João Pereira Coutinho > Applebaum mostra como a nova direita precisa de intelectuais públicos Voltar
Comente este texto
Leia Mais
A virtude do liberalismo sempre foi uma certa modéstia quanto à possibilidade de melhores cidadãos vivendo numa sociedade melhor. Mas a ambição moral é sempre forte, e talvez os maiores exemplo sejam o movimento abolicionista no século 19 e o socialista no século 20. O socialismo não emplacou, mas as exigências morais persistem na forma de repressão aos traficantes de drogas e de imigrantes. Essa é a cara da direita, no mundo desenvolvido pelo menos.
Ótima coluna!
Cara, muito bonito essa história de democracia liberal conservadora aà na Europa, nada contra... mas para ser bem realista no Brasil queremos conservar o que? Escravidão? Desigualdade vulgar a olhos vistos? Aqui para uma democracia à europeia vingar só uma revolução mesmo, mesmo que nos moldes dos combatentes ao Antigo Regime. No Brasil e nas Américas, direita quando voa solta sempre significa esquecer as portas dos canis de protofascistas abertas e deixar o pau comer, como sempre comeu...
Cara, muito bonito essa história de democracia liberal conservadora aà na Europa, nada contra... mas para ser bem realista no Brasil querenis conservar o que? Aqui para uma democracia à europeia vingar só uma revolução mesmo, mesmo que nos moldes dos combatentes ao Antigo Regime. No Brasil e nas Américas, direita quando voa solta sempre significa esquecer as portas dos canis de protofascistas abertas e deixar o pau comer, como sempre comeu...
Certa vez vi uma entrevista com o Coutinho na qual ele dizia não ler comentários de leitores por recomendação médica. Acho que ele faz bem.
Hoje era um dia para seguir o conselho do Coutinho. O pessoal abaixo e acima desse comentário está intragável.
Coutinho bebeu cloroquina com tubaÃna. Se em algum lugar o contrato social de matriz liberal um dia subsistiu, no planeta onde sobrevivemos não existe mais. Os anos dourados do pós-guerra foram essencialmente social-democratas por força da concorrência socialista soviética. Os donos do poder e dinheiro foram obrigados a ceder anéis e garantir coesão social. A queda do Muro de Berlim e o triunfo do Consenso de Washington impuseram a 'vingança do capital' e a psicologia de massas do fascismo.
Não existe ntelectual conservador, isso é uma contradição nos próprios termos! As cabeças estão do outro lado desse espectro polÃtico!
Só se for de bagre
realmente é muito ingênuo pensar que o liberalismo não é totalitário...
Liberalismo totalitário... pense um pouco como isso é uma contradição.
Ou posicionamento tendencioso mesmo.
Mais um a chamar a nova direita de conservadores. Não são, são extremistas baseados em valores da idade média ou em teorias conspiratórias e fake News. Mas os conservadores ainda estão iludidos com eles. Não tem como ter intelectualidade na nova direita. Só há magos disparando distorções e notÃcias falsas. Isso não exige muita teoria, só inventar, como afirmar que a pandemia nao existe. Afirmam isso e muita gente acredita. Alguns morreram nessa crença.
Esse ai vai tocar a essa flauta conservadora até quando adernar de vez este nosso titanic
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
João Pereira Coutinho > Applebaum mostra como a nova direita precisa de intelectuais públicos Voltar
Comente este texto