Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. ANDR LUIZ CARDOZO SANTOS

    Teria sido importante o artigo ter mencionado que o uso precoce da Cloroquina, entendido como utilização em fase pré-internação, ainda está em estudo pelo mesmo grupo. Outro ponto: o alardeado efeito colateral, que levaria ao óbito de um sem número de pessoas não foi igualmente comprovado, como destacado pelo articulista. Por fim, falta ainda um estudo econômico sobre o efetivo custo de produção pelo governo em contrapartida a outros medicamentos cuja eficácia não fora provada (antivirais HIV).

    Responda
    1. Daniel Alvares

      Já tem estudos publicados nesse contexto: Hydroxychloroquine in Nonhospitalized Adults With Early Covid-19: A Randomized Trial. Conclusion: Hydroxychloroquine did not substantially reduce symptom severity in outpatients with early, mild Covid-19. referência: https://doi.org/10.7326/M20-4207

  2. Plinio Góes Filho

    Não entendo como se consegue informação lendo as colunas do Marcelo Leite. Passo aqui para rir um pouco. Ele não entende bulhufas do que escreve, tanto que pediu auxílio aos universitários, mas tem uma certeza latente, saída sabe-se lá de onde, de que a HCQ não serve à cvd-19, embora o estudo não valha uma nota de R$ 3. Essa mesma certeza tem Pasternak, como se vê, mas esculhahou o tal estudo, para quem entende. Tiro de misericórdia de Leite lembrou a torcida de Schwartsman.

    Responda
    1. FERNANDO DO AMARAL LEITE

      Entendi, pelo seu argumento, que você é bolsonarista.

    2. Daniel Alvares

      Estudo publicado no NEJM, com impact factor acima de 70, não vale uma nota de 3 R$. Tem outro no Annals of Internal Medicine sobre covid fora do hospital (também com resultados negativos, referência no comentário anterior). O que vale mesmo é o WhatsApp do Bozo.

  3. Nilson Alves dos Santos

    Crimes. Mortes. Genocídio. A Subnotificação do Covid é Intencional e Criminosa. Corrupção correndo solta em Brasília. Bolsonero è a Crise. Sua atuação está retardando a retomada da Economia. Quando os empresários perceberem isto, bolsonero Cai. Temos de retomar as cores da Democracia e de nossos Símbolos que foram Sequestrados pelos Fascistas. Frente Ampla Já. Impeachment Já.

    Responda
  4. Isidro Oliveira

    Bolsonaro me lembra aquelas figuras que você vê nos filmes de Western andando numa carroça com uma poção, xarope ou garrafa que promete curar de gripe à sífilis. Bem, sabemos que esta também é a história de um refrigerante preto à base de cola. Agora, mesmos esses charlatães, tinham sua salvaguarda na carroça. Chegavam, vendiam e davam no pé. Agora, como é possível, que em 2020, um presidente de uma república se preste a esse papel....e não dê no pé?

    Responda
  5. Alex Sgobin

    Mas quem consegue convencer um idiota de que ele está errado? Aliás, bem mais que um idiota...milhões, né?

    Responda
  6. CRISTIANE MARQUES

    Ainda bem que o Dr Davi Uip, Dr Kalil e outros famosos não leram seu artigo e se curaram. Aliás, eu também.

    Responda
    1. CESAR PAES

      Ambos curados, porém nenhum dos dois atribui a cura à cloroquina. O primeiro diz que também tomou dipirona (novalgina), em tom de graça, e o segundo diz que tomou vários medicamentos. Acontece que o todos sabem: 80% curam-se espontaneamente, 15% com internação e 05% morrem. Assim, havendo 95% que se curariam de qualquer forma, é fácil dizer que foi isto ou aquilo, como chá de cogumelo, por exemplo.

    2. Nestor Bercovich

      A grande maioria dos contagiados se curam sem precisar tomar cloroquina. Então, para que tomar? Agora, se há sintomas e complicações, existe todo um conjunto de medicamentos indicados porque há comprovação científica para seu uso: não é o caso da cloroquina.

    3. moacyr da Silva

      Pois é Cristiane,até as emas subversivas que resistiram à ditadura se recusaram tomara por não se comprovadamente científica> Ele gastou tanto do nosso dinheiro e agora quer mandar para o SUS ! Seria risível se não fosse trágico!!!

    4. Waldo Assahi

      Eu me curei tomando infusão de alfavaca. É tiro e queda. Juro. Engraçado é que um primo meu não tomou p** nenhuma e se curou, também.

  7. Maria jose dos santos

    O que me deixa estarrecida..ninguem dos órgãos de controle ...tome alguma providência contra esse paranóico Presidente Bolssonaro ..que esta queimando os recursos para fazer essa Cloroquina enquanto falta medicamentos para salvsr vidas.

