Celso Rocha de Barros > Bolsonaro finalmente realizou seu projeto de juventude: colocou uma bomba nos quartéis Voltar
Comente este texto
Leia Mais
O bolsonaro, General Mourão, fez sim a sua formação no Exército, tanto que chegou a Capitão. Ele não estudou na Aman? O general da Saúde errou também geografia.Parabéns pela coluna. Acrescento: bolsonaro venezuelou o Brasil ao colocar militares nos ministérios. Maduro fez a mesma coisa na Venezuela...Esses Militares amam os EUA deveriam seguir o seu Exemplo: 244 anos de Independência sem nenhum golpe. Mirem-se, generais brasileiros, nas palavras do General Milley!
'O clima é de acordão. Mas há duas grandes diferenças entre o acordão de Bolsonaro e o de Romero Jucá. Bolsonaro manobrou seu acordão por dentro da onda de indignação popular. Nomeou Moro ministro, a única maneira que alguém encontrou de neutralizá-lo. Ninguém da força-tarefa de Curitiba criticou Bolsonaro antes do começo da crise que derrubou Moro'. Celso entra em contradição por ignorar a natureza do projeto de poder de natureza autoritária e pretoriana. O 'mau militar' é só uma 'camisinha'!
É realmente impressionante a força que faz este escrevinho para enve+nenar as relações de duas instituições nacionais. O Exército e o Gov. Federal. Pobrre escrevinho, dá ppena, ao sempre defender o indefensável. Quanto tá cobrando pra envennenar e desunnir uma famÃlia muito, muito mesmo, feliz, de: pai, mãe, 09 filhos, 15 netos e 5 bisnetos? Parcela o serviço?
Triste é ver quem digitou 17 deletou o bom senso, a inteligência e o amor ao Brasil...se é que teve um dia!
E aà seu escrevinho? Vemos que já escolhestes o tema a ser repetido toda segunda. Não engana mais ninguém. Este tema sempre é: o mais do mesmo. Só recheio é que muda. Sugerimos que arrume alguém com pena a soldo, para escrever e descrever sempre este mesmo tema, e assine as mal traçadas linhas como suas. Pode ser que tenha mais sucesso. P.S. A folha aparentemente, parece que está se curando da febre vermelha, e voltando a ser um jornal, com o contraditório de antigamente. Parabéns FSP.
O último militar, o presidente Figueiredo, foi lançado por Geisel como *João do Povo*, numa tentativa inútil e populista de falsear uma embrionária democracia sucessiva e eis que este dizia preferir o cheiro do seu cavalo ao do povo. Cá estamos, décadas depois, com novo *João do Povo*, que prefere o cheiro do Covid-19 ao do povo. Se depender do general Heleno, estaremos numa embrionária abertura para a nova ditadura para fechar o cÃrculo.
Luci. Não há a menor comparação de bolsonaro com o ex-presidente Figueiredo. Bolsonaro é, com a mais absoluta certeza, o PIOR, o mais incompetente, desqualificado governante que o Brasil já teve.
Celso costuma acertar a mão, mas sempre ignorou a obviedade ululante: o projeto de poder é militar-miliciano. A mobilização dos pretorianos é a forma do conteúdo absolutamente autoritário. A retórica democrática é cortina de fumaça e pano de fundo da intervenção nos principais centros de decisão. Não por acaso a pedra de toque da reforma previdenciária foi o fortalecimento das Forças Armadas. O núcleo duro do centro de decisão do Executivo foi e continua sendo o Forte Apache.
E eu, inocentemente, achava que só as Forças Armadas poderiam consertar este paÃs, quá! Ledo engano. Já não se fazem militares como antigamente
Então os militares do passado consertaram o paÃs, foi?
como não? esses são exatamente iguais aos de antigamente, adoram uma mamata, pegaram várias tetas gordas e enfiaram a famÃlia toda! São os mesmo entreguistas sanguessugas de sempre, passam a vida fazendo cooper de manhã e as tardes no ar condicionado enquanto soldado pinta meio fio e corta mato... para continuarem na mamata, apoiam um ex militar que saiu com desonra!
Desta vez não haverá uma lei da anistia. Os genocidas serão julgados e, se condenados, irão para a cadeia, seja quem for.
Tomara!!!!
Militares: graças ao desgoverno bolsonaro percebi( e já apontava na Segurança e Educação há muito tempo )que esses caras largaram o PaÃs na hiperinflação.Pelas Leis 5692/1971 e 5941/1973 os militares acabaram com a Educação e com a Segurança Pública no Brasil. E agora vão acabar com o Brasil.Se algum Militar ama o Brasil: volte para o Quartel onde jamais deveria ter saÃdo.Militar deveria ter o Poderoso Exército dos EUA como exemplo: 244 anos de Democracia sem bedelhar na polÃtica.
