Hélio Schwartsman > Um bicho igualitário Voltar
Comente este texto
Leia Mais
que aglomeraçao de antropologos,filosofos, sociologos nesta seçao! ; todos experts , parecem os nossos militares pau pra todo puxadinho, ops, obra bolsonarista
Quando a informação reiteradamente divulgada pelo presidente sobre a eficiência do uso da cloroquina é assimilada por grande parte da população, entende-se. Afinal, nem todos têm a capacidade de análise crÃtica e nem têm informação sobre as pesquisas cientÃficas sobre o assunto. Quando o ministro da saúde apoia o nonsense presidencial, preocupa. Quando médicos receitam cloroquina e ivermectina, sabedores dos resultados da ciência sobre a sua nulidade na cura da covid, é o nonsense geral.
"De um lado, valentões incorrigÃveis e psicopatas foram eliminados fisicamente —e seus genes excluÃdos do pool da humanidade" Pena nao podermos fa,er isso hoje ao p
corrigindo: pena nao podermos fa,er isso ao pé da letra, hoje!
O que diferencia o bicho homem dos demais bichos é a sua capacidade de manipular a tecnologia o seu favor, Na comunicação é a sua vida. Escrita cuneiforme, hieróglifos, Gutenberg, Marconi, Vale do SilÃcio... O repórter Esso diria: “Nada de novo na frente ocidental”. A vantagem do Cristianismo e o Islamismo sobre o budismo é a escrita. E La Nave Va.
entao os demais bichos manipulam a tecnologia contra ...si mesmos até hoje! E quando cristianismo e islamismo surgi ram a escrita já era praticada por todo mundo que tinha acesso aos jornais mais influentes do pedaço! Só dá PhD nos comentarios ....
Helio, pouco me importa se está certo ou errado. Acho maravilhosas suas provocações que simplesmente nos fazem refletir, misturando e interconectando temas dÃspares, nestes tempos rasos. Parabéns!!
inimiga e a confusão se reinstaurasse só sendo apaziguada com o Leviathan de Hobbes. Qual explicação é a mais cientÃfica?
As sociedades de caçadores-coletores viveram há mais de 10 mil anos atrás, antes do advento da agricultura.Os filósofos polÃticos inventaram o conceito de estado de natureza para explicar o Estado. Hobbes achava que esse estado era uma guerra de todos contra todos. Rosseau dizia que devÃamos voltar ao estado de natureza pois a sociedade corrompe o homem. PodÃamos imaginar que nas sociedades de caçadores-coletores os membros de uma tribo para derrotar o macho alfa se associassem a uma tribo
Jornalista, eu me irritei mais com você desejando a morte do presidente que com o desembargador arrogante, comum no meio das castas do judiciário.
Ele tem direito a sua opinião e o argumento central era que a morte do presidente provocaria uma reação positiva, evitando as mortes de muita gente que o presidente trata com absoluto desprezo.
Por isso fiquei tão fascinada pela sociedade de caçadores e coletores existente na Serra da Capivara, no sudeste do PiauÃ. Homens e mulheres que, há 12 mil anos, corriam pela sobrevivência em busca de água, alimento, abrigo e fogo, mediam em média 1,50cm de altura e tinham uma expetativa de vida de 20 anos. Acrescente-se altura e mais anos de vida, poderÃamos estar bem melhor nesse quesito de igualdade, depois das experiências da escravidão, da ditadura, da hiperinflação e do desemprego.
Todos, menos a OAB de Santo André.
Sr., tudo não passa de papo furado. Assista ao documentário do Prime Video - King Leopold´s Ghost. O ser humano, como diz a música, é o pior dos animais. Os brancos chegam na Ãfrica e destroem os africanos, os africanos correm com os brancos, tomam o poder e destroem ainda mais os africanos. Bicho igualitário mesmo, na ruindade, maldade, sadismo e coisas piores. Amém
Olha Hélio. Em minha opinião fico com a frase. “Cultura é ultima coisa que fica quando começamos a esquecer”. Portugal terceirizou a colonização do Brasil com as Capitanias e Hereditárias. Veja como a corte administrava as colônias como administrava sua casa. Ler, o livro de Victor N. Leal. “Coronelismo, enxada e voto”.,
O municÃpio e o principio representativo no Brasil. O coronelismo como sistema, como caracterização da rede nacional de poder desenvolvida no perÃodo histórico que correspondeu à primeira experiência do federalismo.
