300 mil trabalhadores. Não disse que os juÃzes são de esquerda. Se você ler Piketty verá que são da "direita comercial". Concordo com você apenas no ponto que esses penduricalhos são da época das Capitanias Hereditárias.
Parabéns pelas colocações, Vilhena, é isso mesmo o que está acontecendo. Querem uma "reforma tributária" que garanta a continuidade dos privilégios de uma casta que domina nosso pais há muito tempo. Diminuir impostos sobre o consumo e aumentar os que incidem sobre a renda e a propriedade dá calafrios nesse pessoal...
Essa pandemia escancarou o abismo entre os que tem renda estatal garantida e os demais. É a grande clivagem social de nosso tempo, e não apenas no Brasil.
Ora Vilhena, é preciso sim ser um Thomas Piketty para falar dos privilégios da "esquerda brâmane" que pertence a partidos de centro-esquerda de elite instruÃda que bloqueiam a progressão; bem como dos "direitos mal adquiridos" que levam mais de 8.000 juÃzes a ganharem mais de 100 mil reais de salário numa democracia como a nossa onde a renda média do pobre trabalhador não passa de 2.400 reais por mês.
Bobagem. Nossa CF limita os ganhos, no serviço público, à remuneração de ministros do STF, abaixo de 40 mil. A maioria esmagadora dos juÃzes não é de esquerda mas, sim, extremamente conservadora. Corporativismo não é coisa de esquerdista, entenda isso. A invenção de penduricalhos para burlar o teto remuneratório nada tem a ver com a esquerda também, isso é uma coisa vinda de uma casta que domina nosso paÃs desde o Império...
Certeiro. Há continuar essa desigualdade imoral, sem mecanismos efetivos que ao menos minorem o sofrimento de milhões, cultivaremos o eterno atraso institucional e civilizacional.
Falar de desigualdade todo mundo fala. É moda. Tem que apresentar proposta para tirar o povo e o paÃs da pobreza. Tem que regularizar a lei constitucional do salario minimo para tirar o trabalhador da dependência de subsidio para viver precariamente. O governo gasta rios de dinheiro para subsidiar os trabalhadores que a metade é consumido em corrupção. com a metade dos trabalhadores vivendo subsidiado e mais uma leva de desocupados o paÃs não se desenvolve por falta de consumidores.
Não há mais porque haver miséria neste mundo como comprovado por Singapura e China seguindo conhecimento estabelecido por Keynes em 1936. Se for feita gestão de demanda agregada competente e investimentos em infra-estrutura social de educação, moradia, saúde e mobilidade, o conhecimento fortalece a base da pirâmide e temos uma sociedade mais harmônica. Hoje: juro taxa neutra de zero, câmbio de R$9, impostos na exportação de commodities e R$2 trilhões em moradias populares.
No Brasil, o cara que ganha 100 mil convenceu o que ganha 10 mil que o problema é quem ganha mil. E assim vamos, cada um se agarrando aos seus próprios privilégios e boquinhas. Não vejo mudança possÃvel à vista.
O jurista vai bem enquanto se mete a tratar das constitucionalidades. Quando envereda pelo universo da macroeconômico soa rudimentar ao repisar o surrado mantra do 'déficit público' que é a pedra filosofal do Consenso de Washington fracassado desde 15/09/2008. A pretexto do controle do 'déficit público', a polÃtica econômica e financeira - ancorada no Banco Central -, produziu mais bilionários que nunca e implicou a explosão da dÃvida pública.
Mortes. Incompetência. GenocÃdio. Corrupção. Bolsonero é a Crise. Quando esta ficha cair para o Empresariado, Bolsonero Cai. Temos de Retomar as Cores da Democracia e os nossos Simbolos Nacionais Sequestrados pelos Fascistas. A Subnotificação do Covid-19 é Intencional e Criminosa. Frente Ampla Já. Impeachment Já.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Oscar Vilhena Vieira > Estado de mal-estar social Voltar
Comente este texto