Sentido! Protejam seus colos!
“O presidente Bolsonaro caminha a passos largos para ocupar seu lugar na história ao lado das figuras mais deletérias que já governaram paÃses”. A advogada Juliana Vieira dos Santos assinou a petição no Tribunal Penal Internacional em Haia, como integrante do Coletivo de Advogados em Direitos Humanos (CADHu) que, junto com a Comissão Arns, já protocolou o pedido de investigação do genocÃdio dos povos da floresta. O colunismo e a própria Folha estão mal informados e ignorando o fato histórico.
É bobagem pensar que militares entraram no governo Bolsonaro porque tinham uma estratégia de poder, um projeto qualquer. Era puro interesse pecuniário. Bolsonaro sempre foi um arruaceiro, mas era um defensor fiel das causas corporativista dos militares, e eles queriam isso: aumentos dos soldos, vantagens previdenciárias, cargos para complementar a renda, jetons de conselhos de estatais... Militar não é diferente de deputado do Centrão, vamos deixar de ilusões.
Militar, polÃtico,(des) funcionalismo público... precisamos diminuir o Estado ao minimo, e deixar q eles, enfim, prestem algum serviço ao cidadão
Exatamente, os militares estão preocupados apenas com a quantidade de algarismos à esquerda da vÃrgula no campo Valor lÃquido a receber, nada diferente de qualquer polÃtico ou outro burocrata qualquer a serviço do Estado.
Tá certo, mas Bolsonaro votou 90% das vezes com o PT... MAM
Muito bom Celso, é genocÃdio sim, no meio ambiente, nos povos indÃgenas, na educação, na cultura, na segurança pública com a desova de milhares e milhares de armas pelo paÃs, além do único genocÃdio que não estava na agenda do bozo, que é a pandemia do corona vÃrus, e para não perder o ritmo resolveu adotar o genocÃdio na saúde também.
Celso se esquece que há um propósito muito claro nessa relação entre o presidente e as forças armadas. A conivência dos militares tem sido retribuÃda na forma de reajustes nos soldos e prerrogativas na reforma da "previdência" deles!!
Não é difÃcil imaginar as cólicas e piripaques que esta coluna deve estar provocando nas vÃsceras de centenas de generais e coronéis sem-guerra, nossos patriotas de contracheque... Celso superou a coluna de ontem de VTF, para escancarar de vez o cenário de horror e trevas que nos envolve. Será que Idi Amin Dada, tão achincalhado, chegou a ter folha corrida com tal registro de patriotismo?
Não, Ayer. Estive lendo sobre o Idi Amin, de quem me lembrava pelo triste folclore, porque me parecia a única comparação histórica possÃvel com Bolsonaro. Mas não, Bolsonaro é muitÃssimo mais psicopata e perigoso. Ficará para sempre na história mundial como um exemplo negativo.
Patriotas de contracheque e abnegados do ócio
O colunista, além de demonstrar total desconhecimento sobre os militares, pois nunca deve ter entrado num quartel, carece de boa memória, ao omitir que antes do JMB já tivemos uma ex guerrilheira na Presidência, e além do fato de que ela foi removida, não aconteceu nenhuma tragédia. Mandela era acusado de terrorismo e acabou se tornando um dos melhores presidentes que a Ãfrica já produziu. Portanto, o fato do JMB ser um presidente medÃocre não tem nada a ver com o seu passado. Evidências please!
A EX (Como você mesmo apontou) guerrilheira não era envolvida com genocÃdio e assassinatos quando foi presidente. Pode ter feito um péssimo governo, mas tentou fazer alguma coisa. O palhaço da triste figura nunca trabalhou, não trabalha até hoje, e coloca a culpa de tudo que não faz nos tal "cumunistas".
Habitualmente, o Clóvis apela para meias-verdades em seus argumentos, mas hoje passou dos limites: como é, Nelson Mandela era um terrorista que se tornou um dos melhores presidentes africanos? É abusar da inteligência dos leitores! O Mandela ficou preso por décadas acusado de terrorismo pelo regime do apartheid por ter lutado contra este absurdo e de forma pacÃfica. Depois, evitou a vingança da população africana contra os brancos, salvando o paÃs. O Clóvis não tem estatura para falar do Mandela
O que assusta mesmo é que pessoas com este passado sejam colocadas lá pelos eleitores. O que estes esperam? Que a pessoa mude tudo aquilo que foi em mais de 30 anos como um passe de mágica? Não tem como.