    Responda
    1. CESAR PAES

      Dona Maria José dos Santos está coberta de razão. Falta anestésico, entre inúmeros outros, ítem básico para a entubação e sua falta a torna inviável, resultando em morte, mas o insano não quer saber de nada. Prefere permanecer teimosamente na ideia estapafúrdia de gastar milhões com algo ineficaz para o Sars Cov-2. "Todos morrem um dia", não é? Vergonha.

    2. CRISTIANE MARQUES

      Não toma dna Maria, simples assim.

  8. MAURICIO LAHAN

    interessante como esses leitores querem esperar falta de ar e ir para ventilação assistida boa sorte

    Responda
  9. MAURICIO LAHAN

    interessante como esses leitores querem esperar falta de ar e ir para ventilação assistida boa sorte

    Responda
  10. MAURICIO LAHAN

    difícil comentar assunto medico com viés ideológico dos leitores

    Responda
    1. Daniel Alvares

      Difícil mesmo é negar evidência científica por interesse ideológico.

  11. Cleuza Maria Lopes Simplicio

    Gostaria de saber:: quem é o médico que tratou do Bolsonaro? Quem receitou a cloroquina para ele? Não é crime a pessoal que não tem formação médica sair receitando remédio ainda mais numa pandemia? Conheço o caso de uma senhora que tomou cloroquina, o remédio atacou o coração e ela vei a falecer. As autoridades deveriam tomar medidas rigidas proibindo o Bolsonaro a fazer propaganda de cloroquina.

    Responda
    1. Maria jose dos santos

      Ninguem faz nada contra esse louco....e vai matando gente ..minha vizinha também...

  12. João Leite Leite

    Será que a covid-19 do presidente não é uma farsa para dizer que ele foi curado pela Cloroquina?

    Responda
  13. Paulo Roberto Fernandes

    Será que essa nação merece um presidente tão incapaz? A sequência de insanidades desse senhor só nos faz pensar: até quando vamos ter que tolerar um governante tão ridículo como esse?

    Responda
    1. Daniel Liaz

      Na medida em que ele foi eleito pela nação e co tinha lá por desarticulação e desmobilização dessa nação, creio que merece sim

  14. jane oliveira

    Não aguento mais. Sofro porque as condições familiares e econômicas, além da pandemia, não me permitem sair daqui e ir morar no meio de uma floresta (antes que acabem com todas as florestas).

    Responda
  15. Mauricio Dias

    Por que não se termina logo com essa palhaçada de falar de cloroquina todo dia quando isso só sai da boca descuidada desse presidente genocida e im-be-cil? Já se falou o suficiente sobre isso. Todo mundo sabe que esse remédio não é eficaz. Se alguém ainda quiser tomá-lo, que tome como alguns já tomaram até desinfetante, água sanitária e outras bobagens. Hora de falar é de como ele próprio deveria pagar por essa medicação encalhada comprada com dinheiro público indevidamente. Fora B-o.z.o!

    Responda
  16. Antonio Rodrigues Nascimento

    Além do "como" a ciência decidiu apontar para hidroxicloroquina , será muito importante que a história revele o porquê.

    Responda
    1. Rodrigo Costa

      Muito simples. Fake news mata, fake news é corrupção ps vidas perdidas temos aumento da criminalidade, aumento dos custos sociais como pagamentos previdenciários precoces, e o pior gastos de uma sociedade onde muitos anos de saúde, educação e outros serviços são perdidos com uma morte precoce. Nunca tivemos tanta corrupção no Brasil ! Acredite na Ciência.

  17. JAYME KOPELMAN

    Abandono e total incompetência na Educação, na Saúde, no Ministério das Relações Exteriores, na Segurança e controle de armamentos, aparelhamento total do governo por gente do Exercito, omissão plena no combate às invasões de grileiros, garimpeiros, e comercio ilegal de madeira na Amazônia, desrespeito à leis e protocolos médicos, curandeiro e falso pajé, defensor emérito das Fake News, desastre na Economia e na hesitante ajuda financeira aos mais miseráveis. Bolsonaro põe Nero no bolso. JK

    Responda
  18. Ary oliveira Oliveira

    Li aqui nessa folha que a HCQ e' a droga mais utilizada no planeta para o covid. Atualmente sao 10 milhoes de rrecuperados.

    Responda
    1. MAURICIO LAHAN

      concordo

    2. Marina Gutierrez

      Ary Oliveira: favor fornecer a fonte do seu comentário ou seja,que dia,mês e ano a Folha publicou isso,quem assinou o artigo e de onde tiraram os números de pessoas que se recuperaram usando a HCQ. Obrigada.

