Demétrio Magnoli > Partido da Lava Jato precisa ser extinto para se preservar um sistema judicial apolítico Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 3 Próximas
A lava jato deu esperanças de atacarmos a impunidade. grande mazela de nossa nação. Dela deriva esta enorme corrupção com todas as misérias dai advindas. Alguma coisa foi pega. mas tem muito por ai. Vimos diuturnamente escândalos, como rachadinhas, representação de milÃcias, verbas de gabinete, dentre muitas... . Mas pela primeira vez em nossa história vimos parte da Elite Economica e PolÃtica presa, tais como presidente da câmara, ministros de Estado, Senadores, Empresários (3 dos 10 mais ricos
O que precisa ser extinto é o partido da máfia:mas tá difÃcil saber qual é mais mafioso.
Acerta em tudo o artigo de Demétrio. 100% de acordo.
Caro articulista Demétrio Magnoli, nomeie os bois. O partido da Lava-Jato se chama PSDB.
Não há partido da lava jato. A impunidade deve ser atacada no Brasil. Precisamos é criar mecanismos. Mas a lava jato, como grande luz de nossa nação prendeu, de forma inusitada, parte da Elite Econômica e PolÃtica do Brasil, vimos presidente do congresso, ministros de Estados, senadores, deputados, empresários, dentre eles 03 dos 10 mais ricos. O Brasil tem jeito. Temos que acabar com a impunidade. Criar leis e mecanismo. Infelizmente não vemos movimentos de ninguém para alterara esse quadro.
Começando pela impunidade de quem detém posição de poder no aparelho do Estado: tipo membros do MP, juÃzes e desembargadores. Sim, prender gente poderosa é mais difÃcil, e bem mais espetaculoso. Mas não é mais que nada, se não estivermos prendendo os culpados, e apenas os culpados. A não ser, claro, que nos traga satisfação viver nesse circo em que estamos vivendo.
É bom ler uma coluna capaz de juntar lé com cré para variar, sem fugir do que está acontecendo na sua frente, para variar um pouco. Mesmo discordando: o objetivo da Lava-Jato não é polÃtico, mas corporativo. Apropria-se de parcelas do poder ocupando a estrutura do poder. Mas o principal é: como se cassa um partido informal? "Lava Jato" é apenas o nome de uma força tarefa do MP. Para terminar com a prática de alguns procuradores de extrapolar suas atribuições basta puni-los exemplarmente.
Claro que provavelmente Dallagnol e sua patota serão tão punidos quando o desembargador deslumbrado que dava carteiradas na guarda municipal de Santos. É aà que começa a verdadeira impunidade que nos afunda.
É bom voltar a ver jornalista com opinião contrária aos seus patrões (Folha e Globo News)
"No meio do caminho houve uma facada" que atrapalhou os planos do Partido dos Procuradores, do partido d lava jato e do partido da imprensa.
Atrapalhou como? Se o cacique do partido irou ministro da justiça? Hoje o suposto partido deixou a base do governo Bozo para lançar esse mesmo cacique à presidência.
A Lava-Jato poderia ter sido uma ótima forma de combate à corrupção mas seus constituintes corruptos por ideias e ideais a tornaram em Farsa-Jato.
Se trata de grotesca Fake News a afirmação de que o Presidente deseja instaurar AI-5 conforme inclusive se depreende da reunião vazada a "pezinho batido" de Moro e das diversas vezes que o Executivo foi afrontado, ridicularizado, desqualificado, interferido pelo STF, Maia e Alcolumbre e sempre reagiu de maneira democrática. Chega dessa narrativa ridÃcula do "acuse-os do que você faz", o povo brasileiro acordo e ninguém acredita mais nessa balela.
Bla bla bla. É o seguinte: enquanto a lava jato arrebentava com o PT, Lula e Dilma ninguem ousava questionar os metodos usados pelo MP. Agora q chega naqueles q elaboraram o plano p "tirar a presidente e estancar a lava jato" a midia vem com essa conversa de "impor limites" e "frear excessos".
