Opinião > Envelhecer em tempos de pandemia Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. ELENY Corina Heller

    Sr. ou Sra. Ayer, não sei porquê meter o coitado do Pasquale, que não tem nada a ver com a conversa, no meio de nossos comentários. Não se emprega o verbo "rebelar" seguido de "contra" simplesmente porque o verbo "rebelar" já guarda em si o sentido de "ir contra". E não se trata aqui de português de Portugal, trata-se simplesmente de português correto, a mesma lingua que é falada em nove países deste mundão de Deus. Onde se encontra todo tipo de gente.

    Responda
  2. DEROCY GIACOMO CIRILLO SILVA

    O Ministro reduz a "De Senectude" a uma obra de autoajuda, quando ela é muito mais profunda.

    Responda
  3. neli faria

    O infectologista das Galáxias é presidente da República;agora o senhor Ministro do STF explana sobre a velhice?Nem penso na velhice, afinal, vivo cada dia sem pensar no amanhã... Estou na beirica da Morte, afinal, 33 anos passam em acelerador de partículas.Até 18 anos, a vida é flui como uma conta aritmética enorme, demora para passar ; daí até os 40 anos, progressão aritmética; depois até os 60 anos progressão geométrica; daí em adiante a vida é um acelerador de partículas...

    Responda
    1. neli faria

      Melhor idade na vida não existe! Todas as idades são boas. Cada período da vida a gente planta, por vezes colhe. Ao olhar para o meu passado, vejo que as derrotas que tive(e muitas!) foram para eu alcançar os objetivos que me foram destinados por Direito e vontade divina.Uma grande vitória!Ministro, desviando-me do foco, não consigo compreender, até agora, a sua interpretação no impeachment da Dilma. A Norma Constitucional é tão clara!

  4. Severo Duarte

    E ainda querem tecer loas e broas à respeito da decrepitude,nomeando-a como melhor idade.....

    Responda
  5. MARCELO ROCHA

    Noooossa! Quanta gente arrogante e cheias de mágoa, isso não levarei para minha velhice. Bom texto de um ótimo juiz.

    Responda
  6. Ayer Campos

    O ministro faz um apelo ponderado e 'generativo' em prol do acolhimento sereno da decrepitude, mas é difícil disfarçar o medo da Irremediável, que se apresenta simbolicamente sob múltiplas figuras: submissão incondicional à ordem, resignação ante notórias injustiças, suspicácia em relação ao próximo e desesperança inclusive quanto ao esperável... Esse é uma fase do devir humano que se presta a muito autoengano - inclusive no tocante à suposta acumulação de sabedoria.

    Responda
  7. Joao Nash

    Me liberta Lewando!

    Responda
  8. ELENY Corina Heller

    Ah! O uso pronominal e verbal correto é: "não se deve rebelar ante..." Que mancada, hein, dotô!...

    Responda
    1. neli faria

      Amei a correção! Obrigada. Disse Fernando Pessoa: devemos falar patrioticamente bem a língua portuguesa. Inadmissível alguém que deve ter estudado em bons colégios e dado uma cinca dessa. Fiz supletivo do ginásio e do colegial , com apenas uma prova passei. E as duas notas não foram boas. Parabéns e, mais uma vez, grata.

    2. Ayer Campos

      Aqui, o debate da comentarista devia se dar contra o professor Pasquale (e com os usos do Português lusitano), não com o ministro...

  9. ELENY Corina Heller

    Platitudes. Perda de tempo de um senecto.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.