Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Thiago Negreiros

    Alguém sabe onde o documentário está disponível?

    Responda
    1. Douglas Pires

      https://www.youtube.com/watch?v=9DTVeIA9Sno

  2. Vitoria Machado

    Gorbatchóv foi o primeiro líder soviético a ter curso universitário, formado em direito e agronomia, fala fluentemente francês e inglês se assemelhava aos líderes da revolução, Lênin, Trótski, Zinoviev, Kamenev, Bukarian. É apenas um político, uma homem do aparelho, apparatichik, nunca exerceu advocacia e agronomia, fez política, a política determinada pelo Partido - primeiro em Stavropol, onde nasceu no Cáucaso do Sul, depois em Moscou, depois para o Comitê Central, Politiburgo e Secretariado.

    Responda
  3. Carlos Alberto

    Causa espanto a censura realizada, a comentários feitos neste artigo pela Folha. Sou assinante e tenho o direito de definir a figura do Sr. Gorbachev como um COVEIRO !

    Responda
    1. Alcides alcantara

      A Folha adverte que não tem responsabilidade pelos comentários; por eles respondem os autores, entretanto tem o péssimo viés de censurá-los, será que os quer alinhados com a posição do jornal?

  4. Carlos Alberto

    Poucas palavras bastam para definir Gorbachev : UM COVEIRO !

    Responda
  5. José Cardoso

    O curioso é que tenha se mantido no cargo enquanto a Europa do Leste se desintegrava. Talvez as forças armadas soviéticas tenham sido desmoralizadas internamente com a derrota no Afeganistão e perdido o poder de influência.

    Responda
  6. Hermes Yaly

    Como de costume, excelente artigo de J. P. Coutinho. Contudo, o "link" de um dos autores do documentário remete a uma coluna de André Singer na FSP, homônimo do cineasta inglês que compartilha a direção com Werner Herzog. A falha, obviamente, não é de Coutinho.

    Responda
  7. eli moura

    ora pois pois, com a quebra do imperio soviético a russia voltou a ser um país de direita com um medíocre czar e as benção dos bispos ortodoxos. O capitalismo ficou sozinho e está conseguindo perder para si mesmo. Aumentou o buraco e as diferenças entre as nações e as classes sociais. Os meios produtivos não correm mais o risco de serem do estado mas concentrados em poucos oligopólios, a economia e a politica estão longe de um equilíbrio. Gorbachev foi só um personagem, não protagonista.

    Responda
  8. Maria Lopes

    Ele e a mulher eram um casal simpático e civilizado. Diga-se, um contraste com o casal Reagan...Nancy Reagan...mais cultos e interessantes. Grande figura. Boa dica.

    Responda
    1. Fernando Machado

      Definir o Reagan como “culto e interessante” foi uma piada divertida né. Era um caixa eletrônico, quanto à inteligência. Ademais, fundamentalista religioso

    2. Maria Lopes

      Haha... Ironia foi sem querer...os Gorbachev eram os interessantes...ele inovou ao valorizar a companhia e a presença da mulher e reconhecer publicamente que ouvia suas opiniões (isso era incomum na Rússia até então). Um homem admirável.

    3. Fernando Machado

      Definir os Reagan como cultos e interessantes...boa piada, ironia fina heheh

  9. Roberto Gomes

    * a tirania da história, às vezes, é mais forte do que a vontade de um homem*. Eis uma grande verdade.

    Responda
  10. Paulo César de Oliveira

    Só Churchill e Gorbachev? Hitler e Stalin não?

    Responda
    1. Peter Janos Wechsler

      Ricardo. Por favor, me indique uma fonte em que conste que Churchill teria dito isso.

    2. Vitoria Machado

      Churchill era um porco e dizia que os brasileiros eram porcos va*gab*undos. Quanto a Hitler, apenas um cabo austríaco que ganhou a cruz de ferro por bravura e queria ver seu país ir a revanche contra os inimigos que derrotaram a Alemanha.