É, mas esse cara que está não apresenta nenhuma evidência de um governo razoável. Os outros tiveram inteligência.
O Sr. Cloves de Lafayette está enganado, pois quem serviu o exército durante a ditadura sabe que todos os dias antes da “ordem unida” os oficiais nos submetiam a uma hora de lavagem cerebral contra o comunismo por meio das aulas de “Moral e CÃvica”. Muitos não conseguiram se desprender daquela herança e se tornaram seguidores fiéis do fascista de plantão, não é mesmo Cloves??
Texto fraco , sem propósito . Já foi explicado o papel dos militares no Governo várias vezes .
Comentarista fraco, com propósito...
Jornalista , os militares apoiam o governo porque fazem parte dele , tem cargos comissionados . A hora que você entender isso , tudo fica mais fácil na sua cabeça .
Melhor articulista da Folha, sem dúvida.
Bolsonaro já desmontou o MEC. Desmontou o Meio Ambiente. Desmontou o Itamaraty, Desmontou a Saúde. Desmontou a Economia com o combate ao combate à Covid. Agora desmonta o Exército.
O nÃvel dos militares brasileiros é muito baixo. General Heleno é terraplanista,general Pazuello acha que o nordeste fica no hemisfério norte e o general Mourão ,além de afirmar que as capitanias hereditárias foram exemplo de empreendedorismo,acha que um satélite demora um ano para voltar ao mesmo lugar no espço. As Forças Armadas,em especial o Exército, estão fora de órbita e desmoralizadas pelo Capitão Cloroquina...
Os militares, por pura miopia polÃtica, não viram quem era e é Bolsonaro, pois o criminoso, incompetente e irresponsável Bolsonaro está matando dezenas de milhares pela covid-19 by Wuhan, cometendo crime lesa-pátria/humanidade, que, espero, o levará ao impeachment. Lula, por sua vez, é o responsável mor pela morte de milhões, pois a corrupção tirou e ainda tira dinheiro do SUS, da geração de empregos e da Educação. Qual dos dois é mais pernicioso? O EMFA, agora, consegue responder?
10 anos sem PR Lula... e já se foram 5anos desde que derrubamos a dil Mentira.... Simone, isso soa como música p/ meus ouvidos!
Não misture as coisas Valdeck. No relatório da ONU de 2015 sobre o IDH, o Bolsa FamÃlia é retratado como uma espécie de modelo de programa social bem-sucedido. "Desde que o programa foi lançado, 5 milhões de brasileiros deixaram a extrema pobreza. E por volta de 2009 o programa havia reduzido a taxa de pobreza em 8 pontos percentuais." De acordo com o IBGE, o investimento Público do PIB em saúde foi de 3.7% em média no governo Lula, enquanto hoje é de 2.94%. Você deveria se informar melhor.
O Lula saiu do governo há DEZ anos, meu senhor! Os golpistas tiraram o PT do poder há quase meia década. De lá para cá, a vida dos brasileiros que dependem do trabalho para sobreviver só piorou. Não dá mais para colocar a culpa no PT. Assuma que a direita é antipovo e só trouxe desgraça e pobreza para os brasileiros.
Moderaram,jamais presidiram.O legado foi maiores juros do mundo,pobre subsidiando rico com escorchante tributação sobre consumo,saúde e educação públicas debilitadas(ver PISA),trabalhador sem um segundo a menos na Jornada de Trabalho, direito ao Seguro Desemprego restringido,rendimento do FGTS pÃfio,paÃs repleto de corrupção e epidemias letais por falta de saneamento,e,até hoje,não se dignaram mudar de nome de PT para PEB-Partido das Empreiteira e dos Banqueiros.Deus nos ilumine a todos!
A História só se repete como farsa: um soldado frustrado e malfeitor, que não resistiu à disciplina da carreira, volta como presidente para redimir os melancólicos ("como poderia ter sido!") e saudosistas da ditadura - uma farsa descomunal, que arrasta milhões de crentes como este comentarista que, por déficit de civismo e senso histórico, procuram amparo num mito redentor e no socorro desesperado do sobrenatural.
Ademais,o Marco Legal do Saneamento deixou sob a Luz solar que deram comida ao povo carente para obter votos e não onde fazer cocô,pelo exposto devevem mudar de nome para PEB-Partido das Empreiteiras e dos Banqueiros!Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Celso Rocha de Barros > Bolsonaro finalmente realizou seu projeto de juventude: colocou uma bomba nos quartéis Voltar
Comente este texto