Hélio Schwartsman > O futuro das universidades Voltar
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O ensino superior precisa ser revisitado, visto sob o aspecto da formação do profissional que o mercado atual necessita. O ensino conteudista precisa ser substituÃdo pelo ensino de competências e para isso não há uma única resposta e nem um único caminho. Algumas profissões vão morrer, outras surgirão e tantas outras continuarão existindo. O que a universidade pública, privada ou comunitária precisará fazer para sobreviver é se modernizar, inovar e colaborar.
Parece que "tudo o que era sólido se desmancha no ar". "The spectre is haunting" the World - the spectre of digital society. Nossa época esta sendo impactada por transformações tectônicas. Poucos de nós têm idéias claras e distintas sobre o futuro opaco que nos aguarda. A Universidade de Bolonha, século XI, e a Universidade de Paris, século XII, foram instituÃdas em plena Idade Média. A técnica vai fazer a reificação do homem.
Parece que "tudo que era sólido se desmancha no ar". "A spectre is haunting" the World - the spectre of digital society. Nossa época está no meio de transformações tectônicas. Poucos de nós têm idéias claras e distintas sobre o futuro opaco que nos aguarda adiante. As universidades de Bolonha, século XI, e a universidade de Paris, século XII , foram instituÃdas em plena Idade Média. A técnica vai fazer a reificação do homem.
Quem estudou no ITA, USP, UniCamp,UNESP, Federal do Rio, PUC,etc, ou seja, as grandes Escolas de formação, onde , possivelmente estão os grandes Mestres, sabe quais são as diferenças. Veja agora o que está acontecendo:as informações correm solto mas isto não é conhecimento e muito menos sabedoria.O que é bom vai continuar sendo e possivelmente melhorar. Enquanto o cérebro não estiver preparado os olhos não veem.
No Brasil, raros são os estudantes universitários que levam a sério seu curso, se dedicando e aprendendo. A maioria enrola ou abandona os cursos mais exigentes. Se o professor cobrar empenho, eles o denunciam como bully. A esquerda comunistoide domina a área de humanas. A de exatas assusta os alunos. O futuro da universidade brasileira não é encorajador.
... menos, Henrique, menos, ou você nunca frequentou universidade ou foi um dos vagaus que citou. A exceção não é a regra. A moral das universidades publicas brasileiras estão entre as melhores do mundo com trabalhos/pequisas sérios e formando bons profissionais.
Onde fica o local de debates? Onde estão os laboratórios? Ainda precisamos de templos.
Kkk faz me rir universidade com formandos semi ana lfabetos kkkk
O número de profissionais de ensino superior deve obedecer a demanda do mercado.Se tem mercado há procura . Universidade para formar profissionais sem demanda é esperdiçar recursos . No Brasil existem cursos cujo mercado é bastante diminuto . Alguns com mercado ,porem com oferta super dimensionada. O ensino superior é caro , os cursos técnicos poderiam suprir boa parte do mercado ocupada hoje por profissionais de nÃvel superior.
O colunista já escreveu textos melhores. Apesar dos ataques que as Universidades sofrem de todos os lados, creio que continuarão sendo os grandes centros de cultura e de pesquisa livre do mundo. E as pessoas continuarão a buscá-las para orientar seus estudos e obter seus diplomas. Um diploma universitário expedido por uma instituição respeitada continuará sendo um diferencial fundamental! A pandemia apenas irá acentuar as atividades virtuais, o que, creio, é bem vindo.
DelÃcia de coluna hein, Seu Hélio! Realmente, acho que as universidades serão a bola da vez. Aos 30 anos voltei pra universidade (UnB) para uma segunda graduação e estou ansioso para ver como nossos dinossauros universitários se comportarão no modelo EaD. Abraço
O modelo EaD tem sido horrÃvel, como todos atestam...
