Joel Pinheiro da Fonseca > O cancelamento é a negação da filosofia Voltar
Comente este texto
Leia Mais
O cancelamento deveria ser a negação da astrologia, só assim ficarÃamos livres de todo o lixo olavete que se espalhou pelo Brasil travestido de filosofia.
se o gado bolsonarista pelo menos pensasse, já haverIa um avanço. Mas trata-se de uma horda que considera filosofia como "coisa de viado e de comunista", apesar dela ser nosso porto seguro sempre. Ler um livro é raro atualmente. De Filosofia ou Psicanálise então, deve dar prá contas nos dedos. O gado muge, ecoando o que vem do dono do curral,só isso. Pensar, raciocinar, filosofar, debater ideias? isso é coisa de comunista queima-rosca, né gado????
Pensamento tÃpico de cancelador agressivo. Brasil-zoológico com suas diferentes manadas, matilhas babando sangue, enxame de zangões, nuvens de gafanhotos vorazes, bandos de emas , etc, etc. .../Claudia F.
Cancelar é o mesmo que dizer "não tenho como contra argumentar, então não mais o aceito no debate.". Simples, quem cancela não consegue raciocinar plenamente pensa ou não tem envergadura moral para acompanhar o debate. traduzindo: geração nutella, principezinhos que não aceitam ser contrariados.
Não precisamos cancelar ninguém. Todo autor tem bons argumentos a favor de sua tese. Autores contrários têm bons argumentos contra. Precisamos avaliar os argumentos e procurar evidências a fim de nos posicionar. Afinal só temos teorias sobre o mundo. Precisamos sermos democráticos e civilizados para talvez chegarmos a um consenso sobre nossas disputas. Cancelamento jamais!
Aristóteles em Segundos AnalÃticos, II, 11, mostra que ele já reconhecia que, em diferentes contextos, textualmente, a mesma questão do por-quê pode ser uma solicitação de diferentes tipos de fatores explicativos. Não é preciso recorrer à sua MetafÃsica. Filósofos de viés linguÃstico apresentam teorias de significado baseado em contextos. Na linguagem natural uma palavra ganha um significado num contexto e outro totalmente diferente noutro contexto. Há a "tradução literal" em obras de filosofia.
Cancelamentos são a encarnação da desrazão em seu estado puro, rigor da inflexibilidade que nega a razão (ou falta de razão) do outro. As ideias consagradas, ação polÃtica e a natureza feroz da sociedade contemporânea, julgadora e intolerante. Rejeição radical sem necessidade racional. Basta não concordar, excluir e excomungar. Deus me livre. .../Claudia F.
Pinheiro pode ficar tranquilo, a Folha jamais irá cancelar seus fascistóides de estimação. Pondé pode continuar a dizer q todas as mulheres são prosti tutas e a difamar sociedades cientÃficas, mentindo q defendem a cura heterosexual (pode tbém continuar a negar Galileu e Newton, dizendo q um gordo cai mais rapidamente do q um magro). Schwartsman pode continuar defender a criação de clubes racistas e a estimular veladamente atentados contra gente de quem não gosta. Tudo ajuda a vender jornal...
Pondé é um livre pensador iluminado, suas ideias são progressistas, estão na vanguarda da contemporaneidade. Swartzman opinou sobre o desejo de morte do presidente. Desejo não é realização de desejo. Viva o pensamento livre e absixo essa cultura idiota do cancelamento e acetal filosofia do lugar de fala. Ambas ridÃculas!
Aristóteles talvez tenha inaugurado uma forma mais sutil de cancelamento: jogava o pensamento dos antecessores um contra o outro, para se colocar depois como a solução. O Hegel muto mais tarde usou um método semelhante, e o Marx também com a noção de superação dialética.
José, suas considerações são importantes. Contudo, suponho que a dialética, um dos métodos reconhecidos da ética de Aristóteles, não necessariamente jogava o pensamento de seu predecessores uns contra os outros. Aristóteles iniciava a investigação ética considerando todas as opiniões reputáveis (*endoxa*) e avaliava o que era verdadeiro em cada uma delas, descartando suas contradições. Disso, resultava uma posição próxima à verdade e, claro, com a sua posição também levada em conta.
Há certa ingenuidade incompatÃvel com o suposto idealismo filosófico para tratar de questões polÃticas em ambientes ideologicamente aquecidos. Evidentemente, e não é de hoje, que Aristóteles não seria bem tratado pelos afrodescendentes americanos que lutavam pelos direitos civis em Selma no Sul escravocrata e discriminatório, enquanto o governador do Alabama George Wallace defendia a segregação racial com argumentos escravagistas aristotélicos. Tudo é polÃtica, dizia Gramsci; até a filosofia!
retirar um pensamento de um determinado tempo, espaço geográfico e contexto para acoplá-lo a outros tão distantes e diferentes é ser no mÃnimo injusto com aquele.
Não foram os progressistas que começaram com isso, o ódio é ainda forte a partir da extrema direita, nova direita ou conservadores a depender de quem os classifica. Talvez seja uma reação, equivocada, mas tardia. A propósito, nao são progressistas que estão em governos criando esquemas paralelos de espionagem e outras formas de controlar a sociedade.
Fazer com que alguém perca o emprego por expressar uma opinião é uma espécie de nova Inquisição, a Inquisição Politicamente Correta que, infelizmente, vem ganhando força e empobrecendo o debate, fazendo com que certos temas tornem-se tabu. E a culpa é menos de quem protesta do que de quem cede ao protesto em vez de enfrentar a gritaria.É o caso de universidades que preferem cancelar uma palestra polêmica em vez de garantir a segurança do palestrante e punir eventuais infrações dos alunos.
Fazer com q alguém perca o emprego...que hipocrisia ridÃcula. As pessoas perdem o emprego pq tem atitudes racistas, homofóbicas, misóginas, autoritárias etc. e as empresas não querem associar suas imagens a gente com esse tipo de (não) ética. Vc é sensÃvel ao tema, pois defende abertamente que negros são inferiores a brancos, como já opinou nos comentários da Folha. É medo e ressentimento por seu racismo não ser mais amplamente tolerado em nossa sociedade. Inquisicão? Na opinião de...um racista?
Entendo o seu ponto de vista, mas existem temas que não deveriam nem ser respeitados....correto?
Recomendo livros de Frank Furedi sobre o assunto. Vários. On Tolerance. Whats Happened to the University. Where have all the intellectuals gone. Wasted - why education is not educating. Furedi não é condecendente e discute a fundo problemas atuais da sociedade.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Joel Pinheiro da Fonseca > O cancelamento é a negação da filosofia Voltar
Comente este texto