Todos nascemos livres e so perdemos a liberdade se a damos a outro individuo, alias bem igual a nos. Desembargadores, guardas, juizes legisladores executivo são todos farinha do mesmo saco do poder. Mas qdo um se opoe ao outro mostram as suas faces perversas ao inves, de como pregam, nos defender. Essa balança manca e pesada demais dos enorme pesos e enormes contrapesos
Joves, meu amigo, eu ñ decido nada. So opino pra tentar cooptar o alinhamento dos meus pares. Revolução ñ se faz sozinho. Ou ser cooptado se alguem argumentar melhor e me convencer. O principio basico de meus argumentos e me opor ao poder. Se Bnaro falar contra o poder e o estado, serve a meus fins e o apoio. E o q tem pra hoje
Não interessa se ele é desembargador ,todos são iguais perante a lei .Ele precisa ser punido exemplarmente.Se quiserem conviver em sociedade é preciso cumprir os deveres sociais.O fato de ele ser um indivÃduo estudado torna-se um agravante.
Os poderesos estão acima da lei. Se quisermos uma soceidade harmonica ñ devemso dar poder a nenhum de nos
Caro Hélio, esse seu artigo só me indica o seguinte: houve um filão genético, um galho destoante, que evoluiu para esse tipo de ditadorzinho infra-sapiens que vemos por aÃ. Pode ser de outra árvore, tipo neandertal, pode ser galho podre desta mesma nossa. Mas eles não sapiens de nada disso que esses gringos especulam, não.
Sapiens sim, Benassi. Sapiens sim. E fazem-se prevalecer porque estão certos de que, tanto quanto são excreções da espécie, podem contar com a excreção do sistema, o corporativismo. As chances de punição são diametralmente opostas à repercussão do fato. Se o fuzuê não continuar, tonitruante, contÃnuo e ensurdecedor, ele sairá impune. E se punido for, o será com aposentadoria compulsória, já pensou? Terá de engolir sua aposentadoria, coitado, até o fim da vida. Este homúnculo.
O ideal igualitário é um imaginário fantasmático para aliviar o insustentável peso da insociável sociabilidade.
Esse imaginário fantasmagórico do ideal igualitário deve ser buscado, é nossa obrigação. Não podemos condenar a busca deste ideal porque a humanidade (eu disse humanidade?) tem exceções como este... (imagine com criatividade o adjetivo que eu quero usar depois do pronome demonstrativo "este" e que você sabe que se eu usar o meu comentário não passar pela censura, obrigado).
Resumo da ópera: somos uns s.aca.nas mesmo!! ;-)
Há casos e casos. Nesse, alegra ver o desembargador consciente rasgar uma multa absurda q quer obrigar mascaras, atentado a liberdade pessoal. O guarda, mero pião, ñ cumpre dever, obedece o chefe. Seu dever seria avaliar se ñ obedece a lei, constitucional?) imoral. Macho alfa acabou qdo partilharam as fêmeas. O poder tirano foi pactuado devido as guerras. Duro e darmos poder, de multar, ate nossos dias. A civilização ñ foi fundada para dividir a carne, mas como associação para caçar a carne,
Fiquemos na primeira frase de seu comentário, "há casos e casos". Quem determina a diferença entre eles? A resposta é uma só, pelo visto: Herculano Jr., que já estabeleceu que a o desembargador é "consciente", a multa é "absurda", que a obrigação de usar máscaras atenta contra a "liberdade pessoal", que era dever do guarda analisar se a lei que deve cumprir é ou não "constitucional ou imoral", e por aà vai. Assim fica difÃcil, Herculano. É tudo você que determina!
Nenhum chimpanzé ameaçou a existência planetária nem cogitou campos de extermÃnio. A república tupiniquim foi um golpe de estado militar. Não por acaso o estado permanente da sociedade humana é o mal estar provocado pelo processo supostamente civilizatório. O processo amplo, geral e irrestrito em curso é o da anomia social, depressão econômica e catástrofe ambiental. A questão da desigualdade está em pauta apenas porque a vÃrus saiu do controle da plutocracia e sacudiu os grandes capitais.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > Um bicho igualitário Voltar
Comente este texto