A lava jato é a grande luz no Brasil. Da impunidade nasce a enorme corrupção que existe no Brasil dela derivam todas as misérias de nossa nação. tivemos parte das elites economicas e polÃticas presas e de várias tendencias. somente do partido que recem deixou o poder, toda sua cúpula foi presa, 02 presidentes, 02 tesoureiros e 1 secretário do PT 01 lÃder do governo na Câmara (paloci) e 01 lÃder do governo no Seando (delcidio). O Brasil tem jeito. temos de prender estas elites corruptas.
Combate à corrupção com seletividade de cor da camisa é corrupção igual.
Você perdeu o eixo infelizmente ! Mas se é para preservação de um sistema judiciário apolÃtico , o que sugere para um STF ditatorial e censurador ? Seja pelo menos coerente e isento e abrangente como sempre foi ! Decepcionado de novo !!
Demétrio, assim como toda a mÃdia, virou um canalha! Estou profundamente arrependido de ter comprado seus livros. Eles agora ião apodrecer nas livrarias, se vc conseguir escrever mais algum - e se algum Editor ainda lhe der crédito!
Demétrio enche a boca para falar em "salvaguardas institucionais" e "democracia"! Só tenho uma pergunta pra ele: Quais são as salvaguardas institucionais e democracia que o paÃs exibe tanto (que só ele, a grande imprensa, artistas, intelectuais e a academia universitária pública veem), com um STF e o um Congresso desse nÃvel? Quem te viu e quem te vê, Demétrio Magnoli!
Bem, explica de novo Demétrio, talvez o rapaz aà entenda. Se não entender, desenhe.
Se na posição de combatente anti-corrupção escolhe o corrupto que vai investigar e deixa livre o corrupto com o qual tem afinidades polÃticas, és tu o mais corrupto de todos.
Impressionante. A LJ foi um sÃmbolo, de iniciativa que deveria ser aprimorada. Não chegou nem na adolescência, e seus detratores se uniram para relativizar a única razão que motivava os que lá trabalharam: o combate à corrupção, sempre sustentada pela sociedade bacharelista, pseudo-polÃtica e recheada de escribas quinta-colunas. Estamos perdendo uma chance única de evolução social, valorizando erros, sepultando acertos.
Se houvesse esse partido, poderia ser extinto sim, como também poderiam ser extintos partidos cuja existência, levaria à extinção de todos os outros. Nunca vi sociólogo ou filosofo advogar a extinção do PC do B ou do PSOL. Essa turma, na falta do que fazer, enxerga fascismo em todos os adversários, bem como os direitistas enxergam comunistas até embaixo da cama. O articulista, acredita na utopia do servidor público apolÃtico, isento e imparcial. Aliás, o que nem ele consegue ser.
Caro Leonardo, você é livre pra acreditar em utopias.
Se houvesse coerência em seu comentário, você pelo meno teria a decência e honestidade de reconhecer que não se adianta tentar combater a corrupção apelando para expedientes que mancham esse combate. mas não se pode esperar coerência onde se habita proselitismo e contradições quando você mesmo aponta a parcialidade do servidor público, quando esse por força da lei deve ser imparcial nas suas atribuições.
Quero acrescentar minha opinião no sentido jurÃdico-processual. Todos temos o desejo de que a corrupção deixe de ser prática corriqueira, mas para isso é necessário que se cumpram as normas inerentes ao devido processo legal, como contraditório e ampla defesa , pois esses são direitos dos cidadãos em geral. Se o judiciário fizer vista grossa ao atropelamento das regras em um caso, nada vai impedir que faça o mesmo em outros, podendo levar inocentes ao cárcere, apenas com provas indiciárias...
Sim. e não vemos nenhum partido ou movimento polÃtico para que criemos mecânismo para acabar com a impunidade. Isso é triste. recentemente as lideranças partidárias fecharam um acordão para aprovras a PEC de prisão em segunda instância. é um avanço. mas deixarão o passado para lá. só valerá A partir da aprovação da PEC. Mas é um avanço. No Brasil é tudo devagar. Aconteceu o mesmo a quando da aprovação da lei da ficha limpa. Hoje colhemos os frutos pelo menos.
