Opinião > Não há cidadãos plenos se todos não o são Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Cloves Oliveira

    Além de banalizar o racismo, o artigo mistura alho com bugalho. Sim a polícia Brasileira é mal preparada, mas daí afirmar que o motivo é racismo é um grande equívoco. Vamos supor que o racismo fosse eliminado no país, isso eliminaria a violência policial? É óbvio que não. Os mesmos motivos que impeliram aquele desembargador a desrespeitar um policial são os mesmos que impelem os policiais à violência: falta de empatia para com o ser humano, traço reforçado pelo tipo de treinamento que recebem.

    Responda
    1. Mariana da Costa Conde

      Cala a boca ClovIs !

  2. Wilson Lima

    Pela defesa irada que alguns dos leitores fazem aqui da comprovada violência praticada pela PM de São Paulo, principalmente contra pessoas negras de regiões periféricas (um desses leitores, para amansar sua ira, precisou postar 3 comentários seguidos!), só posso inferir que sejam esses leitores eles próprios policiais violentos da PM de São Paulo. Não vejo outra possível explicação para tanta ira. E, diga-se, deixaram opiniões que, bem examinadas, se mostram muito preconceituosas.

    Responda
  3. Giovani Misses

    Quanto a violência e racismo policial a imprensa tem que ter ver.gonha na cara e deixar de ser ban.di.da e assa.ssina de reputações. Porque se somarmos esses casos isolados com a infinita quantidade de policiais militares existentes, esses números nem chegam 1%. Sugiro que a folha também pegue o número de pessoas mortas por pretos todos os dias e façam matérias tão vaga.bun.das como as que fazem com o desvio de condutas de casos isolados de vio.lência policial.A imprensa se tornou um li.xo!

    Responda
    1. Mariana da Costa Conde

      se ela é um li.. xo o que vc faz aqui? caia fora!

  4. Giovani Misses

    Quanto a violência e racismo policial a imprensa tem que ter vergonha na cara e deixar de ser ban.dida e assa.ssina de reputações. Porque se somarmos esses casos isolados com a infinita quantidade de policiais militares existentes, esses números nem chegam 1%. Sugiro que a folha também pegue o número de pessoas mortas por pretos todos os dias e façam matérias tão vaga..como as que fazem com o desvio de condutas de casos isolados de violência policial.A imprensa se tornou um lixo!

    Responda
  5. Giovani Misses

    Petros são os que mais morre mais também são os que mais matam. Foram vocês mesmos do datafolha que fizeram essa pesquisa! Então a pergunta é? Quando os pretos vão parar de matar a população, pessoas inocentes e uns aos outros? Se querem levar essa questão para o campo do racismo e cor da pele, os negros em tudo a perder!

    Responda
  6. REINALDO BORRAJO SERRA

    O número expressivo de policiais negros atesta que a PM paulista não é racista. Os casos abusivos divulgados são pontuais , apurados e submetidos a ações disciplinares. O Brasil jamais tolerou a escravidão e esta ocorreu sob o jugo português. Brasil livre e logo vieram as leis Eusébio de Queiroz, Sexagenários e Ventre Livre. Alardeiam a maioria de feminicídios de negras e esquecem que os autores são maridos negros. Criam a desconfiança para nos dividir. Somos híbridos, Racismo jamais!

    Responda
  7. Paulo César de Oliveira

    Policiais sabem que homens cometem mais crimes que mulheres, homens jovens mais do que homens idosos e homens jovens negros mais do que brancos ou asiáticos. Para saber se a polícia visa particularmente negros é preciso saber se a mortalidade de negros que resistem à prisão com armas é maior do que a de brancos. Existe a percepção de que a polícia americana mata mais negros do que brancos mas em 2019 ela matou 370 brancos e 235 negros(Site Statista).

    Responda
    1. Wisdenil Franco Oliveira

      Caro, policial não deve abordar cidadão, negro ou branco, com base em "achismos"; irrelevante o que "visa" a polícia; são treinados para atuar em qualquer circunstância. Esdrúxulo "significar resistência à prisão com armas", se provém, ou não, em maior parte de negros ou brancos. Polícia americana matou 1.099 pessoas em 2019: 259, negras (24%). Polícia brasileira matou 5804 pessoas: 4.533 negras (75%). (poder360 com br internacional policia brasileira matou 17 vezes o n de negros que a dos EUA)

    2. samuel silva

      Quer dizer. O cara não mata. Ele espanca, humilha, tortura, mas não mata. Paulo. é que é impossível, mas se fosse, eu gostaria de presenteá-lo com um avatar de Negão. Aí você iria entender na pele e na ALMA o que os números não mostram. Querido, faço o exercício, ou pergunte a um Negro de bem como a Polícia trata os negros

    3. samuel silva

      Cuidado. Se você pinçar dados e fatos isolados você irá chegar a brilhante conclusão de que a terra é Plana. Analise qual o percentual de negros no topo da pirâmide social, Em cargos de liderança, analise historicamente os impactos de você submeter uma etnia, só aqui no Brasil a pelo menos 400 anos de escravidão e os impactos para os seus descendentes. E tenha a humildade e curiosidade de perguntar. Você já viu um branco sendo pisoteado, esbofeteado ou humilhado por um policial nas ruas?

    4. Paulo César de Oliveira

      Por outro lado, nos Estados Unidos negros cometem mais crimes do que brancos. Segundo o verbete Race and Crime da Wikipedia em ingles, 52,2% dos homicidios cometidos entre 1980 e 2008 foram cometidos por negros e 45,3% por brancos. Como a proporção de negros é menor na população, chega-se a uma "offending rate" oito vezes maior para negros do que para brancos no item homicídios.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.