Opinião > Sobral, mais uma vez Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. FABIANO DA SILVA COSTA

    Nao sei porque os liberais como é o caso desta Folha insistem que professor noa precisa de salario digno, e que pagando miséria, e não investindo, podemos ter educação de qualidade. queria entender a cabeça desses liberais, eles acreditam em milagres? milagres dos outros não é, porque medico, juiz, repórter e advogado são excelentemente remunerados...

    Responda
  2. Wil Prado

    E os quatro sulistas preconceituosos que julgaram Lula (julgaram?) ainda acham que o nordestino é burro. Certamente não têm espelho em casa!

    Responda
  3. José Cardoso

    Existe entre as chamadas ferramentas gerenciais uma (com o anglicismo típico dessa área) chamada bechmarking. Trata-se basicamente de aprender com quem faz algo bem feito. Nem sempre é fácil, mas nesse caso as prefeituras de outros estados (para não falar do pUoprio Ceará) deveriam praticar. Claro que é mais fácil batalhar por mais um pixuleco do governo federal, caso do Fundeb recentemente ampliado.

    Responda
  4. MOISES RODRIGUES SILVA

    O sucesso na Educação de uma cidade é alcançado por um conjunto de fatores. Uma política educacional séria que alinhe investimentos em escolas, professores e participação ativa dos pais no cotidiano escolar sempre terá sucesso. Mesmo aqueles que não estão no mesmo espectro político de Ciro Gomes deveriam olhar com mais atenção suas propostas para Educação: é uma boa referência para outros municípios!

    Responda
  5. Ruy Luís de Araújo Araújo

    Sobral é de fato um excelente exemplo na educação. Por que, então, outros governantes, a partir da União, não procura deixar de lado as divergências ideológicas, e copiar o modelo exposto pelo município cerense, haurindo afinal os efeitos da adoção de política tão sadia que dali resultam vitoriosamente? Com a palavra, pois --- notadamente ---, o Ministério da Educação.

    Responda
  6. Herculano JR 70

    Eu vejo desconfiado essas experiencias muito diferentes, ate pq eu duvido de escolas oficiais como formadoras.Acredito no Relatorio Coleman, dos Eua, q quem define o aluno e o nivel dos pais, isso Sobral tem, e cidade desenvolvida.Por isso, não vejo Pisa como avaliador da escolas, mas do país. Tambem admito q se possa fazer esforços localizados pra exibir. Veja Cuba nas olimpiadas. Começou em 68 com 4 medalhas subiu ate 1992, com 31, e voltou a 11 em 2016. Cade a base geral do povo? Se esvaiu!

    Responda
  7. Cloves Oliveira

    Triste ver gente que não é de ofício, tecer comentários e tirar conclusões superficiais sobre temas complexos. O objetivo final da educação não é o de ensinar as letras para as crianças, mas a de dar-lhes os instrumentos necessários para que possam melhorar as seus status sociais e econômicos, algo que só pode ser avaliado depois que as crianças terminam os seus estudos. Educação não significa aprender fatos, mas ter a mente treinada para pensar e pensar bem.

    Responda
    1. Fernando Minto

      Liga não Clovis. O Herculano não deve se lembrar nada de trigonometria e análise sintática. Aliás com certeza nada aprendeu sobre acentuação.

    2. Herculano JR 70

      Clovis, falou muito bem! Isso precisa se feito. O q aconteceu com as crianças ? Viraram balconistas q sabem tudo sobre trigonometria, ou analise sintatica.

  8. Alberto A Neto

    Há um conjunto de vetores que influenciaram positiva e exponencialmente a educação sobralense fundamental. O pacto de cooperação da sociedade sobralense orientado à centralização educacional no projeto municipal. Em todas as administrações municipais, fossem quais fossem os gestores de turno, a ênfase estratégica e foco principal das políticas públicas atuaram de forma transversal tendo como eixo a excelência educacional dos alunos e dos professores. Nenhuma cidade no Brasil foi capaz de tanto.

    Responda
  9. Albert Niches

    Sou professor, tenho ciência dos diferentes perfis no universo da educação. Acesso às tecnologias não garante o aprendizado. São vários fatores envolvidos. Dentre eles, o contexto social, familiar. O perfil dos alunos de Sobral está mais próximo do rural, que urbano. Alunas do interior do Espírito Santo, irmãs, filhas de pais analfabetos, sem energia elétrica, antes dos 18 anos estavam cursando mestrado em matemática no Rio de Janeiro, por exemplo.

    Responda
  10. Gilvandro Brito

    Ainda há esperança. Está aí um bom exemplo a ser seguido. Em vez de prefeitos, vereadores e e servidores públicos de alto escalão participarem de eventos e congressos em ressorts caríssimos à beira mar, pagos com o erário, deveriam dirigir-se a esta cidade para aprender como se faz.

    Responda
  11. edgardo Jose de campos Melo campos melo

    Atenção Brasil, o sucesso de Sobral se deve ao cangaço. Este tem mao forte na peixeira e é certeiro na mira. Quem manda em Sobral, há decadas, são dois cangaceiros, os irmãos Gomes -Ciro e Cid, com pá carregadeira e tudo. Lá a mãe de Lulla não nasceria analfabeta, como o filho mesmo afirmou. Toda gravida faz ultrassom e o aparelho já passa uma plataforma curricular comum ao feto. Tudo começou com o Beato Antonio Conselheiro, o fundador de Canudos.Ele foi professor do bisavô dos Gomes. Pesquise.

    Responda
    1. ISAIAS DA SILVA

      Com a palavra, os Minions. Podem vomitar seu ódio (é só o que sabem, mesmo) contra os Gomes. Mas, para o chilique dos bolsonaristas, os resultados estão aí para o Brasil ver.

    2. Albert Niches

      São vários fatores. Não há uma única causa para um problema. Elas são inúmeras. Além disso, o perfil dos estudantes de Sobral está mais para rural, que urbano. O contexto sócio-familiar é decisivo! Não há mérito dos irmãos citados pelo senhor Edgardo. Aliás, se não atrapalharam, pode haver algum.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.