Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Paul Muadib

    Militar é treinado para obedecer e não para pensar.

    Responda
  2. mario josé corrêa de paula

    Irresponsabilidade ou leviandade?

    Responda
  3. Pedro Martins

    A cena da plateia ovacionado a caixinha de Cloroquina foi uma das coisas mais bizarras que já vi nos meus 39 anos de vida

    Responda
  4. Adriana Maccacchero

    O governo continuará com o protocolo do medicamento sem assinatura de um médico e que pode levar à morte? Pagaremos a conta de um remédio com estoque para mais 30 anos, recomendado com propaganda presidencial nas redes sociais. A diferença para o presidente de Belarus, é que sauna pelo menos não mata.

    Responda
  5. Marcos Malta Campos

    O presidente da República precisa responder e ser responsabilizado

    Responda
  6. Marcos Malta Campos

    O presidente da República precisa responder e ser responsabilizado

    Responda
  7. Julio Shiogi Honjo

    Por isto mesmo tentou dar imunidade a agentes públicos por tomadas de decisões para o combate à pandemia. Para livrar a si próprio e aos subalternos mentecaptos que seguiram sua absurda ordem. Com a palavra o TCU.

    Responda
  8. wagner da silva bento

    Pra quem vão suas contas quando o Sr. estiver enjaulado? Tic tac.. Tic tac...

    Responda
  9. Jocimar Bruno dos Santos

    Gente, o está acontecendo com o Brasil? Olha, até o cachorro do meu vizinho (rs) já está convencido de que a cloroquina é um medicamento ineficaz no combate à pandemia do Covid-19. Pior: provoca lesão hepática. Por diversas vezes, tentou-se empurrar-lhe a tal droga misturada à ração dele, mas sempre a rejeitou. Mas, certo dia, em razão dessa impertinência absurda, ele rosnou tanto, que pareceu ter conseguido balbuciar as seguintes palavras: "Sou cachorro, mas não sou otário! Mais respeito!"

    Responda
  10. Paloma Fonseca

    A maioria das pessoas que contrai o vírus não manifesta sintomas ou os manifesta de forma leve. Com sintomas graves, a pessoa é internada e tratada com ventilação mecânica e anticoagulantes, eventualmente com algum corticóide. Dá pra ver que os mais prejudicados sãos doentes crônicos, idosos e os mais vulneráveis socialmente. A máscara, a higiene pessoal e o distanciamento social são os recursos mais 'a mão até a chegada da vacina.

    Responda
  11. Neli de Faria

    Deve ser encaminhada para o maior infectologistas das Galáxias! , e para os Militares. Inadmissível ter mantido no glorioso Exército até os 33 anos de idade. Como pode esse senhor, garoto propaganda de remédio, ter chegado ao Oficialato? Não teve provas? Como passou? Patriotismo? Como se a população está sendo dizimada graças a esse inconsequente presidente? Militares,defendam os brasileiros. Mais de 85 mil brasileiros mortos...Nem em todas as guerras desde 1500 morreram tantos Brasileiros!

    Responda
  12. Wil Prado

    Sempre que deparo com fotos do presidente exibindo uma cápsula de cloroquina, fico em dúvida se ele está rindo de nós (os vivos) ou dos 85 mil brasileiros mortos pelo descaso do seu governo. Devo lhe informar que tanto num caso quanto no outro, não vejo graça nenhuma

    Responda
  13. Guilherme Torres Godoy

    De verdade da dor de comentar esse artigo - antes era vergonha -que mostra que o Brasil é o único pais do Mundo onde as autoridades da saúde não sabem que fazer. Já tem pero de 85 mil mortos, dias mais serão 100 e o Presidente (ele é presidente?) vai continuar rindo e andando de moto numa boa. Este é o pais dos bannas boys, somos a maior piada no mundo. Será que Deus que está acima de todos não tá com vergonha?

    Responda
    1. Julio Shiogi Honjo

      O diabo e seus asseclas tomaram conta do país. Deus não tem nada com isto, pois 57 milhões optaram pelo baal.

