Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Nilson Alves dos Santos

    Crimes. Mortes. Incompetência. Genocídio. Bolsonero è a Crise. Quando esta ficha cair para o Empresariado, Bolsonero Cai. A Subnotificação do Covi-10 é Intencional e Criminosa. Está Havendo um Genocídio. Temo de Recuperar os Nossos Símbolos e as Cores da Democracia que foram Sequestrados pelos Fascistas. Impeachment Já. Frente Ampla Já.

    Responda
  2. Ana Ferraz

    Vinicius Torres Freire, os democratas não se autodestruíram. Os democratas autênticos jamais irão se unir a jornais e TVs que patrocinaram um golpe parlamentar em 2016 e deram uma generosa contribuição para eleger bolsonaro, o minúsculo, em nome da agenda ultraliberal de guedes. Além disso, não contribuirão para aumentar o genocídio patrocinado por bolsonaro, o minúsculo, expondo parte considerável da população brasileira, a que sempre soube que bolsonaro é e sempre será minúsculo.

    Responda
  3. João Braga

    VTF, você deve estar com saudades dos tempos de Geddel Vieira Lima, Cabral, Cunha, Palloci, Renan Calheiros, Jader Barbalho, Renan, Edison Lobão, e outro memoráveis. Tempos mais animados, malas de dinheiro, dólares na cueca,...

    Responda
    1. Leonardo Gama

      Não há tempo para saudades: agora temos Wal, Queiroz, Flávio Laranjinha, Marcelo Laranjão, Wajngarten, Gabinete do Ódio com assessor presidencial blogueiro, além do Witzel! Isso em 18 meses... Deixa o governo acabar e as investigações começarem.

  4. João Braga

    VTF, você deve estar com saudades dos tempos de Geddel Vieira Lima, Cabral, Cunha, Palloci, Renan Calheiros, Jader Barbalho, Renan, Edison Lobão, e outro memoráveis. Tempos mais animados, malas de dinheiro, dólares na cueca,... Hoje é uma chatice, pos a máscara ou não pos, tomou cloroquina, chamou de japonesa, e por aí vai... Voce já experimentou catar coquinhos na descida? Então vá...

    Responda
  5. Antonio Carlos Moreira

    Dizer que o "o que sobrou dos democratas se limita a escrever cartas de protesto" é pouco esforço de análise ou provocação pouco honesta. Sugere que, nesse período de isolamento social, a oposição proponha manifestações de rua no Fora, Bolsonaro? Não, não os democratas não podem se rebaixar ao nível da direita bolsonarista. Mas elas virão, pode aguardar.

    Responda
  6. JOSÃ EDUARDO FEROLLA

    Síntese pessimista do nosso fracasso como nação ou apenas um tempo de eclipse a espera de 2022 e seus novos/velhos temas? Enquanto aguardamos, seguimos submetidos a falta de controle da agenda política e econômica, ao choque de ideias entre radicais incivilizados, carências e desigualdades de uma sociedade transtornada. .../Claudia F.

    Responda
  7. JOÃ O MUCCI

    Este é o resultado de uma democracia de faz de conta com 34 partidos. A política se torna sinônimo de zona. Muito cacique para pouco índio.

    Responda
  8. Rogério de Mendonça Lima

    Parabéns ao escrevinho. Acertou o alvo em cheio. Fiel à nossa hoje realidade. Pensa o Brasil do momento. Uma luz no escuro túnel da FSP. Um dos poucos, mas, nós dá a esperança que o pannfleto verrmelho, volte a ser o jornal imparcial que foi um dia. Então, antigos donos pararão de se remexerem nos túmulos.

    Responda
    1. Felicio Almiro Lima Rodrigues

      Panfleto vermelho?... Será que o amigo leu direitinho e entendeu? As vezes os tico e o teco, os neurônios, digo, se desentendem.

  9. Chang Up Jung

    O colunista esqueceu de colocar no rol a imprensa que faz, diuturnamente, o jogo do poder?

    Responda
  10. Arnaldo Vianna de Azevedo Marques

    Aitareya Upanishad: "Nós somos como uma aranha. Tecemos a vida e nos movemos nela. Nós somos como o sonhador que sonha e vive dentro desse sonho. Isso é uma verdade em todo o universo".

    Responda
  11. Charles Freitas Pessanha

    “Os democratas se autodestruíram”. A frase lapidar da excelente análise poderia servir de epígrafe ao artigo e advertência à oposição nas próximas eleições!

    Responda
  12. MARCOS BENASSI

    Seu Vinícius, esqueceu de mencionar a nós, aqui nos fóruns mais qualificados, boquejando e esperneando, covidicamente a distância. De resto, é isso aí, excelente resumo. Eu não deixo de me espantar de como os lazar.entos da grana preta se esqueceram - ou nunca leram - Maquiavel. Apoiam políticas que vão destruir a classe média que é sua base de sustentação e de apoio operacional, dizem um supremo fonda-se à pobretalha e seguem suas vidas em Angra e San Moritz. Que se virem quando a bagaça incend

    Responda
  13. JOUBERT DE ALMEIDA

    Enquanto os cães ladram a caravana ruralista passa, elevando o PIB. Os conservadores, cada vez mais fortes e os políticos seguem tapeando, recebendo seus gordos salários, absurdas verbas parlamentares e claro, seu imoral auxílio moradia!

    Responda
  14. Fatima Marinho

    Faltou dizer que a democracia foi destruída com grande ativismo da mídia, esse jornal, por exemplo, ajudou muito na eleição do capitão cloroquina e no crescimento do obscurantismo, junto com as elites escravocratas, a quem a mídia sempre serviu.

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      Cara Fátima, não sei de onde tirou sua opinião acerca da folha apoiando o Bozo; posso sugerir rever?

  15. Ayer Campos

    Vinicius hoje tingiu sua habitual sagacidade analítica com o (mau) afeto que se encerra... Há muito não leio um texto político com tanto azedume e amargura - 'et pour cause'. O horizonte de possibilidades está opaco e opressivo: como disse Keynes, a longo prazo todos estaremos mortos.

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      Cara, no curto e médio, a gente sifú, enquanto a morte não chega, trazendo o benquisto alívio do nada. Eu também não sou um otimista, talvez por isso não me espante esse aspecto que você aponta. Keynes era protestante? Talvez por isso ignorasse o caminho até o longo prazo... ;-)

  16. EVERALDO PIRES MARTINS

    Por Deus esta ficando cada vez pior .E pura má fé.

    Responda
  17. Jackson de Moura Ferro Silva

    Quantas bobagens num só texto .

    Responda
    1. Herbert Luiz Braga Ferreira

      A mal dad e, quando se encontra com a burr ice, é des trui do ra

    2. MARCOS BENASSI

      Ah, esqueci: volte quando pensar alguma coisa, qualquer, não precisa ser criterioso, não. Basta não ser espasmódico, tá? Beijo carinhoso

    3. MARCOS BENASSI

      Jackson, eres um pândego!

    4. Ayer Campos

      Sabe-se lá o quão tormentosas seriam certas almas sem a bênção da denegação...