    3. Edison Luciano

      Muuhhh

    4. Joao Maluf

      Curados não pela hidroxicloroquina mas curados apesar do uso de hidroxicloroquina.

    5. IRINEU LIBRENZA

      ...que iriam se recuperar mesmo sem ela.

  19. Alberto Henrique

    Tem que pegar toda essa cloroquina encalhada e enfiar no * do Bolsonaro.

    Responda
    1. Daniel Alvares

      Ary, melhor mesmo seria não ter remédio inútil a estoque nem estádios inúteis. Sei que as vezes é difícil para o gado ver que existem alternativas ao PT e ao Bozo, mas se esforce um pouco (você consegue!)

    2. Rodrigo Costa

      Uso termos que eles entendem... na hemorróida...

    3. Ary oliveira Oliveira

      Melhor ter remedio em estoque a ter estadios superfaturados sem uso

  20. Guilherme Torres Godoy

    Mais uns dias e vamos chegar a 100 mil... CEM MIL MORTOS, pela Pandemia, ate agora meu General Ministro não deu nenhuma noticia alentadora, a não ser o que seu chefe o capitão fala. estamos lascados. O Bolsonaro pode continuar andando em moto e rindo de todos nos os habitantes do pais dos bannas Boys...

    Responda
  21. Lelio Ferreira

    Na prática, a teoria é outra...Sem o viés político-ideológico, percebe-se que o tratamento precoce da Covid-19, com drogas de baixíssimo custo como a Hidroxicloroquina, a Ivermectina, a Azitromicina, etc., prescritas sob supervisão médica, quer na forma presencial ou através de tele-medicina, geralmente funciona, ameniza sofrimentos e salvam vidas. A experiência médica nos demonstra isso.

    Responda
    1. Daniel Alvares

      Você definitivamente não sabe o que é medicina baseada em evidências.

    2. Fernando Candido

      Com viés se percebe isso mesmo..

    3. Cristiane Lima

      Você nem leu esse artigo, como fazem todos que defendem o Kit covid. Ouviu hidroxicloroquina já vem despejando opiniões sem respaldo científico. Agora achismo virou ciência.

  22. João Braga

    Virou um dilema político, na maioria das vezes baseado em "achismos". Primeiro do presidente, absolutamente infeliz, e depois confrontado também insanamente por uma mídia totalmente partidária. Hidroxicloroquina tem baixíssimos efeitos colaterais nas doses usuais, evitando as contraindicações. Permito-me dizer que hoje, em fases iniciais da doença, a maioria dos médicos brasileiros está tomando Hdq + ivermectina + azitromicina, porque é o que temos enquanto não vem a vacina. Ou cruzar os braços.

    Responda
    1. João Braga

      Torres e Lias, petistas supostamente pagos, agressivos, ofendem, nao suportam ver alguém com opinião diferente. Felizmente não voltam mais. Basta de dinheiro em malas e dolares na cueca.... Nao é obrigado a tomar o medicamento...façam como seu lider que louvou a chegada do virus...e aparentemente estava sóbrio.

    2. Maria Lopes

      Isso não é verdade. A ciência é baseada em fatos e pesquisa e os bons médicos não prescrevem isso. Há o dobro de óbitos no sistema público onde há pressão para desovar estoques feitos pelo inepto pr e seus asseclas. Desinformam os pobres - é uma variação de genocídio .

    3. Daniel Liaz

      Qual luta ideológica Braga? Chega das suas lorotas. O que há é a conclusão científica já aceita no planeta inteiro de que o remédio não é indicado para o tratamento. Quer dizer, não há luta nem ideologia, apenas consenso científico. Mas, aqui na nesse país, há um louko que pessoas como vc chamam de mito, criando polêmica por falta de caráter e ideologia sórdida. Ponto final!

    4. João Braga

      Olá Fer Filho, talvez o viés seja sua amostragem, seus amigos, jovens como você, tem sabidamente menor risco de complicações e provavelmente tiveram boa evolução com ou sem qualquer medicação. Entenda que não defendo o uso de Hcq, mas essa luta ideológica contra também é insana. Abraços.

    5. Fernando Candido

      a minoria dos médicos que conheço e que contraiu a doença, me incluo nesse grupo, tomou hcq.. cuidado com opiniões enviesada de sua bolha politica..

    6. João Braga

      ...e porque seguramente essa associação diminue a duplicação viral.

  23. SILVANA DA SILVA

    Todas sumidades opinam mas nenhuma diz o que funciona. Façam alguma coisa, montem um protocolo diferente! “ Soldado em marcha pega o que acha”.