  14. isaque almeida

    inpitiman ja, que volte a alma mais honesta do brasil e o partido que faz muito e rouba pouco

    Responda
    1. Joaquim Rocha

      Quanto Maluf roubou não se sabe, Hélio. Se foi 10 ou 20 por cento, não importa. O problema maior são as obras suoeefaturadaa que costumavam a custar até 10 vezes o preço real. Isso é o custo total do esquema de corrupção, da qual Maluf não foi o criador, mas foi maior exemplo. Tanto que foi seguido por muitos, como pmdb, psdb, pt e todos os partidos de direira e centro direita.

    2. helio tohoru kubo

      eu acho que voce está falando do DR. Paulo Maluf. Afinal, ele fez muito, mas diante dos outros que vieram após ele, roubou muito pouco.

  15. Tersio Gorrasi

    Para acabar de vez com essa polêmica, por que o Datafolha não faz uma pesquisa numa amostra de curados do covid-19 e mostra o percentual dos que usaram a hidroxicloroquina X os que não usaram? Seria algo bastante simples de se fazer e não requer nenhum malabarismo estatístico

    Responda
    1. Tersio Gorrasi

      Adriana, pelo visto vc não entende nada de estatística e quer dar pitacos. Estou me referindo a uma comparação entre os curados que usaram x os que não usaram a hidroxicloroquina, respostas simples tipo 'sim' ou 'não', sem quaisquer outras perguntas que possam induzir a respostas enviesadas. Preciso desenhar?

    2. Adriana Maccacchero

      Nossa, que ideia genial! Aí vc pede para o entrevistado informar se acha que foi ou não curado pela cloroquina? Não pode esquecer de listar também o chá de carqueja, hein? Vai que vários curados tomaram...

    3. Tersio Gorrasi

      Daniel, quem não desiste nunca de pegar no meu pé é vc mesmo. Não preciso de pitacos de pessoas tóxicas e digo o que quero nestes comentários, desde que não desrespeite as regras de uso, como vc faz questão de desrespeitar. Se uma pesquisa tão simples de se fazer como a que citei não foi feita, talvez estejam com receio de que o resultado não seja o esperado

    4. Daniel Liaz

      Mas não desiste nunca esse Tércio Jenio. Sabe mt bem que não é a Folha precisa fazer isso. E sabe melhor aimda que todos os cientistas do mundo ja o fizeram. Mas dai vai falar em *doar para a Africa*. Numa boa Tercio. Fico em duvida se vc so é retarhdado ou mau carater mermo

    5. Luiz Carlos Alberto Heyn Filho

      Em doença com letalidade baixa (menor que 2%) é mais fácil ter uma noção pesquisando o que foi usado pelos mortos. No Brasil o Santa Marggiore e o Einstein estavam usando desde março. O Einstein considerou ineficaz e resolveu suspender. Agora se diz que a cloroquina só funciona em estágios iniciais, mas não há comprovação. Mais de 98% dos casos evoluem para cura usando ou não cloroquina.

  16. Marcelo Rod

    Poe capsulas de soda caustica na embalagem e distribui de graça ao bolsonarismo. É a cura do BR

    Responda
  17. Lineu Saboia

    Guardem para a segunda onda que nem começou. Cloroquina tem várias aplicações, nao se preocupem e vacina só no próximo ano, se tudo der certo.

    Responda
    1. José Freitas

      Como assim segunda onda? Não eram vocês bolsonaristas que diziam que a doença era uma invenção da grande mídia comunista para assustar as pessoas, que não passava de uma gripezinha e que não mataria nem 1000 pessoas?

    2. Joaquim Rocha

      Não serviu para a primeira e muito menos vai servir para a segunda onda. Só ret ard ados como o presidente indicam o uso de um remédio para malária e lupus para curar a covid. É como indicar laxante para curar diarreia.

  18. jose roberto alferes siqueira

    Cloroquina, azitromicina, Anita, ivermetina são os remédios que temos em mãos, é melhor usar nos primeiros sinais, visto que ajudam a cura,não são milagrosos, mas está ao alcance de todos pois são baratos, e ainda não existe remédios específicos para a cura, agora tratar no sírio , Albert Einstein ou outro que nunca estará ao alcance do povo, pode tomar qualquer outro remédio prescrito que lá será curado, morre um ou outro , poucos

    Responda
    1. José M Leal

      Marcelo Rod, você não tem condições de criticar e depreciar ninguém. Seu português de porta-de-banheiro-de rodoviária mostra o seu baixo nível de escolaridade. Por outro lado, os seus ataques a outros leitores deixam claro a sua intransigência e estupidez. O sem instrução metido a Einstein é exatamente você.