Continuando... apenas com provas indiciárias, sem prova ou com prova obtida ilegalmente. Punição, sim, mas sem margem a dúvidas e sem conluios ou "powerpoint's" construÃdos sem base fática com o fim de conquistar a opinião pública. É tempo mesmo de o CNMP dar um basta à atuação abusiva e arrogante de Dallagnol. Lula é culpado? Provável, mas não provado por enquanto.
Agora então temos o "Partido da Lava Jato", "Partido Contra a Lava Jato" ou PT enrustido e o próprio PT.Os últimos atuando com todo vigor aqui sem abrir,democraticamente,espaço para o contraditório do primeiro.Com a palavra a brilhante e encantadora Doutora Catarina Rochamonte, se este jornal "a tiver perdoado por não perdoar o PT."Aguardemos!Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!
Você conseguiria dizer o que foi feito dos empregados das empresas que a lava jato fechou?
Foram recuperados bilhões para os cofres da União que a toda evidência devem voltar para a economia e promover sua atividade com a geração de empregos,antes esse mesmo valor os impediam de surgir ou destruÃa os já existentes.Outro abraço fraterno em todos!
Acredito no combate a impunidade no Brasil. Mais pessoas serão condenadas e mais empresas. Até agora não há projetos de lei de nenhum partido ou movimento, no sentido de se recuperar as próximas empresas que serão pegas nos esquemas. Ou devemos deixar para lá? que estes enormes valores voltem ao Estado. Se a Odebrecht demitiu de um lado, outra empreiteira contratou de outro... . é lógico.
15 pessoas presas, digo.
Sempre a manobra diversionista. Sabe porque você quer desviar a atenção? Simples: Não tem argumentos. A lava Jato extrapolou, condenou sem provas, puniu empresas ao invés de punir apenas as pessoas fÃsicas de seus dirigentes, desempregando mais de 300 mil famÃlias. Não satisfeitos, agora querem ser donos do MP insubordinando-se à PGR e afrontando o Judiciário. Argumente!
só se perdoa quem quer perdão. O PT teve ao todo pessoas presas só na lava jato. Mas não admitem. Tudo é uma conspiração globo/elitista/malufista e sei lá o que. Viver no negacionismo é mais fácil. não é nem questão Lula, mas da prisão de toda sua cúpula, sendo quase todos confessos. Quem não quer ver, ou não se arrepende não merece perdão.
A "lava-jato" poderia ser algo interessante, no entanto, irá passar para a história como um dos episódios mais lamentáveis deste paÃs!
A lava jato é a grande luz do Brasil. Pela primeira vez na história prendemos parte da elite economica e polÃtica. Estes coisos que chegaram ae, chegaram porque toda a cúpula do partido que recém saiu do poder foi presa 01 lÃder do governo no Senado (delcÃdio) 01 lÃder da Câmara (paloci) 2 presidentes, 02 tesoureiros e 1 secretário, sendo quase todos confessos. A lava jato mostrou que o Brasil tem jeito. da para acabar com a impunidade. dela deriva a enorme corrupção nacional
O partido da Lava Jato foi um dos mais importantes na eleição do presidente que aà está . O juÃz Moro foi o principal cabo eleitoral!
Um ponto que deve vir a luz é a composição da imprensa lava-jatista, quem são e como contribuem para o projeto de poder do sindicato do Quarto Poder, a elite do funcionalismo público envolta em pele de cordeiro. A Vaza Jato foi devidamente "ocultada" por uma imprensa rasa e oportunista. Obs: não estou generalizando, mas a grande maioria na imprensa não honra a profissão (seja por simples falta de qualidade ou por defeito muito pior).
A impunidade deve ser atacada no Brasil. Precisamos é criar mecanismos. Mas a lava jato, como grande luz de nossa nação prendeu, de forma inusitada, parte da Elite Econômica e PolÃtica do Brasil, vimos presidente do congresso, ministros de Estados, senadores, deputados, empresários, dentre eles 03 dos 10 mais ricos. O Brasil tem jeito. Temos que acabar com a impunidade. Criar leis e mecanismo. Infelizmente não vemos movimentos de ninguém para alterara esse quadro.
