-
Vito Algirdas Sukys
Pode, em princípio, haver adequação empírica para teorias conflitantes e concorrentes. 115/75 mmHg ou 120/80 mmHg ? Qual tem mais adequação empírica para eu decidir entre elas?
-
Vito Algirdas Sukys
Lembro que houve época que hipertenso era ter pressão acima de 120/80 mmHg. Agora o texto diz que é 115/75 mm Hg. Quem diz que isso é a norma agora; e por quê? Wilfrid Sellars dizia: "Conceitos envolvem teorias e são inconcebíveis sem eles". Numa concepçãp simples uma teoria é um corpo de enunciados, e ela é verdadeira se cada um dos enunciados é verdadeiro. Qual enunciado mudou agora para considerar que 115/75 mmHg é a nova norma para estabelecer quem é hipertenso?
-
Paloma Fonseca
Bem, meu fator hereditário não me predispõe 'a hipertensão. De qualquer forma, continuarei usando o metabolismo lipídico a meu favor, transformando gordura em energia. Será o metabolismo de glicídios, estimulado em demasia pela dieta ocidental (farináceos e açúcares), o causador de algumas doenças, ao desenvolver o acúmulo de gordura localizada e visceral? Está última é perigosíssima...
-
Herculano JR 70
1A Ciência, a medicina em particular, é coisa seria. Mas, uso q se tem feito da palavra ciencia e a pratica d medicina, qdo ñ é negada p regula/ão, tem sido extrema/e irresponsavel. Se prescrevem remedios como se ñ tivessem efeitos colaterais, as vezes piores q os beneficios. Propensão é fator de risco, ñ e determinante de doença. Mas e tratada como se fosse. Pra prevenir, na meia idade ja começam a enfiar remedios pra pressão, colesterol, diabetes, etc. Ninguem escapa d caneta medica.
-
Herculano JR 70
2- 12X7 é pressão em absoluto repouso. Em atividade intensa pode chegar a 21x9, considerada normal. Como o dia todo estamos em atividade, o q seria anormal de fato? E o q seria prejudicial? Ñ tenho uma posição definitiva, mas, penso, muita bobagem de prescrever remédio anda sendo feita em nome da prevenção. Como prevenção, ao Covid também, ñ tomo remédio, vou andar de bike duas vezes ao dia, pra aumentar a pressão e criar resistência. Pressão alta e bom pra baixar pressão.
-
Nelson Vidal Gomes
Não há como negar que paz de espírito,fé e espiritualidade,são fatores propiciadores de saúde ou vida longa.Cite-se diversos Papas,dentre os quais o atual;Platão,Plotino(sem enfermidades)Sidharta Guatama,Confúcio,Santo Agostinho,Mahatma Ghandhi,(sem enfermidades)Luther King(sem notícias de enfermidades)Santa Tereza de Calcutá,Santa Irmã Dulce,Bezerra de Menezes(sem enfermidades),Chico Xavier,Jesus,o Cristo(sem uma única narrativa de enfermidade)etc.Deus nos ilumine,abraço fraterno nos ateus!
-
Herculano JR 70
Eu, um Ateu e Acrata, q ñ acredita em poder divino e entre os Homens, estaria condenado a hipertensão? Ou a fe nos Homens substitui? Obvio, ñ ha muitos exemplos de ateus pela historia, declarados, ainda, dificil de estudar. Eu, aos 69, ñ tenho nenhuma, embora os cardilogistas queiram me impingir uam pressaõ alta. Mas qdo insistem mudo de medico, alias, vou pouco. Medicos e como tudo. Usados demais matam.
-
-
Vanderlei Nogueira
Câncer: alteração da pressão arterial, glicose e lipídeos no sangue
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.