    2. José M Leal

      Marcelo Rod, você não tem condições de criticar e depreciar ninguém. Seu português de porta-de-banheiro-de rodoviária mostra o seu baixo nível de escolaridade. Por outro lado, os seus ataques a outros leitores deixam claro a sua intransigência e estupidez. O sem instrução metido a Einstein é exatamente você.

    3. Marcelo Rod

      Recado aos assinantes...Pra que acreditar na ciencia e nos entendidos do assunto, se temos este tecnico em conserto de fogao, te mandando tomar um coquetel de remedios? É para gente como este sem instruçao metido a Einstein, que tenho recomendado soda caustica em capsulas...

  19. CLAUDIO MARMITT

    Esperavam o que deste mentecapto?

    Responda
  20. Diogo Oliveira Bayão

    O estoque também não poderia ser a justificativa?

    Responda
  21. Marcos Serra

    O colunista, com mais essa fraquíssima coluna, só demonstra o quão magoadinho está por ter que responder em audiência na PF por suas incitações à violência e como tem seu lado infantil de criança birrenta. Por que não falar, bem mais importante, das dezenas de milhões que estão sendo desviados em estados e municípios? Só queria entender qual a prioridade? Denunciar ou denegrir?

    Responda
    1. Flávio Sasso

      Ajude o "mito" , 4 milhões de comprimidos, 1 de manha ,um no almoço e outro no jantar, Participe!

    2. Marcos Serra

      Daniel, boa noite. Talvez, quem sabe? E o que me dizes da monotonia que há tanto tempo é a característica das tuas postagens? Será difícil atingir teu nível, estou tentando. Rsrsrs.

    3. Marcos Serra

      Guilherme, boa tarde. Concordo contigo, em parte. De um lado, temos uma iniciativa cujo único objetivo, mesmo que sem confirmação, é atenuar os efeitos da pandemia, salvar vidas. Na pior hipótese, o medicamento poderá ser utilizado em outras doenças que já o utilizam. Do outro lado, temos o desvio e sumiço de recursos que deveriam ser aplicados na saúde pública.

    4. Daniel Liaz

      Serra Serra, já estás ficando monótono em suas bobeiras

    5. guilherme herzog neto

      Porque não falar de ambos, igualmente prejudiciais.

  22. MAURICIO LAHAN

    a função dela é tratar a gri.pe.zinha para não evoluir para o gri.pão,mas quem é contra o comprimido gosta de ser hospitalizado en.tu.ba.do e venti.lado,talvez cura ou desfecho pior

    Responda
    1. Mauricio Soares

      Muita eficácia; de preferência quando sem contato prévio com o virus...

  23. Gil Carlos Dias

    Isso já deveria ter sido feito. Ou Maia ter pautado pelo menos uns 10 dos muitos pedidos de impeachment. Mas Maia, Alcolumbre etc. estão com medo das FFAA e das milícias. Tentam desconversar, mas isso está evidente.

    Responda
  24. José Carlos Ortolani

    Não temos extrema direita nem extrema esquerda. Temos sim extrema ignorância, extrema pobreza e extrema corrupção. POBRE BRASIL.

    Responda
  25. Marcos A T Garcia

    Os comprimidos de cloroquina deveriam ser jogados com caçamba em frente aos quartéis. Aí quem é bolsominion vai lá pegar, de balde.

    Responda
  26. ricardo fernandes

    é bom já ir se acostumando com esse genocida.

    Responda
    1. MAURICIO LAHAN

      quem? é o gestor? quem comanda a epidemia?

    2. Nelson Vidal Gomes

      Críticas sem fundamento voltam-se contra quem as faz!Por isso recomendo o estudo da Dialética e da Ética,ambas ramos da Filosofia.Abraços fraternos em todos!