É utopia ou mistificação, falar ou esperar um sistema judicial apolÃtico, equânime, imparcial. Onde está a venda, a balança e a espada? Só nas esculturas. Mas Zé Ramalho sabe: "Tirem a venda dos olhos da Justiça/Para que ela possa enxergar/ Mais claramente/ O que se passa bem ali/Na sua frente." ..../Claudia F.
Irretocável este texto, muito bom parabéns ao autor.
Desde o começo da operação, como muitos, você sabia das intenções más e criminosas por detrás dela, só não previu o futuro polÃtico que a mesma provocaria, infelizmente, mas nunca é tarde.
Simplesmente perfeito
Um intelectual da envergadura do Demétrio Magnólio tem preparo para analisar com maestria o contexto em que a Lava Jato surgiu e os seus desdobramentos. Esse artigo hoje em que pese sua importância parece extemporâneo .
Jornalista lavajateiro que ajudou a derrubar uma presidente honesta e entregar o paÃs a esse genocida miliciano. Agora, vem com esse artigo falso recomendando um ministério público apolÃtico. É muita cara de pau!
Menos, santo Anisio. Respeite o articulista, meu velho.
Delcio, querido, fui repórter, colunista e editor de polÃtica. O que você quer saber sobre este assunto? Estou ao seu dispor.
Nada mais, amigo. Sua resposta já confirma cada palavra da minha contestação.
Corrijo: petista.
A qual diretório petinta você pertence, MaurÃcio?
As elites brasileiras, acostumados com a impunidade, farão de tudo para acabar com operações como da lava jato. Recentemente, na fase 71 - voltou a Petrobras - corrupção no piche... . É impressionante a crença na impunidade das elites economicas e polÃticas. Isto porque apenas uma pontinha do iceberg foi presa... mesmo em se tratando de presidente do congresso, deputados, Senadores, ministros, empresários... . Falta muito ainda
Agora mesmo observamos a imprensa colaborando ativamente na "Operação limpa trilhos pro Moro". Ao que parece veremos cada PolÃtico minimamente relevante, com alguma chance de concorrer à presidência em 2022 (exceto, talvez, o adversário escolhido, provavelmente da esquerda), ser alvo de espetaculosas buscas e apreensões, mandados de prisão preventiva que serão revogados dois dias depois e outras cositas que estamos cansados de ver. E a imprensa estará lá, só certezas, zero questionamento.
Demétrio é um bom articulista. O que estraga é essa pose de purista que ele insiste em mostrar. Ora, meu caro, se os caras da LJ não fizerem polÃtica, o Centrão e a nossa querida elite traçam os caras. Menos, DM, menos.
Prezado, favor não esquecer que o Centrão é composto de representantes eleitos pelo povo. A demonização desse grupo grande e amorfo de representantes do povo é mais um desserviço da nossa imprensa engajada. Afinal, se somos democratas, porque não aceitamos e respeitamos a vontade do eleitor?
Belo artigo, Demétrio O celebre artigo escrito por Moro em 2004 sobre a Operação Mãos Limpas na Itália contem a estratégia fundamentalnda. Lava-jato. Nela a instrumentalização da imprensa, através de vazamentos de informações sigilosas de pessoas e investigações, como fator de escandalizacao da sociedade e angariação de apoio popular é condicao basilar e indispensável. E como nossa imprensa se deixa instrumentalizar. E como ela goza à farta no linchamento da PolÃtica.
E os italianos ainda tiveram sorte: ao fim das mãos limpas eles herdaram o Berlusconi, que é um misto de Maluf e Silvio Santos. Nós herdamos um psicopata, genocida, cercado de marginais milicianos...
texto contundente, escrita primorosa.No alvo! MAM
Está sumidão,MAM?
