Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Vito Algirdas Sukys

    Pode, em princípio, haver adequação empírica para teorias conflitantes e concorrentes. 115/75 mmHg ou 120/80 mmHg ? Qual tem mais adequação empírica para eu decidir entre elas?

    Responda
  2. Vito Algirdas Sukys

    Lembro que houve época que hipertenso era ter pressão acima de 120/80 mmHg. Agora o texto diz que é 115/75 mm Hg. Quem diz que isso é a norma agora; e por quê? Wilfrid Sellars dizia: "Conceitos envolvem teorias e são inconcebíveis sem eles". Numa concepçãp simples uma teoria é um corpo de enunciados, e ela é verdadeira se cada um dos enunciados é verdadeiro. Qual enunciado mudou agora para considerar que 115/75 mmHg é a nova norma para estabelecer quem é hipertenso?

    Responda
  3. Paloma Fonseca

    Bem, meu fator hereditário não me predispõe 'a hipertensão. De qualquer forma, continuarei usando o metabolismo lipídico a meu favor, transformando gordura em energia. Será o metabolismo de glicídios, estimulado em demasia pela dieta ocidental (farináceos e açúcares), o causador de algumas doenças, ao desenvolver o acúmulo de gordura localizada e visceral? Está última é perigosíssima...

    Responda
  4. Herculano JR 70

    1A Ciência, a medicina em particular, é coisa seria. Mas, uso q se tem feito da palavra ciencia e a pratica d medicina, qdo ñ é negada p regula/ão, tem sido extrema/e irresponsavel. Se prescrevem remedios como se ñ tivessem efeitos colaterais, as vezes piores q os beneficios. Propensão é fator de risco, ñ e determinante de doença. Mas e tratada como se fosse. Pra prevenir, na meia idade ja começam a enfiar remedios pra pressão, colesterol, diabetes, etc. Ninguem escapa d caneta medica.

    Responda
  5. Herculano JR 70

    2- 12X7 é pressão em absoluto repouso. Em atividade intensa pode chegar a 21x9, considerada normal. Como o dia todo estamos em atividade, o q seria anormal de fato? E o q seria prejudicial? Ñ tenho uma posição definitiva, mas, penso, muita bobagem de prescrever remédio anda sendo feita em nome da prevenção. Como prevenção, ao Covid também, ñ tomo remédio, vou andar de bike duas vezes ao dia, pra aumentar a pressão e criar resistência. Pressão alta e bom pra baixar pressão.

    Responda
  6. Nelson Vidal Gomes

    Não há como negar que paz de espírito,fé e espiritualidade,são fatores propiciadores de saúde ou vida longa.Cite-se diversos Papas,dentre os quais o atual;Platão,Plotino(sem enfermidades)Sidharta Guatama,Confúcio,Santo Agostinho,Mahatma Ghandhi,(sem enfermidades)Luther King(sem notícias de enfermidades)Santa Tereza de Calcutá,Santa Irmã Dulce,Bezerra de Menezes(sem enfermidades),Chico Xavier,Jesus,o Cristo(sem uma única narrativa de enfermidade)etc.Deus nos ilumine,abraço fraterno nos ateus!

    Responda
    1. Herculano JR 70

      Eu, um Ateu e Acrata, q ñ acredita em poder divino e entre os Homens, estaria condenado a hipertensão? Ou a fe nos Homens substitui? Obvio, ñ ha muitos exemplos de ateus pela historia, declarados, ainda, dificil de estudar. Eu, aos 69, ñ tenho nenhuma, embora os cardilogistas queiram me impingir uam pressaõ alta. Mas qdo insistem mudo de medico, alias, vou pouco. Medicos e como tudo. Usados demais matam.

  7. Vanderlei Nogueira

    Câncer: alteração da pressão arterial, glicose e lipídeos no sangue

    Responda