    3. Maria Lopes

      Nelson: Seus comentários parecem demonstrar que os apelos à iluminação divina não têm sudo atendidos. São desencorajadores para quem os lê. Mau exemplo...

    4. Nelson Vidal Gomes

      É muito perigoso o uso deste termo.Demétrio Magnoli que acaba de filiar-se ao partido de Reinaldo Azevedo(PCLJ)da-nos uma aula a este respeito e me permito acrescentar o seguinte:Bolsonaro já foi acusado de pedófilo não pegou,já foi taxado de homofóbico não pegou,de racista também não.Vai que essa moda pega,como vão ficar os governos que recentemente o antecederam e legaram-nos um país repleto de corrupção e epidemias letais por falta de Saneamento?Deus nos ilumine,abraço fraterno nos ateus!

  27. Marina Gutierrez

    Eu diria que tanto o presidente quanto alguns generais não entendem os protocolos da pesquisa clinica e iludir o povo é o mais importante. Afinal o general vice-presidente há algum tempo afirmou que o neto dele é bonito devido ao "branqueamento da raça"!

    Responda
  28. Nelson Vidal Gomes

    Por aqui vê-se que não só Paulo Guedes se acha mais esperto do que "todos".Os que desconhecem e não fazem questão de conhecer todas as dimensões da existência também pensam assim.Mas não ousam explicar porque a Covid 19 tem acometido grupos etários e étnicos de formas tão díspares de modo a já se avolumarem exemplos de recuperação dos tidos como pertencentes a grupos de riscos e óbitos dos que estão fora destes.Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!

    Responda
    1. Joel Pedt Silvestre

      Nelson, guarde suas ideias filosóficas e suas dialéticas para o Tribunal Penal Internacional. Lá o Presidente e alguns generais vão responder por seus desatinos e vão precisar de quaisquer álibis possíveis.

    2. Nelson Vidal Gomes

      Críticas sem fundamento voltam-se contra quem as faz.Por isso recomendo o estudo da Dialética e da Ética,ambas partes da Filosofia.Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!

    3. Maria Lopes

      Seus comentários parecem demonstrar que os apelos à iluminação divina não têm sudo atendidos. São desencorajadores para quem os lê. Mau exemplo...

  29. CARLA K m oliveira

    Texto de clareza e objetividade brilhante. Espero que os milicos paguem esta conta.

    Responda
  30. luiz lima

    Onde estão a turminha da Lava Jato, tão moralista e tão criteriosa com o uso de dinheiro público, que ñ age nesse caso?. Dezenas de milhões foram jogados fora c essa insistência b.u. rra c a cloroquina? A turma do TCU, q foi tão implacável contra a Dilma, também está dormindo ? O Judiciário, Congresso e parte da imprensa parecem a c o . va. rdados diante da insanidade gerencial do Bolsonaro. É preciso rr responsabilizá-lo, inclusive penalmente pela má gestão. É preciso agir.

    Responda
  31. JOSÃ EDUARDO FEROLLA

    Hélio, vc nunca foi banal, não comece agora. .../Claudia F.

    Responda
    1. Jose Roberto X de Oliveira

      Ah o Messias merece!. Pode ajudá-lo a pagar. Não nos importamos.

  32. Carmen Ligia Penna

    PR é intocável com os militares ao lado dele, não viu que ele incitou a invasão dos hospitais públicos e não aconteceu absolutamente NADA, fossemos eu ou você como seria???

    Responda
    1. guilherme herzog neto

      Bem pensado, Carmen.

  33. Stefano Domingues Stival

    Bolsonaro está ganhando alguma coisa com isso. De onde veio a droga importada? De quem é o laboratório? É simples.