    Responda
  24. Reginaldo gomes do nascimento

    Tem gente morrendo por duvidar a eficácia da cloroquina rsrsssr eu tomo se precisar !

    Responda
    1. Rafael Cassio Campos Souza

      Pode tomar , se você morrer a culpa será somente sua ...

  25. Maurizio Ferrante

    A comparação da cloroquina com fosfoetanolamina não procede. Foi provado que esta, absolutamente não tem efeitos colaterais (dr Paulo Hoff do Ciesp, teste clínico lá realizado), enquanto a cloroquina tem. Testes clínicos com a fosfo foram sabotados, pois não interessam aa indústria farmacêutica

    Responda
    1. Guilherme Snak

      De acordo com Maurício. Fosfoetanolamina tem outra história, bem mais complicada e que levanta questões de natureza ética acerca da atuação de laboratórios e agências de regulação. Jornalista deveria averiguar melhor suas fontes, trabalho básico que lhe cabe.

  26. Luiz Almeida

    Seu b.o.s.t.a cloquina não funciona. Esta é a frase correta para o messias.

    Responda
  27. Luiz Almeida

    Quando vão aprender que o Messias não consegue ler e entender uma frase com mais de cinco palavras, a partir da sexta a vista embaralha, a cabeça começa a doer. Vejam a vocabulário dele: sentido- marche- matar- comunista- esquerda- cloroquina. O estudo tem que trazer apenas estas palavras: seu ignorante cloroquina não funciona

    Responda
  28. Flávio Sasso

    Os numeros que contam agora sâo os 4 milhões de comprimidos nas costas do bozo.

    Responda
  29. marcos andrade moraes

    o problema está na covardia das palavras escolhidas pelos cientistas. A questão deixou de ser de ciência ou politica, para ser de policia. Eu disse polícia? Isso não existe no Brasil... MAM

    Responda
  30. Marcelo Rod

    Estamos vivendo no BR, a epidemia da falta de senso. O tecnico em conserto de maçanetas que nunca assistiu uma aula de ciencias biologicas na vida, cismou que tem condiçoes de discutir Covid19 com cientistas. O mito é o representante desta turma. Um sem instruçao e autodeclarado inutil, eleito pelos iguais.

    Responda
  31. carlos lensoni

    Bozo tomou cloroquina e nos tomamos no ...

    Responda
  32. RICARDO JOSE PICCOLO

    Sempre haverá bolsomínions que acreditarão nas falácias do presidente.

    Responda
  33. jose alexandre fachini oliveir

    Esse medicamento irá funcionar no palanque da reeleição !

    Responda
  34. Jackson de Moura Ferro Silva

    Jornalista , você quer se portar como se fosse Médico. Quem prescreveu para o presidente foi o Médico dele . Os Médicos têm fé Pública .

    Responda
    1. Edison Luciano

      Algum dia saberemos quem é que realmente lucrou com essa droga!

    2. Edison Luciano

      Verdade seu bolso, fé de mais...

    3. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Médico não tem fé pública coisa alguma. Pressupõe se que aplique adequadamente como profissional os conhecimentos que adquiriu. Quem descobre medicamentos não são os médicos, são os pesquisadores, coisa que médicos não são, não são cientistas, e muitos atuam ideológica e politicamente.

    4. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Não foi não, foi ele mesmo. Aliás prescreveu para toda a população e ainda mandou produzir um estoque de 4 milhões de comprimidos. Médicos sso sim cúmplices pois muitos deles também tem atuado política e ideologicamente receitando uma droga que em circunstâncias normais não receitariam.

    5. marcos andrade moraes

      erro crasso seu. Quem prescreveu foi Trump em março. MAM

    6. José Freitas

      Médicos também erram. Principalmente se têm algum interesse intrínseco envolvido.

  35. Mateus Sá

    Este é um governo sectário, prefere acreditar do que entender. E os generais da ativa e da reserva que participam do governo seguem cegamente o mito. O Brasil está à deriva, perdido na escuridão, sem timoneiro e sem ciência.

    Responda
  36. MAURICIO LAHAN

    curei muitas pessoas com ela off label

    Responda
    1. MAURICIO LAHAN

      salomão você é medico? opine o que você sabe e que você tenha segurança um bom aparelho de ventilação para voce

    2. Joaquim Salomão

      Eu tive o mesmo resultado receitando balinhas de hortelã.

  37. paulo cardoso de oliveira

    Quando é que será feito um estudo sério sobre esse medicamento no tratamento precoce da Covid-19? Vários estudos mal feitos somados não evidenciam nada. A politização nessa área é uma tragédia.

    Responda
    1. Julio Shiogi Honjo

      Se servir de base nenhum pais que vêm obtendo sucesso no combate à pandemia utiliza o medicamento!