Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. José Cardoso

    Levi-Strauss foi influenciado por Boas e sua ideia de que a cultura dos povos americanos não devia ser vista como um estágio primitivo de humanidade. Curiosamente a ideia de integração e aculturação é a prenominante em Marx e Engels que herdaram a visão hegeliana de progresso cultural, e portanto a noção de sociedades primitivas e avançadas. É preciso que Bolsonaro rompa com esse marxismo cultural e resgate o exemplo do marechal Rondon e de Levi-Strauss..

    Responda
    1. Paulo Roberto Schlichting

      Se bem entendi, as denúncias de omissão deliberada do governo e a ausência de políticas de proteção de populações autóctones se enquadram no que o comentário chama de *marxismo cultural*?

  2. Rigo Quin

    Os pais do Victor Serge fugiram do "czarismo" ou dos bolcheviques?

    Responda
  3. Henrique Marinho

    Boa comparação entre o compartilhamento material e humano dos nossos índios e o comunismo, representados por L Strauss e V Serge. Ocorre que, nas tribos, esse processo era natural (apesar de existirem guerras entre elas), ao contrário do comunismo adotado pela URSS. Este requeria a força, pois a terra e outros meios de produção privados eram inatos àqueles povos. Nas tribos, inata era a divisão e o compartilhamento, e onde a concentração de bens seria ridícula. Tinham tudo que precisavam.

    Responda