Fechemos as Univers/es publicas e os monopolios dos diplomas. Quero ver as privadas sobreviverem sem regulamentação monopolizante. Caros e gdes centros de privilegios e burocracia esses elefantes ineficientes estatais. Poucas pesquisas basicas devem ser feitas em centros de pesquisas sem elas. Pesquisar nada tem a ver com ensinar. A prioridade de aprender, é aprender o q ja se sabe. Depois de experiente vai pesquisar, em empresas.
O elogio da ignorância... Foi o que você fez!
Pelo jeito vc faz curso do Olavo e acha que aquilo é bom. Realmente muitas empresas estão ansiosas para poderem contratar este pessoal com seu curso de Olavete.
Como se aprende o que não se sabe? Chutando, imagino. O seu comentário me deu pena
Nos fazemos o futuro.
A realidade reflete o retrocesso tecnológico de nossas Universidades. De um canteiro de ações para solucionar a pandemia. Para o silêncio da ignorância tecnológica.
É complicado prever como será uma determinada coisa no futuro, sem considerar que no futuro ela nem poderá existir. Lá pelos meados do Século 19, as pessoas provavelmente se perguntavam como seriam as locomotivas à vapor do futuro. O diesel e a eletricidade acabaram com as locomotivas à vapor. A verdade é que aquilo que aprendemos nas escolas e universidades não é educação, mas apenas uma maneira de adquirir educação. Um implante no cérebro poderá fazer o mesmo papel no futuro.
A melhor coluna d Fsp trás boa provocação: univer/e. Embora seja egresso d renomada publica, sou censor feroz d sua existência. Desde a criação na IM é d elite, so ela pode manter o jovem ate a idade adulta, infantilizando-o. Baseada em palestras, a extensa carga curricular impede contato com o q estuda. Rendimento pÃfio d saber, mas seus diplomas criam reserva d mercado. Escola oficial ñ e lugar onde se aprende mas se filtra. Na media, os q passaram p seleção são os melhores e vem ds abastados
Bom, nao sei no exterior, mas aqui a cultura ainda é você não é nada se não tem um diploma. Ao contrário dos EUA que contam educação em anos de estudo, aqui se faltar 1 semestre sua formação formal é ensino médio, superior incompleto é só um eufemismo. Até mesmo em empregos pra ensino médio pagam mais pra quem tem um curso superior.
Sem dúvida. Há tanta disponibilidade de engenheiros formados por exemplo que as grandes empresas podem se dar ao luxo de exigir essa formação para certos cargos de chefia, onde o indivÃduo não usa mais que as 4 operações.
Gente, garanto que vocês nem terminaram de ler a matéria e já saÃram batendo no colunista. Leiam mais uma vez, reflitam. O homem não está dizendo que vai fechar universidades, não num futuro próximo. Está refletindo e especulando sobre as tendências do mundo pós peste. Ah e larguem mão de serem corporativistas peloamordedeus.
Você acha que se forma médico e engenheiro a distância? Ou simplesmente consultando na internet?
Herculano, vou ler um artigo de internet e operar seu coração, topa?
Na prática essa é cada vez mais a realidade por trás das aparências. Um amigo professor de uma universidade federal me disse que a frequência nas aulas é cada vez menor (antes da pandemia). Ele procura se adaptar disponibilizando vÃdeo-aulas sobre vários temas. O que por sua vez deve diminuir mais ainda o comparecimento dos alunos.
Livros são os melhores professores, a internet e uma gde biblioteca.Se pode formar medico e engenheiros,e qq profissão, em empresas, hospitais, de engenharia ou outra, aprendendo estudando em livros e praticando e aprendendo com quem faz. Pior a medicina com seu 7200haula minima o individuo e informado ñ formado. Univer/e e engodo. So se mantem na medicina devido a regulamentação q cria monopolio. 90% dos procedimetos são simples, e a medicina basica. E como qq profissão
Hélio , você quer matar as Universidades também ?
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