    Responda
    1. CARLOS BERNER

      Em fevereiro 2020 tive alta de hepatite C e comentava com a médica que me tratou das angústias relacionadas com este tipo de tratamento e destaquei o quanto ficara aliviado por meu tratamento ter sido encaminhado em julho 2018; antes do bozo poder intervir. Ela retrucou que, surpreendentemente, seu governo estava bem nesta esfera. Imagine o tamanho da pulga que se instalou atrás de minha orelha! E agora temos novo capítulo! Abraço de Carlos Berner

  34. guilherme herzog neto

    Acreditar que este placebo pode proteger o indivíduo da Covid induzindo as pessoas “protegidas”a não usar máscara e isolamento, infelizmente matou muita gente. É igual ao incrédulo que é induzido a doar o seu dinheiro para os templos Por acreditar que vai ser salvo de doença, desgraça e ficar rico. Toma açúcar: não faz mal e é Mais barato. Até a Ema mais instruída, não quis tomar.

    Responda
    1. moacyr da Silva

      Até as emas do palácio se recusaram a tomar a cloroquina que o presidente oferecia!

    2. guilherme herzog neto

      Aliás, placebo que pode fazer mal não é placebo , toma açúcar, verdadeiro placebo , exceto para os diabéticos, que podem ingerir adoçante.

  35. Sylvia Alves Corrêa

    Quando a informação reiteradamente divulgada pelo presidente sobre a eficiência do uso da cloroquina é assimilada por grande parte da população, entende-se. Afinal, nem todos têm a capacidade de análise crítica e nem a informação sobre as pesquisas científicas sobre o assunto. Quando o ministro da saúde apoia o nonsense presidencial, preocupa. Quando médicos receitam cloroquina e ivermectina, sabedores dos resultados da ciência sobre sua nulidade na cura da Covid19, é o nonsense geral.

    Responda
  36. Paulo Silva

    Cala a boca Carlucho! Troca de nome!

    Responda
  37. romulo paiva

    O Hélio é oposicionista radical e conunista. Quando o STF, partido de oposição indevida, definiu que Estados e Municípios são responsáveis pela definições relativas à Saude/Covid, todos esquerdistas apoiaram. Os Estados e Municípios são responsáveis pela compra de medicamentos e são ou incompetentes ou corruptos...

    Responda
    1. Mauricio Soares

      Rômulo, os estados e municípios não podem tomar dinheiro emprestado ou imprimi-lo. Cabe ao orçamento federal custear a saúde. O que não tem sido feito. Os entes federativos podem só tentar proteger suas populações fazendo quarentenas. O que vem sendo atropelado pelo governo federal. Entenda de uma vez, e pare de repetir bobagens.

    2. Matheus de Oliveira Melo

      E você ou é bur.ro ou mau-cará.ter.

    3. Flávio Guilherme

      O que o STF reconheceu foi a competência concorrente de Estados e Municípios para legislar sobre restrição à locomoção. Atendendo aos interesses locais, não é necessário tais entes observar estritamente a legislação federal. Segundo a Constituição, a competência administrativa para cuidar da saúde pública é comum a todos os entes. Logo, não tem essa de "Estados e Municípios são responsáveis". O governo federal tem sim grande parcela de culpa!

  38. Jose Roberto X de Oliveira

    Primeiro expropriar vários imóveis comprados com dinheiro vivo abaixo do preço de mercado os que ainda tem e os que estão em nome de terceiros que podem indicar terem sido comprados com dinheiro público. Do Patrimônio que deveria ter regularmente fruto de uma aposentadoria aos "34 anos" e de remuneração de Deputado aí sim buscar indenização

    Responda
  39. Cleyton I S

    O que mais me intriga é que o Exército brasileiro se entrar em uma guerra não vai ter bombas, bazuca, balas de fuzis, mas placebo. A principal função do Exército brasileiro hoje não é proteger a nação, mas produzir placebo. Coloquem essa jabuticabada brasileira na conta do Presidente Bolsonaro e dos Generais que estão no governo.

    Responda
  40. Ayer Campos

    É a conjunção da presepada medicinal com o desmazelo fiscal... Que saudade das 'pedaladas fiscais'!

    Responda
  41. WILLIAM EUSTAQUIO DA SILVA

    Hélio, eu só acho que a questão não é de irresponsabilidade, mas de responsabilidade penal. Um governante que não indica um Ministro da Saúde para enfrentar uma pandemia, destina uma ínfima parte dos recursos do erário para atendimento aos infectados e adquire contêineres de um medicamento ineficaz, ele trama uma arquitetura na qual, invariavelmente, algum amigo do rei se enriquece.