Qual a diferença entre Lava-jato e corrupção que ela supostamente diz querer combater? Os dois no Estado democrático brasileiro corrompem instituições.
Simples, amigão: os bilhões que ela recuperou e a prisão da corja petista.
Será uma coincidência o aparecimento desse artigo quando a lei chega ao Serra e Alckmin? O espÃrito da lava jato é simplesmente o respeito à lei. O resto é jus esperneandi.
A questão é: o texto está errado? Se estivesse vc não tergiversaria vergonhosamente e sairia pela tangente que mais parece secante. MAM
A lava jato é uma grande luz no Brasil. Isto porque pela primeira vez em nossa história parte da Elite Econômica e PolÃtica foi presa. e de várias tendências. Somente do partido que recém saiu do poder tivemo 1 lÃder do governo no Senado (delcidio) 1 lÃder na Cãmara (paloci) 02 presidentes, 02 tesoureiros e 01 secretário do PT, sendo quase todos confessos. O Brasil tem jeito. Da para acabar com a impunidade. VIVA A LAVA JATO
O Moro e a Lava Jato têm como inimigos o Lula, o Centrão, o STF, o PT, as empreiteiras, o Bozo e, agora, o Demétrio. Falta a pá de cal.
A lava jato tem as Elites corruptas como inimiga. Tem a impunidade dos ricos e dos polÃticos contra ela.
Fiz um comentário *sub-liminar*para testar a repercussão e para minha surpresa, houve. Está muito claro o porque 8 De Sérgio Moro aceitou 9 cargo de Ministro e mais claro ainda, porque ele deixou. Dificilmente elx será candidato. Concordo com aqueles que disseram que no Brasil ninguém sabe interpretar textos. O Brasil não tem polÃtica de educação básica.
Fiz um comentário *sub-limubar*para testar a repercussão e para minha surpresa, houve. Está muito claro o porque 8 De Sérgio Moro aceitou 9 cargo de Ministro e mais claro ainda, porque ele deixou. Dificilmente elx será candidato. Concordo com aqueles que disseram que no Brasil ninguém sabe interpretar textos. O Brasil não tem polÃtica de educação básica.
O "partido da lava jato" está sob o crivo de instâncias superiores, bem como do CNJ. Seus atos e procedimentos, até o presente momento, tem sido referendados. Alegar sua irregularidade é clamar pela continuidade da impunidade no Brasil, onde a justiça raramente atinge os ricos e poderosos.
Fico muito feliz em ler as mensagens e ver tanta gente inteligente, bem articulada, falando sobre os desvios de lava jato, da cumplicidade da imprensa durante toda essa ditadura partidária da justiça de Curitiba e agora a revolta por atingir os escolhidos do tucanato, sempre não melindrados! Esse arrependimento é como lágrimas de crocodilos, já estão à procura do "Salvador da Pátria" deles! Mas antecipo que no segundo turno de 2022 terão que escolher entre o PT e bolsonaro!
Não foram recursos recuperados pela Petrobras. Muito pelo contrário. Era parte do dinheiro que a Petrobras teve de pagar nos Estados Unidos. onde de vÃtima passou a ser acusada. Com documentos que foram levadas ao Departamento de Justiça Americano pelos procuradores brasileiros.
A palavra é achaque: a Lava jato levou os americanos a multar a Petrobras, que de vÃtima passou a réu, com a finalidade de dividirem o butim.
No fim eram os piores surrupiadores da Petrobras!
Essa fala do Sr Magnoli nada mais é que uma edição requentada da tentativa canhestra da Folha de minar a Lava-jato valendo-se de atos criminosos patrocinados pela Intercept (alguém se lembra deles?). Quem está aà roubando o dinheiro público, preferencialmente, é a classe polÃtica, de todas as tendências e cores. E o que se vê é a defesa feroz que cada grupo faz de seus bandidos de estimação, assentados nessas bancas de negócios chamadas partidos polÃticos.
Análise perfeita, porém tardia.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Demétrio Magnoli > Partido da Lava Jato precisa ser extinto para se preservar um sistema judicial apolítico Voltar
Comente este texto