    Responda
  42. José M Leal

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. José M Leal

      Liaz, você é uma pessoa que ri dá própria piada. E sozinho.

    2. Matheus de Oliveira Melo

      Mais próximo da nazifascismo é o rei da boiada estúpi.do, perv.erso, incompetente a quem você deve chamar de mito. Pergunto: o que isso faz de você?

    3. Daniel Liaz

      Hahaha. Que mequetrefe sua tentativa de calúnia Leal. Continua tentando aí....

  43. Ricardo Ferreira

    Cadê o TCU? e o Ministério Público? Gasta-se recursos limitados em uma droga que não tem qualquer evidência de eficácia. Isso não é crime de responsabilidade? Já que todos têm medo, a hora que o Jair sair da presidência, deverá ser processado e ter bens confiscados para ressarcir o erário.

    Responda
  44. PATRICK ANDREAS DE ASSIS PEREIRA

    Os estudos randomizados controlados, como o jornalista bem explicou, são o padrão ouro para dizer se uma medida é eficaz. E estes estudos vêm mostrando a ineficácia da hidroxicloroquina para tratar Covid 19. Vamos mudar de assunto. Vcs sabem que não existem estudos randomizados e controlados provando que o uso de máscaras de pano pelo público geral fora do ambiente hospitalar é eficaz!?Quero dizer que este rigor científico deveria ser aplicado a todas as questões e não só a algumas.

    Responda
    1. PATRICK ANDREAS DE ASSIS PEREIRA

      Estudo randomizados controlados para máscaras fora de ambiente hospitalar e casas de cuidados não há. A própria OMS reconhece. Pode procurar.

    2. Flávio Guilherme

      Há uma série de estudos comprovando a eficácia de máscaras. Só procurar.

  45. Marcelo Callegari Zanetti

    O uso da cloroquina representa o mesmo objetivo da família de nosso presidente, que tenta se mantém no poder pela dissuasão, que é ampliado pelos defensores ideológicos e por uma massa ignorante, fruto de baixo nível educacional.

    Responda
    1. DANIEL DE MORAES VIEIRA

      Olha quem fala! Está se olhando no espelho?

  46. Eliane à lvares

    As vezes penso que essa história da cloroquina serve para mascarar outras situações. Não entendo essa insistência sobre o assunto, parece uma valorização. Ora quem quiser usar que arque com as consequências.

    Responda
  47. Arnaldo Vianna de Azevedo Marques

    Poucos perceberam. Bolsonaro segue conselhos de Joseph Goebbels. Uma mentira contada mil vezes, torna-se uma verdade. Nós não falamos para dizer alguma coisa, mas para obter um certo efeito. E La Nave Va.

    Responda
    1. Matheus de Oliveira Melo

      O mais frustrante é ver como a boiada o segue contente - temos vários exemplos neste espaço.

  48. DERLAN TROMBETTA

    Minha espareça era de que a cloroquina curasse os milhões de brasileiros transformados em zumbis pela contaminação na rede de fake news do bolsonarismo!

    Responda
  49. JOSE ADELINO SCHIFINO

    O Jair deve ter algum vinculo com o fabricante do principio ativo da cloroquina. Se isso funcionasse, Italia, Espanha, França, Inglaterra, China, Autralia e por aí vai tinham feito uso da droga. Até o Trump a afastou do seu receituario. Só restou o nosso Don Quixote a dar murros em ponta de faca a favor desse medicamento. Qual será a razão? Fica aqui a pergunta.

    Responda
    1. Daniel Liaz

      Deve não. Isso é sabido. Inclusive que foi um dos doadores da campanha

  50. Vitor Viola

    Existe campo fértil no Brasil para a desinformação, campo semeado de grande ignorância. Uma população que em sua grande maioria pouco se informa e prefere acreditar em whatsapp ou nas tvs sensasionalistas ou na fala dos boçais. Isso não é novo mas hoje temos o bombardeio diário dos irresponsáveis e necrófilos governantes que sabem que eleger uma panacéia medicamentosa é bem mais eficiente do que governar, dada a sua imensa incapacidade para isso.

    Responda